Anda di halaman 1dari 5

MRUV (plano inclinado) trilho de ar com faiscador Trilho de ar

1 - Conceitos relacionados Intervalo de tempo, posio, velocidade, acelerao, acelerao mdia e movimento retilneo uniformemente variado. 2 - Objetivos Entender os conceitos de espao percorrido, posio, intervalo de tempo, velocidade, acelerao, acelerao mdia, familiarizao com programa especfico de tratamento de dados, elaborao e anlise de tabelas e grficos (manualmente e via programa). 3 - Mtodo utilizado O Registro da posio em funo do tempo obtido atravs de descargas eltricas de alta tenso (fascas) com freqncia conhecida, que deixa um rastro impresso sobre uma fita termo sensvel colada sobre o trilho de ar. 4 - Equipamentos 1 trilho de ar modelo Ealing 1 faiscador AT 1 cavaleiro para trilho de ar 1 rgua 40 cm 1 trena 1 rolo de fita adesiva Fitas termo sensvel de 60 cm Calos para elevar trilho 5 - Fundamentos Tericos O movimento em que um corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetrias retas, com a velocidade se mantendo constante ou variando apenas em mdulo chamado Movimento Retilneo. Em movimento com acelerao, esta tem sentido paralelo ao da velocidade, com variao apenas em mdulo, nunca em direo. 5.1 - Movimento Retilneo Uniformemente Variado No Movimento Retilneo Uniformemente Variado (MRUV) o corpo ou ponto material est sujeito a acelerao constante. A acelerao mdia definida como a variao da velocidade, dividida pelo intervalo t: de tempo decorrido

Sendo v = v v 0 e t = t t 0 , t o tempo final, t0 o tempo inicial, v a velocidade em t, v0 a velocidade em v e t tendendo a zero, a t0. No limite de acelerao mdia passa a ser a acelerao instantnea:

a = v t

(1)

a = lim v = dv t 0 t dt

(2)

Reescrevendo a equao (5), considerando a acelerao constante, fazendo o instante inicial t 0 = 0 , na equao (3) considerando ( a = a ), temos a seguinte equao do MRUV:
v = v 0 + a.t

(3)

Considerando a acelerao constante, definida como velocidade mdia do movimento, a mdia aritmtica da velocidade no instante inicial com a velocidade no instante final:

v=

v + v0 2

(4)

Substituindo (3) e (4) em: x = x0 + v t , se obtm a equao do MRUV:

x = x0 + v 0 t + 1 a t 2 2

(5)

Sendo x0 a posio e v0 a velocidade no instante t = 0 , x a posio no instante t e a a acelerao constante durante o movimento. 6 - Montagem e procedimento experimental O trilho de ar com o cavaleiro flutuando sobre o colcho de ar oferece uma condio adequada para o estudo de movimentos em uma dimenso de sistemas fsicos isolado com atrito reduzido. Dentro da anlise dos erros experimentais para este experimento a de fora atrito resultante sobre o cavaleiro na direo vertical nula.

Toginho Filho, D. O., Zapparoli, F. V. D., Pantoja, J. C. S., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Fevereiro de 2012.

MRUV (plano inclinado) trilho de ar com faiscador Trilho de ar


Prtica 1 - MRUV com o trilho de ar inclinado 1. Ligar o interruptor de energia do faiscador e do compressor de ar e verificar se o trilho de ar est nivelado; 2. Impulsionar o cavaleiro algumas vezes (no com muita fora), com a rgua de 40 cm sem ligar o boto de disparo do faiscador, para se familiarizar com o equipamento; 3. Impulsionar o cavaleiro algumas vezes, com a rgua de 40 cm, acionando o boto de disparo do faiscador para test-lo e ver como funciona; 4. Desligar o interruptor de energia do faiscador e do compressor de ar, depois fixar a fita termo sensvel de 60 cm na lateral do trilho de ar, onde acionada a ponteira do faiscador; 5. Elevar o ponto de apoio do trilho de ar com um calo de 5 mm; 6. Ligar o compressor de ar e o interruptor do faiscador com o boto de acionamento em mos, soltar o cavaleiro a partir do extremo mais elevado do trilho, acionando o boto de disparo do faiscador apenas quando a ponteira deslizar sobre a fita termo sensvel pela primeira vez; 7. Remover e identificar a fita termo sensvel marcada, anotando a freqncia do faiscador, e assinalando o ponto inicial e final de registro do movimento; 8. Repetir os procedimentos de 3 at 5 para o registros de outros movimentos com maior inclinao, sendo a inclinao mxima de 30 mm. 9. Medir com a trena o comprimento do trilho, e anotando este valor. 7 - Anlise dos dados 7.1 - Anlise estatstica 1. Fixar a fita termo sensvel na bancada de trabalho; 2. Circular um a cada dois pontos que sero considerados na anlise, definindo o ponto x1 no incio da fita como origem do movimento, conforme diagrama da Figura 1; 3. Organizar os valores medidos e calculados abaixo, em uma tabela, conforme Tabela Modelo; 4. Medir a posio de cada ponto xi a partir da origem;
t =1 / f , sendo f a freqncia do 5. Considerando gerador de Alta tenso (faiscador), determinar o instante de tempo t i = 2 i t (pois o perodo a cada dois pontos) entre cada ponto xi escolhido, a partir da origem; 6. Determinar a distncia xi e os intervalos de tempo ti para todos os pontos xi, de acordo com o diagrama da Figura 1; 7. Calcular a velocidade mdia vi para cada intervalo (xi/ti); 8. Calcular a acelerao mdia ai para cada intervalo (vi/ti), anotando na ltima linha da

coluna, sendo a =

N ,
i =1

ai

calcular o desvio (ou

resduo) ai = ( ai a ) de cada ai , anotando na ltima linha da coluna seu somatrio

( a ) ;
i =1 i

9. Calcular o quadrado do desvio ( ai ) 2 para cada ai , anotando na ltima linha da coluna seu somatrio

( a )
i =1 i

10. Obter o desvio padro da mdia da acelerao a , dado por:

a =

(a )
i =0

N 1

N ( N 1)

11. Expressar o valor da velocidade do movimento em notao cientfica, na forma: a = a a ; 12. Qual o valor ideal para o resduo, e em que situao isso ocorre;

Figura 1 Diagrama mostrando o mtodo de anlise dos pontos marcados na fita.

Toginho Filho, D. O., Zapparoli, F. V. D., Pantoja, J. C. S., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Fevereiro de 2012.

MRUV (plano inclinado) trilho de ar com faiscador Trilho de ar


7.2 - Anlise grfica Para avaliar a dependncia da posio e da velocidade em funo do tempo, em escolhido como origem do referencial a posio onde se inicia a marcao do tempo, ou seja, x = 0 e v = 0 em t = 0 . Com isto, o termo posio tem o mesmo significado que distncia total. A acelerao instantnea em cada ponto xi definida como o valor de velocidade mdia vi correspondente no intervalo ti entre dois pontos distintos de acordo com o diagrama da Figura 1; 1. Construir em papel milimetrado, o grfico de x(t) (x versus t), a partir dos valores xi e ti registrados na Tabela I. Traar uma reta e uma curva mdia (cores diferentes) entre os pontos para avaliar visualmente qual delas descreve melhor ajuste de pontos (ver modelo grfico em anexo); 2. Construir em papel milimetrado, o grfico de v(t) (v versus t), a partir dos valores vi e ti registrados na Tabela I. Traar uma reta mdia entre os pontos marcados no papel e obter sua inclinao da e interpretar seu significado, com base no valor encontrado para o item 11 da anlise 7.1; 3. Inserir os dados experimentais da na tabela do aplicativo de tratamento de dados de acordo com a tabela modelo, apenas para o tempo ti, posio xi e velocidade vi ; 4. Construir o grfico de x (t) a partir dos valores de xi e ti, digitados no aplicativo; 5. Construir o grfico de v (t) a partir dos valores de vi e ti, digitados no aplicativo; 6. Fazer o ajuste dos pontos experimentais em ambos os grficos gerados nos itens anteriores, usando uma funo linear do tipo y = A + B x e uma funo polinomial de 2a ordem do tipo y = A + B x + C x 2 (identific-las por cores e legenda); 7. Analisar qual das duas funes se ajusta melhor aos dados experimentais, comparando os valores de R (coeficiente de correlao) e SD (desvio padro do ajuste). O melhor ajuste o que apresentar maior valor R e menor valor de SD; 8. Para o melhor, qual o significado do parmetro A e seu valor? Qual o significado do parmetro B e seu valor? Qual o significado do parmetro C e seu valor (para caso da funo polinomial)?O que pode ser deduzido ao se comparar o valor de B e o de C? 9. Como escrita a dependncia da posio em funo do tempo (sugesto ver equaes 3 e 5 e comparar com as equaes de melhor ajuste obtidas pelo aplicativo). Neste caso, justifique o fato do movimento poder ser caracterizado como MRUV; 7.3 - Questes complementares

1. Existe concordncia entre o valor de a obtido na


anlise estatstica e o valor da inclinao da reta no o grfico de v(t) na anlise grfica? Faa um comentrio a respeito do resultado, e suas provveis causas. Verificar o comprimento total da fita termosensvel e o nmero de pontos selecionados para o estudo. Elabore argumentos (explicaes) que comprovem a consistncia (lgica) do valor obtido para a acelerao do movimento; Neste caso considerando os resultados do experimento, possvel afirmar que o cavaleiro em movimento se comporta como um corpo isolado do meio exterior, sendo nula a fora de atrito cavaleiro-trilho? Faa um desenho do cavaleiro se movendo no trilho inclinado, depois faa um diagrama de ponto material do cavaleiro num plano cartesiano xy, com as foras que agem sobre o cavaleiro; Este movimento obedece a Lei de Inrcia? Explique por qu? Ache a acelerao da gravidade local atravs das h e = arctg , onde relaes: a = g .sen L a valor da acelerao mdia do cavaleiro devido a cada inclinao, g a acelerao da gravidade, h altura do calo, e L comprimento do trilho. Comente o valor encontrado com o valor da gravidade conhecido.

2.

3.

4.

5. 6.

Referncias Bibliogrficas 1. Toginho Filho, D. O., Zapparoli, F. V. D., Pantoja, J. C. S., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral, Uso do Trilho de ar, Universidade Estadual de Londrina, 2007.

Toginho Filho, D. O., Zapparoli, F. V. D., Pantoja, J. C. S., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Fevereiro de 2012.

MRUV (plano inclinado) trilho de ar com faiscador Trilho de ar


2. Domiciano, J. B., Juraltis K. R., Introduo Fsica Experimental, Departamento de Fsica, Universidade Estadual de Londrina, 2003. 3. Halliday, D. e Resnick, R. Fundamentos de Fsica 1 vol.1 - LTC - Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., Rio de Janeiro, 1993. 4. Sears, F. W. e Zemansky, M. W. Fsica - vol. 1 - Ed. Universidade de Braslia Rio de Janeiro 1973 p. 38 a 44. 5. Tabacniks, M. H., Conceitos Bsicos de Teoria de erro, Disponvel em: <http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/fge2255/te xtos/ConcBasTeorErr.pdf>. Acesso em 23/11/2007.

Toginho Filho, D. O., Zapparoli, F. V. D., Pantoja, J. C. S., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Fevereiro de 2012.

MRUV (plano inclinado) trilho de ar com faiscador Trilho de ar


Anexos
Tabela Modelo Registro e tratamento dos dados, sendo: i o ndice da marcao circulada; ti o instante do movimento na posio xi ; xi o espao percorrido no intervalo de tempo ti , e v i a velocidade mdia entre a marcao anterior e posterior a xi, ; v i a variao dos valores da velocidade entra a marcao anterior e de posterior v i , ai a acelerao mdia entre a marcao anterior e posterior a xi, ai o desvio de cada medida

ai ; ( ai ) 2 o quadrado do desvio de cada medida ai ;


ndice (i) 1 2 3 . . . N t(s) x (cm) x1 x2 x3 . . . xi ti (s) 0 xi (cm) 0

vi
(cm/s) 0

(cm/s) 0

v i

ai
(cm/s ) 0
2

ai
(cm/s ) 0
2

( ai ) 2
(cm/s2)2 0

t1 t2 t3 . . . ti

ai =
i =1

( ai ) =
i =1

( a )
i =1 i

Modelo de grfico em papel milimetrado, onde o eixo vertical representa o espao percorrido e o eixo horizontal representa o tempo decorrido durante o movimento de um dado corpo, ambos em fator escala (FE) apropriados.

Toginho Filho, D. O., Zapparoli, F. V. D., Pantoja, J. C. S., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Fevereiro de 2012.

Anda mungkin juga menyukai