Anda di halaman 1dari 7

AUTOMADROID - AUTOMAO RESIDENCIAL COM DISPOSITIVOS MVEIS JAMIESON DA P. LEITTE, LEONARDO O. DA SILVA, MARCOS M. MOREIRA, ROGER R.

DA SILVA Instituto de Estudos Superior da Amaznia - IESAM Av. Jos Malcher, 1148, CEP:66055-260 Bairro: Nazar - Belm Par - Brasil E-mails: jamieson_paz@hotmail.com, leo_hahn@gmail.com, mmoreira_182@hotmail.com, rogerdasilva@gmail.com
Abstract This work was developed with the goal of exposing the convenience and flexibility of a project involving home automation. In the project in question was concerned to develop a low cost and easy handling that pro-porcione comfort and convenience to its users. For this we used the Android mobile operating system, which through a wireless network, communicates with a free prototyping board, the Arduino. From this point you can drive as many simple controls (On / Off), proportional and others. Upon completion of the project is expected to achieve a high system reliability and efficiency considerably, showing therefore that there are open source technologies such as Android and Arduino, available in the market to create any type of system. Keywords Home automation, Android, Arduino, Drive. Resumo Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de expor a praticidade e flexibilidade de um projeto envolvendo automao residencial. No projeto em questo preocupou-se em desenvolver um sistema de baixo custo e de fcil manuseio que proporcione conforto e comodidade aos seus usurios. Para tal utilizou-se o sistema operacional mvel Android, que por meio de uma rede Wireless, estabelece comunicao com uma placa de prototipagem livre, o Arduino. A partir deste ponto, possvel realizar diversos controles como acionamentos simples (On/Off), dimerizados e acionamentos de portes eletrnicos. Aps a concluso do projeto espera-se realizar um sistema de alta confiabilidade e de considervel eficincia, mostrando, portanto que existem tecnologias de cdigo aberto, como Android e Arduino, disponveis no mercado para se criar qualquer tipo de sistema. Palavras-chave Automao Residencial, Android, Arduino, Acionamento.

Introduo

Muito reconhecida no meio industrial, a automao vem se expandindo rapidamente entre os grandes empreendimentos residenciais e corporativos, tudo isso se deve as grandes inovaes tecnolgicas criadas para atender as exigncias de um mercado ainda em expanso, mas que j mostra a cara atravs da automao residencial. Os fatores predominantes que vem contribuindo para rpida disseminao dessa nova tecnologia sem sombra de dvidas o aumento exacerbado dos grandes centros urbanos juntamente com a violncia. Hoje a populao tenta, na medida do possvel, trazer para dentro de suas residncias as necessidades bsicas de segurana, comunicao, gesto energtica e conforto para que no seja necessria a exposio a possveis riscos (WORTMEYER, 2005). Apesar dessas tais inovaes ainda no estarem acessveis a todas as classes sociais, devido ao seu alto custo, o mercado de automao residencial vem crescendo de forma considervel ao longo dos anos, de tal modo que o nmero de projetos do gnero, nesses perodos, tem se multiplicado rapidamente, segundo TECPAR (TECPAR, 2011). O projeto Automadroid, vem na tentativa de quebrar alguns paradigmas das inovaes tecnolgicas assim como solucionar problemas simples, atravs de seu baixo custo e de sua capacidade de realizar comandos similares a sistemas mais sofisticados. Dessa forma busca-se atender os anseios de uma grande parte da sociedade, promovendo de forma rpida e confivel a ascenso dessa nova tecnologia.

Com o sistema proposto possvel controlar, de forma prtica, a intensidade luminosa das lmpadas LED RGB, acionar travas e portes eletrnicas. Assim como tambm ligar e desligar quaisquer equipamentos eletroeletrnicos dentro de uma residncia. Todos esses comandos so realizados atravs do smartphone do usurio que se encontra conectado, via Wi-fi, a um servidor de acionamentos localizado a um ponto especifico da casa. O principal objetivo do sistema expor a aplicabilidade e funcionalidade de um projeto de automao residencial (Domtica), desenvolvendo-o de forma mais acessvel economicamente, assim como prover aplicaes e servios atravs da automao de uma rea habitvel de modo a poder proporcionar conforto aos seus ocupantes, mediante um estudo racional em termos de iluminao, conforto e dos aspectos de segurana. O processo de funcionamento do sistema inicia-se com a escolha de um comando feita pelo usurio atravs do smartphone e que por sua vez envia informaes atravs de uma conexo socket, via Wi-fi, para um software localizado no microcontrolador do Arduino. Este dispositivo envia esses dados atravs de suas portas analgicas (PWM) e digitais para realizar os acionamentos solicitados. O software desenvolvido pela Automadroid, ainda conta com recursos de interface de fcil manuseio e amigveis aos usurios, pois proporciona aos mesmos o direito de personalizar seus perfis de acordo com o estilo de vida em que levam em suas residncias.

2 Domtica A domtica a tecnologia responsvel pela gesto de todos os recursos habitacionais. Esse termo nasceu da fuso da palavra Domus (casa), com a palavra Robtica (eletrnica + informtica), que est ligada ao ato de automatizar (ELIANE, 2011). So estes dois ltimos elementos que, quando utilizados em conjunto, rentabilizam o sistema, simplificando a vida diria das pessoas, satisfazendo os seus necessidades de comunicao, conforto e segurana. O projeto que tem por base de funcionamento o acionamento de dispositivos mveis via Smartphones, conta com um kit Arduino (Arduino Uno e Shield Ethernet) e duas placas de condicionamento, que com a integrao amigvel entre os mesmos, tem por finalidade controlar a luminosidade de uma fita de led RGB, um motor para porto eletrnico e ao mesmo tempo realizar comandos relativamente simples referentes aos demais dispositivos encontrados na residncia. O critrio de escolha dos equipamentos levou em considerao a criao de um sistema de baixo custo e de fcil manuseio favorecendo novamente a acessibilidade a todos. 3 Sistema para Automao Residencial O projeto Automadroid, como j foi citado, tem o objetivo simples de facilitar o manuseio dos equipamentos na residncia, alm de trazer maior comodidade para o usurio, obtm maior controle dos equipamentos pertencente ao sistema de automao. Para facilitar o entendimento, abaixo mostrada na figura 1, contendo os equipamentos que formam o sistema de automao residencial.

desligado. O usurio localizado no quarto, atravs do seu smartphone com plataforma Android, pode controlar a intensidade luminosa da cozinha, na qual o dispositivo responsvel por realizar esta funo, uma fita LED. Outra funo que o usurio pode realizar abrir o porto eletrnico, localizado na garagem, com apenas um clique no programa em Android. Os dispositivos mveis ao se conectar na rede sem fio, atravs do roteador wireless, recebe um endereo IP (Internet Protocol) automaticamente, onde estar apito para realizar comando atravs no programa em Android. Os comandos do usurio chegam plataforma Arduino, conectado ao roteador, onde tem a responsabilidade de tratar as informaes solicitadas pelo usurio, formando assim o sistema de automao residencial. 4 Sistema embarcado Segundo Cunha (AF Cunha, 2007), colocar capacidade computacional dentro de um circuito integrado, equipamento ou sistema a forma mais apropriada de se definir o que venha a se um sistema embarcado. O uso desses sistemas tem como objetivos otimizar os acionamentos, minimizar custos e tamanho das placas desenvolvidas, assim como utilizar tecnologias j presentes hoje no mercado. O usurio final no ter acesso ao programa que foi embutido no dispositivo, mas poder interagir com o equipamento atravs de interfaces como teclados, displays e at mesmo com um smartphone, desde que o sistema tenha sido projetado para tanto. No sistema Automadroid, para realizar o controle dos diversos dispositivos utilizou-se de placas de condicionamento e de um kit Arduino, composto por um Arduino Uno e um Shield Ethernet, que tero como funo principal o controle proporcional da iluminao e de acionamentos simples de alguns dispositivos da residncia. O Sistema como um todo, foi elaborado encima da placa de prototipagem Arduino que juntamente com seu Shield Ethernet forneceram um excelente desempenho quanto s taxas de processamento dos acionamentos. Alm disso, foram elaboradas placas de condicionamento de corrente visando suprir esse dficit de corrente na sada da placa Arduino Uno necessrios ao bom funcionamento do sistema. 4.1 Arduino O Arduino uma plataforma de prototipagem eletrnica de hardware livre responsvel por realizar a leitura e a execuo de comandos solicitados pelo usurio. Esta placa utiliza o microcontrolador ATmega, que apesar de ser pequeno, bastante robusto e atende perfeitamente os processos requisitados. O microcontrolador ATmega programvel atravs do software disponibilizado pelo site do Arduino.cc, com uma linguagem C bastante didtica devido

Figura 01 Sistema de Automao Residencial

Todo o controle do sistema est nas mos do usurio, ele capaz de realizar comandos ou obtm as informaes do projeto, como por exemplo, saber se o ventilador que est na sala de servio est ligado ou

existir vrias funes prontas, facilitando na sua programao. O Arduino Uno, que oferece todos os perifricos necessrios para o bom funcionamento do sistema, contm quatorze entradas ou sadas digitais, e seis entradas analgicas que podem ser utilizadas como sadas PWM. No sistema Automadroid foram utilizados trs sadas PWM alm de algumas sadas digitais, responsveis por controlar a intensidade luminosa da fita RGB e de realizar comandos relativamente simples, como acionamentos On/Off respectivamente. A placa do Arduino Uno est presente na figura 2.

Figura 2 Placa Arduino Uno

4.2 Shield Ethernet O Arduino Shield Ethernet permite que a placa Arduino se conecte a quaisquer dispositivos inseridos em uma rede LAN (Rede local de computadores) ou at mesmo uma WAN (Rede mundial de computadores - internet). Esta placa utiliza o chip ethernet Wizner que responsvel por fornecer acesso a redes ethernet, possibilitando a utilizao de inmeros protocolos, como TCP e UDP. A mesma suporta at quatro conexes de soquetes simultneos, permitindo a adio de outros Shields complementares. Para utilizar o Arduino como cliente de rede, como foi proposto no projeto Automadroid, basta utilizar bibliotecas de rede na programao do Arduino UNO e configurar IP, mscara de rede e Gateway, para construir uma conectividade com a rede local da residncia. A figura 3 ilustra com mais detalhes a placa Shield Ethernet.

40 mA, com isso existe a necessidade de utilizar um circuito de condicionamento de corrente para amplificar esta grandeza e acionar rels, leds da fita RGB, motores de portes eletrnicos e posteriormente dispositivos diversos da residncia. O projeto proposto consistiu em desenvolver placas de condicionamento de corrente para que fosse possvel controlar de forma satisfatria os acionamentos solicitados atravs de um smartphone. Para acionar os rels de 5V, foi disponibilizado esta tenso atravs da sada digital da placa do Arduino Uno, porm no basta apenas ter a tenso de 5V, tambm se faz necessrio obter uma corrente de no mnimo 60 mA. Para isso, utilizou-se o transistor tipo NPN BC548 para suprir essa falta de corrente no circuito, atravs de ganhos proporcionas gerado pelo coletor do transistor. Para o transistor amplificar a corrente e obter um valor no mnimo de 60 mA, utilizou-se uma resistncia 1k ohms na base do transistor e no emissor foi alimentado com o GND do sistema. O rel tem a corrente requisitada atravs do coletor do transistor. Existem ainda os diodos (D1 e D3), chamado de diodo de roda livre, para a proteo do transistor em caso de corrente de pico reversa na conduo da bobina do rel. Para um melhor entendimento, a figura 4 mostra um esquemtico do circuito de acionamento On/Off.

Figura 4 Circuito de acionamento On/Off

Figura 3 Shield Ethernet

4.3 Placas de Condicionamento Estes acionamentos so realizados atravs de sadas digitais do Arduino Uno, porm estas sadas disponibilizam correntes muito baixas, em torno de

Um caso parecido com o acionamento atravs do rel ocorre para o acionamento da fita de led RGB, pois a placa do Arduino Uno no apresenta uma corrente de sada suficiente para acionar a fita de led, nem disponibiliza a tenso de 12V requerida Para realizar o acionamento e obter estas grandezas, foi necessrio utilizar o transistor TIP 120. Na base do transistor foi usado um resistor de 220 ohms e foi direcionado o emissor para o GND. No coletor do transistor foi disponibilizado a sada para as trs entradas da fita led RGB. Para obter a variao da intensidade luminosa, entra em funcionamento o PWM disponibilizado pela placa do Arduino Uno. Nas sadas analgicas da placa Arduino Tout1 Tout3, como mostrado na

figura 5, existem uma tenso que variam dentro de uma faixa de 0V 7V aproximadamente. aproximadamente Dessa forma consegue-se obter uma diferena de potencial po em relao a tenso de entrada da fita de 12V, consecons guindo ento a intensidade luminosa desejada. Na figura 5 mostrado um esquemtico do circuito de acionamento da fita de led RGB.

127V, contra um tenso de 12V na sada do chip, ento foi necessrio utilizar a combinao de dois do rels para ara fornecer a tenso necessria para acionar o motor e direcionar o sentido requisitado, requisitad como mostrado na figura 7.

Figura 7 Circuito de condicionamento da rotao rota do motor

Figura 5 Circuito de acionamento da fita de led RGB

Para realizar estas tarefas, necessrio que o sistema informe o que e quando fazer as tarefas demandadas. Para isso necessrio uma serie de itens que sero abordados nos prximos tpicos. 5 Conectividade e Comandos omandos do Automadroid Neste projeto, realizar tarefas de controle o ponpo to principal, porm, necessrio contar com uma interface de manipulao, uma estrutura de comunicomun cao e por fim um sistema de acionamento. acionamento Este conjunto de ferramentas deve estar alinhado para trabalhar perfeitamente tamente de forma conjunta e ordenaorden da. Para transformar um simples click na tela do smartsmar phone em um acender e apagar de luzes, o Automadroid conta com o envio de pacotes socket previamente padronizados no app Android, atravs da rede wifi estes pacotes so entregues ao Arduino. Uma vez recebidos, o Arduino interpreta os comando coman existentes nos pacotes e realiza as tarefas que lhe so demandadas, conforme me a ilustrao na figura 8.

Para realizar o acionamento do motor do porto eletrnico, foi utilizada uma placa contendo um circuito integrado com duas pontes-h (L298N), (L298N) podendo acionar um motor DC de 3 a 30 V. O chip L298N responsvel svel por inverter a rotao do motor para direcionar o sentido de abertura do porto. porto A figura 6 mostra a placa contendo o chip L298N.

Figura 6 Placa contendo o chip L298N

Atravs da placa contento a ponte-h h possvel fazer combinaes lgicas nas entradas do chip, como mostrado na tabela 1 a seguir, , e obter o sentido de rotao.
Tabela 1 Combinao lgica para acionar o sentido de rotao do motor

Android
Interao com usurio Envio de comandos

Rede
Conectividade Entrega de pacotes

Arduino
interpretao de comandos controle de acionamentos

Acionamentos
Motores Lampadas Alarmes

Figura 8 Esquema de funcionamento

Pinagem Arduino D4 D5/PWM D6/PWM D7

Sentido Horrio 1 0 0 0

Sentido Anti-horrio 0 0 1 0

Apenas a utilizao do circuito integrado L298N, no foi o suficiente para o perfeito funcionamento do motor, pois o mesmo utiliza tenso alternada de

Para toda esta estrutura funcionar, imprescindvel imp contar com uma rede ede WLAN configurada de maneira apropriada para as padronizaes de rede adotadas pelo projeto. Alm dos requisitos anteriormente citados, impresimpre cindvel que o usurio disponha de um dispositivo no qual seja possvel interagir com o sistema. neste momento que surge o dispositivo mvel que ser abordado no tpico seguinte.

5.1 Smartphone Segundo Euzbio (Euzbio, 2011), o surgimento dos Smartphones possibilitou uma melhor utilizao desses dispositivos mveis como interfaces de controle para sistemas de automao residencial. Bastante difundido atualmente, os Smartphones tem suprido com eficincia as exigncias do projeto Automadroid, haja visto que so equipamentos de fcil manuseio, com excelente desempenho e de custos relativamente baixos em relao aos seus concorrentes. Atravs desses equipamentos o usurio passa a interagir diretamente com os equipamentos configurados e instalados em pontos especficos da residncia, sem que haja qualquer contato fsico com os interruptores. A ideia dos Smartphones no projeto foi uma forma encontrada para dar dinamismo ao sistema, j que atravs deles quaisquer acionamentos podero ser feitos atravs de um simples toque na tela. Para que o usurio possa interagir com o sistema se faz necessrio que o mesmo tenha primeiramente em seu Smartphone, o aplicativo desenvolvido pela Automadroid instalado, aps isso o usurio estar em plenas condies a utilizar o sistema, realizando os acionamentos dos dispositivos a distancia. Mas para enviar estas informaes ao restante dos equipamentos, necessrio um meio de comunicao. Para tal finalidade utilizou-se do recurso de rede wireless (WLAN Rede local Wireless), presente em absolutamente todos os smartphones comercializados atualmente. 5.2 Redes WLAN As redes wireless (WLAN) so um dos principais meios de conectividade utilizado no mundo atualmente. Fruto da explorao das ondas de radio frequncia para fins de telecomunicao, as redes wireless esto presentes em quase todos os lugares imaginveis, inclusive nas residncias. Partindo deste ponto, seria possvel explorar esta tecnologia para exercer a funo de meio de comunicao dos ativos deste sistema. Para usufruir dos recursos das redes wifi, foi necessrio estabelecer padres, que ditariam o comportamento e dos equipamentos que desenvolveramos, funcionando em rede. Para esta escolha, frisou-se que seria necessrio utilizar os recursos mais presentes nas maiorias das residncias, os quais no impactariam negativamente no funcionamento da rede local e que tambm provessem um certo nvel de confiabilidade e segurana ao projeto. Deste modo, adotou-se a utilizao do protocolo TCP-IP v4, com endereamentos de rede classe A e servio de server DHCP opcional. 5.3 Android App A aplicao de interao com o usurio um dos pontos mais crticos na elaborao do projeto. Desenvolver uma interface amigvel, fcil de usar e

acima de tudo funcional eram requisitos fundamentais desta etapa. Desenvolvido na IDE Eclipse e em linguagem Java, o app batizado de Automadroid, possui quatro etapas de criao concludas, so elas: menu principal, controle simples, controle proporcional e controle de motor. A Figura 9 mostra o layout das telas.

Figura 9 Telas app Android

A Interface menu, a controladora das demais interfaces, onde o usurio poder navegar pelo sistema e escolher qual interface secundria deseja abrir. Na tela de controle simples, possvel para o usurio acionar qualquer dispositivo na modalidade on/off, onde neste exemplo utilizamos a figura de uma tranca. A interface de controle proporcional foi a interface mais complexa de ser desenvolvida e consequentemente a mais interessante de se utilizar, nela possvel em tempo real variar a intensidade de funcionamento de inmeros equipamentos, neste exemplo utilizou-se uma lmpada, a qual ter seu brilho controlado de acordo com a preferncia do usurio. Na janela de controle de motores, encontramos um funcionamento muito semelhante ao do acionamento simples, porm, nesta interface possvel no s ligar e desligar, mas tambm inverter o sentido de rotao do motor. Para realizar esta tarefa, necessrio que o usurio clique na figura do motor e o sistema encarrega-se de executar a ao, seguindo um modelo mundialmente utilizado nas centrais de controle de portes eletrnicos. Este padro obedece tabela 2, a qual depende apenas das variveis status (situao atual do motor) e memoria (ultima ao executada).

Tabela 2 controle de motores

Status Parado Parado Ligado

Memoria Fechar Abrir -

Ao Abrir Fechar Parar

7 Concluso A Domtica se apresenta na atualidade como uma revoluo nos ambientes domsticos por incorporar esse novo conceito de integrao entre os diversos equipamentos e dispositivos de uma casa numa nica central de comando. Apesar do ceticismo que ainda existe por parte dos consumidores, pode-se perceber que cada vez mais a sociedade e usurios demandam por solues de automao em suas residncias com vistas automatizao de pequenas tarefas dirias e repetitivas, aumento da segurana e entretenimento. Nesse projeto foi apresentado o sistema de automao residencial Automadroid. Ele permite que o usurio controle quaisquer eletroeletrnicos de uma residncia, desde que sejam configurados para isso, atravs de um Smartphone, e com pouco investimento. Com isso, pode-se concluir que a automao residencial se configura num desafio do presente, devendo prover ao usurio interfaces amigveis e descomplicadas, como tambm disponibilizar a informao e possibilidade de controle da residncia a partir de qualquer lugar, atravs da Internet, de modo a utilizar a eletrnica como plano de fundo para colocar em primeiro plano a sociabilidade e bem-estar do usurio. 8 Agradecimento Dedicamos nossos sinceros agradecimentos primeiramente a Deus, pois sem sua eterna bondade nada seria possvel fazer. Agradecemos o apoio fundamental a ns dados por nossas famlias por todo carinho e compreenso dispensados durante todo o perodo do curso, sem os quais jamais teramos chegado at aqui. Agradecemos a todos os nossos parceiros de faculdade e em especial do Serpro e Celpa que sempre estiveram disposio para compartilhar suas experincias e nos ajudar na execuo de nossos projetos. 9 Referncias Bibliogrficas AF CUNHA. Saber Eletrnica, (2007). Disponibilizado em: http://techtraining.eng.br/conteudo/ARTIGOSIST-EMB.pdf. Acesso em: 18/11/2012. AURESIDE, Associao Brasileira de Automao Residencial. Temas tcnicos: Conceitos Bsicos, Benefcios da automao. Disponvel em: http://www.aureside.org.br/temastec/default.asp? file=concbasicos.asp. Acesso em: 17/07/2012. BOLZANI, C.; Desmistificando a Domtica. AURESIDE. 2007. Artigo disponvel em: http://www.aureside.org.br/artigos/default.asp?fi le=01.asp&id=74. Acesso em:16/07/2012.

Esta aplicao, alm de apresentar opes de manipulao ao usurio, tem como tarefa o envio de comandos ao Arduino. Estes comandos so enviados por meio de pacotes socket e seguem um padro definido de vetor caracteres, onde o vetor possui sempre cinco caracteres sendo dois para seleo de controle e trs para valor de controle, conforme mostrado na tabela 3:
Tabela 3 Cdigos de comandos Comando Seleo Valor Descrio A0045 D5000 A3100 D0111 A0 D5 A3 D0 045 000 100 111 Controle analgico, canal 0, 45%. Controle digital, canal 5, Off. Controle analgico, canal 3, 100%. Controle digital, canal 3, On.

Alm das etapas j concludas neste sistema mvel, possvel implementar inmeras melhorias e complementos. Realizar manipulaes mais completas com eletroeletrnicos, interao com multimdia, melhorar a experincia do usurio, sobretudo no quesito referente ao domnio e utilizao dos equipamentos so metas tangveis para prximas etapas de desenvolvimento. 6 Resultados Definir quais pontos seriam abordados e sua sequncia de execuo ditaram os resultados obtidos. Visando concluir as etapas principais, foram divididos alguns pontos de elaborao do projeto, como: desenvolvimento de placas de condicionamento de tenso e corrente, programao Arduino, criao do aplicativo para Android. No fim do perodo disponvel para desenvolvimento observamos que as etapas seguiram seu curso estimado e foram concludas dentro do previsto, dentre essas etapas pode-se concluir que foram implementados sistemas de acionamentos simples (On/Off) utilizando um ventilador ou uma lmpada, sistemas de dimerizao utilizando uma fita RGB e sistemas de acionamento de porto eletrnico. Analisando a aplicao prtica das etapas concludas, observa-se que o conjunto funcional do projeto que inclui Arduino, Android, rede WLAN e placas de acionamento e conexes, funciona de maneira satisfatria. Atendendo ao proposto e acima de tudo provando a viabilidade prtica do projeto.

ELIANE. Domtica no Mundo Educacional, (2011). Disponibilizado em: http://www.mundoeducacao.com.br/informatica/ domotica.htm. Acesso em: 19/10/2012. EUREKA. Automao Residencial = valor agregado, (2010). Disponibilizado em: http://www.eurekaht.com.br/noticias/automacaoresidencial-valor-agredado/. Acesso em: 02/10/2012. MOURO, L. Automao residencial: sem fio, controlada por celular e mais barata, (2012). Dis ponvel em: http://casa.abril.com.br/materia/automacaoresidencial-sem-fio-e-barata. Acesso em: 30/09/2012. PINHEIRO, J. M. S. Sistemas de automao, (2004). Disponvel em: http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo _sistemas_automacao.php. Acesso em: 20/08/2012. WORTMEYER, C. Automao Residencial: Busca de Tecnologias visando o conforto, a economia, a praticidade e a segurana do usurio, (2005). Disponvel em: http://www.aedb.br/seget/artigos05/256_SEGET %20-%20Automacao%20Residencial.pdf. Acesso em: 01/10/2012. TECPAR. Instituto de Tecnologia do Paran, (2011). Disponibilizado em: http://portal.tecpar.br/index.php/pt/noticias/1781 -mercado-de-automacao-residencial-da-sinaisde-crescimento. Acesso em: 02/10/2012.

Anda mungkin juga menyukai