Anda di halaman 1dari 4

Eduardo Loureno em busca de Dioniso, um deus danante e criativo que [ainda] no conduz o baile do mundo

Homenagem a Eduardo Loureno Permitam-me que comece com uma confidncia autobiogrfica. No se trata de um mero capricho idiossincrtico. H mais de 25 anos, na altura da defesa da minha tese de mestrado, o meu orientador (o professor Joel Serro) comunicou-me que a Universidade Nova de Lisboa estava a pensar convidar o j ento famosssimo Eduardo Loureno para arguente. Como bvio, fiquei radiante com essa possibilidade. At que chegou o tal dia da defesa da tese. Como se imaginar, a minha preocupao era enorme, ter como arguente uma personalidade da dimenso do professor Eduardo Loureno era obra! Enfim, a coisa deu-se, e a seu devido tempo a palavra foi dada, como usual, ao arguente para ele colocar as suas questes que achasse pertinentes. Ento, o Professor comeou por falar um pouco sobre o meu trabalho, tendose referido, para me questionar, como era da praxe, ao ensasmo de uma Antnio Srgio, filosofia da saudade, a propsito do qual fez

dissertao de aproximadamente 30m, perodo findo o qual reforou as questes que me queria pr. E o que aconteceu nesse momento foi impressionante. A sala encontrava-se cheia com estudantes de Filosofia, de Histria e de outras disciplinas que vieram ver (e ouvir) o Eduardo Loureno. Durante o perodo, no qual o arguente desenvolveu o seu pensamento, o silncio era tal que podia ouvir-se o bater de asas de uma mosca; at parecia que tnhamos deixado de respirar, tal era a intensidade da escuta, a fora do silncio. E as tais questes surgiram! S que eu estava completamente dominado pela emoo do discurso do arguente, no tendo retido praticamente nada daquilo que seria o seu questionamento directo para mim; alis, ele tinha dito tudo o que podia ento ser dito a respeito daquela matria. O que que eu poderia acrescentar? Na minha cabea passava como que um turbilho de ideias e s me ocorria a celebre frase de Wittgenstein:

"Sobre aquilo de que no se pode falar, deve-se calar (Tractatus, 7). Enfim, l fui recuperando o folgo, sempre acabei por retomar o fio meada. Suponho que ningum ouviu nada daquilo que eu disse ento. O Professor Eduardo Loureno voltou ainda a argumentar uma ou duas vezes. No final, os meus colegas vinham dar-me os parabns, no propriamente pelo meu desempenho, devo reconhecer, mas pelo facto de a minha defesa ter permitido o magistrio cintilante daquele grande mestre que falava com passinhos de pomba, para utilizar uma das metforas de Nietzsche sobre a aurora do futuro O futuro chega com passinhos de pomba. E o futuro chegou ento ali desse modo! Estou convicto de que este episdio revela bem o que o professor Eduardo Loureno representava para a gera o de intelectuais sada do 25 de Abril, como foi o meu caso, que viam nele sobretudo um exemplo do futuro, do pensar criador, crtico. neste ponto que procuro circunscrever esta simples nota sobre o professor Eduardo Loureno, exprimindo deste modo a minha mais profunda gratido, admirao e respeito pelo facto de ter comeado a aprender a ler filosofia (e, de certa maneira, a literatura portuguesa) pela pena deste extraordinrio mestre da lngua portuguesa, porventura o nosso mais original e exmio arteso das metforas do universal pensar crtico, oferecido em singular e excepcional portugus. Sobre o extraordinrio alumbramento desta escrita, seja-me permitido citar Onsimo Teotnio Almeida, em O ensaio Eduardo Loureno: existo, logo penso (e sinto): Se as suas frases parecem hipertextos sugerindo links, no existe qualquer mudana de cor nas palavras ou expresses para o leitor clicar. um texto integrado sem nveis diderenciados, continuo, recto e plano como as linhas rectas da luz, que em ltima anlise so onduladas. Parecendo rectas so curvas e da uma certa afinidade com um barroco, porm sem nunca meramente se comprazerem na forma, que l est por inerncia. a prpria ideia que brilha com fulgor e nem folhagem se lhe vislumbra. As ideias, sim, essas enrolam-se e desenrolam-se, encadeiam-se umas nas outras, formando um labirinto onde o fio de Ariadne est sempre iluminado e por isso visvel.

esta a fora do pensar de Eduardo Loureno, o dispositivo concreto de um pensar que abarcando direces imprevisveis, vertiginosas, se desdobra num devir surpreendente, subtil, e irresistvel. A ele se aplica perfeitamente aquilo que ele mesmo disse a respeito de Nietzsche: O mais inactual dos pensadores deste tempo de crise (), tambm, sem contradio, o mais actual, o mais proftico e com mais futuro espera dele, por ter deslocado a preocupao ocidental por excelncia, a da questo da Verdade, para a mais obscura, mas no menos incontornvel, do Valor. Numa poca na qual a maioria dos intelectuais portugueses no tinha conseguido resistir ao fascnio das ideologias (mormente dos marxismos) e do Estado (mormente dos lugares e das funes de poder), Eduardo Loureno falava de heterodoxias, de heteronomias, de tempos crticos e de jogos de verdade. Como se todo o pensar no fosse seno desassossego e devir, vontade de verdade que s um pensar como diferena e comeo permite instaurar neste deserto em que voluntariamente nos instalmos. Ao contrrio de Antnio Srgio, que procurara fazer do ensasmo um empreendimento Aufklrung, uma verdade pedaggica e societria de informao e produo do homem novo, Eduardo Loureno pensa o ensasmo como um martelo cuja utilidade no est seno no forjar a fora caboqueira de destruio dos dolos e de revelao das funduras caticas da criao. Eduardo Loureno tornou-se, por via de uma escrita que no teme os abismos e as fendas da vida humana e da procura de sentido (abissal fragilidade, como ele prprio disse) numa espcie de avatar da eterna juventude do pensar. Ao contrrio de Antnio Srgio no derrama da luz que mobiliza o pensamento; Eduardo Loureno penetra mais fundo, o seu escopo a golpes de martelo o pensar que sonda as profundezas dos abismos e que l se instala no para ver melhor, no para compreender mais, mas precisamente para se deixar apoderar (entusiasmar, espantar) por tudo aquilo que, sendo de uma equivocidade irremedivel, no cessa de evocar a busca radical de sentido que torna patente a finitude, a temporalidade, o mistrio perturbante do ser, visto que, como diz: Dionisio deus dan ante e criativo no conduz o baile do mundo. O papel do verdadeiro crtico ser

esse parceiro (in) desejvel de um deus danante, uma espcie de pastor da dvida e da inquietao; se h algum desiderato ele no seno este zelo pelo jogo da verdade velamento e desvelamento de um deus danante e criativo que no conduz [ainda] o baile do mundo. por isto que no se satisfaz com o pensamento dominante da representao, nem to pouco com o pensamento triunfante da determinao e do progresso. No querendo nomear o inominvel, poderia dizer-se, todavia, que Eduardo Loureno um pensador da regio da dissemelhana, do deserto (da solido e da vasta desolao) da semelhana prometida e da semelhana perdida, da utopia e da crtica que esto a, no para nos ditar o significado da verdade, mas, antes, o caminho tortuoso e labirntico do dizer verdadeiro e interrogativo, interpelante e questionante. Uma ltima palavra para dizer que preciso ler e meditar Eduardo Loureno.

Caldas da Rainha, 16 de Maio de 2013 Amlcar Coelho

Anda mungkin juga menyukai