Anda di halaman 1dari 11

FACULDADE DE SO BERNARDO DO CAMPO - FASB

LABORATRIO DE ENGENHARIA QUMICA -II

RELATRIO NO: Experincia de Reynolds

Curso: Engenharia Qumica Profa. Dra. Danidtza Surez Data da experincia: 25/08/2012 Turma: 8A Grupo: No 01
Nome do aluno Alisson Mendona Joilson Correia Sandra Magnesi Simone Sampei Vanessa S.C.Battistin Cd. Matrcula 020153 029080 028299 029177 Assinatura

2 SUMRIO 1. OBJETIVO................................................................................................... 3 2. INTRODUO TERICA.......................................................................... 3 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL........................................................ 5 4. DADOS OBTIDOS.......................................................................................7 5. CLCULOS E RESULTADOS....................................................................8 6. COMENTRIOS SOBRE DIFICULDADES ENCONTRADAS................8 7. CONCLUSES............................................................................................. 8 8. BIBLIOGRAFIA........................................................................................... 9 9. RESPOSTAS S QUESTES FORMULADAS..........................................10

3 1. Objetivo: Visualizar e comprovar com testes os diferentes tipos de escoamento existentes atravs de um tubo com o auxlio de um fluido colorido (corante) e posteriormente calcular os respectivos nmeros de Reynolds.

2. Introduo Terica: O professor de engenharia britnico Osborne Reynolds (1842-1912) publicou em 1883, o clssico experimento em tubos que mostrou a importncia do adimensional nmero de Reynolds, assim chamado em sua homenagem. Reynolds descobriu que a existncia de dois tipos de escoamento que no depende s da velocidade, mas tambm do parmetro:

Onde: =densidade do fluido, v=velocidade do fluido, D=dimetro da tubulao, =viscosidade dinmica do fluido, =viscosidade cinemtica do fluido.

No escoamento em tubos, como o dimetro do tudo a dimenso caracterstica, o escoamento pode se tornar turbulento quando: Re<2000 2000<Re<2400 Re>2400 Escoamento laminar Escoamento de transio Escoamento turbulento

Osborne Reynolds introduziu um filete de corante em um escoamento em tubo e pde observar o regime laminar, transitrio e turbulento. Escoamento Laminar: definido como aquele no qual o fluido se move em camadas, ou lminas, uma camada escorregando sobre a adjacente havendo somente troca de quantidade de movimento molecular. Qualquer tendncia para instabilidade e turbulncia amortecida por foras viscosas de cisalhamento que dificultam o movimento relativo entre as camadas adjacentes do fluido.

4 Escoamento Turbulento: aquele no qual as partculas apresentam movimento catico macroscpico, isto , a velocidade apresenta componentes transversais ao movimento geral do conjunto ao fluido. O escoamento turbulento apresenta tambm as seguintes caractersticas importantes: Irregularidade, difusividade, altos nmeros de Reynolds, flutuaes tridimensionais (vorticidade) e dissipao de energia. Contudo, o escoamento turbulento obedece aos mecanismos da mecnica dos meios contnuos e o fenmeno da turbulncia no uma caracterstica dos fluidos, mas do escoamento. A natureza de um escoamento, isto , se laminar ou turbulento e sua posio relativa numa escala de turbulncia indicada pelo nmero de Reynolds (Re). No regime turbulento a troca de energia no interior do escoamento resulta em tenses maiores, esse movimento tambm dissipa energia por atrito viscoso. Como resultado dos dois efeitos o fluido se comporta como se sua viscosidade fosse

Fig. 1 Ilustrao do aparato experimental de Osborne Reynolds


Equipamentos principais: Tubo de vidro, convergente cnico de madeira, tubo metlico, vlvula para controle de vazo (com haste longa de comando) e sistema de injeo de lquido colorido. Fonte: Manchester School of Engineer (http://www.eng.man.ac.uk/historic/reynolds/oreyna.htm)

5 3. Procedimento Experimental: 1) Primeiramente deve-se encher o reservatrio com gua. 2) Em seguida, medir a temperatura da gua com um termmetro. 3) Abrir a vlvula de controle do equipamento, afim de estabelecer uma vazo pequena. 4) Lentamente deve-se adicionar o corante de modo que se forme um filete caracterstico do regime laminar (ver foto 1) 5) Medir trs vezes a vazo no regime laminar, com auxlio de uma proveta (1000ml), cronmetro e balde (ver foto 4). 6) Anotar os valores das vazes, tirar a mdia e posteriormente efetuar o clculo do nmero de Reynolds. 7) Descartar a gua com corante que foi acumulada no balde dentro da pia do laboratrio. 8) Aumentar lentamente a vazo do sitema e repetir os passos 5, 6 e 7, para o regime transitrio (ver foto 2) e regime turbulento (ver foto 3).

FOTOS: (1) Regime Laminar

6 (2) Regime Transitrio

(3) Regime Turbulento

(4) Medindo a Vazo

4. Dados Obtidos Regime Laminar 400 ml........1'10'' 400ml.........1'26'' 400ml.........1'31''

Regime Transitrio 300ml.....27'' 300ml.....29'' 300ml.....31''

Regime Turbulento 300ml....8'' 300ml....8'' 300ml....7''


Observao: Conforme o tempo passava e a vazo aumentava, o nvel de gua do equipamento baixava mais rapidamente.

5. Clculos e resultados Volume Tempo (mL) (s) Q (m3/s) Desenho do escoamento visualizado

Ensaios 1 2 3 Mdia Laminar 1 2 3 Mdia Transio 1 2 3 Mdia Turbulento

v (m/s)

Re

6. Cometrios sobre as dificuldades esperimentais: Conforme tivemos que aumentar a vazo para o regime turbulento o nvel de gua do equipamento baixava rapidamente, voltando ao regime laminar, por isso tivemos que fazer a medidas de vazo no regime turbulento rapidamente. Outra dificuldade foi ter que esvaziar o balde onde estavamos dispensandoa gua com corante, se houvesse um ralo ou at mesmo um balde maior, facilitaria o experimento.

7. Concluses

9 8. Bibliografia FRANK M. WHITE Mecnica do Fluidos - 4 edio - ED. McGRAW-HILL LEIGHTON E. SISSOM & DONALD R. PITTS Fenmenos de transporte 1 edio. - EDITORA LTC http://www.hidro.ufcg.edu.br/twiki/pub/Disciplinas/Fen%EF%BF %BDmenosDeTransporte/Exp_Reynolds.pdf

10 9. Questes: 1) 1. Em que consiste o fenmeno de cavitao? R- Cavitao o fenmeno que ocorre quando h vaporizao de um lquido pela reduo da presso, durante o seu moviemnto a uma temperatura constante. Com ajuda do Teorema de Bernoulli sabemos que um fluido escoando, ao ser acelerado, tem uma reduo da presso, para que a sua energia mecnica se mantenha constante. Considerando um fluido no estado lquido escoando com uma temperatura To e uma presso Po. Em certos pontos devido acelerao do fluido, como em um bocal, suco de uma bomba centrfuga ou em uma vlvula, a presso pode cair a um valor que a presso mnima em que ocorre a vaporizao do fluido (Pv) na temperatura To. Nesse momento ocorrer um vaporizao local do fluido, formando bolhas de vapor e esse fenmeno chamado de cavitao. 2) Que se entende por NPSH? R- A sigla NPSH, vem da expresso Net Positive Suction Head. Em termos tcnicos, o NPSH define-se como a altura total de suco referida a presso atmosfrica local existente no centro da conexo de suco, menos a presso de vapor do lquido.

NPSH = (Ho - h - hs - R) Hv Onde: Ho = Presso atmosfrica local , em mca (tabela 1); h = Altura de suco, em metros (dado da instalao); hs = Perdas de carga no escoamento pela tubulao de suco, em metros; R = Perdas de carga no escoamento interno da bomba, em metros Hv = Presso de vapor do fludo escoado, em metros

11 3) Calcule a velocidade, a vazo mssica e a vazo volumtrica da gua a 10 oC que est sendo bombeada por uma tubulao totalmente preenchida com gua. Dados: dimetro interno da tubulao = 6,065 in e nmero de Reynolds = 294.352. Obs.: obtenha a densidade e viscosidade em manuais de engenharia e coloc-los nas Referncias.

Anda mungkin juga menyukai