Anda di halaman 1dari 11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

GESAP Incio Temas Situao Global no gua e Reuso de guas Residuais Setor de Saneamento gua e Reuso de Escassez de gua e poluio da gua so algumas das questes cruciais do guas Residuais mundo. Uma das formas de reduzir o impacto da escassez de gua e poluio Necessidade de ampliar gua e reutilizao de guas residuais. guas Residuais Reutilizao GEC e IETC publicado conjuntamente REUTILIZAO de gua e esgoto Categoria de guas como um guia introdutrio para reutilizao de guas residuais estratgias, tanto Residuais Reutilizao em pases desenvolvidos e em desenvolvimento. De recursos e de Recuperao de 1. Necessidade de guas Residuais Reutilizao Energia em Saneamento Obras de esgoto em O acesso ao abastecimento de gua e saneamento um dos fatores-chave para a melhoria da sade e da produtividade econmica. A fim de aumentar o acesso Osaka, Japo gua fornecer os seguintes trs elementos so especialmente importantes. Sistema de 1) Desenvolvimento de novas fontes de gua Abastecimento de 2) Preveno da degradao dos recursos hdricos gua em Osaka, 3) Melhoria da eficincia do consumo de gua Japo de reutilizao de guas residuais contribui para todos acima de trs elementos. Contacte-nos guas Residuais reutilizao pode fornecer fonte alternativa de gua, reduzir a Ligaes carga de poluio ao ambiente da gua por efluentes menos descarregada. Alm disso reutilizao de guas residuais na agricultura e na indstria de permitir a retirada de gua mais eficiente para outros fins, porque a retirada de gua doce para a agricultura e indstria constituem uma grande parte do uso global de gua e representam 67% e 20% do uso total, respectivamente. Portanto esgoto reutilizao tem um grande potencial para trazer benefcios ambientais, econmicos e financeiros.
Papel Figura 1 Reutilizao de guas Residuais

nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html

1/11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

2. Categoria de guas Residuais Reutilizao


guas Residuais reutilizao podem ser categorizados por suas fontes, benefcios, aplicaes e tratamentos necessrios. Neste reutilizao de guas residuais seo dividida por suas fontes em Reuso de gua Cinza, reuso de gua de processos industriais e Reuso de Efluentes. A gua da chuva tambm pode ser uma fonte de reuso de gua, mas no coberto aqui. Se voc precisa de informaes detalhadas sobre a captao de gua de chuva, clique no boto abaixo. Captao de gua da chuva (1) Reuso de gua Cinza 1) Definio de gua cinzenta A gua cinzenta definido como "esgotos domsticos no tratados que no tenha entrado em contato com o lixo sanitrio e inclui guas residuais provenientes de banheiras, chuveiros, lavatrios, mquinas de lavar roupas e tanques, mas no inclui esgoto de pias de cozinha ou mquinas de lavar loua ou a gua de lavar roupa de materiais contaminados com fezes humanas, tais como fraldas. "
Figura 2 Fontes de guas residuais domsticas
nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html 2/11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

2) Esboo de Reuso de gua Cinza No sistema de esgoto convencional, a gua cinzenta no podem ser reutilizadas, uma vez que descarregado no sistema de esgoto, bem como gua negra. Em reas no local de saneamento, gua cinza pode ser utilizada, reduzindo assim o consumo de gua fresca, se ele separado da gua negra. A gua cinzenta geralmente reutilizado sem pr-tratamento para a irrigao agrcola ou paisagem em escala familiar ou em maior escala. melhor para projetar um sistema de gua cinza, que impede o contato humano e do potencial de contaminao ambiental. Reutilizao de gua cinza deve ser evitado para irrigao da cultura de raiz e partes comestveis de culturas alimentares. Ele tambm necessrio para evitar a contaminao das guas subterrneas.
Figura 3 Esquema de Grey Reuso de gua

nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html

3/11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

(2) A reutilizao de efluentes de estaes de tratamento de guas residuais 1) Esboo de Reutilizao de Efluentes Reutilizao de efluentes de estaes de tratamento de guas residuais possvel em uma grande variedade de categorias, a partir da agricultura para fins potvel, como mostrado na Figura 4. Esgotos efluente, na maioria dos casos, secundrio de efluentes, reciclada com ou sem tratamento de cumprir a exigncia de qualidade especfico.
Figura 4 Esquema de Reuso de Efluentes Secundrio

nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html

4/11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

2) Reutilizao de Efluentes para irrigao agrcola e Paisagem Irrigao agrcola essencial para melhorar a qualidade ea quantidade da produo. Mundial, a agricultura o maior utilizador de gua, o setor foi responsvel por 67% do total de gua doce retirada do mundo em 2000. Por isso uso mais eficiente da gua na agricultura atravs da reutilizao de guas residuais essencial para a gesto sustentvel da gua. Principais vantagens da reutilizao de efluentes para irrigao agrcola e da paisagem incluem os seguintes. Conservao e mais racional alocao de recursos de gua doce Reduo reduzidos requisitos de fertilizantes artificiais e associado a descarga industrial e gasto de energia A reduo da carga de poluio de corpos de gua receptores Reutilizao de efluentes para a agricultura deve ser praticado com uma boa gesto para reduzir impactos negativos para a sade humana, que pode ser causada pelo uso no controlado, de modo que o efluente destinadas a ser reutilizadas devem ser tratados de forma adequada e monitorizados para assegurar que adequado para o uso pretendido.
nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html 5/11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

Reutilizao de efluentes para a agricultura precisa ser planejada com ateno para as culturas-alvo e mtodos de entrega de gua existentes. Excesso de nitrognio pode causar crescimento excessivo, maturidade tardia, e m qualidade das colheitas. Picture.1 cultivo de arroz com gua residuria tratada

(Fonte: cidade de Kumamoto, Japo)

3) Reutilizao de Efluentes para aplicaes urbanas Em centros urbanos, sistema de reciclagem de efluentes ir desempenhar um grande rolo para controlar o consumo de gua e reduzindo a sua carga poluente sobre o meio ambiente, e h grandes potenciais para a introduo de reutilizao de guas residuais urbanas em cidades com alto ndice de uso de gua e de guas residuais descarregar todos os dias. A maior parte da gua usada para actividades urbanas no precisam de ter a qualidade to elevada como a da gua potvel. Na maioria dos casos, em segundo lugar guas residuais domsticas tratadas seguido de tratamento de areia de filtrao e desinfeco so utilizados para fins no-portteis na reutilizao da gua urbana, ou seja, pedidos de vaso sanitrio em negcios ou prdio comercial, lavagem do carro, regar jardim, parque ou outro aberto plantao espao, combate a incndios derretimento de neve e assim por diante. Desinfeco pode reduzir a formao de pelcula, bem como bio minimizao da sade pblica.
Figure.5 Esquema do Sistema de rea de reciclagem em Shinjuku, (Tquio, Japo)

nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html

6/11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

(Fonte: Governo Metropolitano de Tquio)

4) Reutilizao de Efluentes para a Valorizao Ambiental da gua Reutilizao de efluentes aplicado ativamente para a melhoria do ambiente, tais como o aumento do fluxo natural / artificial, fonte, e lagoas em parques. Nas reas metropolitanas, como resultado da urbanizao, a sua superfcie coberta com a construo de concreto e estrada alcatroada, e capacidade de reteno de gua foi ficando cada vez menor. Alm disso, a gua de chuva rapidamente drenado e descarregada para o rio / mar para evitar inundaes, e isso faz com que o ambiente de gua na cidade muito pobre. Restaurao do fluxo perene ou lagoa com gua reutilizada nas cidades tem sido praticada em muitos lugares, e contribui para reviver uma vida aqutica e traz um confortvel espao urbano e paisagem. Quando efluente tratado utilizado para o aumento de gua no canal de gua, a orientao de qualidade adequada tem de ser considerado na suposio de que os seres humanos em contacto com a gua reutilizada, a desinfeco de modo suficiente tem de ser efectuada por clorao ou irradiao UV, etc Alm do aspecto higinico, a remoo de azoto ou de fsforo, incluindo nutriente deve ser implementada uma vez que pode causar uma florao de algas que se deteriora a aparncia do fluxo. No caso da restaurao da flora e fauna aquticas no fluxo levado em vista, a desinfeco de oznio ou UV mais recomendvel em vez de usar a clorao, uma vez que geram co-produto em nvel baixo e mostrar o efeito residual mnimo.
Picture.2 Meguro River (Antes) Picture.3 Meguro River (Depois)

nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html

7/11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

(Fonte: Governo Metropolitano de Tquio, Japo)

5) Reutilizao de Efluentes da Indstria Efluente secundrio pode ser reutilizado para a indstria, com ou sem tratamento e desinfeco para satisfazer os fins previstos. Explicao detalhada ser feita no (3) Reaproveitamento de gua de Processo Industrial. 6) Reutilizao de Efluentes para recarga de guas subterrneas Recarga tem sido utilizada para prevenir a diminuio do nvel da gua subterrnea e para preservar os recursos das guas subterrneas para uso futuro. Comparado ao armazenamento convencional superfcie da gua, recarga do aqfero tem muitas vantagens tais como a evaporao desprezvel, pouco a contaminao, por outro, os animais, no algas florao e menos caro, porque no construo de dutos necessria etc Para outros benefcios, protege as guas subterrneas de intruso de gua salgada por barreira formao nas regies costeiras e de controle ou impede aluimento de terras. Recarga de guas subterrneas tem sido amplamente aplicado nos Estados Unidos. Um exemplo de recarga de guas subterrneas: http://www.cottonwoodwater.org/indirect_potable_reuse.htm # top 7) reutilizao potvel de Efluentes Populaes crescentes e restries cada vez maiores sobre o desenvolvimento de novas fontes de gua tm estimulado uma srie de medidas para conservar e reutilizar gua ao longo dos ltimos dois ou trs dcadas. Como parte desta tendncia, o aumento do abastecimento de gua potvel, com altamente tratado de guas residuais municipais foi introduzida em alguns pases. Reutilizao potvel de guas residuais torna-se possvel atravs de tecnologias de tratamento de gua melhoradas e tcnicas de anlise de gua para deteco de contaminantes microbianos e qumicos. Um processo de tratamento tpico para reutilizao potvel descrito abaixo. Na primeira, secundrio efluente tratada por floculao, flutuao de ar dissolvido clarificador, filtrao por areia, tratamento com carvo activado e filtrao por membrana. Em seguida, tratada por osmose inversa e processo de desinfeco, como por exemplo irradiao ozonizao, clorao e UV. A gua recuperada usada para o aumento da superfcie da gua ou injeo
nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html 8/11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

aqfero (Reuso indireto). Em alguns casos, utilizada directamente para completar sistemas de gua potvel. (J. Haarhoff 1996, PUB 2003 a) Um exemplo de reutilizao potvel direta: http://www.pub.gov.sg/NEWater

(3) A reutilizao de gua de processo industrial 1) os benefcios da reutilizao de gua industrial Contas de gua industrial de uso para aproximadamente 20% das retiradas mundiais de gua doce. Assim, as indstrias devem ser encorajados a investir em uma melhor eficincia de gua, mais de reciclagem e de gesto para a conservao de gua doce. Reutilizao da gua industrial tem os seguintes benefcios especficos, para alm da reduo do consumo de gua e de carga de poluio para o meio ambiente. - Potencial reduo dos custos de produo de recuperao de matrias-primas no esgoto - Menos licenciamento e encargos administrativos da reduo da toxicidade de guas residuais e de volume - A recuperao de calor e os impactos reduzidos da alta temperatura do efluente para o ecossistema 2) Descrio de Reuso de gua Processo Industrial Reuso de gua Processo Industrial pode ser atravs de reciclagem interna e uso em cascata de gua de processo industrial. Ele pode tambm ser utilizado para aquecimento no processo de produo ou de distribuio de gua quente para uso domstico atravs recuperando a sua energia trmica.
Figura 6 potencial de reduo de custos a partir de guas residuais reutilizao

nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html

9/11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

3) Preocupaes de Reuso de gua Processo Industrial Preocupaes de qualidade da gua de reso de gua industrial incluem dimensionamento, o crescimento, a corroso biolgica, e sujar. Essas preocupaes so frequentemente interligados uns aos outros. Estes problemas podem ser evitados atravs da reduo de dissolvidos os slidos em suspenso, sais de fsforo, amnia, e os orgnicos residuais por meio de tratamento como floculao e filtrao. 4) Exemplo de Reuso de gua Processo Industrial (A reciclagem de parte da gua de lavagem e enxaguamento) O processo automatizado utiliza tecnologias de membrana diferentes, como mostrado no diagrama de fluxo abaixo. Por exemplo, o leo e sujidade so separados da gua de lavagem por uma membrana de ultra-filtrao. O detergente ento removido da gua por osmose inversa, e reutilizado no processo de lavagem. A resina de permuta de ies pode ser usado para tratar a gua para ser reciclado como gua de lavagem, se necessrio.
Figura 7 Fluxograma do processo de lavagem

nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html

10/11

06/04/13

gua e Reuso de Efluentes - GESAP

(UF: filtrao Ultra, RO: Osmose Reversa, AC: Carvo Ativado, IE: resina de troca inica)

Os benefcios ambientais e econmicos desse processo so significativas. Por exemplo, o volume de consumo de gua e de descarga de 0,5% do processo anterior. O custo de funcionamento de um dcimo de uma alternativa, que utiliza o tratamento de adsoro de carvo activado e resina de permuta inica. A exigncia de manuteno uma vez por ms ou menos. (Asahi Engineering, 1999) [GEC Home] [GESAP Home] [Contacte-nos]

nett21.gec.jp/gesap/themes/themes2.html

11/11

Anda mungkin juga menyukai