Anda di halaman 1dari 37

1

UNIDADE I - INTRODUO
1- O QUE O CALOR?
Forma de energia em transito atravs da fronteira de um sistema sob a ao de um gradiente de temperatura

TERMODINMICA:
Estuda os processos de modificao de energia de um sistema e suas relaes energticas com as vizinhanas.
CALOR INTERAES TRABALHO
2

TRANSFERNCIA DE CALOR:
Cincia que trata da determinao das taxas de transferncia de calor entre um sistema e suas vizinhanas, bem como das variaes de temperatura, que ocorrem durante estes processos

TERMODINMICA vs. TRANSFERNCIA DE CALOR

TRANSFERNCIA DE CALOR NO NOSSO COTIDIANO


O fenmeno da transferncia de calor est presente em muitos equipamentos comumente presentes no nosso cotidiano. Para que possamos avaliar a importncia deste fenmeno, basta lembramos que o corpo humano, rejeita continuamente calor para o ambiente, e o nosso conforto trmico depende da taxa de rejeio deste calor.

IMPORTNCIA DA TRANSFERNCIA DE CALOR


rea Tecnolgica Engenharia Mecnica Engenheiro Metalrgico Engenheiros Qumicos e Qumicos Industriais Engenheiros Eletrnicos e Eletricistas Engenheiros Civis Atividade Sistemas de refrigerao de motores Sistemas de ventilao e ar condicionado Projetos de Fornos Regeneradores e Conversores de Calor Operaes Unitrias (ex: destilao, secagem, evaporao) Projetos de Trocadores de calor Reatores Qumicos Projeto de Transformadores e Geradores de Eletricidade Equipamentos Eletrnicos em geral Conforto trmico (dimensionamento de isolamento trmico)

Engenheiros Aeroespaciais
Engenheiros Sanitaristas e Ambientais

Sistemas de proteo trmica para veculos espaciais e satlites


Sistemas de Poluio Trmica Conforto trmico (dimensionamento de isolamento trmico

Podemos identificar a importncia da transferncia de calor, analisando trs grandes classes de problemas encontrados na nossa vida profissional.
Dimensionamento de isolamentos trmicos Aumento da taxa de transferncia de calor Controle de temperatura

Problemas de Transferncia de Calor


TEMPO

EXPERIMENTALMENTE
TRANSFERNCIA DE CALOR ANALITICAMENTE

CUSTO MEDIES

SIMPLIFICAES

2 MECANISMOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR


O calor pode ser transferido atravs de trs mecanismos distintos, assim sendo necessrio o entendimento destes mecanismos para que se possa quantificar a energia transferida na unidade de tempo, ou seja a taxa de transferncia de calor.

CONDUO

TRANSFERNCIA DE CALOR CONVECO

RADIAO

2.1 CONDUO
Na conduo a transferncia de energia que ocorre devido a interao entre partculas de diferentes nveis energticos dentro de uma substancia

SLIDOS FLUIDOS

Vibraes da Estrutura Cristalina Eltrons Livres

Difuso molecular Choques aleatrios

TAXA DE TRANSFERNCIA DE CALOR POR CONDUO


T
T1 >T2 T1 T2 L x A taxa de transferncia de calor por conduo calculada pela Lei de Fourier

Qx

" x

dT k dx T2 T1 L

Onde : Q = fluxo de calor condutivo (W/m2) k = Condutividade trmica do material (W/m.K) L = Espessura da parede T1 = Temperatura da superfcie 1 T2 = Temperatura da superfcie 2 dT/dx = Gradiente de temperatura (K/m)

dT dx
" x

T1 T2 k L

T k L
9

Exemplo 1.1
A parede de um forno industrial constituda com tijolos refratrios de espessura 0,15 m e condutividade trmica 1,7 W/m.K. Medies realizadas durante a operao em regime estacionrio apresentaram temperaturas de 1400 e 1150 K nas superfcies interna e externa respectivamente. Qual a taxa de perda de calor atravs da parede com 0,5 por 1,2 m em um lado?

10

2.2 CONVECO
A conveco um processo de transferncia de calor entre um contorno solido e um fluido em movimento, este processo envolve uma combinao de efeitos de conduo e movimento de fluido. De forma geral temos que: Quanto mais rpido for o movimento do fluido, maior ser a taxa de transferncia de calor por conveco. Na ausncia de movimento do fluido, o transporte de calor entre uma superfcie e um fluido adjacente, ocorre por conduo. A presena do movimento do fluido aumenta a taxa de transferncia de calor, mas tambm dificulta o calculo destas taxas.
11

A conveco pode ser classificada da seguinte forma:


a) CONVECO FORADA b) CONVECO NATURAL

12

TAXA DE TRANSFERNCIA DE CALOR POR CONVECO

h q"

TS > T

TS A taxa de transferncia de calor por conveco calculada pela Lei do Resfriamento de Newton

"

h(Ts T )

Onde : q = fluxo de calor convectivo (W/m2) h = Coeficiente de transferncia de calor (W/m2.K) Ts = Temperatura da superfcie T = Temperatura do fluido
13

VALORES TPICOS PARA O COEFICIENTE DE TRANSFERNCIA DE CALOR POR CONVECO (h)


PROCESSO h (W/m2.k)
2-25 50-1000

Conveco livre Gases Lquidos Conveco forada Gases Lquidos Conveco com mudana de fase Ebulio ou condensao

25-250 100-20.000
2.500-100.000

14

Exemplo 02
O ar a 300 C escoa sobre uma chapa plana de 0,50 m por 0,25 m. Se o coeficiente de transferncia convectiva de calor for 240 W/m2 K, determinar a taxa de transferncia de calor atravs de uma face da chapa quando a sua temperatura for mantida em 40 C.

15

2.3 RADIAO Radiao a energia emitida pelos corpos na forma de ondas eletromagnticas (ou de ftons) como resultado das modificaes na configurao eletrnica de seus tomos ou molculas.
ESPECTRO ELETROMAGNTICO

16

OBSERVAES IMPORTANTES A radiao um fenmeno volumtrico, e todos os slidos, lquidos e gases emitem, absorvem e transmitem a radiao
No entanto a radiao usualmente considerada como um fenmeno de superfcie para os slidos. Todos os corpos cuja temperatura esteja acima do zero absoluto, emitem radiao eletromagntica de forma continua A radiao no precisa de um meio material para que possa se propagar.

17

TAXA DE TRANSFERNCIA DE CALOR POR RADIAO


A quantidade mxima de radiao que pode ser emitida por uma superfcie, pode ser calculada de acordo com a lei de Stefan-Boltzmann, que afirma o seguinte:

Eb

Ts4

Radiao emitida por um corpo negro

A radiao emitida por todas as superfcies reais, menor do que a emitida por um corpo negro na mesma temperatura, sendo expressa como:

q
Onde:

Ts4

Radiao emitida por um corpo real

= Constante de Stefan-Boltzmann = 5,67x10-8 W/m2K4 ) = Emissividade da superficie 0 1


18

TAXA DE TRANSFERNCIA DE CALOR POR RADIAO


A radiao tambm pode ser incidente (irradiao) sobre uma superfcie a partir de sua vizinhana e quantidade mxima de radiao que pode ser absorvida, pode ser calculada de acordo com a lei de Stefan-Boltzmann, que afirma o seguinte:

Gb

4 Tviz

Radiao absorvida por um corpo negro

A radiao absorvida por todas as superfcies reais, menor do que a absorvida por um corpo negro na mesma temperatura, sendo expressa como:

q
Onde:

4 Tviz

Radiao absorvida por um corpo real 1

= Absortividade da superficie 0

19

TAXA DE TRANSFERNCIA DE CALOR POR RADIAO


Quando um feixe de radiao incide sobre um corpo, podem existir as seguintes possibilidades:

20

TROCA LQUIDA DE RADIAO ENTRE SUPERFCIES As superfcies e as vizinhanas esto separadas por um gs que no tem nenhum efeito sobre o transporte de radiao. Admitindo-se que esta superfcie seja cinzenta ( = ), a troca liquida de radiao entre as superfcies calculada da seguinte forma:

q A

4 (TS4 Tviz )

21

Exemplo 03
Uma superfcie de rea 0,5 m2, emissividade 0,8 e temperatura 150 C est numa cmara de grandes dimenses, evacuada, cujas paredes se mantm a 25 C. Qual a taxa da emisso de radiao pela superfcie? Qual a taxa liquida da troca de radiao entre superfcie e as paredes da cmara?

22

3 MECANISMOS COMBINADOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR Conforme foi discutido anteriormente, existem trs mecanismos para a transferncia de calor, no entanto os trs no podem existir simultaneamente em um determinado meio.
SLIDOS OPACOS SLIDOS SEMITRANSPARENTES FLUIDOS EM REPOUSO CONDUO CONDUO RADIAO CONDUO RADIAO CONVECO RADIAO RADIAO

FLUIDOS EM MOVIMENTO
MEIOS RAREFEITOS (VCUO)

23

Vamos identificar os vrios mecanismos de transferncia de calor no interior de uma garrafa trmica.
q2 conduo atravs da parede do frasco plstico q3 conveco natural do frasco para o ar q4 conveco natural do ar para a capa plstica

q1 conveco natural entre o caf e a parede do frasco plstico

q5 radiao entre as superfcies externa do frasco e interna da capa plstica q6 conduo atravs da capa plstica q7 conveco natural da capa plstica para o ar ambiente q8 radiao entre a superfcie externa da capa e as vizinhanas
24

4 CONSERVAO DA ENERGIA
A TERMODINMICA e a TRANSFERNCIA DE CALOR se complementam, pois em muitas anlises faremos o uso do principio da conservao de energia. A ENERGIA no pode ser criada nem destruda, porm ela pode ser transformada de uma forma em outra, ou ser transferida como CALOR OU TRABALHO A aplicao do principio da conservao da energia em um SISTEMA pode ser escrita da seguinte forma:

ENERGIA Entrando no sistema

ENERGIA Gerada no sistema

ENERGIA Saindo do sistema

VARIAODE ENERGIA dentro do sistema

25

4 .1 CONSERVAO DA ENERGIA EM UM VOLUME DE CONTROLE

Eg

Ee E ac

Es

Ee - Taxa que a energia trmica e a mecnica afluem (entram) atravs da superfcie de controle Es - Taxa que a energia trmica e a mecnica efluem (saem) saem da superfcie de controle Eg - Taxa que a energia trmica gerada no volume de controle Eac- Taxa da variao da energia acumulada ( )

Ee Eg

Es

dE ac dt

E ac
26

RELATIVO A CADA TERMO TEMOS QUE:

ENTRADA E SAIDA DE ENERGIA

Fenmenos de superfcie: Eles so associados exclusivamente a processos que ocorrem na superfcie de controle e so proporcionais rea da superfcie

GERAO E ARMAZENAMENTO DE ENERGIA

Fenmenos volumtrico: Ocorre no interior do volume de controle e proporcional a magnitude desse dess valor

27

4.2 BALANO ENERGETICO SISTEMAS FECHADOS


A aplicao do principio da conservao de energia conduz a seguinte relao:

Eentrando

Esaindo

mCV T

Quando um processo envolve apenas a transferncia de calor atravs das suas fronteiras do sistema, o balano de energia mostrado na eq. , transforma-se em:

Q = mCV T

28

4.2 BALANO ENERGETICO SISTEMAS ABERTOS


Um grande numero de equipamentos encontrados na industria qumica (p. ex.: trocadores de calor) envolvem o fluxo de massa entrando e saindo do sistema Para um sistema em estado estacionrio que possua apenas uma entrada e uma sada, no qual as variaes de energia cintica e potencial so desprezveis e para os quais usualmente no existe produo nem consumo de trabalho. O balano energtico ter a seguinte forma:

H = mC P T Q=m
29

4.3 BALANO ENERGETICO SUPERFCIES


A aplicao do principio da conservao de energia a uma superfcie, conduz a seguinte relao, que valida tanto condies estacionrias ou permanentes
ENERGIA entrando na superfcie ENERGIA saindo da superfcie 0

O balano energtico na superfcie externa de uma parede expresso da seguinte forma:


" qcond " qconv " qrad

Quando a direo dos fluxos no so conhecidas, podemos assumir que todos so para a superfcie e o balano escrito da seguinte forma:

Eentrando

0
30

5 METODOLOGIA PARA ANLISE DE PROBLEMAS


Dados: depois de ler cuidadosamente o enunciado do problema, indique

de forma resumida e concisa o que conhecido no problema. Incgnita: identifique de forma clara o que esta querendo calcular Esquema: faa um esboo do sistema fsico que esta sendo analisado. Caso exista a necessidade de se aplicar o principio da conservao, delimite o volume de controle ou a superfcie, fazendo uso de linhas tracejadas. Identifique os diversos mecanismos de transferncia de calor, representando-os com setas devidamente identificadas. Hipteses: liste todas as hipteses simplificadoras que sero usadas na resoluo do problema. Propriedades: pesquisar nos livros ou manuais de transferncia de calor, todas os valores da propriedades necessrias (indicando a fonte de cada uma delas) Anlise: Aplicar o princpio da conservao e as leis das taxas de transferncia de calor, desenvolver esta analise completamente, antes de efetuar os clculos numricos. Comentrios: discutir os resultados.

31

6 SISTEMA DE UNIDADES
Considerando o lento, porm legal e crescente, uso do Sistema Internacional (SI) no campo da Engenharia alguns autores apresentam os textos com esse sistema, mas devido que a Engenharia trmica ainda muito utilizado o sistema Ingls demorara bastante para atingir esse nvel apresentado a seguir a equivalncia dos dois sistemas:

Grandeza
Comprimento

SI
m

Sistema Ingls
ft

Massa
Tempo Temperatura Fora

kg
s C ou K N

lb
h F ou R lbf

Energia
Potncia

J
W

Btu
Btu/h

32

APLICAES: PROB 1.6: Uma janela de vidro de 1 m de largura por 2 m de altura, apresenta 5 mm de espessura e condutividade trmica de 1,4 W/m.K. Se as temperaturas das superfcies interna e externa so 15 e -20 C, respectivamente, em um dia de inverno, qual a taxa de perda de calor atravs do vidro? Para reduzir as perdas de calor, costuma-se utilizar construes com painis duplos, em que duas placas de vidro so separadas por ar (k = 0,024 W/m.K). Se o espaamento entre elas for de 10 mm e as superfcies em contato com o ar estiverem a 10 e -15 C, qual a taxa de perda de calor?

33

APLICAES: PROB 1.19: Um transistor de comprimento L = 10 mm e dimetro de D = 12 mm, resfriado por uma corrente de ar a temperatura de 25 C. Em condies nas quais o ar mantm um coeficiente de conveco mdio de 100 W/m2K na superfcie, qual a potencia mxima permitida se a temperatura da superfcie do transistor no puder ultrapassar 85 C?

34

APLICAES: PROB 1.27: Uma superfcie com rea de 0,50 m2 , emissividade 0,80 e temperatura de 150 C colocada em uma grande cmara e vazia cujas paredes so mantidas a temperatura de 25 C. (a) Qual a taxa de radiao emitida pela superfcie? (b) Qual a taxa liquida de troca de calor por radiao entre a superfcie e as paredes da cmara?

35

APLICAES: PROB 1.55: A superfcie externa do teto de um carro em um estacionamento absorve um fluxo solar radiante de 800 W/m2, enquanto que a superfcie interna perfeitamente isolada. O coeficiente de conveco entre o teto e o ar ambiente de 12 W/m2K. (a) Desprezando-se a troca por radiao com a vizinhana calcule a temperatura do teto em condies de regime estacionrio, se a temperatura do ar 20 C. (b) Para a mesma temperatura do ar ambiente, calcule a temperatura do teto se a emissividade da superfcie 0,80

36

Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental/CCT/UEPB e-mail: caplima@uepb.edu.br caplima2000@yahoo.com.br Web-site: http://caplima.googlepages.com

CAMPINA GRANDE, PB
37

Anda mungkin juga menyukai