Anda di halaman 1dari 4

Universidade Federal Fluminense Histria Econmica Geral I

Fichamento da obra A Grande Transformao de Karl Polanyi (Captulos 4 e 5)


Captulo 4: Sociedades e Sistemas Econmicos

Na pgina 62, a autor evidencia que toda e qualquer sociedade ou foi regida por algum sistema econmico, porm somente no sistema capitalista possui uma Economia de Mercado. Isto no quer dizer que o ganho e o lucro nunca existiram em sociedades regidas por sistemas econmicos pr-capitalistas, porm a ideia de lucro era limitada por valores morais, sociais e, principalmente, religiosos. Embora instituio do mercado fosse algo comum desde o incio da civilizao humana, seu pape l era apenas incidental na vida econmica.

Nas pginas 63 e 64, Polanyi mostra que o conceito do Homem Econmico, baseado no pensamento de que a diviso do trabalho na sociedade dependente da existncia dos mercados, de Adam Smith, apesar de ser uma interpretao errada quando relacionada ao passado, foi uma fiel leitura do futuro. A discusso trabalho na sociedade versus mercados foi alvo de alguns grandes pensadores, alm de Adam Smith, contudo apenas com o capitalismo como sistema econmico em vigor que o papel dos mercados na economia ser ressaltado. Baseados no pensamento da pr openso do homem de barganhar, permutar e trocar uma coisa pela outra, pensadores que se dedicavam ao estudo econmico preocuparam-se minimamente com o estudo da economia nas sociedades primitivas, pois se tinha uma ideia de que o homem primitivo estava longe de ter uma economia capitalista, tinha, na verdade, uma psicologia comunista. O autor, nas pginas 65 e 66, afirma que dentre as recentes descobertas de pesquisas histricas e antropolgicas a mais importante e notvel que a economia do homem, como regra, est submersa em suas relaes sociais, e esse preceito foi dominante nas sociedades primitivas. Nestas sociedades os laos sociais so os movimentadores da economia e trabalho, pois vale muito mais ter boas relaes sociais e ser um membro importante em seu grupo que barganhar riquezas, esse princpio visto claramente em sociedades tribais, por exemplo. difcil entender como toda uma sociedade mantm todas as suas relaes em laos sociais, sem visar qualquer ganho econmico individual, isso resulta interesse prestgio social, pois so sociedades em que se vale muito mais ser algum de extrema importncia quela tribo, que exerce seu trabalho e obrigaes em prol do coletivo. Mas deve-se deixar claro que esses princpios no so baseados em discusses carter do homem primitivo, e sim que para a vida no sistema social vigente do mesmo, essa a forma de status e tambm o cada indivduo

necessrio na atividade que exerce, ou seja, para que a sobrevivncia do grupo esteja assegurada todos devem contribuir, afinal todas as obrigaes sociais so recprocas.

Dois princpios comportamentais importantes no entendimento de como funcionavam as economias das sociedades primitivas so apresentados nas pginas 67, 68 e 69: a reciprocidade e redistribuio. A reciprocidade atua principalmente em relao organizao sexual da sociedade, isto , famlia e parentesco isso em razo do padro da simetria, que se manifestava na existncia de um anlogo basicamente. A redistribuio baseia-se e no padro da centralidade, que era a entrega do que foi produzido a um lder, responsvel pela redistribuio de forma justa aos membros daquela sociedade. Esses princpios comportamentais s foram capazes de assegurar o funcionamento de um sistema econmico porque havia uma organizao nas sociedades primitivas baseadas no cumprimento de exigncias seguindo os padres de simetria e centralidade. Ainda analisando as sociedades primitivas, Polanyi diz que nessas sociedades na verdade, o sistema econmico mera funo da organizao social, pois como so sociedades com princpios de sobrevivncia coletiva baseada nos laos sociais, o sistema econmico diferentemente da sociedade capitalista apenas um derivado de como tal sociedade se organiza.

Nas pginas 70, 71 e 72, Polanyi cita exemplos de como a reciprocidade e redistribuio so atuantes nas sociedades primitivas. A reciprocidade exemplificada no Circuito Kula, que refuta a premissa de que as sociedades baseadas na reciprocidade so simples e pouco complexas, uma vez que esse circuito comercial teve uma das mais completas transaes comerciais j conhecidas na histria da humanidade. Exemplificando o padro da redistribuio, o autor cita-o como prtica de sociedades antigas da Babilnia, China, ndia, Egito, no imprio dos Incas. A redistribuio tambm foi base do sistema feudal, na Europa Medieval.

Nas pginas 73, 74 e 75, o autor nos apresenta outro princpio comportamental de grande importncia nas anlises antropolgicas das sociedades humanas: a domesticidade, que consiste na produo para uso prprio. Um princpio, provavelmente, mais antigo que o da reciprocidade e o da redistribuio. Apesar da conceituao que pode abrir margem a insero da ideia no individualismo capitalista, na viso de Polanyi, a domesticidade nada tem a ver com a motivao de ganho, pois a domesticidade visa sobrevivncia de uma famlia dentro do grupo, ou seja, natural que uma parte da produo seja dirigida prpria, ou seja, esse princpio, aplicado nas sociedades primitivas, baseado exclusivamente na subsistncia. Porm quebrando essa ideia de que visar o lucro destruiria por completo a base da domesticidade, Aristteles diz que a produo para o uso seria a essncia desse princpio, contudo uma produo acessria para o mercado, (), no precisa destruir a autossuficincia domstica desde que o ganho seja reinvestido na produo voltada subsistncia. Com base no captulo 4 da obra de Polanyi, se conclui que os sistemas

econmicos conhecidos at o fim do feudalismo foram arquitetados nos princpios da reciprocidade e redistribuio ou domesticidade, seja com predominncia nica de algum desses princpios ou at com a combinao dos trs.

Captulo 5: Evoluo do Padro de Mercado

Ao iniciar o quinto captulo de sua obra (pginas 76 e 77), Polanyi conceitua mercado como um local de encontro para a finalidade da permuta ou da compra e venda. Assim como os princpios da reciprocidade, redistribuio e domesticidade so baseados em padres, o princpio da permuta depende que o mercado tenha um padro para que seja efetivado. Porm este ltimo princpio apresentado no pode ser totalmente equiparado aos outros trs, uma vez que mais especfico que os mesmos, pois o padro de mercado capaz de criar uma instituio especfica, a saber, o mercado. Com esse princpio da permuta baseado no padro de mercado tem-se uma reviravolta nos sistemas econmicos conhecidos, nasce a ideia de que que ao invs da economia estar submersa s relaes sociais, as relaes sociais esto embutidas no siste mas econmicos. Assim, esse princpio explica porque uma economia de mercado s pode funcionar numa sociedade de mercado.

Nas pginas 78 e 79, sobre dinheiro e mercados e sociedades primitivas, Polanyi diz que a presena ou ausncia de mercado ou de dinheiro no altera necessariamente o sistema econmico de uma sociedade primitiva, assim refutando a ideia que se tinha no sculo anterior de o dinheiro transformava de forma inevitvel uma sociedade, com a criao de mercados, forando o ritmo da diviso de trabalho, liberando a propenso natural do homem permuta, barganha e troca. Ainda sobre mercado, o autor chega as diferentes vertentes do mesmo: o mercado local e o mercado de longa distncia, que no exerciam presso para a criao de um mercado unificada territorialmente, o mercado nacional. Nesse ponto que surge o questionamento: se os mercados antecessores do mercado nacional no foram diretamente responsveis pelo surgimento do mercado nacional, como o mesmo surgiu?, Polanyi responde e sse questionamento apresentando as vertentes que respondem essa questo, como, por exemplo, o ensino ortodoxo que partiu da propenso do indivduo permuta para explicar a formao dos mercados locais, na diviso do trabalho, que afetavam diretamente a necessidade do comrcio, at mesmo no de longa distncia.

Nas pginas 80 e 81, Polanyi chega concluso de que embora as comunidades humanas nunca tenham deixado de lado, inteiramente, o comrcio exterior, esse comrcio nem sempre envolvia mercados necessariamente, pois nem sempre envolvia o princpio da permuta, que caracterstica base do mercado originalmente o comrcio de longa distncia era baseado no princpio da reciprocidade. O mercado externo uma transao, ou seja, a questo principal do mesmo suprir a ausncia de um determinado

produto naquela regio. A relao do comrcio externo como o comrcio local o que ocorre entre os integrantes de uma sociedade definida de complementao, ao contrrio do comrcio interno que essencialmente competitivo. O autor ao explicar o surgimento dos mercados internos, refutando suposies antes aceitadas, como a de que o os mercados locais se desenvolveram de forma natural, assim sendo, com os mercados internos seria similar, ele usa do argumento de que atos individuas de permuta ou troca no estabelecem mercados em sociedades onde a reciprocidade, a redistribuio e a domesticidade predominam.

Nas pginas 82 e 83 aborda-se o surgimento das cidades e sua relao com os mercados. As cidades surgiram da necessidade de proteger e delimitar os mercados locais. Na Europa Medieval, as feiras promovidas por comerciantes eram cada vez mais frequentes e, nesses locais onde eram instaladas as mesmas, que surgiram as primeiras cidades.

Nas pginas 84, 85 e 86, continuando o pensamento do surgimento do comrcio interno, o autor afirma que nem o comrcio de longa distncia, nem o comrcio local, foi o pai do comrcio interno. Na histria da civilizao urbana, a acentuada distino entre os dois tipos de comrcio interno e de longa distncia possibilitou esse raciocnio. O surgimento das cidades levantou grandes entraves formao de um mercado interno, com no competio dentro do mercado local e do mercado de longa distncia, o desenvolvimento de um estado territorial foi necessrio para ser o centralizador da questo dos mercados, assim dando surgimento ao mercado interno (ou nacional). A unificao dos Estados, de ponto de vista econmico, foi instrumentada pelo capital, os recursos privados disponveis sob forma de dinheiro acumulado que se adequaram de forma peculiar para que o comrcio at ento limitado se desenvolva. Nas pginas 87 e 88, por fim, o autor faz meno ao sistema econmico vigente ps-unificao territorial e formao dos Estados Nacionais: o mercantilismo, marcado pela intensa interveno estatal, pois dois pontos muito temidos na poca eram o monoplio e a competio, uma vez que com a atuao do mercado estavam relacionados comercializao itens relacionados s necessidades de vida, logo poderiam ser tornar um perigo comunidade. No fim do quinto captulo o autor faz meno aos sistemas econmicos das sociedades primitivas, o sistema econmico estava submerso em relaes sociais gerais; os mercados eram uns aspectos acessrios de uma estrutura institucional controlada e regulada mais do que nunca, pela autoridade social e comparando libertao que o comrcio obteve com o mercantilismo, vemos um desenvolvimento de ideias e conceitos, o comrcio saiu do particularismo (p.88) para ser o fato dominante do sistema econmico vigente.

Anda mungkin juga menyukai