Anda di halaman 1dari 8

UNE ESCO/UIA A CARTA P PARA A FORMAO DOS AR RQUITETO OS

Edi o Revisad da 2011 Aprovada a pela Asse embleia Ger ral da UIA, Tokyo 2011 1.
Pgin na 1

Int troduo o1
Ns s, arquitetos, envolvidos com a evolluo da qua alidade do ambiente a con nstrudo em um mundo em rpi ida mudana a, acreditam mos que tudo o que tenha um impacto o sobre a m maneira em que q o ambie ente con nstrudo pl lanejado, pro ojetado, fab ricado, usad do, equipado o, configurad do e mantid do, pertence ao dom mnio da arquitetura. Ns nos sentim mos respons sveis pela melhoria m da formao te erica e prtica dos s futuros arquitetos de fo orma a lhes permitir res sponder s expectativas e das socieda ades do sc culo XXI, em todo o mundo, sobr re assentame entos human nos sustent veis em cad da contexto cultural. c Esta amos consci ientes do fat to de que, ap pesar do nm mero impress sionante de contribuie es excepcionais, por vezes, espe etaculares da a nossa prof fisso, o percentual do ambiente a con nstrudo atua almente, que e foi proj jetado e construdo por p arquiteto os e urban nistas, surpreendent temente baixo. H ain nda opo ortunidades para p desenv volver novas tarefas para a a profisso, na medid da em que os o arquitetos s se con nscientizarem m de necessidades ident tificadas de crescimento o e oportunid dades oferec cidas em re eas que e no tm sido, s at ag gora, uma p preocupao o importante para a no ossa profiss o. Portanto o, nec cessria uma a maior dive ersidade no exerccio da d profisso e, como co consequncia a, na forma o ter rica e prtica a dos arquit tetos. O obje etivo fundam mental da ed ducao fo ormar o arqu uiteto como um "gen neralista". Isso o se aplica a particular rmente para a aqueles que trabalham no c contexto do os pases em odem aceita des senvolviment to, onde os arquitetos po ar o papel de e "facilitador r" ao invs de d "provedor r" e ond de a profiss o pode ain nda enfrenta ar novos desafios. No h dvida de que a capacidade c d dos arqu uitetos para resolver problemas pode e contribuir muito m para ta arefas relacio onadas ao desenvolvime ento tc. e, assim com munitrio(2) programas p autofinanciad a dos, equipam mentos educ cacionais, et m, garantir uma u con ntribuio sig gnificativa para a melhori a da qualida ade de vida daqueles d que e no exerce em seus plen nos dire eitos de cidad dos e que no n esto en ntre os cliente es tradiciona ais dos arquit tetos.

0. OBJETIVOS
Os objetivos de esta carta so o, em primeiiro lugar, que e ela seja us sada para a criao de uma u rede glo obal de educao de arquitetos, no seio da a qual, cada a progresso individual po ossa ser com mpartilhado por todo os e que ela aumente a compree nso de qu ue a formao dos arqu uitetos um m dos desaf fios amb bientais e pro ofissionais mais m significa ativos do mun ndo contemp porneo. Ns s, portanto, declaramos: d

I.
0.

CONSID DERAE ES GERAIS S


Que os educadores e devem prep parar os arq quitetos para a desenvolv ver novas so olues para a o presente e para o fu uturo, porque e o novo te empo vai tra azer com ele e importante es e complex xos desafios devido de egradao s social e func cional em muitos m assen ntamentos humanos. Es stes desafios incluem ur rbanizao global e um consequente esgota amento em ambientes j existentes s, uma grav ve escassez z de habita o, servios s urbanos e infraestrutu ura social, e a crescente e excluso de e arquitetos em projetos relacionados com o amb biente constr rudo. Que a ar rquitetura, a qualidade d as constru es e sua in ntegrao ha armoniosa no o seu ambie ente circundan nte, o respeito pelas pa aisagens nat turais e urba anas, bem c como o patrimnio cultu ural coletivo e individual so questes s de interesse e pblico. Que de e interesse pblico, ass segurar que os arquiteto os sejam ca apazes de compreender r as

1.

2.
1

tradu o para o portu ugus: prof. arq. Luiz Augusto C Contier (veja com mentrios sobre e a traduo ao o final) En: co ommunity devel lopment; Fr: dv veloppement co ommunautaire

UNE ESCO/UIA A CARTA P PARA A FORMAO DOS AR RQUITETO OS


Edi o Revisad da 2011 Aprovada a pela Asse embleia Ger ral da UIA, Tokyo 2011 1.
Pgin na 2

caracters sticas region nais e tradu uzir as nece essidades, expectativas e e melhoramentos para a a qualidade e de vida dos s indivduos, grupos sociais, comunid dades e asse entamentos humanos. h 3. Que os mtodos m de formao e aprendizag gem(3) para os arquiteto os sejam div versificados, de forma a desenvolver r uma riquez za cultural e permitir a flexibilidade e no desenvolvimento dos d programa as de ensino o para aten der s mud danas nas demandas e nos requis sitos do clie ente 4) (incluindo o mtodos de d entrega de projeto(4 ). dos usu rios, da pr rofisso de arquiteto e da indstria da constru o, mantend do-se aten o sobre as motivaes s polticas e financeiras por ais mudanas s. trs de ta Que, con ndicionado ao a reconhec cimento da importncia dos costum mes e prtic cas, culturais s e regionais e necess sidade de in ntegrar essas variantes nos currcullos, h um terreno com mum m de e ensino usados e que, ao se estabe elecer critrio os(5), se torn nar entre os diferentes mtodos e de a arquitetura e organizae es profissiona ais avaliarem m e melhorar rem possvel a pases, a escolas a forma o dos futuro os arquitetos s. os arquiteto Que a crescente c mobilidade m do os entre os diferentes pases requer um m tuo evidncias de reconhec cimento ou validao v de e diplomas, certificados s e outras e d qualifica o formal. Que o re econhecimento mtuo de e diplomas, certificados c ou outros tt tulos de qua alificao form mal para exer rccio profiss sional no cam mpo da arqu uitetura deve em ser basea ados em crit trios objetiv vos, assegura ando que os titulares de tais qualifica aes recebe eram e contiinuam a man nter forma o(6) com as ca aractersticas enunciada s nesta carta a. Que a vis so do mund do futuro, tra ansmitida na as escolas de arquitetura a, deve inclu uir as seguin ntes metas:
(7) q de e vida decent te para todos s os habitant tes dos asse entamentos humanos h . Uma qualidade Uma a aplicao tecnolgica qu ue respeite as necessidades sociais s, culturais e estticas dos d homen ns com um conhecimen nto do uso adequado a do os materiais na arquitetura, bem co omo seus custos c iniciais e de manu uteno. Um desenvolvime ento ecologic camente equilibrado e sustentvel do ambient te construdo o e al, incluindo o aproveitam mento raciona al dos recurs sos disponve eis. natura Uma arquitetura que q valoriizada como sendo de propriedade p onsabilidade de e de respo todos.

4.

5.

6.

7.

8.

estes relativ vas arquit tetura e ao ambiente sejam s introd duzidas na formao f ge eral Que que ministrada no ensino o fundamen ntal e mdio o, porque a conscincia a antecipada do ambie ente construdo desde a mais tenra iidade imp portante para a os futuros s arquitetos, proprietrios e usurios das constru es. Que deve em ser criado os sistemas de educao o continuada a para os arq quitetos, porq que a educa o em arqui itetura nunc ca deve ser r considerad da como um m processo concludo, mas como um processo que deve co ontinuar ao lo ongo da vida a. Que a for rmao sobre e o patrimn nio arquitetn nico essenc cial para:

9.

10.

3 4

5 6

Fr: Qu ue les mthodes s de formation et e d'apprentissa age; En: That methods m of education and train ning Mtod dos de entrega de projeto (pro oject delivery) t traduzido litera almente para o francs, um conceito parte e da cultura profiss sional norte am mericana. Refer re-se ao que e entre ns, co onhecido como o entregveis , ou seja, est ligado ao contra ato e refere-se aos a produtos da as diversas eta apas de trabalho o. Fr: ta ablissant des cr ritres; En: by establishing e cap pabilities Fr:...g garantissant qu ue les titulaires de telles qualif ifications ont bi ien reu et con ntinuent main ntenir le type de e formation deman nde dans cett te Charte.; En: : ...guaranteeing g that holders of such qualif fications have received and continue c to mainta ain the kind of education e and training called for in this Char rter. Fr: une e qualit de vie e dcente pour r tous les habita tants du monde e; En: inhabitan nts of human s settlements. Foi mantida a verso o literal do ing gls porque entendemos e qu ue traz uma inferncia moradia m em n zados com cleos organiz caract tersticas urban nas, o que se pe erde no francs s.

UNE ESCO/UIA A CARTA P PARA A FORMAO DOS AR RQUITETO OS


Edi o Revisad da 2011 Aprovada a pela Asse embleia Ger ral da UIA, Tokyo 2011 1.
Pgin na 3

Compreenso do desenvolvi mento suste entvel(8), contexto soc cial e sentid do espacial na concepo de um edifcio, e uitetnica do os profission nais de forma a que o mt todo de cria o Transformar a mentalidade arqu ma parte de um processo o cultural co ontnuo e harmonioso (cf f. anexo X, do d Relatrio o da seja um UIA em formao para p o patrim mnio arquite etnico da UI IA Comisso o, educao, , reflexo gru upo n 7 so obre a forma o em patrim mnio, Turim m 2008). e 1 11. Que a diversidade cultural, c que to neces ssria para a humanidad de como a biodiversidad b para a natureza, a herana comum de e toda a hu umanidade e deve ser reconhecida a e entendid da, para o benefcio d das gerae es presente es e futuras s. (Consulte e a UNES SCO Declarat tion on Cultural Diversity (9)de Novem mbro de 2001).

II.
0.

OBJETIVOS DA FORMA F O
Que a fo ormao em arquitetura desenvolve a capacidad de nos aluno os para conceber, proje etar, struo, no contexto da prtica da a entender e realizar o ato de cons arquitetura que q equilibra a as tenses entre e a emo o, a razo o e a intuio o dando form ma fsica s n necessidade es da socieda ade e do indiv vduo. Que a arquitetura uma discip plina que us sa conhecim mentos de c cincias hum manas, cinc cias sociais e naturais, tec cnologia, cin ncias ambien ntais, artes e humanidad es. Que a ed ducao que conduz qu ualificao fo ormal e que permite a pr rtica profiss sional no cam mpo da arquit tetura tem que q ser gara antida como do ensino superior, de e nvel unive ersitrio, com m a arquitetur ra como ass sunto princip pal das mat trias, e ser r oferecida p por universidades, esco olas politcnic cas e cursos superiores. Essa forma o deve manter equilbriio entre teori ia e prtica. Que a for rmao em arquitetura a in nclui os seguintes objetivo os fundamen ntais: Competncia para criar projetos s de arquitet tura que sat tisfaam tan nto s exig ncias estticas quanto ao os requisitos tcnicos; Conhecim mento adequ uado da his stria e das s teorias da a arquitetura ra assim co omo das art tes, tecnologia as e cincias s humanas c correlatas; Conhecim mento das ar rtes plsticas s como um fator f que pod de influencia ar a qualidad de do projeto o de arquitetur ra; Conhecim mento adequado no qu ue diz resp peito ao urbanismo, pllanejamento urbano e as competn ncias(10) nece essrias ao p processo de planejamento; Compreenso(11) das s relaes qu ue existem entre e as pessoas e espa aos arquitet tnicos e, en ntre ente (entorn no) e, igualm mente, a ne ecessidade d de harmoniz zar as cria es estes e o seu ambie arquitetn nicas e os es spaos que o os cercam em m funo da escala e da s necessidad des humana as; Compreenso da pr rofisso de arquiteto e de seu papel p na so ociedade, em especial no desenvolv vimento de diretrizes d que e levam em conta c fatores s sociais; Compreenso dos m todos de in nvestigao e preparao o de diretrize es para a concepo de um projeto;

1. 2.

3. 3.1. . 3.2. . 3.3. . 3.4. . 3.5. .

3.6. . 3.7. .

8 9

10 11

Fr: le d dveloppement t durable; En: sustentability s Declar rao Universa al da UNESCO sobre a Divers sidade Cultura al - Texto dispo onvel nas lng guas oficiais da d Unesco: ingls s, russo, espan nhol, francs, chins e rab be. http://u unesdoc.unesco o.org/images/00 012/001271/127 7160m.pdf Em ing gls, o termo utilizado u skills s - learned pow wer of doing so omething compe etently capac cidade aprendid da de fazer algo co om competncia. Fr: Fac rendre; En:unde erstanding cult de compr

UNE ESCO/UIA A CARTA P PARA A FORMAO DOS AR RQUITETO OS


Edi o Revisad da 2011 Aprovada a pela Asse embleia Ger ral da UIA, Tokyo 2011 1.
Pgin na 4

3.8. . 3.9. .

Conhecim mento(12) de projeto estru utural, de co onstruo e problemas d de engenhar ria relacionad dos com o pro ojeto de edif cios; Conhecim mento adequ uado dos pro oblemas dos s materiais, tecnologias e funo do os edifcios, de modo a proporcionarp -lhes condi es internas de conforto e proteo c climtica;

3.10 0. Habilidad de de projeta ar para aten nder aos re equisitos dos s usurios d das edifica es dentro dos d limites de ecorrentes de e oramentos s e exigncia as de normas de constru uo; 3.11 1. Conhecim mento adequado das iindstrias, organizaes o s, regulame entaes e procedimen ntos envolvido os na transpo osio da co oncepo par ra a constru o de edifc cios bem com mo a integra o dos plano os na concep po geral. 3.12 2. Conscin ncia das res sponsabilidad des face ao os valores humanos, s sociais, culturais, urban nos, arquitetn nicos e ambientais, bem como ao patrimnio arqu uitetnico; 3.13 3. Conhecim mento adequ uado dos me eios para alc canar um pr rojeto ecolog gicamente re esponsvel, e a conservao e a recu uperao do meio ambien nte; 3.14 4. Desenvol lvimento de e competn ncia criativa a em tcnicas constr rutivas, bas seada em um conhecim mento abrang gente(13) das disciplinas e mtodos co onstrutivos re elacionados arquitetura a; 3.15 5. Conhecim mento adequado de finan nciamento, gesto g de pro ojetos, contro ole de custos e mtodos s de contrata o do projeto o (project de elivery)(14); 3.16 6. Formao o(15) em tcn nicas de pes squisa como parte integra ante da educ rquitetura, ta anto cao em ar para estu udantes quan nto professor res. 4. 4.1. . Que a for rmao do arquiteto envo olve a aquisio das seguintes capac citaes: CONCEP PO(16) Capac cidade de ser criativo, ino ovar e asseg gurar a lidera ana da conc cepo. Capac cidade de reunir informa es, identif ficar problem mas, aplicar a anlise e julg gamento crtico, bem como c formula ar estratgias s de ao. Capac cidade de pe ensar tridimen d uma conc cepo. nsionalmente na busca de Capac cidade de conciliar fa atores diver rgentes, inte egrar conhe ecimentos e usar essas compe etncias na criao c de um ma soluo de d projeto. 4.2. . CONHEC CIMENTO Capac cidade de agir a com ple eno conhecimento dos precedentes s histricos e culturais da arquite etura local e mundial. Capac cidade de agir a com o conhecimen nto das arte es plsticas, , como uma a influncia na qualidade do proje eto arquitetn nico. s questes pa atrimoniais no n ambiente construdo. Compreenso das cincia das relaes e entre arquitetura e ou utras discipl inas relacio onadas com m a Consc criatividade. 4.2. .2. Estudos sociais Capac cidade de ag gir com conh hecimento da a sociedade e trabalhar com os clientes e usur rios que re epresentam as a necessida ades da sociedade.
12 13 14 15 16 Fr: Co onnaissance; En: E Understandin ng Fr: con nnaissance soli lide; En: compre ehensive under rstanding Idem n nota 4 Fr: For rmation en tech hniques de rech herche; En: Tra aining in research Fr: Con nception; En: Design D

4.2. .1. Estudos artsticos e culturais

UNE ESCO/UIA A CARTA P PARA A FORMAO DOS AR RQUITETO OS


Edi o Revisad da 2011 Aprovada a pela Asse embleia Ger ral da UIA, Tokyo 2011 1.
Pgin na 5

Capac cidade de desenvolver d diretrizes de e projeto at travs de de efinio das s necessidad des sociais s, de usurios e cliente es; pesquisar r e definir re equisitos con ntextuais e funcionais f p para diversos tipos de ambientes a co onstrudos. social em que q os amb bientes cons strudos so o criados, das d Compreenso do contexto s ncias ergon micas e esp paciais e das questes de e equidade e de acessibi ilidade. exign Conhe ecimento dos s cdigos, re egulamentos s e normas re elevantes pa ara o planeja amento, proje eto, constr ruo, salubr ridade, segur rana e uso do ambiente e construdo. Conhe ecimento em m filosofia, po oltica e tica relacionadas arquitetu ura. 4.2. .3. Estudos Ambientais s Capac cidade de ag gir com conhe ecimento dos sistemas naturais n e dos s. s ambientes construdos Compreenso de questes q de conservao e manejo de d resduos. c de vida a dos materia ais, questes s de sustenta abilidade eco olgica, impa acto Compreenso do ciclo ental, projeto com vista a ao uso reduzido de energ gia, bem com mo sistemas passivos e sua s ambie gesto o. Conhe ecimento da histria e d da prtica do o paisagismo o, urbanismo o, bem como o planejame ento em nv veis regionais e nacionai s e sua rela o com a de emografia e recursos loc cais e mundia ais. Consc cincia da ge esto de siste emas natura ais, tendo em m conta os ris scos de desa astres natura ais. 4.2. .4. Estudos Tcnicos Conhe ecimento tcnico de estru utura, materi iais e constru uo. Capac cidade de ag gir com comp petncia tc cnica inovado ora no uso d de tcnicas construtivas c ea compr reenso de sua s evoluo o. Compreenso dos s processos de concepo tcnica e a integra o de estrutu ura, tecnolog gias constr rutivas e siste emas de inst talaes prediais em um todo funcion nalmente efic caz. Compreenso dos s sistemas d de instalae es prediais, bem b como d dos sistemas s de transpo orte, comun nicao, man nuteno e s segurana. Consc cincia do papel p da do ocumentao o tcnica e das especiificaes na a realizao do projeto o, e nos proc cessos de pla anejamento, custo e controle da cons struo. 4.2. .5. Estudos de projeto Conhe ecimento da teoria e dos mtodos de e projeto. Compreenso dos s procedimen ntos e proces ssos de proje eto. ecimento de precedentes s de projeto e crtica de arquitetura. a Conhe 4.2. .6. Estudos Profissiona ais Capac cidade de compreender a as diferentes s formas de contratao c d de servios de d arquitetur ra. A compreenso dos meca anismos fun ndamentais da indstr ria de con nstruo e de 17) nvolvimento(1 , tal com o finanas, investimentos imobili rios e gere enciamento de desen (18) recurs sos . Compreenso dos s potenciais papis dos arquitetos em reas de atividades convencionai c is e novas e em um co ontexto intern nacional. os e sua aplicao a pa ara o desen nvolvimento de Compreenso de princpios de negcio entes constru udos, do ger renciamento de projetos e do funcion namento de uma u consulto oria ambie profiss sional. Conhe ecimento(19) de tica p profissional e dos cdig gos de con duta aplicad dos prtica da arquite etura e das responsabiliidades legais do arquite eto no que c concerne reg gistro, exerccio profiss sional e cont tratos de con nstruo.
17 18 19 Fr: fon nctionnement fo ondamental des modes de co onstruction dan ns le domaine de la construc ction et des industries de dvelo oppement; En: fundamental fu workings of the co onstruction and development d in ndustries Fr: ges stion des quipe ements; En:faci ilities managem ment Fr: Con nnaissance; En n: Understanding g

UNE ESCO/UIA A CARTA P PARA A FORMAO DOS AR RQUITETO OS


Edi o Revisad da 2011 Aprovada a pela Asse embleia Ger ral da UIA, Tokyo 2011 1.
Pgin na 6

4.3. .

Habilidad de Capac cidade de tr rabalhar em m colabora o com outr ros arquiteto os e membr ros de equip pes interdi isciplinares. Capac cidade de agir a e de co omunicar ide eias atravs da colabor rao, faland do, calculan ndo, escrev vendo, desen nhando, mod delando e av valiando. Capac cidade de utilizar u habili dades manu uais, eletrn nicas, grfica cas e de mo odelagem para p explor rar, desenvol lver, definir e comunicar uma propost ta de projeto o. Compreenso dos s sistemas de e avaliao, que utilizam m meios man nuais e / ou eletrnicos e p para aliaes de desempenho d o dos ambien ntes construdos. as ava

5. 5.1. .

Que os in ndicadores quantitativos necessrios so os segu uintes: A aquisi o equilibrad da dos conh hecimentos e capacitae es citados na as Sees II.3 e II.4 req quer um perod do no inferi ior a cinco a nos de estud dos em temp po integral em ama de estud dos m um progra acreditado em univers sidade ou ins stituio equ uivalente. Alm dos s cinco anos s de estudo, aos graduad dos em arqu uitetura ser exigido con ncluir ao men nos dois anos s (ainda que o recomend vel seja tr s) de experi ncia prtica a/treinamento o/estgio, an ntes do regist tro/licena/ce ertificao p para a prtic ca como um m profission nal arquiteto. Com algu uma flexibilidade para fins de equival ncia, aceitvel que de esse total, um m ano de pr rtica possa ser obtido antes da concluso dos es tudos acad micos.

5.2. .

III.

Condies e requ uisitos de e uma esco ola creden nciada

A fim de atingir os s Objetivos acima a menci onados, as seguintes s co ondies e re equisitos dev vem ser levad dos em co onta: 1. As escola as de arquitetura devem m ser equip padas adequ uadamente c com estdio os, laboratrios, instalae es para pes squisa, estud dos avanad dos, bibliotec cas e instala aes para intercmbio de informa o sobre nov vas tecnologiias. Que a fim m de promov ver um ente ndimento co omum e elev var o nvel d de formao do arquiteto o, a criao de uma rede global, para a intercmb bio de informaes, profe essores e alu unos seniore es to neces ssria quant to a rede re egional para promover uma u compre eenso de diversos d clim mas, materiais, prticas culturais e loca ais. O uso de e examinado ores externos s um mto odo reconhec cido gir e manter padres equ uivalentes ao os nveis nac cionais e glob bais. para ating Que cada instituio o de ensino o deve ajus star o nme ero de aluno os de acord do com a sua s capacidad de de ensin nar e a selleo dos candidatos c deve d estar em conform midade com as competn ncias necess srias para u uma forma o bem suce edida em arq quitetura, e isso ser obt tido atravs de d processo o de sele o adequad do implemen ntado na en ntrada de cada c progra ama acadmic co. Que a re elao professore/aluno deve refletir a metodologia de ens sino de projeto em est dio requerida a para obter as compet ncias acima a, assim com mo o ensino o no estdio o deve ser uma u parte imp portante do processo de a aprendizagem. Que o tra abalho individ dual de proje eto com o dilogo direto professor/alluno deve fo ormar a base e do perodo de d aprendizagem; a intera ao contnu ua entre a pr rtica e o ens sino de arquitetura deve ser incentivad da e proteg gida e o tra abalho de concepo c do d projeto d deve ser um ma sntese dos d conhecim mentos adquiridos e das r respectivas habilidades. h Que o de esenvolvime ento de habiilidades de desenho convencional a ainda uma exigncia do programa a de forma o e a moder rna tecnolog gia de informtica e o des senvolvimento de softwa ares especializ zados tornam m imperativo o ensinar o uso de com mputadores em todos os o aspectos da formao o do arquiteto o.

2.

3.

4.

5.

6.

UNE ESCO/UIA A CARTA P PARA A FORMAO DOS AR RQUITETO OS


Edi o Revisad da 2011 Aprovada a pela Asse embleia Ger ral da UIA, Tokyo 2011 1.
Pgin na 7

7.

Que a pesquisa p e publicao o devem se er considera adas como atividades inerentes aos a educador res de arquitetura e dev vem abranger mtodos aplicados e experincia as no exerccio profission nal da arquite etura, na pr tica do projeto e nos mtodos m de c construtivos, bem como nas n disciplina as tericas. Que os estabelecime e entos de ens sino devem criar sistem mas de auto avaliao e avaliao por terceiros, realizadas em interva alos regulare es, incluindo o na comiss so de ava aliao equip pes composta as, entre ou utros, por ed ducadores experientes e de d outras es scolas ou outros o pases s e profission nais arquitet tos no vinc culados academia a ou participar do sistema a de valida o aprovado o pela UNESC CO-UIA ou d de um sistem ma reconhecido equivalen nte. Que a ed ducao dev ve ser form malizada atra avs da dem monstrao iindividual da as capacidad des adquirida as, ao final do progra ama de est tudos, sendo a parte principal co onstituda pela p apresenta ao de um m projeto arq quitetnico demonstrand d do os conhe ecimentos adquiridos a e as competn ncias(20) corr relatas. Para a este fim, as a bancas de evem ser co onstitudos por p uma equ uipe interdiscip plinar, inclui indo examin nadores exte ernos esc cola, que po odem ser profissionais p ou acadmic cos de outra as escolas o ou pases, mas m que devem ter expe erincia e co onhecimento no processo de avaliao o nesse nve el. Que, a fim f de bene eficiar a gra ande varieda ade de mto odos de ens sino, incluindo o ensino o distncia, , so desejveis program mas de interc cmbio de professores e alunos de nvel n avana ado. Projetos finais poderi iam ser com mpartilhados entre as esc colas de arq quitetura com mo um meio de facilitar a compara o entre os resultados e auto avalia ao dos es stabelecimen ntos de ensi ino, atravs de um sistema de prmios s internacion nais, exposi es e public caes na int ternet.

8.

9.

10.

IV.

CONCL LUSO

Esta Carta foi ela aborada por iniciativa da UNESCO e da UIA, par ra ser aplica ada internacio onalmente para p mao do arq quiteto e pre ecisa da gara antia de prote eo, de des senvolviment to e ao urg gente. a form A Carta constitui uma estrutura que propo orciona dire o e orienta ao aos alu unos e profes ssores de tod das as ins stituies en nvolvidas na formao e na prtica da d arquitetura e urbanis smo. conce ebida como um "docu umento dinmico" que ser s regularm mente revisa ado, tendo assim a em co onta as novas orienta es, exig ncias e dese envolvimento os na prtica a da profisso o, bem como o nos sistem mas educacionais. as abilidades profissionais, Alm de todos os o aspectos estticos, t cnicos e financeiros, das d responsa p princi ipais preocu upaes, ex xpressas pe ela Carta, so s relacionadas com o comprom misso social da profis sso, ou se eja, a consc cincia do p papel e da responsabilidade do arq rquiteto em sua respectiva socie edade, bem como c a melhoria da qualiidade de vida a atravs de assentamen ntos humano os sustentve eis.

ta UNESCO-UIA A inicialmente escrita em 199 96 foi elaborada a por um grupo de dez especiialistas, coordenada por Ferna ando A Cart Ramos s Galino (Espan nha), e incluindo o: Lakhman Alw wis (Sri Lanka), Balkrishna Doshi (ndia), Alexa andre Koudryav vtsev (Rssia), Jean J -Pierre e Elog Mbassi (Benin), ( Xavier Cortes Rocha (Mxico), Ashra af Salama (Egit to), Roland Sch hweitzer (Fran a), Roberto Se egre (Brasil), Vladimir Slap peta (Repblica Checa), Paul V Virilio (Frana).

de Validao de texto foi revisad do em 2004/200 05 pelo Comit d e Educao Arq quitetnica UNE ESCO-UIA, em colaborao co om a Esse t Comisso de Educa o da UIA. Os autores dessa reviso foram: Jaime Lerner (Brasil), repres sentando UIA e Wolf Tochterm mann (Alema anha), represen ntando a UNES SCO, co-presid dentes, Fernand do Ramos Galino (Espanha),, reprter de Geral, G Brigitte Colin C (Fran a), representan ndo a UNESCO O, Jean-Claude e Riguet (Frana), UIA Secre etrio Geral e o os seguintes membros m region nais: Ambro ose A. Adebayo o (frica do Sul) ), Louise Cox (A Austrlia), Nobu uaki Furuya (Ja apo), Sara Ma aria Giraldo Mejia (Colmbia), Paul 20 Fr: qu ui dmontre les s connaissance es acquises et t les compten nces concomita antes; En: dem monstrating the e acquired knowle edge and concomitant skills.

UNE ESCO/UIA A CARTA P PARA A FORMAO DOS AR RQUITETO OS


Edi o Revisad da 2011 Aprovada a pela Asse embleia Ger ral da UIA, Tokyo 2011 1.
Pgin na 8
Hyett ( (Reino Unido) , Alexandre Koudryavtsev (R ssia), Said Moulin (Marrocos s), Alexandru S Sandu (Romnia a), James Sche eeler (EUA), , Roland Schwe eitzer (Frana), Zakia Shafie (E Egito), Vladimir Slapeta (Repb blica Checa), Ala ain Viaro (Sua a), Enrique Viva anco Riofrio o (Equador).

texto foi revisad do em 2008-2011 pela Comis so Educao da UIA. Os autores dessa rev viso so: Louise Cox (Austr lia), Esse t Presidente da UIA, Fernando F Ramos Galino (Espa anha) e Sungjun ng Chough (R. da Coreia), co-diretores da Comisso Ensino o da Wolf Tochtermann (Alemanha), Co-Preside ente Conselho de Validao de educao o arquitetnica da UNESCO-UIA UIA, W representando UNES SCO, Roland Schweitzer S (Fran aro (Sua) Alex xandre Koudrya na), Alain Via avtsev (Rssia), Vladimir Slapeta blica Checa), Patricia P Mora Mo orales (Costa R Rica), Kate Schw wennsen (EUA), Nobuaki Furuy ya (Japo), Rod dney Harber ( frica (Repb do Sul l), Zakia Shafie e (Egito), em co olaborao com os seguintes membros m dos Grupos G de Refle exo da Educa o UIA Comisso: Jrg J Joppien (Alema anha), Giorgio Cirilli (Itlia), N Nana Kutateladze (Georgia), James Scheele er (EUA), Hect tor Garcia Escorza (Mxic co), George Kun nihiro (Japo), Magda M Mostafa (Egito), Seif A. Alnaga (Egito).

ntrios sobre a traduo (Luiz Augusto Contie er). Durante ano os, nos fixamos s na ideia de qu ue a formao do d arquiteto bas seiaComen se na aquisio de conhecimentos c e desenvolvime ento de habilida ades e compet ncias. Habilida ades e compet ncias que no so ddivas conced didas pela graa a divina a algun ns indivduos. Elas E podem ser desenvolvidas e aprimoradas na enorme maioria dons, d dos ind divduos. Na ln ngua inglesa existe o vocbulo que traduz ess sa ideia skills - learned power o hing competently of doing someth capaci idade aprendida a de fazer algo com c competnc cia Esse c conceito nos gu uiou por 30 ano os na educao o de arquitetos. Na presente traduo sofrem mos uma forte tentao t de red duzir seus te ermos a esse tr rinmio - aquisio de conheciimentos e desenvolvimento de habilidades e c competncias. Mas isso seria criar outro d documento. A Cart ta da Unesco/U UIA tem um text to muitas vezes s trick. Foi pen nsado em uma lngua e traduz zido para outra ou foi pensado o em muitas s lnguas? s vezes, v na nossa a percepo, o texto em francs difere sutilm mente em sentid do do texto em ingls. O texto o em francs s parece muitas s vezes mais f cil de levar para a nossa lngua, mas em um ou u outro momentto, parece que perde p uma prec ciso tpica d da objetividade da lngua ingles sa. Em v rios trechos, pa arece haver uma a liberdade de t traduzir que vai i alm do contex xto: understand ding compre endre e depois vira conna aissance. Para a ns, h difere ena entre com mpreenso e conhecimento. Algumas dessas questes, as mais m gritantes, que podem m ter outro enten ndimento, esto o apontadas em m notas de rodap p. O obje etivo da tradu o apenas torn nar acessvel, n num momento em e que a forma ao questiona ada, um docum mento de refern ncia, importa ante e caro a to odos ns.

Anda mungkin juga menyukai