Anda di halaman 1dari 4

O QUE FILOSOFIA?

ROTEIRO DE ESTUDOS

1.

Que relao pode ser estabelecida entre Scrates e a filosofia?

Resp: Scrates foi um homem que as pessoas julgavam ser de aparncia desagradvel, mas com poder da fala que causava impresso altamente indiscutvel, pois ele costumava parar as pessoas, que diziam ser grandiosos do saber, em plena praa pblica, onde os interrogavam at que eles assumissem tal ignorncia. A relao estabelecida entre Scrates e a filosofia, segundo o texto era o lugar da filosofia na praa pblica, da a vocao poltica, ou seja, por esta buscando a verdade, sendo ela a razo.

2.

Qual a etimologia de filosofia?

Resp: A palavra filosofia grega. composta por duas outras: Philo deriva se de Philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sbio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filsofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de esprito, o da pessoa que ama isto, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

3.

Por que a filosofia no um saber? Ento, o que ela?

Resp: A filosofia no apenas pensar, mar ser. Uma pessoa precisa tornar se isso precisa viver isso. A filosofia precisa tornar se seu sangue, seus ossos e sua essncia. A filosofia no somente um pensamento, mas tambm uma forma de vida. Precisa tronar se seu estilo de vida. Aquilo que voc pensa estar certo precisa ser vivido: s isso provar que aquilo que pensa est certo. Se voc pensar

que algo est certo, mas estiver vivendo de outra forma, estar enganando os outros e a voc mesmo tambm.

4.

Qual a relao inicial da cincia com a filosofia e quando se d a

separao? Qual a principal diferena entre cincia e filosofia? Resp: A cincia tenta agrupar os fatos por meios de leis cientficas. Estas leis, mais que os fatos originais, so matria prima para a filosofia. A filosofia envolve uma crtica, do conhecimento cientfico, no de um ponto de vista em tudo diferente do da cincia, mas de um ponto de vista menos preocupado com detalhes e mais comprometido com a harmonia do corpo genrico das cincias especiais. A cincia amplia a rea de conhecimento humano, a filosofia aplica qualidade ao conhecimento, ou seja, aplica a compreenso. A cincia e a filosofia surgem para desmistificar o mundo e as concepes at ento construdas pela religio, pelos mitos e pelo senso comum. Elas nascem juntas para deixar de lado as metforas e as analogias e vo usar um preceito bsico: a demonstrao atravs da racionalidade.

5.

O que filosofia de vida?

Resp: Ns elaboramos nossa filosofia de vida com a vida. Adquirindo a concepo do que a vida e de como devemos viv la, a partir das nossas experincias dirias, aprendidas nas relaes que estabelecemos com a famlia, o trabalho, a sociedade e a cultura. Tudo isso intera a nossa realidade e a forma como optamos viver a vida no mondo que nos cerca. A filosofia de vida interfere nas atitudes, modo de agir e reagir, a tudo que nos acontece em todos os aspectos na nossa vida particular e coletiva. Filosofia de vida como um norte, como um senso crtico, como algo que nos guia e d segurana para lutar por aquilo que para ns importante. 6. O que reflexo?

Resp: Reflexo significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexo o movimento pelo qual o pensamento volta se para si mesmo, interrogando a si mesmo.

7.

O que caracteriza a reflexo filosfica propriamente dita?

Resp: A reflexo filosfica radical porque um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer se a si mesmo, para indagar como possvel o prprio pensamento. No somos, porm, somente seres pensantes. Somos tambm seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relaes tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e aes.

8.

O que significa dizer que a filosofia intil, mas necessria?

Resp: intil, porque no precisa estudar filosofia propriamente dita, mas necessria, porque ela que faz a gente pensar, ir em busca de respostas.

9.

Por que a filosofia condio de transcendncia?

Resp: Porque ultrapassa o senso comum, no se contenta com todas as explicaes e procura transcender desbravando a realidade, indo alm do convencional.

10.

Qual a relao da filosofia com o poder?

Resp: O poder sempre busca uma justificativa para sua sustentao, e nesse sentido a filosofia uma de suas armas. A filosofia busca compreender tudo e, nesse sentido, os porqus relativos ao poder faz parte do seu vasto campo de estudo.

11.

O que dogmatismo? E ceticismo?

Resp: Dogmatismo o pensamento que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutvel. E o ceticismo fazer referncia a uma teoria filosfica, ou seja, retrata o perfil de uma pessoa que questiona vrias idias dentro da sociedade.

12.

Comente: Toda filosofia comporta a secreta ambio de pr termo

filosofia, sem dvida sob o impulso de um instinto de morte. Na realidade, porm, a histria atesta a regenerao constante da reflexo, para alm de todas as tentativas de a liquidar. (Gusdorf) Resp: A passagem fala sobre o fato de que todo filsofo, ou toda corrente filosfica, quer ter a ltima palavra, isto , quer dar por respondidas todas as questes mais importantes para o ser humano. Mas a reflexo, no entanto, faz parte do ser humano, nunca poderemos parar de refletir, de procurar novas respostas, novos pontos de vista.

13.

Comente: No mundo atual, o esplendor de nossos poderes humanos

faz com que se ressalte, numa viso trgica, a ambigidade de nossos desejos. Somente a filosofia levanta o problema dos valores. (Huisman e Vergez) Resp: Nosso mundo atual explora, de muitos modos, a necessidade de demonstrar "poder". Por exemplo: o poder de ter o melhor carro, a melhor casa, a melhor namorada, etc. Para alcanar esse poder a maioria das pessoas passa por cima de valores ticos, o que explica, por exemplo, a criminalidade e os outros problemas sociais. Somente a filosofia abre espao para uma reflexo desinteressada sobre todas as coisas, com o intuito de resgatar e efetivar valores ticos perdidos.

Anda mungkin juga menyukai