Anda di halaman 1dari 18

Immanuel Kant (1724-1804)

Razo crtica e religio

Kant Juzos sintticos a priori


Chega-se pela intuio sensvel Na matemtica e na fsica encontramos tais juzos - Exemplo: a linha reta a mais curta entre dois pontos - Note que os conceitos de curto e magnitude no esto includos no conceito de linha reta, nem vem da experincia.

Kant Juzos sintticos a priori


Em todo o movimento que se transmite de um corpo a outro, a ao igual razo.

Kant Juzos sintticos a priori


Tais juzos se fundamentam nas formas de intuio: espao e tempo. - Espao e tempo so formas puras a priori, no conceitos de coisas reais, mas intuies. - Espao e tempo fundam a possibilidade de juzos sintticos. - Espao e tempo independem da experincia sensvel.

Kant Juzos sintticos a priori


S h conhecimento universal e necessrio daquilo que organizado pelo sujeito do conhecimento nas formas do espao e do tempo e de acordo com os conceitos do entendimento. Desse jeito, se o nmeno aquilo que nunca se apresenta sensibilidade, nem ao entendimento, mas afirmado pelo pensamento puro, logo no pode ser conhecido. E, se o nmeno o objeto da metafsica, esta no um conhecimento possvel.

Kant Juzos sintticos a priori


Quando a metafsica se refere a Deus, ela o define como imaterial, infinito, eterno, incausado, princpio e fundamento das essncias e existncias de todos os seres. Imaterial: no espacial; Infinito: no espacial; Eterno: no temporal; Incausado: sem causa; Princpio e fundamento de tudo: acima e fora de toda realidade conhecida ou inconsicionada

Kant Juzos sintticos a priori


S podemos conhecer os fenmenos
O fenmeno a coisa para ns ou o objeto enquanto sujeito do juzo. Aquilo que se apresenta ao sujeito do conhecimento na experincia, estruturado pelo sujeito com as formas do espao e tempo e com os conceitos do entendimento, sujeito de um juzo e objeto de um conhecimento.

Introduo razo prtica


Concluir Kant que, ento, simplesmente impossvel falar de realidades metafsicas como Deus e alma? Absolutamente no. Para Kant existe no apenas a cincia, mas tambm a conscincia moral, no s a razo pura, mas tambm a razo prtica. Pela razo pura conheo o que , pela razo prtica o que deve ser.

Introduo razo prtica


Para Kant, moralmente necessrio aceitar a existncia de Deus. Assim o que no se pode provar pela razo pura torna-se um postulado da razo prtica. Depois de eliminar Deus da ordem do pensamento e da realidade, postula a existncia de um Deus justo que fundamente a relao entre virtude e felicidade.

Introduo razo prtica


Pode haver outro caminho de acesso aos objetos metafsicos (a Deus)? Entre as muitas atividades do homem existe uma forma que se chama de conscincia moral. Tal conscincia indiscutvel como o prprio conhecimento e contm certo nmero de princpios que orientam a vida dos homens.

Introduo razo prtica


Trata-se de princpios aplicados ao; Atravs desses princpios (conscincia moral), Kant chega aos qualitativos morais (bom, mau, moral etc.) S podemos falar desses qualitativos em relao a pessoa humana. Somente o homem pratica atos e neles pode distinguir-se o que faz efetivamente daquilo que quer fazer.

Introduo razo prtica


O que pode ser realmente bom ou mau a vontade humana. Em que consiste tal vontade? Toda vontade se apresenta conscincia sob a forma de mandamento ou imperativo: tem que fazer isto, isto deve ser feito. Tais imperativos podem ser hipotticos ou categricos.

Introduo razo prtica


Os imperativos hipotticos so condicionais: Se quiseres viver, deve alimentar-te Os imperativos categricos so incondicionais: no mates o semelhante. A moralidade corresponde aos imperativos categricos, pois se no mato por causa do medo das conseqncias de parar numa cadeia, minha conduta, na conscincia, no moral. A vontade ntima no moral.

Introduo razo prtica


Para Kant, uma ao moral quando feita simplesmente por respeito ao dever, independente das conseqncias (contedo emprico). Essa a lei moral e universal. Essa lei tem seu fundamento na distino entre autonomia e heteronomia da vontade.

Introduo razo prtica


A vontade autnoma a que d a si mesma sua prpria lei; A vontade heternoma a vontade quando recebe a lei passivamente de algo ou de algum. Kant prope uma moral autnoma, isto ,a lei moral originada na vontade. Tal lei s pode ser formal (sem contedo emprico, nem metafsico). Trata-se da ordem da razo)

Introduo razo prtica


Desta autonomia da vontade encontra o postulado da liberdade; Sem ser livre, a vontade no poderia ser autnoma, nem ser moralmente merecedora, boa ou m; A liberdade condio de possibilidade da prpria conscincia moral. Nesse sentido, o primeiro postulado metafsico , pois, a liberdade.

Introduo razo prtica


O segundo postulado da razo prtica a imortalidade. Como no mundo da conscincia moral, no h diferena entre o ideal e o real, entre o que efetivamente sou e o que queria ser, ao contrrio do mundo fenomnico, no qual os valores morais justia, bondade etc. no esto realizados, necessrio que alm deste mundo haja um mundo metafsico no qual o que seja idntico com o que deve ser.

Introduo razo prtica


Este postulado requer uma unidade sinttica superior entre ser e o dever ser. A essa sntese superior entre ser e o dever ser Kant chama Deus. Alm do mundo fenomnico deve haver, pois, um ente no qual nossa aspirao de realize. Tal ente Deus. Enquanto a razo teortica nos permite conhecer este mundo fenomnico, a razo prtica nos conduz at Deus, ao reino das almas livres e imortais.

Anda mungkin juga menyukai