Anda di halaman 1dari 7

O A Z I L I T U E R A U G A D

Universidade Anhembi Morumbi Curso: Medicina Veterinria 1 Semestre Noturno Sala 410 Disciplina: Animais, Sociedade e Meio Ambiente Professora: Thalita Oliveira Cucki Integrantes do grupo: rica Turcato Syrayama Fabiana Aparecida Gaeta Juliana Cristina da Silva Santos Lais Vicente Matsuki Mayara Alves de Mello Stefany Santos Silva

Uma vez que a gua um recurso finito e que se prev que no futuro haver escassez deste lquido. As estatsticas indicam que para 2025, 80% da populao mundial ter graves problemas de escassez de gua. At dois bilhes de indivduos podero chegar a carecer de gua para beber, e por isso a necessidade de tomar medidas hoje. Uma delas a economia atravs da reutilizao da gua. Hoje, os maiores investimentos das
companhias esto direcionados para a utilizao de gua de esgoto tratada, a chamada gua de reuso. At o final do ano, deve ser inaugurado o projeto Aquapolo, que promete transformar a gua que hoje desprezada em recursos hdricos para o polo petroqumico do ABC, na regio metropolitana de So Paulo que ser utilizada para gerao de energia, resfriamento de equipamentos, limpeza de ruas e praas e outros projetos industriais. O investimento total do projeto realizado pela Sabesp e pela Foz do Brasil, empresa do grupo Odebrech, de 280 milhes de reais. O Abastecimento do polo petroqumico ser feito somente com gua de esgoto tratada. Quando estiver em operao ser um dos maiores projetos de reutilizao de gua do mundo, com capacidade de fornecer 47,3 bilhes de litros por ano, ou o equivalente ao consumo de uma cidade de 750.000 habitantes.

Empresa Sustentvel
Alm de preservao Ambiental, os custos financeiros para as corporaes com a nova poltica de busca eficiente no consumo de gua, tem se tornado algo cada vez mais atrativo uma das empresas pioneiras no assunto a Unilever. Nossos produtos contam com gua em todas as fases do ciclo de vida. Para expandir nossos negcios sustentavelmente, devemos reduzir a quantidade total de gua utilizada em toda a nossa cadeia de valor.

Nosso programa de agricultura sustentvel ajuda os agricultores a reduzirem seu consumo de gua. Estamos reduzindo a gua utilizada em nossos p r o c e s s o s d e fabricao. E podemos fazer uma grande diferena pela concepo de produtos que requerem menos gua em casa. Atualmente, a meta da Unilever diminuir em 5% o consumo de gua por ano em seus processos produtivos. A subsidiria brasileira a lder em economia de gua, apesar de o Brasil no enfrentar

problemas constantes de escassez, como nos outros pases onde a empresa atua. Nas filias de China, ndia, Indonsia, Mxico, frica do Sul, Turquia e Estados Unidos, a reduo do consumo mandatria, diz Juliana Nunes, diretora de c o m u n i c a o corporativa e de sustentabilidade da Unilever no Brasil.

Sabesp
O assunto de reutilizao da gua to importante que faz parte da Estratgia Global para Administrao da Qualidade das guas, proposta pela ONU, para preservao do meio ambiente. uma maneira inteligente e capaz de assegurar que as geraes futuras tenham acesso a esse recurso to precioso e essencial vida: a gua potvel.

Onde a gua de reso no pode ser utilizada

A reutilizao de gua pode ser direta ou indireta, decorrentes de aes planejadas ou Embora tenha aparncia O produto pode ser no: s e m e l h a n t e g u a utilizado para diversos potvel, a gua de reso processos na empresa: Reuso indireto no planejado da gua: ocorre NO potvel. Limpeza de pisos, ptios quando a gua, utilizada em alguma atividade Portanto, no pode ser ou galerias de guas humana, descarregada no meio ambiente e consumida. Seu uso pluviais; novamente utilizada a jusante, em sua forma diluda, i m p r p r i o p a r a : Assentamento de poeira de maneira no intencional e no controlada. Irrigao de hortas em obras de execuo de Caminhando at o ponto de captao para o novo (somente sob avaliao de aterros e terraplanagem; usurio, a mesma est sujeita s aes naturais do tcnicos da Sabesp); Preparao e cura de ciclo hidrolgico (diluio, autodepurao). Lava-rpidos (somente concreto em canteiros de Reuso indireto planejado da gua: ocorre sob avaliao de tcnicos obra, e para estabelecer quando os efluentes, depois de tratados, so da Sabesp); u m i d a d e t i m a e m descarregados de forma planejada nos corpos de Piscinas, exceto para compactao e solos; guas superficiais ou subterrneas, para serem testes de estanqueidade Desobstruo de rede de utilizadas a jusante, de maneira controlada, no ( i m p e r m e a b i l i z a o , esgotos e guas pluviais; atendimento de algum uso benfico. deteco de vazamentos), Gerao de energia e O reuso indireto planejado da gua desde que posteriormente, r e f r i g e r a o d e pressupe que exista tambm um controle sobre as a r e a p a s s e p o r equipamentos em diversos eventuais novas descargas de efluentes no desinfeco. processos industriais; caminho, garantindo assim que o efluente tratado Curiosidade: Em Israel, estar sujeito apenas a misturas com outros pas com problemas de efluentes que tambm atendam ao requisito de acesso a gua, o reuso qualidade do reuso objetivado. atinge 70% do total Reuso direto planejado das guas: ocorre consumido de longe, o quando os efluentes, aps tratados, so maior ndice do mundo. encaminhados diretamente de seu ponto de Em segundo lugar vem a descarga at o local do reuso, no sendo Espanha, com12%. descarregados no meio ambiente. o caso com maior ocorrncia, destinando-se a uso em indstria ou irrigao.

Como a gua de reso pode ser usada nas empresas

Tipos de Reuso

Qual a diferena entre o reso direto e o indireto?


O caso da indstria txtil um exemplo de reso direto: voc obtm gua proveniente do tratamento do prprio efluente que despejaria no meio ambiente. J no reso indireto, ns captamos a gua de um manancial contaminado, a jusante dos pontos de lanamento dos efluentes. Um exemplo o trabalho que realizamos com a Bayer, que despeja os resduos da produo industrial no rio Sarapu para a nossa posterior captao, 80 metros depois. Nesse ciclo, so captados 60 mil metros cbicos de gua para reso, que voltam a ser utilizados nos processos industriais da prpria Bayer.

O reso indireto no seria um fator de acomodao das empresas a continuar despejando efluentes nos mananciais?
O volume de captao sempre maior que o despejo industrial, porque existem as perdas por evaporao, por exemplo - no h casos onde h mais despejo do que captao de gua. Claro, impossvel garantir que tudo o que voc despejou seja e reutilizado, mas importante entender que os requisitos de lanamento de efluentes impostos pela lei so rigorosos. O que acontece na maioria das vezes que a gua est mais contaminada pelo esgoto domstico do que propriamente pela atividade industrial.

Numa empresa, a gua usada em processos industriais pode ser tratada numa estao de tratamento de gua na prpria empresa e reutilizada no mesmo ciclo de produo. Numa residncia, gua de banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitrios. J existem sistemas a venda no mercado que fazem a captao, armazenamento e filtragem deste tipo de gua. gua da rede de esgoto pode passar por um processo eficiente de tratamento e ser utilizada para regar jardins pblicos, lavar ruas e automveis e irrigar plantaes. Esta gua tambm pode ser devolvida natureza para seguir o ciclo hidrolgico. O uso de efluentes domsticos, brutos ou tratados, vem sendo extensivamente estudado e aplicado em todo o mundo. As tcnicas, denominadas Reusam de guas, comum em regies onde h escassez de recursos hdricos e demandas crescentes para o desenvolvimento urbano, agrcola ou industrial.

As principais modalidades de reuso de guas, de acordo com o fim a que se destinam, so o reuso para a irrigao de lavouras, irrigao de parques e campos, recarga de aqferos, fins potveis e fins industriais, como gua de resfriamento, gua de caldeiras e guas de processo. Qualquer que seja o emprego das guas de reuso, necessria a avaliao dos sistemas de tratamento e conseqentemente a garantia da qualidade da gua, a definio dos seus critrios de uso e os impactos e benefcios ambientais envolvidos no processo. Para a aplicao do reuso em processos industriais, ateno especial deve ser dada qualidade das guas em questo e aos efeitos potenciais na sade dos usurios, nas instalaes da indstria como corroso, incrustaes e deposio de materiais slidos nas tubulaes, tanques e outros equipamentos, alm dos efeitos nocivos aos processos produtivos, como alteraes da solubilidade de reagentes nas etapas de processamento e alteraes das caractersticas fsicas e qumicas do produto final.

Aproveitamento de gua de Chuva


Aproveitamento de guas pluviais no Semi - rido brasileiro A conscientizao sobre o uso da gua para manuteno, equilbrio e qualidade de vida tem sido um dos temas de maior relevncia no contexto brasileiro hoje em dia. P e n s a n d o n o desenvolvimento econmico e na utilizao da gua de maneira sustentvel, muitos estudos e pesquisas tem destacado a importncia da captao da gua de chuva. O aproveitamento das guas pluviais recente no Brasil e se tornou alternativa atraente devido a escassez de gua no Semi - rido, que anualmente sofre com estiagem, pois a gua da chuva rapidamente evaporada, devido ao clima quente, gerando assim perodos de seca. Desde o ano 2003, existe no Brasil o Programa 1 Milho de Cisternas (P1MC) , que beneficia famlias, que tenham renda per capita de at meio salrio mnimo.

Aproveitamento da gua da chuva em residncias


Nas residncias das grandes cidades esse armazenamento feito por meio de calhas, condutores, grelhas, caixas de amortecimento e outros componentes. A gua que vai para o reservatrio, pode ser utilizada para irrigao de jardins, limpeza de pisos e paredes, lavagem de automveis e para descarga de bacias sanitrias.

Essas famlias devem estar includas no Cadastro nico do Governo Federal e residir em rea rural e no ter acesso ao sistema pblico de abastecimento de gua. O programa constri as cisternas e as famlias fazem um curso para aprender os cuidados que devem tomar com a captao da chuva, tais como: dispensar as primeiras guas que carem, que podem conter resduos e/ou impurezas e tratar essa gua com cloro para tirar qualquer tipo de contaminao para que possa ser utilizada por animais e humanos. Desde que foi criado o P1MC, j construiu 300 m i l c i s t e r n a s , beneficiando mais de 1,5 milhes de pessoas.

As guas de chuva no Brasil so consideradas pela legislao como esgoto, pois ao cair geralmente entram em contato com telhado e com o solo, carregando assim resduos e impurezas, portanto no potvel e no pode ser consumida antes de ser devidamente tratada. Desde 2005, tramita na Cmara Municipal de So Paulo o Projeto de Lei 743/05, que prope incentivo fiscal, em forma de desconto no IPTU, aos contribuintes que, em suas edificaes, mantenham reas permeveis que possibilitem a efetiva absoro de gua de chuva.

Algumas curiosidades sobre gua


As gotas de chuva no tm forma de lgrima. Usando cmeras de alta velocidade os cientistas comprovaram que tm forma esferide.

O consumo de gua per capita varia de pas para pas e de lugar para lugar. Alguns exemplos abaixo.

CONSUMO DE GUA PER CAPITA PAS Esccia 410 litros/pessoa/dia Estados Unidos/Canad 300 litros/pessoa/dia Austrlia 270 litros/pessoa/dia Brasil RJ 140 litros/pessoa/dia Brasil MG 124 litros/pessoa/dia Brasil DF 225 litros/pessoa/dia Deixando de beber gua, 140 litros/pessoa/dia uma pessoa tem apenas Brasil Norte trs dias de vida. Em 72 horas perde 13 litros de So necessrios 450 gua do corpo e morre. A litros de gua para gua mais essencial produzir um ovo de sobrevivncia do que a galinha, 7.000 litros para comida. Sem alimento, uma refinar um barril de pessoa pode resistir at 40 petrleo e 148.000 litros dias. para fabricar um automvel.

Se 1 milho de pessoas pararem de escovar os dentes com a torneira aberta por 30 dias, equivalem a 12 minutos de queda de gua das Cataratas do Iguau.

O Brasil um dos pases onde esto as maiores reservas de gua potvel do mundo. Mas, ao mesmo tempo, o pas consta tambm da lista daqueles onde se registram os mais altos ndices de desperdcio.

REFERNCIAS ELETRNICAS http://www.fec.unicamp.br/~bdta/recsust.htm http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_aguas_urbanas/reuso_de_agua.html http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/uploads/estudos/pesquisa2/texto_principal.pdf http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/%C3%81guas-Superficiais/39-Reuso-de-%C3%81gua http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/a-relacao-entre-agua-os-animais-terrestres.htm http://pt.engormix.com/MA-avicultura/administracao/artigos/agua-principal-alimento-producaot300/p0.htm http://www.alfamec.com.br/ambientais-agua/sistemas/estacao-de-tratamento-de-agua-parareuso.asp?gclid=CJX34OSr97UCFQw4nAodjS0AaQ http://www.sefloral.com.br/agua003.htm http://www.aquavitae.com http://www.aquapolo.com.br/comunicacao/imagens/?nggpage=3 http://site.sabesp.com.br http://www.unilever.com.br/sustentabilidade/agua/ http://www.crq4.org.br/default.php?p=informativo_mat.php&id=485 www.asabrasil.org.br www.eco21.com.br www.ambientebrasil.com.br www.agua.org.br www.prolifereciclagem.com.br http://www.ndig.com.br/item/2012/03/10-curiosidades-sobre-a-gua#ixzz2No41gM7a http://www.geologo.com.br/aguahisteria.asp http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/nossa-agua/brasil-desperdica-40-da-agua-destinada-aoconsumo-humano-4423.asp Todas as imagens contidas nesse trabalho foram retiradas do site Google. http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Anda mungkin juga menyukai