Anda di halaman 1dari 19

INSTITUTO DE FORMAO SUPERIOR DO CEAR

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO

SOBRAL 2012

INTRODUO Esta apostila tem o intuito de nortear os alunos que cursam Tcnico de Enfermagem na escola Alge de Enfermagem, para a realizao do Trabalho de Concluso de Curso TCC, que parte obrigatria para a obteno do ttulo de tcnico de enfermagem. A apostila segue as regras da associao Brasileira de Normas e Tecnicas (ABNT) considerando as normas: NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028, NBR 10520 e NBR 14724. FORMATO Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), digitados na cor preta, utilizando-se da fonte Arial ou Times New Roman, justificados e com a indicao de pargrafos. Recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte tamanho 12 para o texto e 10 para citaes longas. MARGEM margem superior: 3,0 cm. margem inferior: 2,0 cm. margem esquerda: 3,0 cm. margem direita: 2,0 cm. Deve ser elaborado todo o texto e posteriormente configurar a pgina do texto escrito no Word, no item configurar pgina ou layout de pgina, digitando-se a indicao de margem acima. PARGRAFOS devem iniciar com recuo de 2 cm na primeira linha, observando que as citaes acima de trs linhas devem ser recuadas no todo em 4 cm. ESPACEJAMENTO Todo texto deve ser digitado, com 1,5 de entrelinhas . As citaes longas, as notas de rodap, as referncias e os resumos em portugus e em lngua estrangeira devero ser digitados em espao simples. INDICATIVOS DE SEO O indicativo numrico de uma seo precede seu, separado por um espao de caractere. No devem ser utilizados ponto, hfen, travesso ou qualquer sinal aps o indicativo de seo ou de seu ttulo. Todas as sees devem conter um texto relacionado com elas. Os ttulos, sem indicativo numrico (sumrio, resumo, referncias) devem ser centralizados. Exemplo 1:

1 INTRODUO Exemplo 2: RESUMO PAGINAO Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha. ABREVIATURAS E SIGLAS Quando aparecem pela primeira vez no texto, deve-se colocar seu nome por extenso e, entre parnteses, a abreviatura ou sigla. Ex. Trabalho de Concluso de Curso (TCC) ILUSTRAES Figuras (tabelas, figuras, desenhos, fotografias, grficos e outros) constituem unidade autnoma e explicam, ou complementam visualmente o texto, portanto, devem ser inseridas o mais prximo possvel do texto a que se referem. Sua identificao dever aparecer na parte inferior precedida da palavra designativa (figura, grfico etc.), seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia, em algarismos arbicos, do respectivo ttulo e/ou legenda e da fonte, se necessrio. EXEMPLO: Figura 1 - LEITURA INTELIGENTE EM FORMA DE MAPA Fonte: DRYDEN e VOS, 1996. p.124 TTULO Ttulo de captulos: impressos em letra maiscula, negrito, fonte tamanho 14, sem pargrafo, utilizando-se algarismos arbicos. EXEMPLO: 1 INTRODUO Os itens (partes secundrias): devem ser impressos com a primeira letra das palavras principais em maiscula, negrito, fonte tamanho 12. EXEMPLO: Objetivos A partir do 3 nvel devem ser impressos com a primeira letra maiscula e demais minsculas (mesmo que contenha vrias palavras).

EXEMPLO: Objetivos Gerais Objetivos Especficos ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA O Projeto de Pesquisa deve conter no Maximo 5 folhas, este projeto deve conter: Capa; Tema; Titulo do trabalho (provisrio pode ser modificado no trabalho final); Introduo: deve conter a Problemtica/justificativa e os objetivos do trabalho; Metodologia a ser aplicada; Referencias que sero utilizadas no trabalho (no mnimo 3 publicaes indexadas);

Tema: O pesquisador pode escolher seu tema movido pelo interesse em aprofundar o estudo em uma determinada questo. OBS: Lembrar que os alunos devero realizar a monografia com temas que inter-relacionem a rea da sade, este tpico deve ser devidamente construdo e discutido na monografia. Ttulo: O ttulo o nome do TCC, devendo sintetizar o contedo da pesquisa. Pode ser acompanhado ou no de subttulo. Neste ltimo caso, enquanto o ttulo tem carter mais geral, o subttulo delimita com mais preciso o alcance dos objetivos da pesquisa. Exemplo: Educao Continuada uma viso educativa na rea da sade. Introduo/Justificativa: Neste item, o pesquisador expe os motivos mais significativos que o levaram a abordar o tema escolhido. Contudo, o principal critrio mediante o qual se justifica a escolha de um tema, o de sua relevncia tanto social, quanto cientfica. Pode ser feita uma breve introduo para situar o problema na atualidade. Pode ser dividido em Introduo escreve-se o contedo e depois Justificativa escreve-se o contedo. OU: Pode-se escrever sob o ttulo de justificativa uma descrio que contemple a introduo e a justificativa. Objetivos: O pesquisador pode estabelecer um objetivo geral e/ou objetivos especficos ou pode-se comear os objetivos da seguinte forma: Objetivamos com este trabalho... Os objetivos devem estar claramente definidos e expressos, sendo coerentes com o tema proposto. Metodologia: Para o nosso estudo a escolha : Pesquisa em Metodologia Qualitativa de Levantamento Bibliogrfico. OBS: Este o nome correto da Metodologia que estamos usando.

Referncias: Para o projeto basta citar 3 referncias (para projeto e 10 para o TCC) que apoiaram na escrita das idias da introduo/justificativa. Lembre-se de usar as regras da ABNT para a escrita das referncias. CAPA 3 cm (margem superior) 2 cm (margem inferior) 3 cm (margem esquerda) 2 cm (margem direita)

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO (TCC) O TCC dever ter entre 30 e 50 pginas. As referencias bibliogrficas devero conter 10 referencias no mnimo, dentro destas 5 artigos cientficos indexados e em at 10 anos atrs, exceto nos casos de pesquisa que envolvam dados histricos. Podem ser usados livros, monografias ou outro tipo de documento desde que hajam 5 artigos indexados mais outros documentos. Dever ser entregue 01 cpias escritas com capa dura do TCC, de cor verde musgo em letras douradas, at 1 semana antes da apresentao; dever ser entregue 01 CD com o TCC em PDF. O trabalho ter uma apresentao oral, o aluno ter 20 a 30 minutos para apresentar os dados e os professores da banca tero, at 20 minutos para argumentaes. O aluno dever preparar-se para responder os questionamentos sobre o TCC dos professores da banca.

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS Seguir o modelo corretamente, obedecendo as margens explicadas no inicio do manual, o desenho abaixo do contedo interno. Seguir o modelo corretamente, obedecendo as margens explicadas. CAPA E FOLHA DE ROSTO
3 cm (margem superior) AUTOR (fonte Arial, em Negrito, tamanho 16 em Maiscula) 3 cm (margem) 2 cm (margem) TITULO (fonte Arial, em Negrito, tamanho 18 em Maiscula) AUTOR (tamanho 16)

TITULO (tamanho 18) Trabalho de Concluso de Curso da Escola Alge de Enfermagem, como exigncia parcial para a concluso do Curso Tecnico de Enfermagem. Orientador: Prof.... (tamanho 10)

NOME DA INSTITUIO SO PAULO 20__ (fonte Arial, em Negrito, tamanho 16 em Maiscula, espao simples) 2 cm (margem inferior)

NOME DA INSTITUIO SO PAULO 20__ (16, espao simples)

FICHA CATALOGRFICA

Atrs da folha de rosto, no obrigatria, mas ultimamente tem-se usado.

AUTOR TITULO So Paulo 20__ Trabalho de concluso de curso Escola Alge de Enfermagem Ribeiro Pires Curso Tecnico de Enfermagem. Orientadora:________

FOLHA DE APROVAO (OBRIGATRIA) Algumas Instituies no usam. Esta folha deve ser impressa, a partir da metade da pgina. Grafado em letras maisculas, fonte 12, em negrito, BANCA EXAMINADORA. Abaixo desta, imprimir quatro linhas para as assinaturas dos membros da banca examinadora.

AUTOR TITULO Trabalho de concluso de curso da Escola Alge de Enfermagem, para obteno do Titulo de Tecnico de Enfermagem Aprovado em:______ Banca Examinadora Prof__________ Prof__________ Prof__________ Prof__________

DEDICATRIA (OPCIONAL) Esta a folha em que o(s) autor(es) dedica(m) o trabalho e/ou faz(em) uma citao ou ainda, presta(m) uma homenagem. um elemento opcional, porm, se utilizada, o texto impresso em itlico, fonte 10, na parte inferior da folha, direita e a folha encabeada pela palavra Dedicatria, centralizado, em letras maisculas, fonte 14, em negrito.

AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) Esta folha encabeada pela palavra AGRADECIMENTO, em letras maisculas, centralizada, fonte tamanho 14, em negrito. Em geral inclui agradecimentos: ao coordenador e/ou orientador, professores, instituies, empresas e/ou pessoas que colaboraram de forma especial na elaborao do trabalho. O texto composto utilizando-se a fonte tamanho 12.

EPGRAFE (OPCIONAL) Esta a folha em que se expressa uma frase, um pensamento. um elemento opcional, porm, se utilizada, o texto impresso em itlico, fonte 10, na parte inferior da folha, direita e a folha encabeada pela palavra Epgrafe, centralizado, em letras maisculas, fonte 14, em negrito.

RESUMO Resumo em Portugus (obrigatrio).

O resumo dever conter entre 250 e 500 palavras. No mximo uma folha A 4. redigido na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa e no deve incluir citaes bibliogrficas. Resumo em Lngua Estrangeira (opcional), preferencialmente em ingls; O ttulo RESUMO deve estar centralizado, letras maisculas, fonte 14, em negrito. Hoje, mesmo em monografias pede-se as palavras representativas do contedo: palavras chaves.

SUMRIO (OBRIGATRIO) O ttulo SUMRIO deve estar em letras maisculas, fonte 14, centralizado e em negrito. Sero grafados os captulos, ttulos, itens e/ou subitens, conforme aparecem no corpo do texto.

LISTA DE TABELAS, FIGURA, QUADROS Aquilo que contiver no trabalho, sendo uma lista em separado para cada item dos citados. ELEMENTOS TEXTUAIS Todos os captulos devem ser iniciados em pginas prprias, ainda que haja espao til na folha. INTRODUO O ttulo INTRODUO deve estar escrito na margem normal (sem pargrafo), em letras maisculas, fonte 14 e em negrito. Assim como: REVISO DA LITERATURA, MTODO, RESULTADOS, DISCUSSO, CONCLUSO. Introduo abrange os Objetivos e a Justificativa. Desenvolvimento abrange Reviso, Mtodo, Resultado e Discusso. Deve existir uma coerncia entre o Ttulo e os Objetivos. Um trabalho est concludo quando fica claro na concluso que todos os objetivos foram cumpridos. ELEMENTOS PS TEXTUAIS Dentre os elementos ps-textuais temos as referncias, o anexo, a bibliografia consultada. REFERNCIAS um elemento obrigatrio, constitudo pela relao de todas as fontes consultadas e apontadas no texto que devero ser relacionadas em ordem alfabtica, aps trs espaos do ttulo REFERNCIAS, que vem grafado em letras maisculas, fonte 14, centralizado e em negrito. As citaes podem ser: Diretas: quando se referem transcrio literal de uma parte do texto de um autor, conservando-se a grafia, pontuao, idioma, etc, devem ser registradas no texto entre aspas; Indiretas: quando so redigidas pelo pesquisador a partir das idias de um autor. Ento coloca-se: (sobrenome do autor). As citaes fundamentam e melhoram a qualidade cientfica do trabalho, portanto, elas tm a funo de oferecer ao leitor condies de comprovar a fonte das quais foram extradas as idias, porm no se deve fazer um trabalho todo seguido de idias de autores sem discutir o assunto com idias prprias. Conforme a ABNT (NBR 6023), as citaes podem ser registradas tanto em notas de rodap chamadas de Sistema Numrico, como no corpo do texto, chamado de Sistema Alfabtico. Os elementos so: Sobrenome do autor em letras maisculas;

Data da publicao do texto citado; Pgina(s) referenciada(s)

CITAES DIRETAS Curtas: As citaes curtas, com at 3 linhas, devero ser apresentadas no texto entre aspas e ao final da transcrio, faz-se a citao. O que est entre aspas exatamente aquilo que o autor disse, houve uma cpia idntica. Exemplo 1: neste cenrio, que "a AIDS nos mostra a extenso que uma doena pode tomar no espao pblico. Ela coloca em evidncia de maneira brilhante a articulao do biolgico, do poltico, e do social." (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.7). Exemplo 2: Segundo Paulo Freire (1994, p. 161), "transformar cincia em conhecimento usado apresenta implicaes epistemolgicas porque permite meios mais ricos de pensar sobre o conhecimento ". Exemplo 3: Nvoa (1992, p.16) se refere identidade profissional da seguinte forma: "A identidade um lugar de lutas e conflitos, um espao de construo de maneiras de ser e de estar na profisso. Exemplo 4: O papel do pesquisador o de servir como ''veculo inteligente e ativo'' (LDKE e ANDR, 1986, p.11) entre esse conhecimento acumulado na rea e as novas evidncias que sero estabelecidas a partir da pesquisa. Longas: As citaes longas, com mais de 3 linhas, devero ser apresentadas separadas do texto por um espao. O trecho transcrito feito em espao simples de entrelinhas, fonte tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda. Ao final da transcrio, faz-se a citao. Exemplo 1: O objetivo da pesquisa era esclarecer os caminhos e as etapas por meio dos quais essa realidade se construiu. Dentre os diversos aspectos sublinhados pelas autoras, vale ressaltar que:
para compreender o desencadeamento da abundante retrica que fez com que a AIDS se construsse como 'fenmeno social', tem-se freqentemente atribudo o principal papel prpria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmisso. Foi construdo ento o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.30).

CITAES INDIRETAS

Reproduz-se a idia do autor consultado sem, contudo transcrev-la literalmente. Nesse caso, as aspas ou o itlico no so necessrios, todavia, citar a fonte indispensvel. Exemplo 1: De acordo com Freitas (1989), a cultura organizacional pode ser identificada e aprendida atravs de seus elementos bsicos tais como: valores, crenas, rituais, estrias e mitos, tabus e normas. Exemplo 2: A cultura organizacional pode ser identificada e aprendida atravs de seus elementos bsicos tais como: valores, crenas, rituais, estrias e mitos, tabus e normas. Existem diferentes vises e compreenses com relao cultura organizacional. O mesmo se d em funo das diferentes construes tericas serem resultantes de opes de diferentes pesquisadores, opes estas que recortam a realidade, detendo-se em aspectos especficos (FREITAS, 1989). Exemplo 3: na indstria txtil de So Paulo que temos o melhor exemplo da participao da famlia na diviso do trabalho. A mulher, neste setor, tem uma participao mais ativa na gesto dos negcios e os filhos um envolvimento precoce com a operao da empresa da famlia. (DURAND apud BERHOEFTB, 1996, p. 35). A expresso latina apud que significa citado por, conforme, segundo utilizada quando se faz referncia a uma fonte secundria. MODELOS DE REFERNCIAS A ABNT NBR 6023 especifica os elementos a serem includos, fixa sua ordem, orienta a preparao e compilao das referncias de materiais utilizados para a produo de documentos e para a incluso em bibliografias, resumos etc. (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002). MONOGRAFIAS Livros, folhetos, guias, catlogos, flderes, dicionrios e trabalhos acadmicos. Elementos essenciais: autoria, ttulo, edio, local de publicao, editora e ano de publicao. Elementos complementares: responsabilidade (tradutor, revisor, ilustrador, entre outros), paginao, srie, notas e ISBN. O prenome pode estar abreviado ou por extenso, porm deve estar padronizado em toda a listagem. Exemplo: SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Ttulo da obra: subttulo. Edio. Local: Editora, data de publicao. Paginao. Srie. Notas. ISBN. Um autor ESPRITO SANTO, A. Essncias de metodologia cientfica : aplicada educao. Londrina: Universidade Estadual, 1987.

MACHADO JNIOR, E. F. M. Introduo isosttica. So Carlos: EESCUSP, 1999. 246 p. PICCINI, A. Cortios na cidade: conceito e preconceito na reestruturao do centro urbano de So Paulo. So Paulo: Annablume, 1999. 166 p. STAHL, S. M. Essential psychopharmacology. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. 601 p. Dois autores GOMES, C. B.; KEIL, K. Brazilian stone meteorites. Albuquerque: University of New Mexico, 1980. NOVAK, E. R.; WOODRUFF, J. D. Novaks ginecologic and obstetric pathology. Philadelphia: Saunders, 1967. Trs autores GIANNINI, S. D.; FORTI, N.; DIAMENT, J. Cardiologia preventiva: preveno primria e secundria. So Paulo: Atheneu, 2000. GLASSCOCK III, M. E.; JACKSON, C. G.; JOSEY, A. F. Abr handbook: auditory brainstem response. 2nd ed. New York: Tieme Medical, 1987. Quatro ou mais autores BAST Jr., R. C. et al. (Ed.). Cancer medicine e.5. Hamilton: BC Decker; New York: American Cancer Society, 2000. PASQUARELLI, Maria Luiza Rigo et al. Avaliao do uso de peridicos . So Paulo: SIBi-USP, 1987. 14 p. WENDEL, S. et al. Chagas disease (American tripanosomiasis) : its impact on transfusion and clinical medicine. So Paulo: SBH, 1992. Autoria desconhecida A BETTER investiment climate for everyone. Washington: Oxford University Press, 2004. EDUCAO para todos: o imperativo da qualidade. Braslia, DF: Unesco, 2005.

Tradutor, prefaciador, ilustrador, compilador, revisor FONSECA, R. J. (Ed.). Oral and maxillofacial surgery. Illustrated by William M. Winn. Philadelphia: Saunders, 2000. GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Esttica romntica: textos doutrinrios comentados. Traduo Maria Antonia Simes Nunes, Dulio Colombini. So Paulo: Atlas, 1992. 186 p. SAADI, S. O jardim das rosas. Traduo de Aurlio Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1944. 124 p., il. (Coleo Rubayat). Verso francesa de Franz Toussaint do original rabe.

Autor entidade (governamentais, pblicas, particulares) As obras de responsabilidade de autor entidade (rgos governamentais, empresas, associaes, comisses, congressos, seminrios etc.) tm entrada pelo prprio nome da entidade, por extenso. Seu nome precedido pelo nome do rgo superior, ou pelo nome da jurisdio geogrfica qual pertence. AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA. Poltica vigente para a regulamentao de medicamentos no Brasil. Braslia, DF, 2003. BRASIL. Ministrio da Sade. Pesquisa nacional sobre sade e nutrio : resultados preliminares e condies nutricionais da populao brasileira: adultos e idosos. Braslia, DF: IPEA, IBGE, INAN, 1990. 33 p. SO PAULO (Estado). Secretaria da Agricultura. O caf: estatstica de produo e commercio 1935-1936. So Paulo: Typ. Brasil de Rothschild, 1937. 261 p. UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas. Departamento Tcnico. Bibliotheca universitatis: livros impressos dos sculos XV e XVI do acervo bibliogrfico da Universidade de So Paulo. So Paulo: EDUSP, 2000. 705 p. U.S. NATIONAL INSTITUTE OF PUBLIC HEALTH. Siphonaptera: a study of species infesting wild hares and rabbits of North America, North of Mexico. Washington: GPO, 1988. No paginado. WORLD HEALTH ORGANIZATION. The World health report 2006 : working together for health. Geneva, 2006. 209 p.

Em caso de duplicidade de nomes, deve-se acrescentar a unidade geogrfica que identifica a jurisdio a que pertence, entre parnteses. BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Movimento de vanguarda na Europa e modernismo brasileiro (1909-1924). Rio de Janeiro, 1976. 83 p. BIBLIOTECA NACIONAL (Portugal). O 24 de Julho de 1833 e a guerra civil de 1829-1834. Lisboa, 1983. 95 p. Dicionrio DORLANDS illustrated medical dictionary. 29th. ed. Philadelphia: W.B. Saunders, 2000. PACIORNICK, R. (Ed.). Dicionrio mdico. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978. Monografia em suporte eletrnico SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Ttulo da obra: subttulo. Edio. Local: Editora, data de publicao. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms abreviado ano. DUDEK, S. G. (Ed.). Nutrition essentials for nursing practice . 5th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2006. Disponvel em: <http://gateway.ut.ovid.com/gw1/ovidweb.cgi>. Acesso em: 24 Oct. 2006. FOREST PHARMACEUTICALS. Frequently asked questions . New York, 2005. Disponvel em: <http://www.celexa.com/Celexa/faq.aspx>. Acesso em: 17 Oct. 2005. NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrient requirements of dairy cattle . 7th ed. Washington: National Academy of Sciences, 2001. 408 p. Disponvel em: <http:www.nap.edu/books/0309069971/html>. Acesso em: 13 May 2001. THOM, V. M. R. et al. Zoneamento agroecolgico e socioeconmico do Estado de Santa Catarina: verso preliminar. Florianpolis: EPAGRI, 1999. 1 CD-ROM. Publicaes peridicas em suporte eletrnico SOBRENOME, Prenome(s) do(s) autor(es). Ttulo do artigo: subttulo. Ttulo da publicao, Local de publicao (cidade), volume, fascculo, paginao inicial e final do artigo e ms abreviado de publicao. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms abreviado ano. PALAGACHEV, D. K.; RECKE, L.; SOFTOVA, L. G. Applications of the differential calculus to nonlinear elliptic operators with discontinuous

coefficients. Mathematische Annalen, Berlin, v. 336, n. 3, p. 617-637, Nov. 2006. Disponvel em: <http://www.springerlink.com.w10077.dotlib.com.br/content/y767134777841722 /fulltext.pdf>. Acesso em: 17 Nov. 2006. PUECH-LEO, P. et al. Prevalence of abdominal aortic aneurysms: a screening program in So Paulo, Brazil. So Paulo Medical Journal, So Paulo, v. 122, n. 4, p. 158-160, 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1516-31802004000400005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2006. SILVA, R. C. da; GIOIELLI, L. A. Propriedades fsicas de lipdeos estruturados obtidos a partir de banha e leo de soja. Revista Brasileira de Cincias Farmacuticas, So Paulo, v. 42, n. 2, p. 223-235, 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151693322006000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2006. WU, H. et al. Parametric sensitivity in fixed-bed catalytic reactors with reverse flow operation. Chemical Engineering Science, London, v. 54, n. 20, 1999. Disponvel em: <http://www.probe.br/sciencedirect.html>. Acesso em: 8 Nov. 1999. Artigo e/ou matria de jornal HOFLING, E. Livro descreve os 134 tipos de aves do campus da USP. O Estado de S. Paulo, So Paulo, 15 out. 1993. Cidades, Caderno 7, p. 15. Depoimento a Luiz Roberto de Souza Queiroz. Em suporte eletrnico PORTER, E. This time, its not the economy. The New York Times, New York, 24 Oct. 2006. Disponvel em: <http://www.nytimes.com/2006/10/24/business/24econ.html? _r=1&ref=business&oref=slogin>. Acesso em: 24 Oct. 2006. Legislao Compreende a Constituio, as emendas constitucionais e os textos legais intraconstitucionais (lei complementar e ordinria, medida provisria, decreto em todas as suas formas, resoluo do Senado Federal) e normas emanadas de entidades pblicas e privadas (ato normativo, portaria, resoluo, ordem de servio, instruo normativa, comunicado, aviso, circular, deciso administrativa, entre outros). BRASIL. Cdigo civil. Organizao dos textos, notas remissivas e ndices por Juarez de Oliveira. 46. ed. So Paulo: Saraiva, 1995.

BRASIL. Congresso. Senado. Resoluo n 17, de 1991. Autoriza o desbloqueio de Letras Financeiras do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, atravs de revogao do pargrafo 2, do artigo 1 da resoluo no 72, de 1990. Coleo de leis da Repblica Federativa do Brasil , Braslia, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988. BRASIL. Constituio (1988). Emenda Constitucional n 9, de 9 de novembro de 1995. D nova redao ao art. 177 da Constituio Federal, alterando e inserindo pargrafos. Lex: legislao federal e marginalia, So Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995. BRASIL. Decreto-lei n 5452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidao das leis do trabalho. Lex: coletnea de legislao: edio federal, So Paulo, v. 7, 1943. Suplemento. BRASIL. Lei n 7.000, de 20 de dezembro de 1990. Dispe sobre a proibio da pesca. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 21 jan. 1991. Seo 1, p. 51. BRASIL. Medida provisria n 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operaes de importao, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil , Poder Executivo, Braslia, DF, 14 dez. 1997. Seo 1, p. 29514. BRASIL. Ministrio da Sade. Diviso Nacional de Vigilncia Sanitria de Alimentos. Portaria n 1, de 04 de abril de 1986. In: ASSOCIAO BRASILEIRA DAS INDSTRIAS DE ALIMENTAO. Compndio da legislao de alimentos. So Paulo: ABIA, 1987. v. 1A. BRASIL. Secretaria da Receita Federal. Desliga a Empresa de Correios e Telgrafos - ECT do sistema de arrecadao. Portaria n 12, 21 de maro de 1996. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, p. 742-743, mar./abr., 2. Trim. 1996. SO PAULO (Estado). Decreto n 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispe sobre a desativao de unidades administrativas de rgos da administrao direta e das autarquias do Estado e d providncias correlatas. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998. Em suporte eletrnico BRASIL. Constituio (1988). Emenda constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003. Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da

Constituio Federal, revoga o inciso IX do 3 do art. 142 da Constituio Federal e dispositivos da Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998, e d outras providncias. Disponvel em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc41.htm>. Acesso em: 2 jun. 2006. BRASIL. Decreto n 4.799, de 4 de agosto de 2003. Dispe sobre a comunicao de governo do Poder Executivo Federal e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 5 ago. 2003. Seo 1. Disponvel em: <http//:www.senado.gov.br>. Acesso em: 6 nov. 2003. BRASIL. Lei n 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislao tributria federal. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil , Braslia, DF, 8 dez. 1999. Disponvel em: <http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?ld=LEI %209887>. Acesso em: 22 dez. 1999.

Anda mungkin juga menyukai