Anda di halaman 1dari 17

A Arte do Sabre - parte II

Dando continuidade as nossas postagens, nos comprometemos de prosseguirmos dando nfase a Arte do Sabre, onde comeamos na Esgrima dos Guerreiros Feudais do Japo e agora partimos para a Segunda Parte, onde falaremos da Esgrima Antiga. Atravs do esforo de um de nossos colaboradores e membros conseguimos trazer at vocs uma raridade: Manual de Esgrima Antiga de DON LIBORIO VENDRELL Y EDUART - OFICIAL DE ADMINISTRAO MILITAR. VITORIA IMPRENTA Y LIBRERIA DE ELIAS SARASQUETA 1879 Bons Estudos! Mestre Bianchini INTRODUO:
Nos propomos a escrever um tratado de esgrima de sabre adaptado aos avanos da esgrima moderna, desprovido dos enfeites com que esto adornadas as obras desta classe, se bem que poucas encerram algo de til. A maioria delas contm os princpios gerais da arte do esgrima, com pouca aplicao prtica. Muitas destas obras se referem ao esgrima de florete, arma muito apreciada na Frana e Itlia. Na Espanha, o florete nunca teve grande aceitao. Existem aqui poucos atiradores de primeira fora, embora, estes a altura dos primeiros da Europa. Os filhos desta terra impetuosos, valentes e nobres por natureza adotaram o sabre como arma, cujo esgrima est em harmonia com seu modo de ser. Em um perodo, as armas brancas estiveram em decadncia. Hoje sua afico vai despertando gradualmente. As condies indispensveis para um atirador so: aprumo, segurana e ousadia. Estas condies so proporcionadas pelo convencimento ntimo que se domina a arma que se esgrime. Aprumo lhe d a posio, segurana nos golpes a destreza adquirida, ousadia o valor e a confiana em si mesmo. Os grandes mestres concederam grande importncia ao aprumo do corpo durante o combate. Negar isto no conhecer as armas e ainda carecer que ataque dos bem princpios executa a rudimentares parada de descomposto uma e se boa recupera escola. mal. Um atirador mal colocado no impe confiana por mais habilidade que tenha, est sempre exposto, qualquer descuido grave e Os que do toda importncia a mo e nada ao resto do corpo partem de um princpio falso. Em alguns casos o brao atua como agente independente, entretanto, desferido o golpe, a vertical do eixo do corpo confere aprumo, flexibilidade a cintura, soltura e elasticidade ao ombro e um avance de perna equilibrado. Se o golpe atingir o adversrio seu resultado ser grave. Ao contrrio, se a posio descuidada, se o movimento da perna no

corresponde ao da mo, o corpo se torce, no h aprumo, falta base e o golpe chega tarde ou no chega. Ento necessrio acudir a uma parada para evitar o golpe do adversrio e para isto se busca uma posio, tudo se embrulha, se perde tempo e neste fatais. As bases do esgrima de sabre so: poucos golpes, bem dirigidos, oportunos, desferidos com destreza e serenidade; firmeza e aprumo na posio, o ombro livre, o pulso flexvel, a mo segura e gil; as leis dinmicas bem aplicadas. Estas so as condies e agentes que concorrem ao xito. Entendido o precedente, passemos adiante. ligeiro intervalo est feita a ferida. Descuidar a posio o primeiro defeito, origem dos demais. No terreno de luta as conseqncias desta falta so quase sempre

PRIMEIRA PARTE CAPTULO I NOES PRELIMINARES.

Saber mover-se com oportunidade e arte uma das primeiras condies que deve apresentar o atirador. Talvez a mais essencial. Os movimentos devem ser medidos, precisos e rpidos. Os movimentos podem ser simples os compostos: o movimento simples o que se executa em um s tempo e o composto o que se pratica por meio de dois ou mais compassos. Podem ser de avano ou retrocesso. O atirador tem dois lados, chamados de fora e de dentro. As costas e o peito. Colocados os atiradores para dar incio ao combate o lado de dentro de um corresponde ao lado de fora do outro. A distncia que deve ser mantida entre ambos, ao se colocarem em guarda merece ateno: deve ser proporcional ao alcance do movimento da perna e dimenso da arma com que esgrimem. Quando um avana o outro deve retroceder conservando a distncia que permita bloquear, com tempo, um golpe desferido pelo adversrio. CAPTULO II POSIO PERFILADA.

O ato de perfilar-se tem por objetivo apresentar ao contrrio o menor alvo possvel. A cabea erguida, sem afetaes, o peito um pouco a frente, os ombros soltos, sem tenses de nenhum gnero. Manter o corpo ereto, sem inclinar-se para nenhum lado, perpendicular sobre o quadril. As mos cadas naturalmente nos lados do corpo. A cintura flexvel, o peso ligeiramente apoiado na perna esquerda. As pernas retas, um pouco afastadas mas sem contato exagerado com o solo a fim de conservar o aprumo e equilbrio. A perna direita adiantada para que possa corresponder ao movimento que se imprima. Os ps formando um ngulo de noventa graus. Figura 1. acima. CAPTULO III GUARDAS. A posio em que se coloca o atirador, par dar incio ao combate, se conhece com o nome de guarda. As guardas so duas: ofensiva e defensiva. Formao das guardas: CAPTULO IV GUARDA OFENSIVA.

Da posio de perfilado se adianta o p direito, um palmo mais ou menos, sem desviar da linha projetada para o ataque, a qual depende da posio do contrrio. Cuidar que a perna esquerda permanea reta. No separar a planta do p do solo, o que se conseguir com uma ligeira flexo do tornozelo, a fim de que o ponto de apoio do atirador, no solo, seja maior. O joelho direito se coloca na linha perpendicular ao peito do p. Com o que se consegue sujeitar o corpo na atitude desejada, evitando qualquer inclinao ou avano indesejado. Esta a guarda ofensiva recomendada para o esgrima de sabre, na guarda de florete o corpo se apia em uma linha reta. Figura 2. CAPTULO V GUARDA DEFENSIVA.

Estando em guarda ofensiva se forma a defensiva alongando a perna direita, sem separar o p do solo, dobrando a perna esquerda e inclinando para atrs a regio superior do corpo. Desfazendo este movimento se passa a guarda ofensiva. O objetivo da guarda defensiva evitar um golpe quando a fora do sabre do adversrio domina o nosso, ou quando se chega tarde a um bloqueio. Figura 3. CAPTULO VI PERNA ATRS.

Este movimento pode ter dois objetivos em diferentes casos. O primeiro para colocar a perna direita fora do alcance do sabre do adversrio. O segundo para recuar, como primeiro compasso do retrocesso, voltando a ficar em guarda. No primeiro caso, o movimento se executa do seguinte modo: estando em guarda ofensiva se dobra, um pouco, a perna esquerda, apoiando o peso do tronco no lado esquerdo do quadril. A perna direita, com um movimento rpido, colocada atrs da esquerda, ligeiramente dobrada, descansando no solo sobre o primeiro tero da planta do p. O p direito deve apontar o calcanhar esquerdo. Figura 4. No segundo caso, no retrocesso, a partir da posio descrita: correr o p esquerdo para atrs, cuidando de manter a distncia entre os dois ps ao se colocar na postura, a mesma da guarda ofensiva. Estirando a perna e se afirmando nela se faz um giro por fora, sobre a planta do p direito apoiado no calcanhar. No esquecer que o joelho direito deve se manter na linha perpendicular ao peito do p. Ligando estes movimentos resulta um salto de grande efeito e aplicao, ficando o atirador em guarda, distncia, para observar o adversrio e preparar um golpe.

As bases de sustentao se separam um pouco do solo em toda a classe de movimentos, sejam de avano ou retrocesso e mesmo nos saltos, que embora longos no devem elevar-se muito. Depois do salto, ao tocar o solo, usar a ponta dos ps, nunca os calcanhares evitando o choque deles com o terreno. H outro movimento que se emprega para ferir, sobre um golpe que nos atirem, sem bloquear ou repulsar este golpe. Chama-se fazer um vazio a frente. Assim se procede: a partir da guarda ou a fundo, voltar a posio de perfilado dobrando o joelho direito, sem tocar o solo com o p, apoiando-se sobre a perna esquerda. Ento estender o brao e o sabre alcana o adversrio onde se deseja, pois este est completamente descoberto, na

posio a fundo, sem defesa. uma treta ou engano. Figura 5. CAPITULO VII A FUNDO.

A explicao para esta postura est na guarda ofensiva; no mais que seu prolongamento a frente. uma guarda de condies iguais que a anterior, se bem que mais aplicada para o ataque. No seu emprego deve se conservar, a todo o transe, o aprumo e a atitude livre e desembaraada indispensveis para ofender e defender-se. Figura 6. Pode-se desferir o a fundo de qualquer posio em que se encontre. Aqui ocorre uma observao: No h regras que bastem para ensinar a guarda e estender-se a fundo, com perfeio, soltura e comodidade, preciso praticar com boa orientao. Nenhuma afetao ou violncia, mas sim liberdade e franqueza. A cabea, ombros, braos e peito na postura que se recomendou ao tratar as posies perfilado e guarda. O apoio do tronco um pouco mais acentuado sobre o quadril esquerdo. Ao executar o movimento a fundo a partir da guarda ofensiva: um ligeiro movimento de impulso comunicado a perna direita e projetar o p a frente, trs palmos ou mais, sem perder a linha reta. A partir da posio perfilada, ou p firme: o corpo bem posto, os ombros soltos, a cintura flexvel, ento se apoiar firme na perna esquerda, que se estende sem tirar o p do solo e lanar a perna direita a frente com impulso. Quando o atirador cair a fundo o tronco deve se achar perpendicular sobre o quadril. Para partir a fundo estando em posio de perna atrs, se estende reta a perna esquerda, sem tirar o p do solo, impulsionando a perna direita a frente na distncia prescrita. O peito um pouco a frente, o tronco apoiado sobre o quadril esquerdo. Estando a fundo se volta a guarda recuando a perna direita a distncia que avanou. Ou se pode voltar a guarda, sem variar a posio da perna direita, avanando a esquerda sobre sua linha at recompor a posio. Estando em guarda o p direito no deve separar-se do solo a no ser no momento de partir a fundo. No se deve partir a fundo sem a segurana de atingir o adversrio. Desta regra fazem exceo os casos de esquivas, sadas ou mudanas de linha, transversais ou marchas. Ao simular o ataque no necessrio levantar o p, basta flexionar o brao e a mo. a treta ou engano mais segura e menos exposta. Resumindo: o atirador deve movimentar-se o mnimo possvel e reservar sua fora para o momento oportuno que se necessite fazer uso dela. Alm disto o atirador inteligente e sereno no se intimida com alardes de fora e destreza. Sua percepo raramente se equivoca e sua mo marcha intuitivamente ao golpe ou bloqueio, ou permanece tranqilo em sua guarda, conservando a distncia. CAPTULO VIII INVERTER A POSIO A FUNDO.

Para converter a posio a fundo em defensiva, se deve ter presente o estudado no Captulo Quinto: Guarda Defensiva. Os movimentos so os mesmos. Figura 7. Seu objetivo idntico, o efeito imenso. Estando em guarda, trabalhando o sabre em golpes altos, conveniente variar a posio, sem alterar a frente ou diminuir a distncia, tanto par descansar como para no adormecer a perna esquerda. O movimento simples e no influencia o punho, que continua a tarefa comeada, nem o tronco que conserva sua atitude, sempre que se execute o movimento com a preciso necessria. Execuo: se recua a perna esquerda trs palmos retaguarda, manter a perna reta e sentar a planta do p no solo. Para isto flexionar o tornozelo. A perna direita quieta, como foi referido. A cabea erguida com a barba tocando o ombro direito, sem esforo, a cintura dobrada, os olhos e a ateno sobre o adversrio. CAPTULO IX TREPIDAO. a repetio continuada e violenta do a fundo a partir da posio de perfilado, guarda ou perna atrs. No tocar o solo com o p direito ao desfazer a figura. Este movimento requer toda a destreza e aprumo do atirador. Sem estes requisitos no possvel execut-lo, nem obter o resultado que se procura, alm disto a tentativa perigosa. Seu treinamento robustece os msculos das pernas de maneira notvel.Seu objetivo sair do a fundo bloqueando um golpe e desferir um contragolpe com celeridade. CAPTULO X ESQUIVAS. As esquivas so duas: por dentro e por fora. Seu objetivo sair da linha de combate. Se executam da seguinte forma: Esquiva por dentro: se levanta o p esquerdo, afastando da linha, de maneira que o calcanhar fique na posio ocupada antes pela ponta, se dobra o joelho e apia na perna esquerda o peso do corpo. Esquiva por fora: se retira o p esquerdo da linha em que estava colocado, de modo que a ponta do p venha ocupar o lugar onde estava o calcanhar. O peso do corpo se apia na perna esquerda. Para facilitar o movimento se faz girar o calcanhar do p direito, afastando um pouco sua ponta da linha de ataque. Se volta a posio anterior, desfazendo o movimento. CAPTULO XI SADA DE LINHA. Quando o adversrio forte e destro, no basta atac-lo de frente, preciso que perca a postura, ao menos momentaneamente, para que se descomponha ou descubra um flanco vulnervel. Este o objetivo da mudana ou sada de linha de ataque. , simplesmente, sair da linha reta traando outra paralela ou vertical anterior. Assim como nas esquivas, estes movimentos se praticam por dentro ou por fora. Execuo: se a mudana para uma linha paralela a anterior, se move o p esquerdo a frente, na mesma linha, um ou dois palmos adiante da posio antes ocupada. Se a mudana para uma linha vertical, se move o p esquerdo traando um arco, em cujo centro est o p

direito. O p direito, nos dois casos, permanece na posio que estava, no segundo caso ele executa um giro. preciso lembrar que quando um dos atiradores muda ou sai da linha de ataque, o outro deve acompanhar a fim de estar sempre a coberto e mantendo o adversrio a sua frente. CAPTULO XII MARCHAS. A partir da posio em guarda se rompe a marcha com o p direito, elevando o p um pouco e imprimindo um ligeiro impulso, de maneira que o calcanhar se coloque onde estava a ponta, ou um pouco menos, segundo o caso. Se comea por levantar a planta do p, em seguida o calcanhar e, depois de executar o movimento, sentar o p com suavidade no terreno. O p esquerdo segue o movimento iniciado sem mudar a posio, conservando a distncia em relao ao direito. Esta marcha prudente, gradual, medida, em que se avana com tranqilidade e aprumo, observando o adversrio, estudando, enganando at diminuir a distncia e atingir o alvo. Para a retirada, se rompe a marcha com o p esquerdo, se levanta o calcanhar do p direito e coloca a ponta onde estava o calcanhar, enquanto o esquerdo mantm a distncia. Depois de executar os compassos necessrios, quando se considera haver avanado ou recuado o suficiente, e quando no se golpeia, se faz uma ou duas batidas com a ponta do p direito no terreno, sem levantar o calcanhar. Isto se chama: afirmar-se. CAPTULO XIII MARCHA VIOLENTA. A partir da guarda ofensiva se leva a perna esquerda posio de perfilado, encaixando o quadril e observando as regras prescritas para esta posio. Sair com a direita para posio de guarda ou a fundo, conforme se deseje. Em recuo se leva a perna direita a posio de perfilado, se leva atrs a perna esquerda, mantendo a linha, com o p sentado no solo. A perna direita fica dobrada como na guarda ofensiva. Estes compassos de avano ou retrocesso podem repetir-se, quando se considere necessrio. Esta marcha muito exposta e deve ser usada com muita cautela, porque as vezes, se recua para fazer avanar o adversrio, no porque se necessite, mas para inspirar-lhe confiana e golpear se ele se descobre ou atrapalhe. CAPTULO XIV COLOCAO DA MO ESQUERDA. Antes de empunhar o sabre e por conseguinte ocupar a mo direita, assumindo posies, sabendo j todas as atitudes que o corpo toma em combate, nos resta dar colocao a mo esquerda, cuja cooperao de suma importncia.A mo esquerda deve ser colocada no quadril. Por dois objetivos: dar firmeza e galhardia a posio projetando o peito um pouco a frente, na direo da linha do sabre e fazer o ombro esquerdo sair at a parte de fora do atirador, ficando este perfeitamente perfilado. Se consegue esta posio dobrando o brao esquerdo , de sorte que a mo se apie aberta sobre o quadril. O dedo polegar em direo do ventre e os outros das costas. A mo esquerda representa um papel importante, se empregada com oportunidade e energia, um agente poderoso para se sair de um afundo demasiado estendido, voltando guarda ou ao perfilado. Neste perigoso caso, se eleva a mo do quadril a altura da cabea formando uma curva, com a palma ligeiramente invertida. Funciona como uma bscula. SEGUNDA PARTE CAPTULO I- O SABRE A forma do sabre por demais conhecida: consta de guarnio e lmina. A guarnio se compe de punho, arco e copo, cuja estrutura varia segundo o capricho, moda e o objetivo que se deseja. A lmina pode ser mais ou menos curva e se divide em trs partes: ponto forte ou de apoio; tero mdio ou central e tero fraco. Com o ponto forte se pra ou bloqueia o golpe, com o tero fraco se fere. Pode-se fazer uso do sabre com a ponta e o fio ou s com o fio. A primeira condio do sabre que a lmina esteja bem montada na guarnio. Se a montagem defeituosa, se a espiga no est perfeitamente engastada no punho, a lmina se move e o golpe perde a fora. A fora do sabre se encontra onde a lmina comea a curvatura e deve estar alinhada com o punho alm de firme.

O sabre uma arma muito dura, derivada da antiga espada andaluza, mais ligeiro e contundente que aquela. Requer maior destreza em seu uso. Seus golpes merecem considerao, o efeito de uma estocada desastroso. No tem a flexibilidade de um florete, o qual desferido um golpe reto, mal alinhado, brandeia. O sabre tem uma lmina consistente, robusta, que rompe o que encontra em sua frente. uma lmina que tropea e assim mesmo penetra, sem ceder, vencendo obstculos. Os golpes podem ser por estocadas e cortes, os cortes so aplicados direita e esquerda. As oposies que se fazem com o sabre so duas: bloqueios e desvios. O bloqueio contem, o desvio afasta. So duas defesas diferentes, tem diversas aplicaes. Para concluir: a mscara e as luvas so acessrios indispensveis ao atirador, tambm pode-se usar peitoral mas a jaqueta de armas mais prtica. O tratadista d as regras do esgrima, o professor cuida que o treino tenha aproveitamento, mas o que ningum pode fornecer: golpe de vista; oportunismo; preciso de movimentos, atitude e valor. Certo que com uma boa escola se consegue algo, mas no o necessrio para formar uma boa espada. Nas armas alm de cincia necessrio inspirao. Talentos peculiares ao indivduo, nascem com ele, no se adquirem. Que todos os golpes possam ser bloqueados verdade inquestionvel, axiomtica, a soluo de problema a oportunidade. Desenvolvemos algumas idias fundamentadas em nossa prtica e no estudo da arte. O sabre deve girar em um espao reduzido, a mo sempre a frente sem afastar-se da linha de combate, pois a fora impulsiva do pulso, transmitida ao tero fraco, o que forma o golpe. O movimento desarticulado e violento do brao comunica rigidez aos msculos e desvia a lmina. Ocasiona o grave defeito conhecido como que se v, passando a lmina do alvo que se quer golpear, deixando o atirador a descoberto. Ao atirar um golpe qualquer, sem chegar a ferir nem encontrar a arma do adversrio, por causa de uma esquiva deste, o sabre deve retirar-se na linha traada entre o alvo e a mo que empunha o sabre. Para conseguir isto no se pe fora no ombro, nada de tensionamento nem de movimentos forados. Que o brao se estenda e recolha naturalmente, o punho do sabre firme na mo. Sem apertar os dedos em excesso, o punho solto, livre, no esquecer que o polegar o timo. Ao sair para um golpe a fundo, ter presente que o avano da mo e da perna direita so simultneos. Nota-se um s rudo, o produzido pela arma sobre o corpo do adversrio, junto com o do p ao sentar a planta no terreno. Bloqueando todos os golpes sobre a linha se est em condies de melhor defesa. No perder de vista o arco de crculo que o sabre traa nos cortes e reveses. O adversrio pode aproveitar a excessiva abertura, ou quando a perna sai antes que a mo, para um contragolpe, sempre perigoso. CAPTULO II COMO SEGURAR O SABRE. O modo de segurar o sabre, como qualquer arma, influencia seu manejo. Uma das condies que se deve ter presente ao esgrimir o sabre, saber dar-lhe direo. Este objetivo tem regras precisas, que bem observadas, conduzem ao resultado desejado. O sabre se segura da seguinte maneira: os dedos indicador, mdio, anular e mnimo sujeitam o punho do sabre na palma da mo. O indicador um pouco separado dos outros, o polegar estendido ao longo do punho, a almofada da mo livre para que quando o sabre gire o copo no roce, nem lastime, a palma da mo. A cabea o alvo dos cortes e reveses. Sendo a parte do corpo mais delicada deve ser a melhor defendida. Por isto a mo do sabre deve ser colocada prxima a ela. So preferidas as guardas altas. Entre atiradores, na maioria das vezes, a destreza depende da guarda. Conhecem com perfeio os golpes e sua aplicao na defesa e no ataque. Um descuido, um espao de tempo perdido, um movimento intil leva a derrota. Um atirador, raras vezes, fere nas pernas. CAPTULO III GUARDAS DE SABRE: PRIMEIRA GUARDA.

As guardas de sabre so duas: a primeira e a segunda. A primeira uma guarda de observao, muito distensionada, talvez em excesso, cobre muito bem a segunda regio do corpo. Fica em atitude de acudir a parte que for ameaada. Execuo: o corpo em guarda ofensiva, o brao direito distendido, natural, sem esforo. A mo descansando na parte superior da coxa, com as unhas para dentro. O fio do sabre para fora, a ponta perto do solo, a esquerda do p direito, afastada um palmo mais ou menos. A mo esquerda no quadril. A perna direita solta, na direo do adversrio. Esta guarda mais defensiva que ofensiva. Figura 8. CAPTULO IV SEGUNDA GUARDA.

a guarda de sabre por excelncia. A que satisfaz todos os requisitos, a que em nosso conceito unicamente merece o nome. a mais natural. A partir desta guarda se ataca ou defende, sem violncia nenhuma, totalmente a coberto. Execuo: o corpo em guarda ofensiva; o brao direito frente, um pouco dobrado de forma que a mo fique com as unhas para dentro, na altura do meio do peito; o cotovelo separado do corpo meio palmo, na linha da mo, ficando completamente a coberto; o fio do sabre um pouco voltado a direita; a ponta na altura dos olhos do adversrio; a mo esquerda no quadril. Figura 9. Se conhecem outras guardas com pouca ou nenhuma aplicao. Uma chamada guarda livre: defende a cabea durante o recuo ou esquiva. Pode ser substituda pela parada de quinta, a mo e o sabre esto melhor colocados e o sabre pode evoluir pela linha de terceira e quarta fazendo uma defesa completa e atacando. Na posio de guarda, o cotovelo deve estar completamente coberto pela mo, ou o atirador se expe a um

golpe de tempo que inutiliza o brao. CAPTULO V CORTES E REVESES. As combinaes nascem dos diferentes jogos e portanto difcil express-las. A inteligncia, o conhecimento das armas e a rapidez de execuo so os melhores mestres. Os chamados golpes de recurso, que so golpes naturais fora do tempo (aplicados em contratempo) e, portanto inesperados, algumas vezes alcanam xito, sempre que sejam meditados, bem dirigidos e precedidos de treta ou engano perfeitamente simulado. O atirador ao desferir um golpe, sabe de antemo, a contestao ou resposta ao mesmo. No se surpreende com facilidade e antecipa a posio que corresponde mo e ao corpo. Os cortes so quatro: sua direo; pontos que ofendem; modo de bloque-los e aplicao na defesa e no ataque so os seguintes. Primeiro corte: desferido perpendicular cabea. Este corte pode atirar- se de qualquer posio que a mo ocupe. O atirador avanando ou recuando tem a cabea do adversrio continuamente em xeque. Se no consegue gole-la o sabre se retira desde a altura que desejava ferir. Se o atirador deixar o sabre cair, no vazio, pela linha do golpe, sem reagir ao bloqueio ou voltar a guarda no ato, recebe o golpe que pretendia dar. Execuo: se estende o brao direito a altura do ombro, a mo unhas abaixo, o fio do sabre direita. Sem abandonar a posio da mo se recolhe o brao esquerda descrevendo, com o sabre, um arco de crculo. Passando em seguida as unhas para dentro e ficando o fio frente se desfere o golpe, observando as recomendaes anteriores. Se bloqueia este corte com a parada de quinta. O corte pode ser vertical ou diagonal, segundo a direo que se d a lmina. vertical quando corta na linha da tmpora esquerda, do adversrio, ao quadril direito. diagonal quando inicia o corte na altura da mo. Segundo corte: o diagonal. Se executa do mesmo modo que o primeiro com a diferena que ao traar o meio crculo sobre a cabea o sabre se inclina mais direita, para dar ao golpe a fora e direo que se deseja. Este golpe se defende com a parada de segunda. Terceiro corte: horizontal e ofende de duas maneiras. Uma corta desde o ombro esquerdo parte superior da cabea e o outro desde o quadril esquerdo ao ombro. O modo de atir-los igual ao primeiro e segundo corte. Distingue-se deles ao fazer girar o sabre, sobre a cabea, quando a mo toma uma posio de unhas para cima para que o fio do sabre fique esquerda. Se defende este golpe com uma parada de segunda. Quarto corte: muito violento e para atir-lo,com perfeio, preciso ter um brao muito flexionado. Difere de todos os demais em sua execuo. A partir da posio em que se esteja, se recolhe o brao, com a mo com as unhas para cima, e o fio do sabre voltado esquerda. Ento se levanta o brao levando o cotovelo para trs e, girando o sabre com brio, a mo fica com unhas para fora, o brao se entende e o fio se volta para a frente. O corte segue a linha do quadril esquerdo ao ombro direito. Se defende este golpe com uma parada de oitava. Compreendendo que os cortes so da direita para a esquerda, entendemos que os reveses so da esquerda para a direita. Estudados os cortes se conhece que os reveses se praticam de forma inversa. Suas paradas (bloqueios) so: Primeiro Segundo Terceiro Quarto revs: parada revs: parada revs: parada revs: parada de de de de quinta. primeira. primeira. stima.

Quando os cortes ou reveses passam o alvo intencionalmente, ou por excesso de fora, ou por falta de direo, possvel atingir as pernas do adversrio com um pontao ou corte nascido do movimento anterior. O golpe nas pernas defendido com a parada de terceira no caso dos reveses e com a parada de quarta no caso dos cortes. Quando alcanamos o contrrio, ferindo com a ponta ou fio, no se deve inclinar o corpo para frente nem adiantar a mo, pois apesar de atingido o adversrio pode revidar. Muito golpe de vista, grande preciso e agilidade para voltar guarda, retirando o sabre e cobrindo o corpo. Passar a guarda ofensiva com um salto retaguarda, cumpre com este objetivo. Se v o efeito e se espera o resultado. A simplificao dos quatro cortes e reveses so os quatro meio cortes e quatro meio reveses. No alcanam a fora do movimento completo, mas tem aplicao prtica.

CAPTULO VI GOLPES DE TEMPO OU ARRESTO. O tempo um golpe que se fere o brao desde o pulso at o cotovelo. um golpe de muita aplicao, inutiliza o adversrio, por um momento, poupando injrias mais srias. Na esgrima de sabre, faz parte da defesa e, geralmente desferido durante o recuo. Ou no instante preciso que o adversrio sai a golpear, levantando o p para estender-se a fundo. Este o momento verdadeiro para a aplicao deste golpe. Tambm pode ser aplicado quando o adversrio adiantar a arma. Nunca quando se coloca em guarda. O atirador ao apresentar-se no terreno deve se colocar em guarda com a perna fora do alcance do sabre do adversrio. Que avance o inimigo. CAPTULO VII ATALHO. O atalho conduz o sabre do adversrio e vencida suavemente a oposio, desferido o golpe, fazendo que ele solte sua arma. O atirador no executa este golpe sem grande perigo. Discordamos de quem afirma que o atalho um bom elemento de ataque. Execuo: se permite que o adversrio cole seu sabre, opondo resistncia com muito tato e sensibilidade. Ento se deixa cair a ponta da arma por flexo do pulso, sem mover o brao, em um tempo rpido em compasso de retrocesso, ao esquivar. Quando o atirador executa estas manobras em um tempo simultneo e em perfeita sincronia, obriga o contrrio a soltar sua arma. O adversrio pode, ao sentir falta de apoio, avanar ou levantar a mo estendendo o brao. Em todos os casos abre uma brecha e pode ser atingido. Se o tempo bem observado e a distncia bem medida o golpe ter sucesso. Se no alcana o adversrio e este executa um contragolpe o atirador deve usar a parada de quinta, que cobre e defende em todos os sentidos a primeira regio do corpo. A contestao deve ser feita com golpes ou reveses, nunca com estocada. CAPTULO VIII CONTRAFIO. O sabre, em seu tero fraco, tem dois fios e isto se trata de aproveitar. O objetivo do contrafio ferir a mo sem sair da guarda. Para atirar este golpe, estando os contendores em guarda, ou um deles a fundo, se levanta o sabre da posio, por flexo do pulso, fazendo a lmina passar rapidamente da direita para a esquerda por cima do sabre do contrrio. Continuando o movimento por baixo da guarnio, da esquerda para a direita, at encontrar a mo, que se no esta resguardada recebe um corte nos dedos. O sabre neste movimento descreve um crculo completo. Ao tocar a mo com a ponta do sabre deve-se vibrar o brao com fora fazendo a lmina penetrar. A segunda guarda a que melhor evita o contrafio. Ao perceber o golpe se gira a guarnio do sabre bloqueando a ponta. Se a arma for desprovida de guarnio se leva a mo a parada de oitava, inclinando o sabre para baixo, com o que a mo fica fora de alcance da arma do adversrio. CAPTULO IX EXPULSO. No esgrima de sabre o que se conhece como expulso o toucher le fer do florete, ou o batir el hierro da espada. Significa tocar com fora com o sabre o tero fraco do sabre do adversrio, faz-lo desviar da linha de ataque e ento golpear o brao. Na prtica isto difcil e perigoso. Em alguns casos o efeito pode corresponder inteno. Nunca expulsaramos o sabre de um atirador. No florete outra coisa, so duas lminas flexveis, leves, colocadas em guarda muito prximas, quase paralelas. Esta arma no tem mais que estocadas. preciso buscar um alvo e o inimigo est a coberto. Uma expulso e a estocada, e o bloqueio pode chegar tarde. No sabre no pode ser. Para golpear necessrio faz-lo girar e por violenta que seja a expulso e por muito que se separe a arma, a do adversrio sempre est mais prxima da linha que a nossa. E na linha de ataque est o bloqueio. Alm disto se o adversrio no instante de receber a expulso recolhe um pouco o brao, baixando a mo e levantando a ponta do sabre, o tempo tambm no possvel. O sabre tem seu jogo e com inteligncia e destreza se basta. CAPTULO X ESTOCADAS. A estocada com o sabre um golpe fcil mas perigoso. Quando no se alcana o alvo, iminente um golpe ou revs na cabea. Toda destreza, preciso e golpe de vista que se tenha pouco, para resguardar deste contragolpe. Nem o brao nem a guarnio do sabre alcanam bloquear quando o inimigo destro. No

golpe apropriado para o sabre, principalmente de primeira inteno. As estocadas so classificadas como de primeira e de segunda, mais algumas combinaes. Estocada de primeira: a mo com as unhas para fora, na altura do ombro direito, de modo que o fio do sabre fique para cima. O atirador estendendo-se a fundo d a estocada. A ponta do sabre deve passar abaixo da guarnio do inimigo, ferindo do meio do peito cintura, conforme a altura da mo do contrrio. Figura 10.

Em vez de bloquear, o adversrio pode fazer um compasso de retrocesso, com a perna direita e desferir um golpe na direo da cabea, neste caso o atirador executa a posio perna atrs ou inverte a posio a fundo, se houver tempo. Apia a cabea no ombro, recolhe o brao e torce o pulso para dentro, de maneira que entre a mo e o cotovelo resulte uma ligeira toro. Olha o contrrio por baixo do brao. Nesta posio a cabea est defendida, por fora pelo ombro e por dentro pela guarnio do sabre. uma parada de quinta muito reunida.

Estocada de segunda: se sobe a mo, um pouco flexionada, unhas para cima, at a altura do ombro, deixando cair a ponta do sabre, com o fio pela esquerda e executando um passe de quarta se lana a estocada. Figura 11. Ao atirar a estocada se corre o risco de receber um golpe na cabea. Para evitar isto se inclina a cabea direita, apoiando o rosto no ombro e conforme a posio da lmina, baixando ou levantando, um pouco, a mo. Com isto a guarnio do sabre defende a cabea. As estocadas com o sabre devem ser evitadas, salvo nos casos que surja uma abertura evidente. Devem ento ser executadas de forma oportuna e no tempo correto. Bloqueio da estocada de primeira: se volta a mo com unhas para dentro, inclinando o fio do sabre para fora, a ponta frente, um pouco inclinada. Bloqueio da estocada de segunda: se volta a mo, unhas ao corpo, ficando o fio do sabre esquerda, a ponta

frente, um pouco Quando se conseguir antecipar: compasso de retrocesso e tempo no brao do adversrio. CAPTULO XI DESARME.

inclinada.

Quase nunca se obtm,do desarme, o resultado desejado, alm disto, expe o atirador a um contragolpe. Ser estudado a fim de evit-lo. Execuo: se golpeia um segundo revs, o contrrio bloqueia com uma parada de primeira. Mantm-se o sabre no ar na altura do ombro, com o brao muito reunido. Enquanto isto a perna esquerda se lana a frente, na linha do combate, fazendo girar o corpo, a perna direita se une esquerda, como na posio de perfilado. Os ps formando ngulo, o brao esquerdo dobrado no cotovelo. Ento com o antebrao se segura o sabre do adversrio na posio, se apoiando na guarnio. O brao direito se estende golpeando. Se o inimigo faz um compasso de retrocesso e reage com um contragolpe na cabea se defende com uma parada de quinta. A verdadeira cincia , logo aps o bloqueio, um golpe rpido com acerto e arte. Pretender desarmar o contrrio absurdo. CAPTULO XII PARADAS. As paradas (bloqueios) bastam para defender o corpo de toda a classe de golpes, sempre que se formem oportunamente. Devem ser executados com calma, golpe de vista e antecipando a inteno do adversrio. S a rapidez de execuo do golpe, ou um equvoco, podem fazer que cheguem tarde. Os golpes nascem da posio da mo. As distncias que tem que percorrer para atingir o alvo so maiores do que as percorridas pelos bloqueios, quando so aplicados de forma correta. O golpe de vista do atirador exerce uma poderosa influncia, seguindo os movimentos do contrrio. As paradas so oito: Primeira parada: com o brao dobrado, a mo com unhas frente na altura do ombro direito, o fio do sabre direita e a ponta um pouco inclinada para frente. Figura 12.

Segunda parada: o brao na mesma posio, a mo na altura do ombro direito, unhas para a frente, o fio do sabre esquerda. Figura 13.

Terceira parada: se estender o brao de modo que a mo fique na altura do quadril direito, com as unhas para fora. O cotovelo para fora, o fio do sabre um pouco a frente, inclinado direita, a ponta perto do terreno, na vertical do p. Figura 14.

Quarta parada: se levanta um pouco o cotovelo, girando a mo com as unhas para a frente, se executa um movimento da direita para a esquerda. O fio do sabre fica esquerda, a ponta vertical ao solo. Figura 15. Para que estas duas defesas cumpram com seu objetivo preciso que sua execuo venha acompanhada com o movimento perna atrs. O sabre, nos golpes baixos, tem fora excessiva e possvel que sua potncia faa ceder o bloqueio. Por isto a combinao dos dois compassos.

Quinta parada: subir a mo, a partir da quarta parada, sem variar a posio, at a altura da cabea. O sabre fica com o fio para cima e inclinado para baixo com a ponta um pouco esquerda. Figuras 16 e 16A. A partir de qualquer posio da mo, em outra parada, se passa a esta defesa com facilidade, voltando a mo unhas a frente, dobrando o brao e colocando o cotovelo para fora.

Sexta parada: estando na parada de quinta para passar de sexta preciso que o sabre descreva um crculo completo, invertendo a posio do cotovelo. Este parte da posio apontando para fora e passa apontar ao peito. A mo unhas para cima, o fio do sabre para cima, a ponta para baixo, cobrindo o lado direito. Figura 17. Na prtica se faz pouco uso desta parada, a violncia da posio e a dificuldade de se imprimir firmeza lmina, tem mantido esta parada fora do jogo.

Stima parada: o cotovelo unido ao corpo, o antebrao estendido, a mo para a frente um pouco mais baixa que o quadril direito, unhas para dentro, o pomo do sabre quase perpendicular cocha, dada a sua posio de guarda ofensiva, o fio para baixo, a ponta ameaando o contrrio.Figura 18.

Oitava parada: a partir da stima parada se evolui para a oitava passando a mo e o antebrao da direita para a esquerda. As unhas voltadas para o corpo, o fio do sabre a esquerda, a guarnio altura do quadril esquerdo, a ponta apontando o peito do inimigo. Figura 19.

CAPTULO XIII SAUDAES. So cortesias executadas com as armas. Se praticam da seguinte maneira: perfilados os atiradores, a distncia suficiente, saem ambos a fundo, os sabres em parada de terceira, os braos estendidos de forma que as lminas se cruzem na parte central. Figura 20.

Sem variar a posio de a fundo, bater as lminas em segundo corte e segundo revs, voltar a posio de perfilado, retirando o sabre. A guarnio deve ficar, unhas a frente, na altura da boca e a ponta voltada para o solo paralela ao corpo. Em seguida, guarda ofensiva de pernas e segunda guarda do sabre. Afirmar-se com duas batidas com o p no terreno e cobrir o rosto com as mscaras. Figuras 21 e 22.

Estas regras, concisas, do a base para o esgrima de sabre. Restam algumas recomendaes sobre o procedimento do atirador no terreno de combate: toda a precauo pouca. Ao analisar o adversrio observar: o modo de colocar a guarda; sua base no terreno; a flexibilidade da cintura; o olhar e a imobilidade da cabea. Estes so dados que nos permitem uma avaliao precisa. Isto quanto a sua destreza, passemos ao seu carter: se irado; mostra impacincia ou contrariedade; se troca de guarda ou se descobre. Observando tudo isto se atua de acordo. Conhecida a teoria, muito treino bem orientado, grande aficcon e finalmente corao sem o qual todo o resto intil.

Anda mungkin juga menyukai