Anda di halaman 1dari 2

COLGIO ESTADUAL IMIGRANTE

DISCIPLINA: BIOLOGIA 3 ANO PROFESSORA: Grasiela Aparecida Pasinato 1. OBJETIVO DA DISCIPLINA Explicar os fenmenos ligados a vida, tornando indivduos sensibilizados e capazes de respeitar toda e qualquer forma de vida. 2. CONTEDO PROGRAMTICO 3. Tecnologias de manipulao do DNA Fundamentos da hereditariedade Gentica humana e sade Aplicaes da engenharia gentica Benefcios e perigos da manipulao gnica Hipteses sobre a origem da vida e vida primitiva Ideias evolucionistas e evoluo biolgica Origem do ser humano e a evoluo biolgica e cultural Evoluo sob interveno humana

OBJETIVOS Analisar situaes problema envolvendo aplicaes da engenharia gentica. Pesquisar informaes de diferentes fontes para propor alternativas de soluo de problemas relacionados Biologia e outras cincias, argumentando e justificando as proposies por escrito. Analisar aspectos ticos, vantagens e desvantagens da biotecnologia, transgnicos, clones, melhoramento gentico, cultura de clulas, fertilizao in vitro, etc., considerando as estruturas e processos biotecnolgicos neles envolvidos. Reconhecer, interpretar e compreender em diferentes tipos de representao e comunicao, smbolos, cdigos e nomenclatura prpria da Biologia e da Biotecnologia, empregando-os na expresso oral e escrita. Articular, integrar e sistematizar o conhecimento biolgico e o de outras reas no enfrentamento de situaes problema. Interpretar imagens, esquemas, desenhos, tabelas, grficos e outras formas de representao de fenmenos ou processos biolgicos.

4.

COMO FAZER PARA ATINGIR ESSES OBJETIVOS Aulas expositivas e prticas Utilizao de mapas conceituais Utilizao de artigos cientficos, jornais e revistas Utilizao de modelos didticos Confeco de material didtico-pedaggico Trabalhos envolvendo situaes problema Esclarecimento de dvidas Exerccios de fixao

5.

COMO SER REALIZADA A AVALIAO E RECUPERAO A avaliao ser realizada de forma continuada e durante todo o ano, ou seja: Atravs de observao direta e diagnostica da participao, envolvimento e comprometimento do aluno nas atividades propostas, bem como, exerccios, testes e pesquisas que podem ser realizadas individual ou coletivamente, conforme cada caso. A avaliao do primeiro e segundo trimestres tem por valor mximo 30 (trinta) pontos cada. O terceiro trimestre, o valor mximo de 40 (quarenta) pontos. A retomada de contedos dar-se- durante o processo de ensino-aprendizagem, por meio de aulas expositivas, jogos, mapas conceituais, exerccios, observao do aluno e outras atividades pertinentes.

6. BIBLIOGRAFIA UTILIZADA COMO REFERNCIA Paulino, Wilson Roberto. Biologia, volumes 1, 2 e 3. 1ed. So Paulo: tica, 2005. Revista Superinteressante.

Artigos cientficos diversos.

Anda mungkin juga menyukai