Anda di halaman 1dari 10

ESTRATGIAS DE ESCRITA TEATRAL NO-DRAMTICAS E A OFICINA DE

DRAMATURGIA NO CONTEXTO CONTEMPORNEO: ALGUMAS REFLEXES PRELIMINARES

Prof. Dr. Stephan Baumgrtel PPGT/UDESC1 stephao08@yahoo.com.br

A maioria dos manuais sobre dramaturgia teatral acessveis no s no mercado brasileiro, mas tambm de lngua inglesa e alem estabelece uma relao estreita entre trama e personagem; ainda concebe a ao teatral enquanto linear e causal e foca numa linguagem mimtica predominantemente figurativa. Essas nfases, entre outros, revelam uma fidelidade desses manuais ao drama rigoroso enquanto modelo de escrita teatral. Entretanto, as prticas de escrita realizadas por autores europeus a partir dos anos 60 e 70, como, por exemplo, Peter Handke, Michel Vinaver, e posteriormente Heiner Mller e Bernard-Marie Kolts nos anos 80, j no condizem com os princpios formais dessa dramaturgia. Esses autores difundiram uma escrita teatral que solapa os fundamentos do drama e coloca em questo os princpios da mimese realista. A crise dessa mimese se tornou visvel tambm no Brasil ainda durante a ditadura militar e antes da queda do muro de Berlin, evidenciando que na base dela est no s o fim das grandes narrativas de libertao, mas tambm o modo como as novas tecnologias so introduzidas pelo capital nas sociedades contemporneas.

A crise do drama enquanto crise do logos realista no contexto brasileiro

Nesse contexto particular, Maringela Alves de Lima constatou em um artigo de 1981 que a sociedade brasileira se tinha tornada complexa e contraditria demais para poder ser descrita adequadamente por uma dramaturgia analgica, ou seja, a partir de procedimentos realistas. A interveno necessria a ser realizada sobre a imagem
Revista O Teatro Transcende do Departamento de Artes CCE da FURB ISSN 2236-6644 Blumenau, v. 16, n. 01, p. 02-11, 2011.

realista podia nascer da aceitao de uma simultaneidade de mundos conflitantes no imaginrio do artista. Diz ela:

O fato que no h mais um monstro fora da sala de estar das famlias pequenoburguesas. A sala claramente um conjunto hipottico e o monstro est cravado no cotidiano sem que se possa combat-lo com uma estratgia coerente. Uma simples operao analgica no basta para ligar o sujeito coletividade. Consequentemente a produo artstica, dentro desse mundo de fronteiras mveis, alterou-se

consideravelmente. Cada etapa do trabalho uma investigao de identidade e de pontos de partida, sem que o processo se complete numa nica obra. Seria ilusrio querer preservar a produo do texto dramtico do contgio dessa instabilidade. O mais provvel que a boa dramaturgia venha a se tornar to ambgua, mltipla e sugestiva a ponto de acolher a confuso agnica de todos os artistas que a utilizam como um dos seus materiais de trabalho. (AlVES DE LIMA, 1981, p.11)

Mas se o realismo burgus, com seu enfoque na possibilidade de reconhecer o mundo ficcional como imitao do mundo emprico do espectador, no mais capaz de expressar as foras reais da formao desse ltimo, ele tampouco consegue mais realizar formar um pblico, simplesmente por no ser mais capaz de tocar os nervos e o mago emocional dos espectadores.

De fato, a crise do drama enquanto forma teatral fez com que alguns dramaturgos brasileiros comearam a experimentar com formatos pr-dramticos (o Auto, a missa, o mistrio)2 ou no-dramticos (a pea monolgica, a pea simbolista, a pea paisagem)3 introduzindo no formato do drama elementos alheios esttica representacional realista do drama, como por exemplo, o fantstico e o surreal com suas transformaes dos eixos temporais e locais da ao, e mais importante ainda, utilizando uma linguagem poetizada ou at jogos de linguagem.4 Estamos perante uma busca dramatrgica que tenta substituir a lgica do realismo burgus no s por uma lgica no-realista, mas por uma escrita com uma multiplicidade de centros. Ela trabalha com a forma do drama, inserindo nela outras percepes epistemolgicas, e portanto, outras lgicas cnicas. No meu ver, essa multiplicidade de vetores temticos e estruturalistas, 3
Revista O Teatro Transcende do Departamento de Artes CCE da FURB ISSN 2236-6644 Blumenau, v. 16, n. 01, p. 02-11, 2011.

junto com a relativa autonomia das linguagens cnicas, faz com que a lgica dos textos teatrais deve ser compreendida como uma esttica de produo.

Uma escrita contempornea alm do logocentrismo

A crise do drama pode ser lida tambm como uma crise da arquitetura dramtica e de seu alicerce na ideia do logos enquanto fora hierrquica e causal (LEHMANN, 1997, p.56). O motivo para que esse aspecto chegou conscincia dos artistas em parte histrico, mas tambm estrutural. Logos aqui no significa simplesmente um enfoque na palavra, mas o enfoque em uma forma fechada que concatena as aes de tal modo a garantir a eficcia da ao. o logos enquanto fora formadora que garante a identidade entre as aes apresentadas e o tema representado, ou seja, a fora presencial do espetculo. Nesse sentido, na busca por um teatro no-dramtico e por um texto alm desse logos, [w]hat took place was [] the complicated and meandering development of new visions of multiple logos and a new kind of architecture. [] [a] searching for and constructing spaces and discourses liberated as far as possible from the restraints of goals (telos), hierarchy and causal logic5 (LEHMANN, 1997, p.56).

A transformao que Alves de Lima e Lehmann tm em mente solapa tanto a estrutura fixada e centrada da linguagem humana enquanto sistema, ou seja, o sujeito logocntrico, quanto a fbula enquanto organizao desse logos por meio de uma histrica com incio, meio e fim (ou tese-antitese-sintese nos moldes hegelianos). Segundo Elinor Fuchs (1985), foi o trabalho de Jaques Derrida que ajudou a derrubar o logocentrismo tambm na prtica teatral e estabelecer a noo de textualidade enquanto caracterstica principal da realidade cnica. A eficcia cnica depende mais da instalao de um constante deferimento de plenitude no jogo semitico, do que da presena de uma plenitude nesse jogo.

De fato, a textualidade de Derrida sempre uma intertextualidade descoberta no interior da escrita por meio de uma leitura minuciosa das inconsistncias no interior de um texto. Trace-structure, everything always inhabited by the trace of something that is not itself, questions presence-structure.6 A existncia desses traos no implica em arbitrariedade ou em um carter onrico do texto. No se trata de substituir o centro 4
Revista O Teatro Transcende do Departamento de Artes CCE da FURB ISSN 2236-6644 Blumenau, v. 16, n. 01, p. 02-11, 2011.

racional por um centro inconsciente ou libidinal, at por que esse no possui centro, mas se expressa por uma incessante dinmica de signos que remete a diferentes foras transindividuais (sociais, libidinais, espirituais), as quais a conscincia racional-afetivacorporal do ser humana apenas organiza. Portanto, a escrita alm do logocentrismo visa dispersar tradicional centro racional cartesiano desdobrando-o em vrios focos e vetores de significao, deslocar o sujeito enquanto agente unificador para transform-lo em um portador de mltiplas vozes para, desse modo, instalar um jogo dinmico que desestabiliza a produo de um sentido nico para essa textualidade.

Ora, me parece importante entender que essa inter- e intratextualidade, a presena num texto teatral de traos de uma voz do outro, de outro(s) texto(s), no um mero jogo formalista, mas que esse formalismo abre o texto e o(s) sujeito(s) inscrito(s) nele para o mundo da histria e do social; que o surgimento de traos do outro no pode evitar a tematizao de uma relao de poder entre trao marginalizado e centro dominante, bem como a relao entre as distintas vozes e as condies de seu (des-) aparecimento e sua (in-) audibilidade.

Essa escrita possui seus autores tambm dentro de uma esttica textual predominantemente representacional.7 O que a torna contempornea a incluso da performatividade lingustica enquanto dimenso de uma linguagem verbal nofigurativa e o direcionamento do texto para o eixo palco-theatron. No se trata do texto como representao de uma intriga, mas do texto enquanto palco do verbo, da palavra em ao, cujo principal endereado no um personagem ficcional, mesmo quanto estamos perante de uma estrutura formalmente dialgica, mas o espectador. O texto teatral assume caractersticas de um poema dramtico ou de um epos lrico, sem necessariamente perder por completo seus traos dramticos. O que acontece uma inverso de hierarquia, do eixo intra-ficcional com sua esttica representacional para o eixo palco-plateia alicerado numa esttica performativa.

Algumas ferramentas dramatrgicas para o texto no-dramtico alm do logocentrismo

5
Revista O Teatro Transcende do Departamento de Artes CCE da FURB ISSN 2236-6644 Blumenau, v. 16, n. 01, p. 02-11, 2011.

Nessa abertura do formato do drama para elementos no-dramticos, a manipulao dos dois eixos de comunicao teatrais e a transformao de uma esttica representacional para uma esttica de produo se sobrepem construo de uma intriga no que diz respeito s principais ferramentas do dramaturgo de construir o eixo temtico de seu texto teatral. Ambas as mudanas apontam para um deslocamento claro do centro de significao, da representao de uma ao ficcional significante para a exposio da ao de apresentar o seja, a ao teatral. Como argumentei em outro lugar,8 o agon se desloca da intriga ficcional para o conjunto dos signos teatrais, organizados no cruzamento dos dois eixos de comunicao. Embora essas transformaes comecem a serem difundidas, quase no existem reflexes publicadas acerca dos impactos dessa mudana sobre as oficinas de criao de textos teatrais. Pretendo aqui pouco mais do que iniciar essa discusso.

Ao comentar brevemente sobre possveis procedimentos de criao textual a partir dos traos formais da dramaturgia contempornea, pretendo levar em considerao que uma boa parte dos processos criativos hoje em dia acontecem no contexto do chamado processo colaborativo. Portanto, a parte terica dessa apresentao deve ser lida tambm como indagao no s dos processos estticos da escrita contempornea, mas tambm das percepes e habilidades que o ator contemporneo necessita quando busca participar de um processo colaborativo de escrita contempornea.

Sem querer estabelecer uma hierarquia, vou enumerar alguns traos formais da dramaturgia contempornea. O primeiro aspecto dessa nova dramaturgia a importncia do aqui e agora da fala teatral, o que dramaturgicamente implica uma estrutura textual que evidencie principalmente seus procedimentos de criao e no focalize um universo ficcional, seja esse realista ou onrico-fantstico.9 Entretanto, a partir do momento em que se trabalha com palavras e frases, e no unicamente com slabas e sonoridades, no h como evitar a dimenso referencial e ficcional num texto teatral. Isso implica para a oficina de criao de textos trabalhar com estmulos que sensibilizam o participante para a co-presena da dimenso ficcional ou

representacional e da dimenso material ou performativa da palavra falada. importante ajudar ao ator-criador a colocar-se na posio de um performer aqui e agora, 6
Revista O Teatro Transcende do Departamento de Artes CCE da FURB ISSN 2236-6644 Blumenau, v. 16, n. 01, p. 02-11, 2011.

e no no lugar de um representante de um mundo que existe em outro tempo e lugar. No se trata da tentativa de imitar um mundo emprico, mas de criar um universo verbal, cujo funcionamento interno permite referncias ao mundo emprico.

Um segundo trao o princpio da inter ou intratextualidade, ou seja, o trabalho com ncleos formais ou temticos que aparecem em contextos distintos, de modo a provocar por meio desse deslocamento percepes acerca de seu surgimento e regulamento enquanto elementos ideolgicos ou poticos. Esses ncleos podem ser palavras isoladas, metforas ou frases, ou estruturas sintticas e morfolgicas que aparecem estrategicamente colocadas no texto.10 Devido ao deslocamento, possvel fazer com que sejam percebidos como citaes desviantes, como simulacros de uma situao de enunciao problemtica. Exerccios para familiarizar-se com essa tcnica podem incluir a criao de conjuntos temticos de palavras que sejam inseridos em uma situao diferente da de origem. Trata-se de tentativas de evidenciar na fala de um ser ficcional no seu carter, mas sua relao com um discurso que uma fora formadora no s das aes do ser ficcional, mas do universo temtico do texto. Formalmente,

[d]iscourse, unlike dramatic or normal conversational language, is distinguished by coded words, 'buzz-phrases', often with a reliance on technical terms or argot. Underlining the strategy of a discourse is an essential ideology and historicity. To this extent, discourse is time bound. [] Discourse gives character an ideological front or faade that may be activated strategically to empower, intimidate, moralize, or to aid and inform. In new playwriting, however, discourse tends to be more ruminative than argumentative, more marginalized than mainstream. It moves along by association and incremental repetitions rather thain by progressive trails of logic. In this sense, it is more dialogic, than dialectic. [] Its dialogic and ruminative bent tends to personalize the rendering of language.11(Castagno, 2001:26)

Um terceiro trao, em parte subproduto da intratextualidade e do foco na qualidade discursiva da linguagem, o trabalho com a lngua enquanto uma realidade polivocal, as experimentaes com essa polivocalidade na linguagem de uma nica figura teatral ou nos modos de um texto inteiro articular suas falas, e termos de registros, sociolectos ou dialetos. O que me parece importante nessa dimenso a construo de uma tenso entre as caractersticas formais das falas e suas dimenses scio-culturais e ideolgicas. Para evitar um formalismo vazio, ser necessrio fazer a 7
Revista O Teatro Transcende do Departamento de Artes CCE da FURB ISSN 2236-6644 Blumenau, v. 16, n. 01, p. 02-11, 2011.

materialidade da fala com seus ecos culturais ressoar numa situao teatral que entrelaa as subjetividades dos seres ficcionais, dos atores e do pblico dentro de uma moldura coletiva, seja essa evocada predominantemente por meio de motivos temticos, seja por pistas de uma intriga exemplar. Em parte, esse trao remete construo de personagens-tipos, com a diferena que agora no se pretende criar uma coerncia social, ou seja, no surge uma figura ficcional determinada em sua psicologia por seu status social. Antes, cria-se uma materialidade para a fala que expe essa figura como um ser mltiplo e cindido, a partir de uma srie de pontos de vista (sociais, libidinais, afetivos, etc.) que misturam as dimenses representacionais e performativas de tal modo que torna-se impossvel uma descrio ou percepo objetiva dessa figura. Nesse contexto, fundamental estimular os participantes de uma oficina a brincar com os traos representacionais (aqueles que aludem a uma realidade social, psicolgica, familiar, etc.) de tal modo a enfatizar as possibilidades performativas desse material lingustico, as caractersticas formais e sonoras, para, num segundo passo, colocar essa materialidade e esse formalismo contra as dimenses representacionais.

Outro trao importante da dramaturgia contempornea uma abordagem nopsicolgica da figura teatral que se dissolve em estratgias lingusticas textuais ou em um conglomerado ttico de estados figurativos que no compem um personagem.12 Mas eles produzem e evidenciam a teatralidade e performatividade da situao teatral e/ou da linguagem verbal, e desse modo, indiretamente, a teatralidade da figura que portador da enunciao. No que diz respeito figura humana em cena, no se trata simplesmente de usar a linguagem para criar uma mscara verbal polifnica para um personagem, mas de um projeto de investigar a relao mutualmente condicionadora entre linguagem/discurso e subjetividade. Alm disso, quando encontramos no texto objetos ou animais enquanto figuras teatrais falantes, percebemos uma pesquisa sobre a capacidade da lngua de criar universos possveis e relacionar o leitor/espectador com aspectos de sua percepo fora do comum, mas acessvel pelo uso criativo da lngua. Em uma oficina de criao de textos teatrais, esses pressupostos permitem trabalhar de fora para dentro, ou seja, brincar com os traos formais da lngua para criar uma figura teatral eficaz. Possibilidades para provocar isso so exerccios que focalizam um conflito enquanto confronto de modos de fala; que fazem seres ficcionais humanas e objetos se comunicar; que estimulam que um ser ficcional entra na fala como em um 8
Revista O Teatro Transcende do Departamento de Artes CCE da FURB ISSN 2236-6644 Blumenau, v. 16, n. 01, p. 02-11, 2011.

labirinto no qual um elemento temtico leva a outro, junto com os respectivos modos de falar; um labirinto do qual surgem eventualmente outras figuras que interagem com ele; ou exerccios que exploram as possibilidades do monlogo dialgico enquanto justaposio de modos de falar, e desse modo, justaposio de elementos temticos.

A possvel qualificao desses procedimentos como ps-dramticos quer focalizar o fato que neles o formato do dramtico no deixa de existir, mas aproveitado e retrabalhado dentro de exploraes poticas que solapam o drama enquanto fundamento da estrutura da escrita. Mas o que no continua presente a noo do teatro enquanto confronto, conflito, explorao de um agon. Entretanto, este agon deixa de ser puramente ficcional, e se estabelece como conflito e dvida na percepo do espectador; uma tenso entre palco e plateia.

No momento em que se encontra minha pesquisa sobre dramaturgia contempornea, acredito que mais importante sensibilizar o participante dos princpios estticos atrs das diversas textualidades contemporneas, do que inventar exerccios concretos (que por si s nunca garantem resultados ricos e cativantes). Alm de explorar as possibilidades da lngua na criao de uma escrita teatral, fundamental fomentar a imaginao formal dos participantes atravs da leitura de textos contemporneos. Infelizmente, uma boa parte deles existe somente em lngua estrangeira.

Consideraes finais

Os referidos traos formais e seus procedimentos dramatrgicos tm a tendncia de dissolver a construo de uma intriga em diversas (micro)-situaes cuja ligao se d mais por causa de motivos temticos e discursivos do que de uma intriga causal. Eles igualmente possuem a tendncia de dissolver a antiga personagem em uma instncia de enunciao sem centro psicolgico ou social. O que estrutura essas peas a relao temtica entre subjetividades, contextos culturais ou naturais e histria, mediada e expressa pela lngua. Os traos ps-dramticos da dramaturgia contempornea diferem de traos no-dramticos antigos como a linguagem simblica e alegrica dos Autos por introduzir uma esttica predominantemente no-figurativa, cujos elementos verbais tendem abstrao. Isso certamente implica o perigo de criar textos vazios, quando os 9
Revista O Teatro Transcende do Departamento de Artes CCE da FURB ISSN 2236-6644 Blumenau, v. 16, n. 01, p. 02-11, 2011.

autores no conseguem fazer palpveis os conflitos e as angustias da subjetividade contempornea dentro dessa forma. Mas isso talvez no seja culpa da forte presena de traos formalistas, mas de seu uso raso por parte dos autores que esqueceram que a forma no um fim em si mesmo, mas um meio para elucidar aspectos da realidade vivida pelos espectadores que normalmente passam despercebidos. Ao distorcer a subjetividade emprica, a forma da nova dramaturgia contempornea pretende desestabilizar o olhar comum dos espectadores sobre si mesmo e apresentar uns insights desconcertantes, mas necessrios, sobre a situao histrica do ser humano.
1

Possui mestrado em Letras Ingls pela Universitat Munchen (Ludwig-Maximilians) (1995), doutorado em Literaturas da lngua inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), e ps-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contempornea. Atualmente professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina na rea de histria do teatro e dramaturgia. Tem experincia na rea de Letras, com nfase em Dramaturgia e Literaturas Estrangeiras Modernas, e na rea de Artes Cnicas, com nfase em Anlise de Montagem, Histria do Teatro (Teatro Elisabetano, o drama burgus, o teatro ps-dramtico), e Esttica Teatral. Atua principalmente nos seguintes campos: estudos shakespearianos, teoria da recepo, performance analysis, dramaturgia contempornea, teatro ps-dramtico. Pesquisador CNPq, edital Jovem Pesquisador no. 6/2008. Pesquisador CNPq, edital Jovem Pesquisador no. 6/2008. 2 Ver, entre outros, os textos de Luis Alberto de Abreu. 3 Penso, entre outros, em textos de solos teatrais escritos por Fernando Bonassi e as peas surrealistas de Dionsio Neto. 4 Essa dimenso relativamente ausente na dramaturgia brasileira contempornea, mas percebemos uma crescente utilizao de procedimentos poticos, provenientes do campo lrico, como, por exemplo, em trabalhos de Luis Alberto de Abreu ou de Michel Melamed. 5 "O que aconteceu foi [...] o desenvolvimento complicado e sinuoso de novas vises de logotipos mltiplos e um novo tipo de arquitetura. [...] [A] busca e construo de espaos e discursos liberados na medida do possvel das restries de metas (telos), hierarquia e lgica causal. 6 Trao-estrutura de tudo, sempre habitada pelo trao de algo que no por si s, as perguntas presenaestrutura. 7 Como, por exemplo, Shakespeare, ou no sculo XX, em parte Anton Tchekhov ou Jean Genet, e certamente Samuel Beckett e Heiner Mller. 8 Ver Baumgrtel, 2010a e 2010b. 9 Um dos textos fundadores dessa esttica Kaspar de Peter Handke, mas principalmente as peas tardias de Samuel Beckett. Poderamos citar tambm como exemplos um pouco mais recentes os textos de Bernard-Marie Kolts, de Michel Vinaver ou de Martin Crimp. Estes ltimos no rejeitam a camada representacional e ficcional, mas o centro de significao claramente o jogo lingustico que os textos estabelecem, entrelaando o aqui e agora da apresentao com o ento e l do mundo ficcional. 10 Um dos grandes modelos dessa intertextualidade certamente o texto Hamletmquina de Heiner Mller. 11 discurso, ao contrrio dramtica ou a linguagem normal de conversao, distingue-se por palavras codificadas, 'buzz frases, muitas vezes com uma dependncia de termos tcnicos ou jargo. Sublinhando a estratgia de um discurso uma ideologia essencial e historicidade. Nesta medida, o discurso o tempo limite. [...] O discurso d uma frente de carter ideolgico ou fachada que pode ser ativado de forma estratgica para capacitar, intimidar, moralizar, ou para ajudar e informar. Em nova dramaturgia, no entanto, o discurso tende a ser mais do que ruminative argumentativa, mais marginalizados do que mainstream. Ela se move ao longo de Thain, em vez de associao e de repeties incremental por trilhas progressiva da lgica. Neste sentido, mais dialgica, de dialtica. [...] Seu dialgica e dobrados ruminative tende para personalizar o processamento da linguagem. 12 Matteo Bonfitto (2002) chamou os resultados dessas diferentes estratgias de escrita de actantemscara, actante-texto e actante-estado.

10
Revista O Teatro Transcende do Departamento de Artes CCE da FURB ISSN 2236-6644 Blumenau, v. 16, n. 01, p. 02-11, 2011.

REFERNCIAS ALVES
DE LIMA, Maringela. O caos muito grande, In: ensaio/teatro 5, RJ: edies achiam, 1981, p. 7-12.

BAUMGRTEL, Stephan. Conflitos estruturais no texto ps-dramtico: reflexes sobre o deslocamento do conflito dramtico na teatralidade performativa e sua aplicao na dramaturgia brasileira. In: Cssia Navas; Marta Isaacsson; Slvia Fernandes. (Org.). Ensaios em cena. Salvador, So Paulo, Braslia: 2010a, p. 34-45. ___________. Em busca de uma teatralidade performativa alm da representao dramtica: reflexes sobre a variedade formal na dramaturgia contempornea. In: Edlcio Mostao; Isabel Orofino; Stephan Baumgrtel e Vera Collao. (Org.). Sobre PerformAtividade. Florianpolis: Letras Contemporneas, 2009, v. , p. 127-179. ___________. O sujeito da lngua sujeito lngua: reflexes sobre a dramaturgia performativa contempornea. Revista VIS (UnB), v. 9, 2010b, p. 107-124. BONFITTO, Matteo. O ator compositor. SP: Perspectiva, 2002. CASTAGNO, Paul. New Playwriting Strategies. A Language-Based Approach to Playwriting. London& New York: Routedge, 2001. FUCHS, Elinor. The Revenge of writing. Performing Arts Journal, Vol. 9, No. 2/3, 10th Anniversary Issue: The American Theatre Condition, 1985, pp. 163-173. LEHMANN, Hans-Thies, From Logos to Landscape, In: Performance Research 2 (1), London: Routledge, 1997, p. 55-60.

11
Revista O Teatro Transcende do Departamento de Artes CCE da FURB ISSN 2236-6644 Blumenau, v. 16, n. 01, p. 02-11, 2011.

Anda mungkin juga menyukai