Anda di halaman 1dari 4

Sob o domnio do crack

Com enorme potencial para viciar, a droga espalhou-se pelo Brasil nos ltimos dois anos e arrebatou a classe mdia

FLAGELO Jovens viciados no Rio de Janeiro: a apreenso da droga aumentou 542%, em um ano, na cidade O nome crack vem do som de estalo que a droga produz quando aquecida no cachimbo, antes de ser consumida. A palavra , hoje, sinnimo de um dos maiores flagelos do Pas. Uma pesquisa encomendada pela Secretaria Nacional Antidrogas revela que 40% das pessoas internadas por dependncia qumica em centros particulares do Pas so jovens da classe mdia viciados em crack. No Rio de Janeiro, o psiquiatra Jorge Jaber, que mantm duas clnicas para tratamento de dependentes, afirma que o nmero de pessoas que buscam atendimento aumentou 70% nos ltimos 18 meses, por causa da droga.

O crack se disseminou numa velocidade to assustadora nos ltimos dois anos que superou a maconha em nmero absoluto de apreenses at em Pernambuco, tradicional polo de produo da erva. Segundo o delegado Luiz Andrey Oliveira, do Departamento de Represso aos Narcticos do Estado, em 2007, foram apreendidos em Pernambuco oito quilos da droga, contra 32 quilos nos dez primeiros meses de 2009. No Rio de Janeiro, o total de apreenses saltou de dez quilos no ano passado para 65 quilos este ano. At alguns anos atrs, crack era alucingeno da camada social mais pobre da populao por causa do preo quase irrisrio. Produzida a partir dos restos do refino da cocana, essa droga provoca dependncia quase imediatamente. "Em termos de potencial para viciar, comparvel herona", diz o psiquiatra Felix Kessler, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, representantes do governo dizem que a droga uma questo de sade no Pas, e no somente de polcia. "O crack no apenas um fator criminal, um problema de sade", afirmou, na semana passada, o ministro da Justia, Tarso Genro, durante visita ao Rio. E o ministro da Sade, Jos Gomes Temporo, anunciou investimentos de R$ 110 milhes no atendimento a usurios em todo o Brasil. " algo gravssimo que afeta a sociedade brasileira, ns temos que enfrent-lo", disse Temporo. Mas para que o entorpecente fosse alado ao centro do debate foi preciso que uma tragdia acontecesse: o assassinato da estudante Brbara Chamun Calazans Lino, 18 anos, estrangulada pelo msico viciado em crack Bruno Kligierman de Melo, 26, na zona sul do Rio, na semana passada. Pela brutalidade do crime e pela inocncia de Brbara, que tentava "tirar" o amigo do vcio, o fato abriu os olhos para esta chaga, que se disseminou no Brasil nos anos 90, aps uma exploso de consumo nos Estados Unidos na dcada anterior. Tomou, primeiramente, conta de So Paulo, onde uma rea do centro foi batizada de cracolndia.

"O crack uma doena que leva o cara para o fundo do poo. E eu cheguei l" Cristiano, internado para tratar o vcio H anos, a prefeitura tenta, sem sucesso, reurbanizar a regio, mas no consegue fazer com que os viciados saiam de l e a iniciativa privada invista no local. Hoje, possvel comprar crack at pela internet. Um dos motivos do grande sucesso das "pedras", como so chamadas, a rapidez com que comea a agir no corpo, cerca de oito segundos aps a tragada. No entanto, como a euforia tambm acaba muito rapidamente, o consumidor se v obrigado a fumar uma pedra atrs da outra para no cair em depresso. "O crack assim, voc nem bem acabou de fumar e j quer mais", resume o jovem Leonardo, 18 anos, da classe mdia carioca. Ele conversou com ISTO numa clnica particular de recuperao onde foi internado pelos avs. Leonardo usa a droga desde os 14 anos e chegou a passar quatro dias sem comer e sem dormir, s consumindo crack. "No sei como aconteceu, mas desaprendi a ler e escrever. At danar, que eu adorava, no consigo mais", conta cabisbaixo. Antes de procurar socorro, Leonardo praticamente virou bandido. "J roubei txi, nibus e pedestre. S no matei", revela o rapaz, que est feliz porque no usa a droga h 15 dias. "O indivduo se isola num processo de embrutecimento e desumanizao absurdos, que causam rompimentos familiares, de trabalho e de escolaridade", explica Luis Sapori, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Segurana Pblica da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. "Isso gera um tipo de violncia mais intensiva, consistente e perversa do que a cocana e a maconha." TRAGDIA Brbara Lino, 18 anos, morreu estrangulada Cristiano tem 31 anos e experimentou a droga apenas seis meses antes de se internar. "O crack uma doena pelo amigo, Bruno Melo, que leva o cara para o fundo do poo. E eu cheguei l", desabafa o rapaz, que apenas uma sombra da pessoa viciado em crack ativa que j foi. Ele pesava 70 quilos antes de provar o alucingeno, hoje tem 46 quilos, perdeu os dentes e tem vrios tiques nervosos, provocados pelo perodo de abstinncia. " um vcio, como todos, que degrada no s o usurio, mas tambm a famlia dele", alerta o delegado Lus Cravo Dria, da Coordenao- Geral de Represso a Entorpecentes da Polcia Federal. Dria diz que a polcia est fazendo o que pode para conter a escalada do crack na sociedade, mas admite que a misso muito difcil.

Fotos: Domingos Peixoto/Ag. O globo; Fernando Quevedo/ag. o globo; Daniela Dacorso/ag. isto "A maior parte da cocana consumida no Brasil vem da Bolvia, onde o governo perdeu o controle das reas de cultivo da planta", alega o delegado. Impedir que as drogas entrem no Pas apenas uma parte da batalha. A outra, mais pessoal, se d dentro das casas e deve ser enfrentada da mesma forma que se luta contra um cncer. Quanto mais cedo se descobrir o tumor - no caso, o envolvimento do jovem com o crack -, maiores so as chances de recuperao e cura.

Anda mungkin juga menyukai