Anda di halaman 1dari 2

DEVOLUTIVA

Autora: Ana Michelle da R.C. Moura. http://psicopedagogiaeducacao.blogspot.com.br/2009/10/devolutiva.html A Entrevista de devoluo a comunicao verbal que o psicopedagogo faz ao paciente, a seus pais e ao grupo familiar, dos resultados obtidos no diagnstico psicopedaggico. Trata-se de uma entrevista final, posterior aplicao do ltimo teste. Na Entrevista Devolutiva ou Devoluo comunicamos verbalmente todas as concluses a que se chegou durante as anlises das sesses realizadas. O psicopedagogo relata ao paciente, a seus pais ao grupo familiar e a Escola, se a queixa partiu desta, os resultados obtidos durante o processo diagnstico. No momento da apresentao das concluses diagnsticas importante no somente expor com clareza o problema em todas as suas dimenses, mas tornar compreensvel a famlia os aspectos inconscientes e latentes da questo. Essa entrevista faz parte de um processo de investigao que continuo. No tem incio na ultima sesso, mas se inicia desde o momento do primeiro contato com a famlia e com a queixa. preciso levar em considerao todo o contexto que a queixa est inserida, a criana que no aprende trs consigo e com a famlia fantasias ou preconceitos da possvel causa do problema que devem ser levados em considerao, embora no possam se tornar motivos de atrito entre paciente e psicopedagogo, ou famlia e psicopedagogo. Esse, porm deve agir com sensibilidade e sabedoria, com muito afeto para que todos possam expor suas dvidas, sentimentos de confuso ou de culpas. O psicopedagogo deve claramente apontar o caminho para a soluo do problema apresentando de acordo com o diagnstico e prognstico do paciente. Alcia Fernandez (1991, p.233) ao citar Sara Pan diz: A interpretao do discurso no pode ser feita sem levar em conta o nvel da realidade, pois a realidade a prova; sem levar em conta a leitura inteligente dessa realidade que lha d a sua coerncia; sem levar em conta a dimenso do desejo, que sua aposta; sem levar em conta sua modalidade simblica, que lhe dar sua paixo.

Durante a Devolutiva o psicopedagogo deve interpretar situaes que apontem para o esclarecimento de pontos que ficaram obscuros durante a avaliao e na criao de um vnculo de confiana entre o psicopedagogo e a famlia que isso ser possvel. A Entrevista de Devoluo de responsabilidade de quem realizou o diagnstico psicopedaggico, e jamais poder ser dada por telefone. As informaes devero ser dadas aos pais e ao filho separadamente, pois desta forma, favorecemos a distino de identidades dentro do grupo familiar. A criana no deve ser excluda da devoluo de informao, j que sua problemtica o motivo central da consulta o psicopedagogo deve atentar para a linguagem que dever ser no nvel de entendimento da criana e dos pais evitando usar termos tcnicos ou ambguos.

A Devolutiva jamais dever ser utilizada para culpar ou repreender os pais ou paciente. Para essa sesso pode se usar um roteiro apresentado por Weiss que precisa ser adaptado de acordo com o diagnstico de cada paciente: 1 procedimento: Inicia-se a entrevista retomando a queixa inicial; 2 procedimento: Decorre-se, sucintamente, sobre cada instrumento utilizado. O psicopedagogo deve explicar que procurou durante esse perodo avaliar aspectos pedaggicos como de leitura, escrita, raciocnio lgico matemtico, etc. Pedindo sempre para que o paciente relembre o fez em cada sesso, O material dos testes no deve, de forma nenhuma, ser mostrado aos pais, atentando para o segredo profissional dos atendimentos. 3 Procedimento: Deve se tocar nos aspectos mais positivos do paciente. Em diferentes perspectivas tericas da Psicologia estudado o problema do baixo autoconceito, da baixa auto-estima como elemento bloqueador no movimento dos indivduos em busca de novas conquistas. O importante localizar de onde vem esse sentimento atravs das entrevistas de anamnese projetivas em geral e, no momento da devoluo, tocar nesse aspecto tentando produzir um incio de movimento. (WEISS, 2008.p.138-139)

Sabemos que a criana, muitas vezes, sofre de um assedio moral devido a suas dificuldades na escola ou at mesmo no ambiente domstico, e isso vem fazendo com que a sua auto-estima ou autoconceito esteja baixo, por isso preciso ter muita cautela no momento de apresentar os aspectos causadores de sua problemtica. 4 Procedimento:Continuando a sesso analisam-se os aspectos que esto realmente causando a dificuldade na aprendizagem apresentando as recomendaes (nos nveis familiares e escolares), e indicaes necessrias (atendimentos necessrios com outros especialistas). 5 Procedimento:Finaliza-se a sesso deixando claro o modelo de Aprendizagem do paciente, seus pontos fortes e fracos quanto a aprendizagem assim como as possibilidades de mudana na busca do prazer e eficincia no Aprender. Referncia Binliogrgica: ANDRADE, Marcia Siqueira de. Psicopedagogia Clnica: Manual de Aplicao Prtica para Diagnstico de Disturbio de Aprendizado. Ed. Pllus Editorial. So Paulo:1998. WEISS, Maria Lcia Lemme. Psicopedagogia Clnica Uma viso diagnstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13 ed. Ver. E aml: RJ Lamparina.2003.

Anda mungkin juga menyukai