Anda di halaman 1dari 18

Currculo e diversidade: os desafios da incluso escolar de alunos com deficincia intelectual

rika Soares de Oliveira Secretaria Municipal de Educao de Natal Lcia de Arajo Ramos Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo
Este trabalho registra aspectos de uma pesquisa que objetivou analisar o currculo de uma escola municipal, situada na cidade de Natal/RN, com vistas incluso de alunos com deficincia intelectual. Com base num estudo de caso, apresentamos algumas reflexes acerca das concepes de currculo escolar, sob a tica da incluso escolar. Assim, destacamos a compreenso das professoras, coordenadoras e gestora sobre a insero dessa temtica no projeto poltico-pedaggico, a concepo de currculo, bem como as diretrizes curriculares expressas no projeto poltico pedaggico. Constatamos que as diretrizes curriculares expressam uma viso ampla de currculo e so desconhecidas pelos profissionais da instituio de ensino.
Palavras-chave: Currculo. Incluso escolar. Deficincia intelectual.

Linhas Crticas, Braslia, DF, v. 17, n. 33, p. 309-325, maio/ago. 2011.

309

Curriculum and diversity: the challenges of the inclusion of school students with intellectual disabilities
This paper reports aspects of a study aimed at analyzing the curriculum of a public school, under the administration of the municipality, in the city of Natal/RN, with the purpose of verifying if the curriculum has aspects of inclusion for students with intellectual disabilities. Based on a case study, we present some reflections on the conceptions of the curriculum, from the perspective of school inclusion. For this end, we emphasize the understanding of teachers, coordinators and the principal about the insertion of this theme in the pedagogicalpolicy project and the conception of the curriculum, as well as the curriculum guidelines, as expressed in the pedagogical-policy project. We found that the official curriculum guidelines express a broad vision of the curriculum, but are unknown to the professionals of the educational institution. Keywords: Curriculum. School inclusion. Intellectual disabilities.

Currculo y diversidad: los desafos de la inclusin escolar de los alumnos con discapacidad intelectual
Este trabajo reporta a los aspectos de un estudio que tuvo como objetivo analizar el plan de estudios de una escuela municipal, ubicada en Natal/RN, con miras a la inclusin de alumnos con discapacidad intelectual. Basado en un estudio de caso, se presentan algunas reflexiones sobre las concepciones del plan de estudios desde la perspectiva de la inclusin escolar. Por lo tanto, hacemos destaque en la comprensin de los profesores, coordinadores y administradores, en la inclusin de esta cuestin en el proyecto poltico-pedaggico, el diseo del plan de estudios y lineamientos curriculares expresados en el proyecto poltico pedaggico. Tomamos nota de que los lineamientos curriculares expresan una visin amplia del currculo y son ignorados por la institucin de educacin profesional. Palabras clave: Currculo. Inclusin en la escuela. Discapacidad intelectual.

310

OLIVEIRA; MARTINS. Currculo e diversidade: os desafios da incluso

Introduo
Um dos desafios da educao contempornea assegurar a todas as pessoas, inclusive quelas que apresentam algum tipo de deficincia, a permanncia e a aprendizagem, com qualidade, na escola regular. Isso evidencia o reconhecimento de que no basta apenas matricular aqueles que a procuram, mas preciso atend-los dentro de uma pedagogia centrada no aluno, que respeite o seu ritmo de aprendizagem e atue com o objetivo de lhe proporcionar uma formao cidad. A partir dessa concepo, destacamos os princpios orientadores de um sistema educacional que se proponha, efetivamente, a incluso escolar dos alunos, a partir do reconhecimento e da resposta
[] s diversas dificuldades de seus alunos, acomodando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educao de qualidade para todos mediante currculos apropriados, modificaes organizacionais, estratgias de ensino, recursos e parcerias com suas comunidades. A incluso, na perspectiva de um ensino de qualidade para todos, exige da escola brasileira novos posicionamentos que implicam num esforo de atualizao e reestruturao das condies atuais, para que o ensino se modernize e para que os professores se aperfeioem, adequando as aes pedaggicas diversidade dos aprendizes. (Schneider, 2004, p.1)

Nessa perspectiva, a diferena vista como algo inerente condio humana e relao entre todas as pessoas. Ao mesmo tempo em que h o reconhecimento de que existem caractersticas comuns a todos, tambm h o reconhecimento de que cada ser humano nico e apresenta caractersticas e necessidades especficas. Os alunos e alunas, de uma maneira geral, tm diferentes estilos, ritmos, talentos e preferncias de aprendizagem. A escola inclusiva surge, exatamente, para fazer esse reconhecimento, discutindo as diferenas, respondendo heterogeneidade, valorizando a diversidade e incentivando a autonomia. Construir uma escola inclusiva, de qualidade social, que atenda aos interesses e s necessidades da comunidade escolar, requer diversas mudanas, a comear pela reflexo sobre o direito educao e sobre a percepo existente em relao incluso escolar de pessoas que apresentam deficincia. Tal reflexo deve contribuir para a construo de elementos que favoream um trabalho pedaggico capaz de contemplar as especificidades desse alunado. Incluir exige uma ao conjunta dos envolvidos no processo educacional, novos posicionamentos, reflexes efetivas sobre a prtica educativa, a fim de promover a aprendizagem de todos os alunos. Trata-se de reconhecer que as dificuldades que os alunos apresentam no so apenas deles, visto que resultam, em grande parte, do

Linhas Crticas, Braslia, DF, v. 17, n. 33, p. 309-325, maio/ago. 2011.

311

modo como a educao concebida e colocada em prtica. A partir do momento em que a escola compreende e implementa, na construo do seu currculo, princpios que subsidiem uma prtica pedaggica favorecedora da aprendizagem de todos, consequentemente busca estratgias e alternativas capazes de tornar possvel uma formao de acordo com o ritmo de cada um. Tratam-se, portanto, de princpios voltados para a discusso, respeito e valorizao das diferenas individuais, logo, para a compreenso de que todas as pessoas so capazes de aprender, dentro das suas possibilidades. Por isso, requer-se um currculo aberto, preocupado com a seleo e organizao dos contedos pautadas nas necessidades dos alunos, flexvel na definio dos objetivos, com a diversificao dos procedimentos adotados, bem como com o planejamento das atividades de ensino-aprendizagem com base no nvel de aprendizagem dos alunos. Assim, um currculo pautado nesses princpios significa [...] um currculo comum a todos os alunos que garanta um ensino com nveis diversificados e d aos alunos de todos os nveis oportunidade de se envolverem de forma positiva nas actividades da classe (Porter, 1997, p. 44). Nesse sentido, entendemos que o currculo construdo e implementado com base nas diferenas apresentadas pelos alunos caracteriza-se como um elemento determinante no processo de ensino-aprendizagem, visto que prev orientaes capazes de favorecer a participao efetiva de todos. Isso porque o que os alunos com deficincia requerem [...] no algo radicalmente diferente de outras crianas, mas o que todas as crianas necessitam: um melhor e mais vigoroso currculo, desenvolvido por intermdio de uma pedagogia mais variada e ilustrada (Hart apud Torres Gonzlez, 2002, p. 117). Frente a esse contexto, no decorrer desse trabalho buscamos apresentar algumas reflexes acerca das concepes que permeiam o currculo escolar, sob a tica da incluso educacional de pessoas com deficincia intelectual. Com isso, destacamos a compreenso das professoras, coordenadoras e gestora de uma instituio escolar, no que se refere insero dessa temtica no Projeto Poltico Pedaggico (PPP); e a concepo de currculo e o conhecimento das diretrizes curriculares expressas no PPP.

A pesquisa
O estudo empreendido visou analisar o currculo de uma escola municipal da cidade de Natal RN, com vistas ao atendimento educacional inclusivo de alunos com deficincia intelectual. De maneira especfica, objetivou verificar como operacionalizado o currculo na prtica pedaggica da sala de aula.

312

OLIVEIRA; MARTINS. Currculo e diversidade: os desafios da incluso

A escola que foi campo de nossa pesquisa recebe crianas da Educao Infantil e do 2 ao 5 ano do Ensino Fundamental. Atendeu, em 20081, a quatrocentos e dezoito alunos, sendo que, destes, quatro apresentam algum tipo de deficincia; dentre eles, trs apresentavam deficincia intelectual (sendo um com sndrome de Down, e os outros dois cuja etiologia da deficincia apresentada ainda no havia sido detalhada), e um que apresentava deficincia auditiva.

Aspectos metodolgicos
Para realizao deste trabalho utilizamos uma abordagem de cunho qualitativo, que, conforme explicita Goldenberg (2003, p. 14), caracteriza-se pelo fato do pesquisador estar centrado no [...] aprofundamento da compreenso de um grupo social, de uma organizao [...], possibilitando a investigao do aspecto estudado na sua complexidade, dentro de um contexto natural. Optamos pelo estudo de caso, que, conforme detalha Gil (1999, p. 78), pode ser caracterizado como [...] um estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir conhecimento amplo e detalhado do mesmo. Nessa perspectiva, abrange uma temtica atual, dentro de seu contexto real, principalmente quando no h clareza entre o tema a ser investigado e o contexto. Para fins desse trabalho, centramo-nos na anlise do currculo situado no Projeto Poltico Pedaggico (PPP) da escola, a fim de conhecermos as diretrizes que orientam o desenvolvimento da ao pedaggica dos docentes diante da incluso de alunos com deficincia intelectual, bem como na busca pela apreenso de significados na fala dos sujeitos investigados, relacionada ao contexto em que esto inseridos e baseada na concepo terica do pesquisador, favorecendo um olhar pautado na qualidade (Fernandes apud Alves; Silva, 1992).

O currculo: uma anlise das concepes


O currculo um caminho, no um lugar. construdo no caminho, com base numa histria que precisa ser contada. Assim, toda proposta contm uma aposta, evidenciando as crenas que a escola tem nas possibilidades dos alunos, apostando nas suas potencialidades e em seu avano educacional. Toda proposta situada, reflete o lugar de onde se fala e os valores que a constituem, bem como as dificuldades que enfrenta,
1. Perodo em que desenvolvemos o Estudo de Caso na escola.

Linhas Crticas, Braslia, DF, v. 17, n. 33, p. 309-325, maio/ago. 2011.

313

os problemas que precisam ser superados e a direo que a orienta. Essa viso a expresso de um desejo que aponta um caminho a construir (Kramer, 2006). A partir da anlise do Projeto Poltico Pedaggico da escola campo de pesquisa, pudemos constatar a existncia de diretrizes curriculares, definindo o currculo como elemento que engloba todas as atividades propostas pela escola. Nesse sentido, propunha a diversificao e flexibilidade, no intuito de motivar o aluno e atender ao seu nvel de aprendizagem. Nesse contexto, expressava cuidado ao selecionar os contedos programticos numa sequncia lgica e com significncia, no intuito de permitir a formao de cidados conscientes, crticos e capazes de contribuir com a transformao da sociedade. Ressaltava, ainda, que essa formao devia estar em consonncia com os Parmetros Curriculares Nacionais (Projeto Poltico Pedaggico, 2005). Diante dos aspectos contemplados no PPP, para compreendermos a linha terica que envolvia o currculo vigente e orientava a prtica pedaggica da escola, abordamos a concepo das vrias profissionais pesquisadas (gestora, coordenadoras e professoras), que representam alguns segmentos escolares a abordarem o currculo. Pudemos verificar, atravs das falas dos sujeitos, a polissemia do termo currculo sendo evidenciada em vrias compreenses, bem como a influncia de vrias linhas tericas, uma vez que elas o percebiam como:
Toda a proposta que a gente pode ter em relao aos contedos, disciplinas, necessidade do aluno e que deve estar de acordo com a realidade da clientela (Gestora Gelsa). [...] so as diretrizes do processo de ensino-aprendizagem da escola, as especificaes concernentes a cada etapa de aprendizagem [...] (Coordenadora Suzana). Currculo, pra mim, nunca ficou muito claro, assim, mas, pelo menos quando a gente fez o da outra escola, a gente pensou em elaborar, em montar a questo dos contedos programticos de uma srie, de uma disciplina pra outra, e as aes, as atividades, a metodologia, tudo entra (Coordenadora Trcia). O currculo so as disciplinas trabalhadas (Prof Deise). O currculo deve contemplar o que a escola entende, no s a questo dos contedos, mas as habilidades. Tudo o que a escola entende que importante pra aquele aluno ser trabalhado, deve estar contemplado no currculo (Prof Valquria).

As referncias feitas pelos sujeitos pesquisados ao termo currculo refletem a complexidade dos significados que lhe so atribudos. Com isso constatamos, tanto na fala da gestora como na das coordenadoras e da professora Valquria2, uma compreenso ampla do que prope o currculo, constituindo-se como orientador da prtica educativa,
2. Todos os nomes apresentados so ctcios.

314

OLIVEIRA; MARTINS. Currculo e diversidade: os desafios da incluso

inclusive pelo delineamento das aes para atender s necessidades educacionais dos alunos. De fato, o currculo deve incorporar a realidade cultural de seus agentes e nortear o trabalho docente, a fim de atender s especificidades do alunado, tendo em vista que se [...] algo que se constri, seus contedos e suas formas ltimas no podem ser indiferentes aos contextos nos quais se configura (Sacristn, 2000, p. 21). Contudo, uma das pesquisadas, a professora Deise, destoou dos depoimentos dos outros segmentos, ao situar o currculo como sendo [...] as disciplinas trabalhadas (Prof Deise), uma vez que assim expressa uma viso de currculo tradicional, reduzindo-o a [...] um conjunto de disciplinas e de contedos a serem passados aos alunos, organizados numa grade curricular (Libneo, 2004, p. 174). Entretanto, o currculo supera os contedos escolares previstos nas disciplinas, uma vez que compreende:
[...] o conjunto dos vrios tipos de aprendizagens, aquelas exigidas pelo processo de escolarizao, mas tambm aqueles valores, comportamentos, atitudes que se adquirem nas vivncias cotidianas na comunidade, na interao entre professores, alunos, funcionrios, nos jogos e no recreio e outras atividades concretas que acontecem na escola que denominamos ora currculo real ora currculo oculto. (Libneo, 2004, p. 174)

Constatamos, atravs das diretrizes curriculares, que o currculo deve estar em consonncia com os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN). Diante disso, indagamos gestora e a uma coordenadora quanto percepo que tinham a respeito dessa orientao. A primeira expressou que Com certeza o currculo deve estar em consonncia com os PCN, ns temos os PCN na escola e ns vamos estabelecer critrios e metas para trabalhar em cima dos documentos (Gestora Gelsa). Essa fala nos preocupou, tendo em vista que esses documentos oficiais pautaram as diretrizes curriculares da escola sem que ocorresse uma discusso crtica e consciente com o fim de uma construo prpria. Como o nome mesmo sugere, trata-se de parmetros que se configuram em aspectos pedaggicos e curriculares gerais, a fim de subsidiar a reflexo, a discusso e a tomada de decises dos professores e professoras no interior das escolas. Percebemos que, embora os PCN tenham sido apresentados desde 1995, ainda h pouco conhecimento dos profissionais de educao acerca da sua proposta, o que aponta falta do desenvolvimento de uma anlise crtica dos seus pressupostos com os professores em exerccio na escola. Ao invs da gestora e coordenadora serem estimuladas a construir uma proposta com base na realidade da comunidade escolar, o que vimos foi a motivao, por parte do sistema de ensino, para legitimar as aes dos PCN, conforme relata a coordenadora:

Linhas Crticas, Braslia, DF, v. 17, n. 33, p. 309-325, maio/ago. 2011.

315

Isso a a gente colocou, s citou, se voc prestou bem ateno, a gente s citou, porque era uma das coisas que eles apontavam muito que a gente colocasse. Porque muito ali tambm eram orientaes que a gente pegava, em reunies que tinha, a gente saa anotando, entendeu? Como montar o PPP, que no incio era aquela ... n? A, a gente pegava, anotava e a a gente foi encaixando alguma daquelas pontuaes que eles davam de orientao pra gente e a gente encaixou, mas voc v que foi s uma ... no tem nada que d embasamento pra gente ir mais adiante, voc v que com relao a currculo uma coisa meio solta ... por isso que eu disse ali: a gente no considera mais nem projeto poltico-pedaggico. (Coordenadora Trcia).

Dessa forma, a pesquisada tece consideraes sobre o PPP e o currculo com informaes evasivas, demonstrando claramente que no houve, na escola, discusses coletivas sobre as diretrizes curriculares que propunham implementar, menos ainda sobre as implicaes prticas dessas decises na formao dos sujeitos. Para fins de orientao do trabalho pedaggico, diante da incluso de alunos com deficincia, investigamos o conhecimento das pesquisadas acerca das diretrizes curriculares expressas no PPP. Neste sentido, a gestora explicita que:
O PPP no direciona nada ainda de incluso, embora a gente tenha todo o material que a gente vai estudar para introduzir. [O PPP] to antigo, que naquele tempo, eu acho, nem se falava ainda de incluso. Ns estamos aqui no tem nem seis meses, e no incio so muitas mudanas, estamos ainda naquela fase de arrumar a casa. A partir do prximo ano que ns vamos comear, mesmo, a executar as nossas aes. (Gestora Gelsa).

Dessa maneira, torna a destacar que o PPP da escola no contempla a incluso de alunos com deficincia e, como o currculo faz parte do projeto, naturalmente, tambm acredita que as diretrizes no orientam o trabalho educativo nessa perspectiva. Gelsa relaciona o perodo de construo do PPP (2005) com a falta de conhecimento acerca da incluso, como forma de justificar a ausncia de orientaes pedaggicas capazes de promover a realizao de uma prtica consciente e comprometida com o desenvolvimento intelectual e social dos alunos. importante destacarmos, porm, que a discusso sobre a incluso escolar no Rio Grande do Norte comeou a ser intensificada a partir do final da dcada de 1980, no justificando, portanto, que at o presente momento a escola tenha se mantido indiferente s necessidades educacionais especficas dos alunos. O currculo determinado pelo contexto e, pelo que podemos observar, urgente a necessidade de discusso sobre as diretrizes curriculares definidas no PPP, bem como o encaminhamento de orientaes mais claras e a implementao de aes efetivas

316

OLIVEIRA; MARTINS. Currculo e diversidade: os desafios da incluso

que contemplem tambm os alunos com deficincia intelectual, entre outros que tambm apresentam necessidades educacionais especiais. Alm disso, no h porque esperar mais um ano para concretizar direcionamentos que foram definidos h trs anos. Sabemos que a construo curricular um processo, mas devemos considerar que, nesse contexto, j existem diretrizes capazes de orientar o trabalho pedaggico inclusivo. importante, tambm, o compartilhamento dessas orientaes com toda a equipe da escola, assim como o aprofundamento, com vistas a garantir uma interveno consciente e comprometida com a formao dos alunos. A respeito do currculo, a coordenadora Trcia complementa, comentando as diretrizes curriculares existentes no PPP:
[...] no tem as orientaes, no. Por isso que a gente vai sentar e direcionar. A gente no montou, at porque na Secretaria de Educao, na poca, elas estavam sentando, direcionando os estudos com a gente pra montar, pra direcionar... No uma coisa muito fcil no, meio complexo, pois alguns autores dizem uma coisa, outros dizem outra [...]. (Coordenadora Trcia).

Compreendemos que houve, na realidade, a apresentao de um documento organizado para cumprir uma exigncia formal da SME. Assim, no ocorreu a participao dos profissionais em exerccio, mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases da Educao, Lei n 9.394/96, oriente que competncia dos docentes a participao na construo do projeto pedaggico da escola. Isso nos faz inferir, ainda, que aqueles profissionais que participaram e permanecem atuando na referida escola no tinham conhecimento real sobre as diretrizes que estavam delineando e qual a sua finalidade. Dessa forma, percebemos a expresso das dificuldades que permeiam o trabalho pedaggico e que acabam impedindo as possibilidades de construo da sua identidade por parte da comunidade escolar. Frente ao contexto, identificamos que muitas dessas dificuldades decorrem de lacunas deixadas na formao inicial e que, por ora, no so solucionadas na formao em servio. Nossa inferncia confirmada na afirmao abaixo, apontando que as pesquisas, na rea do currculo, tm mostrado que
[...] os professores encontram grandes dificuldades em assumir as novas propostas curriculares postas pelo chamado Movimento de Renovao Pedaggica e tambm pelos documentos emanados do MEC, em virtude de sua trajetria escolar, de sua formao profissional e tambm de suas representaes e concepes acerca da escola e do currculo. (Santos, 2006, p. 161).

Linhas Crticas, Braslia, DF, v. 17, n. 33, p. 309-325, maio/ago. 2011.

317

Com isso, vem sendo aceita a ideia de que o currculo de formao docente deve ser orientado por algumas categorias como cultura, conhecimento, poder, ideologia, linguagem, histria, discriminao, entre outras. A organizao do currculo em torno dessas categorias possibilita aos docentes a compreenso sobre como grupos e indivduos so oprimidos por questes ligadas s diferenas, e tambm favorece a interveno docente no momento de elaborao do currculo (Armaline e Farber et al. apud Moreira, 2006). A necessidade de retomar as discusses acerca do currculo apresentada pela coordenadora, ao expressar a conscincia de que
[...] h a necessidade da escola rever esse currculo, esse projeto pra fazer essa questo, realmente, dessa incluso. Est sendo todo o processo iniciado agora, [pois] mesmo com a presena de Roberto a gente ainda no fez essas devidas adaptaes. Esse processo est comeando a ser implementado. (Coordenadora Suzana).

Em sua percepo, portanto, as diretrizes curriculares no orientam o trabalho pedaggico frente aos alunos com deficincia. Situa, ainda, as aes que devero ser implementadas, quando salienta que
No plano de trabalho eu estabeleci aes pra rever o projeto, inclusive uma das aes do PDE. Rever o PPP uma das aes do PDE, como est havendo essa necessidade ns vamos centralizar estudos sobre isso. No plano de trabalho colocamos estudos com a comunidade escolar, como um todo, porque ele vai conviver com todos os segmentos da escola, ento, todo mundo tem que participar desse trabalho. Projetei, tambm, levantamento de dados para o ms de fevereiro. Os alunos que forem matriculados, vamos identificar essa clientela e tambm vamos promover reunies com os pais, tanto para entrevistas (foi uma coisa que no foi realizada, mesmo com Roberto). Pedi a me s um diagnstico, mas no fiz, houve essa falha [para conhecer] o estado dessa famlia, como se d a realidade dele na famlia. Houve esse descuido, ento, tudo isso est sendo implementado no projeto, inclusive eu coloquei o plano pra 2007 e 2008, pra corrigir essas falhas e ver o que a gente pode ir melhorando. (Coordenadora Suzana).

Como podemos perceber, houve a priorizao do PDE3 em detrimento do PPP, quando a coordenadora ressalta que faz parte das aes do PDE rever o PPP. O PDE
3. O PDE um Plano Estratgico de Gesto concebido no mbito do FUNDESCOLA Fundo de Fortalecimento da Escola que enfatiza a gesto democrtica centrada numa concepo gerencialista e ecientista, como instrumento legal para organizao do trabalho escolar. A autonomia escolar garantida por um fundo repassado escola, com vistas a estimular o quadro administrativo a tomar decises que afetem materialmente a escola e a responsabilizar-se pelos resultados de suas decises (Fonseca; Toschi; Oliveira, 2004, p. 29).

318

OLIVEIRA; MARTINS. Currculo e diversidade: os desafios da incluso

est associado lgica gerencial, a qual negligencia a ao pedaggica da escola e limita sua autonomia com uma participao restrita. Assim, se compreendemos que a funo da educao bsica socializar os conhecimentos construdos coletivamente ao longo das relaes sociais, torna-se fundamental que o processo de planejamento seja participativo, no intuito de favorecer a finalidade da educao como direito social, bem como a igualdade e a construo de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e equitativa (Arajo, 2008). Diante disso, Suzana continua abordando o tema, reconhecendo a fragilidade da situao educacional do aluno, tendo em vista que
Ele do jeito que est ... essa questo de contedo, grade curricular, ele est prejudicado, pouco tem sido feito. At aqui o que foi feito foi s a questo da sensibilizao e do envolvimento social dele, mas a questo da evoluo cognitiva, sobre esses outros aspectos ... quase nada foi feito (Coordenadora Suzana).

Percebemos, atravs do depoimento da coordenadora, a conscincia da necessidade da escola, como um todo, mobilizar-se, reconhecendo a presena desses alunos, que tm o direito de estar includos efetivamente no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, incoerente, na sua fala, afirmar que [...] esse processo est comeando a ser implementado, considerando que os alunos com deficincia j esto matriculadas na escola h alguns anos e somente agora alguns profissionais comeam a atentar para a necessidade da sua participao efetiva no contexto educativo, como o caso da outra coordenadora, que destaca: O projeto poltico pedaggico no direciona nada para os alunos com necessidades especiais, se voc der uma olhada nele direito, voc v que no contempla em nada (Coordenadora Trcia). Frente aos depoimentos, pudemos constatar uma discrepncia entre o discurso e a prtica, considerando que as diretrizes curriculares presentes no PPP da referida escola no so seguidas, minimamente, pelos profissionais envolvidos no processo educativo, ocasionando o comprometimento na formao global dos alunos. Com isso, tornou-se evidente a falta de clareza quanto dimenso das diretrizes delineadas, assim como a possibilidade da no-participao no processo de construo do currculo e, at mesmo, a falta de comprometimento dos profissionais que nela trabalham. Isso porque o desenvolvimento curricular [...] uma prtica dinmica e complexa que se fundamenta, planeia, realiza e avalia em momentos diferentes, mas relacionados entre si, que expressam uma mesma realidade (Pacheco, 2005, p. 47). De igual modo, a professora Valquria expressou desconhecimento das diretrizes curriculares, de maneira que refora a inexistncia das orientaes acerca da incluso de alunos com deficincia na escola, ao situar que

Linhas Crticas, Braslia, DF, v. 17, n. 33, p. 309-325, maio/ago. 2011.

319

Na verdade, aqui na escola, esse ano tudo novo, a direo nova e eu tambm sou nova aqui nessa escola. Eu procurei saber e a resposta que encontrei, em relao a todos os documentos da escola, currculo, PPP, PDE, o que me disseram que t tudo precisando ser atualizado. A direo atual falou que, normalmente, era feito tudo nos bastidores, sem a participao de professor, de coordenador, a gente no sabe nem ao certo quem fazia essa documentao. A direo atual est com muita dificuldade porque j procurou conversar com o coordenador e ningum tem noo de nada, porque nada era feito com a participao deles. Uma coisa que at elas estavam dizendo que, agora, no segundo semestre, a gente vai ter que sentar e ver essas questes, porque no PDE, PPP existem aes pra serem executadas. Ento, interessante que essas aes sejam discutidas e sugeridas pelo grupo de professores, j que somos ns que temos que coloc-las em prtica. Ento, a gente, realmente, est vendo que a gente vai ter que ter vrios momentos e vai ser muito oportuno pra gente estar colocando essas questes de pensar tambm num currculo, num PPP, tudo contemplando as crianas com necessidades especiais, j que [antes] no se tinha esse cuidado, pelo que a gente sabe. (Professora Valquria).

De fato, essa fala evidencia a falta de conhecimento e/ou clareza acerca das diretrizes curriculares definidas. E mais, demonstra uma realidade escolar desarticulada pedagogicamente, pois no existiam orientaes gerais, mas trabalhos individuais, em que cada profissional atuava a partir do seu conhecimento e da sua conscincia, do que concebia como adequado. Esse tipo de interveno foi confirmado por uma professora, ao falar sobre as diretrizes curriculares:
Pra dizer se pra fazer isso ou aquilo, no. Quando a gente se rene pra planejar, que a coordenadora diz: vamos fazer isso, assim, que melhor desenvolver a aula dessa maneira. No de um modo especial pra aquele [aluno], mas para todos. (Professora Deise).

Isto evidenciou que as especificidades dos alunos, entre eles os que apresentam deficincia intelectual, so ignoradas pelos profissionais ao proporem situaes de ensino amplas, sem discutir possibilidades capazes de envolv-los efetivamente, garantindo a participao e o progresso deles na aprendizagem. Nas falas, as pesquisadas demonstraram, assim, no perceberem que, definindo o currculo, a escola descreve suas intenes, sua funo, bem como a forma de enfocla, a partir do contexto real, visto que a prtica que concretiza os objetivos propostos, que devem atender s necessidades dos alunos, no intuito de lhes assegurar progresso na aprendizagem. Para tanto, concebendo o currculo como elemento favorecedor do processo inclusivo, por delinear toda e qualquer prtica pedaggica no interior da escola, bem como

320

OLIVEIRA; MARTINS. Currculo e diversidade: os desafios da incluso

enquanto elemento influenciador de toda a trajetria de vida educacional dos educandos, questionamos o entendimento das duas coordenadoras e de uma professora sobre a relao entre currculo e incluso. Assim, a coordenadora destacava que ocorre:
[...] dentro das prprias metodologias, de como a gente vai trabalhar. A a gente direciona as atividades, pensando no s nos [alunos] ditos normais, mas nos que esto sendo includos, nos que esto... No nem voltado s ... direcionado s pra aqueles que a gente tem hoje [na escola], mas de uma maneira geral. (Coordenadora Trcia).

Tendo por base a perspectiva inclusiva, consequentemente, o currculo tambm se pauta numa metodologia capaz de envolver todos os alunos, inclusive aqueles com deficincia, bem como orienta a discusso e elaborao de atividades que considerem o seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, a professora Valquria aprofundou ainda mais a discusso, destacando que o
[...] currculo deve ser pensado para atender s necessidades da escola. Ento, no currculo deve estar contemplado o que se considera que importante ser trabalhado pra que a criana aprenda. No adianta a gente dizer que vai ensinar da mesma forma, porque, em alguns casos, existe realmente a limitao e a gente precisa entender. (Professora Valquria).

O currculo, portanto, concretiza os objetivos da escola, orientando quanto aos contedos contemplados, a metodologia adotada e o tipo de avaliao do processo de aprendizagem dos alunos, devendo ser coerente com a realidade dos sujeitos, com vistas a ofertar um atendimento adequado s suas necessidades educacionais. Dessa forma, todas
[...] as finalidades que se atribuem e so destinadas implcita ou explicitamente instituio escolar, de socializao, de formao, de segregao ou de integrao social, etc., acabam necessariamente tendo um reflexo nos objetivos que orientam todo o currculo, na seleo de componentes do mesmo, desembocam numa diviso especialmente ponderada entre diferentes parcelas curriculares e nas prprias atividades metodolgicas s quais d lugar. (Sacristn, 2000, p. 17).

atravs do currculo que a funo social da escola pode ser efetivada. Se a escola se pauta nos pressupostos inclusivos, prope objetivos capazes de acolher a diversidade do alunado, bem como define contedos, metodologia e formas de avaliao considerando as diversas possibilidades de aprendizagem, com o propsito de formar cidados crticos e ativos na construo de uma sociedade democrtica e justa.

Linhas Crticas, Braslia, DF, v. 17, n. 33, p. 309-325, maio/ago. 2011.

321

Por outro lado, a coordenadora no consegue perceber a relao existente entre currculo e incluso, em decorrncia do processo inclusivo ainda no ter se efetivado na realidade escolar, enquanto instituio pblica, pois situa que [...] difcil, j que essa incluso, realmente, no est ainda bem trabalhada na realidade da escola pblica, fica difcil de fazer essa relao (Coordenadora Suzana). Nesse sentido, corroboramos mais uma vez a posio de Sacristn (2000), anteriormente referenciada, uma vez que, embora os profissionais pesquisados apresentem uma retrica coerente com o processo inclusivo, percebemos os pressupostos integracionistas implcitos no fazer pedaggico que aludem. Alm disso, no h (e no houve, no momento de definio) o sentido de incluso dos alunos com deficincia nas diretrizes curriculares e, ainda menos, no PPP. Dessa maneira, foram os objetivos estruturados com base no modelo da integrao4, j superado, que vm orientando a prtica cotidiana dessa escola.

Algumas consideraes
A apreciao do currculo uma condio para conhecer e analisar o que a escola como instituio cultural e de socializao, em termos reais e concretos. atravs das aes desenvolvidas em funo do currculo que a escola manifesta o seu valor. Por isso, o currculo um elemento importante de referncia para analisar o que a escola , de fato, como instituio educacional e cultural. Com isso, a partir da anlise do currculo da escola, constatamos que as diretrizes curriculares expressam uma viso ampla de currculo, constituindo-se num elemento que engloba todas as atividades propostas pela escola. Essa concepo de currculo, complementada com o entendimento de que ele responsvel pelo delineamento das aes para atender s necessidades dos alunos, confirmada atravs do posicionamento da maioria das participantes, exceto por uma professora, que aborda uma viso de currculo tradicional, reduzindo-o a um conjunto de disciplinas. Verificamos, ainda, que o currculo da escola prope a diversificao e a flexibilidade, no intuito de motivar o aluno e atender ao seu nvel de aprendizagem. Situa cuidado ao selecionar os contedos programticos, numa sequncia lgica e com significncia, a fim de permitir a formao de cidados conscientes, crticos e capazes de contribuir com a transformao da sociedade.
4. Modelo que apesar de ter tido o mrito de contribuir para inserir a pessoa com decincia na sociedade, desde que estivesse de, alguma forma, capacitada para superar barreiras nela existentes representava um esforo unilateral (da pessoa com decincia, sua famlia, de instituies especializadas e alguns prossionais) (Sassaki, 1997).

322

OLIVEIRA; MARTINS. Currculo e diversidade: os desafios da incluso

Diante dos aspectos destacados no currculo analisado, podemos caracteriz-lo numa viso progressista, por ser aberto, preocupado com a seleo e organizao dos contedos, com a flexibilidade na definio dos objetivos, com a busca pela diversificao dos procedimentos adotados, bem como do planejamento das atividades de ensino-aprendizagem, com base no nvel de aprendizagem dos alunos. No entanto, essas diretrizes, assim como o PPP, so desconhecidas pelas profissionais da escola, as quais argumentam que aquelas no orientam o trabalho educativo na perspectiva inclusiva, devido a sua fase de construo ser anterior discusso sobre incluso, assim como o currculo em vigncia ter sido montado apenas para cumprir uma exigncia da SME. Por isso, existe a necessidade de retomar, no coletivo, as discusses sobre o mesmo, com vistas possibilidade de implement-lo, efetivamente, na prtica cotidiana. Os posicionamentos apresentados pelas pesquisadas denunciaram, portanto, uma discrepncia entre o discurso e a prtica, considerando que as diretrizes curriculares no so discutidas, nem seguidas, minimamente, na realizao do trabalho pedaggico, comprometendo, assim, a sua implementao no cotidiano escolar e, consequentemente, as respostas educativas aos alunos em geral, e, neste contexto, aos alunos com deficincia. Isto decorre do fato de existir uma distncia entre a teoria e a prtica, que foi evidenciada por duas das trs profissionais questionadas a respeito da relao entre currculo e incluso. Apesar de perceberem o seu entrelaamento tendo em vista que o currculo concretiza os objetivos pretendidos pela escola no foi mobilizado o grupo para a discusso e implementao das diretrizes curriculares. Alm do desconhecimento, evidenciam, tambm, a falta de conhecimento terico acerca dos princpios defendidos no currculo. Nessa perspectiva, situamos a relevncia da participao ativa dos profissionais na construo e implementao de um currculo: aberto, preocupado com a seleo e organizao de contedos pautados na sua realidade; flexvel na definio dos objetivos, na diversificao dos procedimentos adotados, bem como no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem, com base no nvel de aprendizagem dos alunos. Isso porque, ao definir o currculo, a escola descreve suas intenes, sua funo, bem como a forma de enfoc-la a partir do contexto real, visto que a prtica que concretiza os objetivos propostos, que devem atender s necessidades dos alunos e alunas, no intuito de assegurar o crescimento na sua aprendizagem. Para tanto, atravs do currculo, a escola pode contribuir para efetivar a sua funo social, pautando-se nos pressupostos inclusivos, propondo objetivos capazes de acolher as diferenas de alunos e alunas, bem como definindo contedos e metodologia com base nas diversas possibilidades de aprendizagem, com vistas a formar cidados crticos e ativos na construo de uma sociedade verdadeiramente democrtica e justa.

Linhas Crticas, Braslia, DF, v. 17, n. 33, p. 309-325, maio/ago. 2011.

323

Referncias
ALVES, Zlia Maria Mendes Biasoli; SILVA, Maria Helena, Galvo Freitas Dias da. Anlise quantitativa de dados de entrevista: uma proposta. Paidia, Ribeiro preto, v. 2, p. 61-69, 1992. ARAJO, Suldes de. O caminho das pedras para gesto escolar: o papel do gestor na implementao do projeto poltico-pedaggico. 2008. 187 p. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. FONSECA, Marlia; TOSCHI, Mirza Seabra; OLIVEIRA, Joo Ferreira de (Org.). Escolas gerenciadas: planos de desenvolvimento e projetos poltico-pedaggicos em debate. Goinia: Ed. da UCG, 2004. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1999. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em cincias sociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. KRAMER, Snia. Propostas pedaggicas ou curriculares: subsdios para uma leitura crtica. In: MOREIRA, Antonio Flvio Barbosa (Org.). Currculo: polticas e prticas. 9. ed. So Paulo: Papirus, 2006. LIBNEO, Jos Carlos. Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. 5. ed. Goinia: Alternativa, 2004. MOREIRA, Antonio Flvio Barbosa (Org.). Currculo: polticas e prticas. 9. ed. So Paulo: Papirus, 2006. PACHECO, Jos Augusto. Escritos Curriculares. So Paulo: Cortez, 2005. PORTER, Gordon. Organizao das escolas: conseguir o acesso e a qualidade atravs da incluso. In: AINSCOW, Mel; et al. Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional, 1997. p. 33-48. SACRISTN, J. G. O currculo: uma reflexo sobre a prtica. Trad. Ernani Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SANTOS, Lucola Licnio de Castro Paixo. Identidades docentes em tempo de educao inclusiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; AMARAL, Ana Lcia (Org.). Formao de professores: polticas e debates. 3. ed. So Paulo: Papirus, 2006, p. 155 - 174 (Coleo Magistrio: Formao e Trabalho Pedaggico). SASSAKI, Romeu Kazumi. Incluso: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997. SCHENEIDER, Magalis Bsser Dorneles. Subsdios para atuao pedaggica no cotidiano escolar inclusivo. Disponvel em: <http://www.educacaoonline.pro.br/art_subsidios_para_acao.asp>. Acesso em: 2 fev. 2004. TORRES GONZLEZ, Jos Antonio. Educao e diversidade: bases educativas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002. Recebido em abril de 2011. Aprovado em julho de 2011.

324

OLIVEIRA; MARTINS. Currculo e diversidade: os desafios da incluso

rika Soares de Oliveira possui mestrado em Educao (2010), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Secretaria Municipal de Educao de Natal/RN. Publicao recente: Currculo e incluso de alunos com deficincia intelectual: algumas consideraes sobre o papel do gestor escolar (In: Lcia de Araujo Ramos Martins; Luzia Guacira dos Santos Silva (orgs.) Mltiplos olhares sobre a incluso. Joo Pessoa: Editora Universitria da UFPB, 2009) em coautoria com Lcia de Arajo Ramos Martins. Lcia de Arajo Ramos Martins, doutora em Educao pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Publicao recente: Incluso: compartilhando saberes (5a. ed. Petrpolis: Vozes, 2011) em coorganizao com Jos Pires; Francisco Ricardo Lins e Glucia Nascimento da Luz. E-mail: luc.martins@terra.com.br.

Linhas Crticas, Braslia, DF, v. 17, n. 33, p. 309-325, maio/ago. 2011.

325

Linhas Crticas
A revista foi criada em 1995 com o objetivo de divulgar a produo cientfica de docentes e pesquisadores da Universidade de Braslia, como tambm editar artigos de autores de outros centros de investigao do Brasil e do exterior. Conta, desde o incio, com um Comit e Conselho Editorial qualificado, reconhecido nacional e internacionalmente. A partir de 2005 o peridico passou a contar com uma verso online na REDALYC - Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina y el Caribe, Espaa y Portugal, disponvel em: www.redalyc.com.

NMEROS TEMTICOS

N 33 (vol. 17) Educao especial inclusiva N 32 (vol. 17) Docncia, formao e gesto N 31 (vol. 16) Hermenutica, teoria crtica e educao N 30 (vol. 16) Educao profissional e tecnolgica N 29 (vol. 15) Formao de profissionais da educao N 28 (vol. 15) Polticas educacionais e novas formas de regulao N 26 (vol. 14) Docncia na educao superior N 24 (vol. 13) Educao e novas tecnologias N 22 (vol. 12) Educao, formao e aprendizagem N 21 (vol. 11) Edio comemorativa: 10 anos de Linhas Crticas N 20 (vol. 11) Polticas pblicas para a educao N 18 (vol. 10) Gesto na educao N 17 (vol. 9) Novas tecnologias na educao N 16 (vol. 9) Educao especial N 15 (vol. 8) Criatividade na educao N 12 (vol. 7) Formao de professores e financiamento da educao N 7-8 ( vol. 4) Psicodrama na educao N 5-6 (vol. 3) Filosofia para crianas N 3-4 (vol. 2) Faculdade de Educao da UnB: um iderio pedaggico altura do Brasil

Anda mungkin juga menyukai