Anda di halaman 1dari 8

RELATRIO DE ESTUDO

UTILIZAO DE VECULOS COM CAIXA DE ENGRENO AUTOMTICO OU AUTOMATIZADO PELO CBMERJ.

Elaborado por: Ten-Cel BM Carlos Tavres Cap BM Trancoso

RELATRIO SOBRE CMBIO AUTOMTICO OU AUTOMATIZADO

1) Modelos de cmbios:
1.1) Cmbio automatizado ou semiautomtico ou robotizado Chevrolet Meriva easytronic. Fiat Stilo dualogic. Volkswagen Polo I motion. Ford Ecosport powershift. Peugeot - 2tronic. Honda I Shift. Toyota smt. Renaut quickshift. O diferencial para esse tipo de cmbio est na ausncia do pedal da embreagem, onde o seu comando substitudo por atuadores (eletropneumticos ou eletro hidrulicos) os quais, atravs de uma central eletrnica, fazem as mudanas de marcha. Consequentemente, a mudana de marcha ocorre no tempo correto. Alguns sistemas mais modernos costumam utilizar dupla embreagem (cmbio DSG usado pela Volkswagen) para proporcionar uma maior continuidade e progressividade, impedindo os pequenos trancos. Enquanto uma marcha est engatada, a segunda embreagem j deixa a prxima marcha pr-acionada. Assim, a troca bem mais rpida que nos carros automticos convencionais, proporcionando melhor desempenho e quase ausncia de trancos nas mudanas. Com a mudana de marcha no tempo correto, o consumo diminui e os desgastes em peas tipo disco de embreagem, colar, plat, rolamento, freio e anis sincronizadores tambm diminuem. 1.2) Automtico Volkswagem tiptronic. Volvo geartronic. Audi stronic. BMW steptronic.

O cmbio automtico propriamente dito possui um funcionamento similar ao cmbio automatizado. A diferena se encontra na ausncia do sistema de embreagem colocando em seu lugar o conversor de torque. Pode aumentar o consumo e os custos de aquisio e manuteno.

1.2.1) Automtico tipo CVT (Transmisso Continuamente Varivel) Audi, Volkswagen, Porshe tiptronic BMW - steptronic Renault Fluence Mitsubishi Asx ou Outlander Honda Fit Nissan - Xtronic Considerado a evoluo do cmbio automtico. No h troca de marchas, o uso de duas polias cnicas e uma correia proporciona infinitas relaes de velocidade. Considerado o mais confortvel e o mais econmico, sem nenhuma alterao nas mudanas de regime do motor. Bastante usado em carros de golfe, jet ski, kart, motos. CVT ideal para veculos leves;

Curiosidade: O cmbio sequencial um tipo de cmbio automatizado ou automtico em que se usa a alavanca de marcha para aumentar ou diminuir a velocidade (+, -). Mesmo em veculos que utilizam cmbio CVT, o condutor pode realizar trocas e continuar a sentir a empolgao dos carros convencionais. Pode estar localizado no mesmo local onde colocado o cmbio manual, ou atrelado direo (os chamados paddle shifts ou "borboletas"). Essa mudana manual normalmente no deixa o carro mais rpido, apenas permite maior controle do automvel em situaes que precise diminuir a velocidade sem fazer uso necessariamente dos freios, exemplo em situaes antes de efetuar uma curva.

2) Vantagens com relao ao sistema mecnico ou manual:


Praticidade, conforto e leveza por no ter de aplicar embreagem e cambio de marcha; Passagem de marcha mais ideal por no possuir interrupo do fluxo de torque; Preserva o motor e os demais sistemas de transmisso de maus tratos por impedir a sobre rotao do motor e engates equivocados; Por realizar a troca de marchas no tempo certo do motor gera uma economia de combustvel (aproximadamente 20%); A mudana de marcha manual acarreta perda de torque; Alto desgaste pelos choques, coisas que quase no existem no cambio automtico ou automatizado pelo uso de um sistema de variaes contnuas; Direo mais segura por proporcionar as duas mos no volante por mais tempo e maior ateno ao trnsito por no ter de acionar embreagem e alavanca de marcha; Maior ergonomia ao motorista por menor esforo mecnico.

3) Desvantagens:
Manuteno mais cara, porm com durabilidade muito maior atravs da manuteno preventiva em troca de leo e filtro; Maior consumo no sistema convencional de conversor de torque e engrenagens planetrias, porm novas tecnologias como CVT ou embreagem automtica no apresenta aumento de consumo.

4) Manuteno:
Troca de leo e filtro a cada, aproximadamente, 6 mil horas de trabalho ou 240 mil quilmetros rodados.

5) Preocupaes com mau uso


5.1) Subir rampa em posio D: Este um erro clssico. O condutor sai todos os dias da garagem de casa e sobe uma rampa com a posio D engatada. Neste caso, o correto usar as marchas 1 ou L, dependendo do fabricante, que so as indicadas para uso severo, evitando assim desgaste desnecessrio e prolongando a vida til do cmbio. 5.2) Trocar de marcha quando o carro para no semforo: Deixar o carro em D nas paradas de semforo, ao invs de trocar para N, uma boa maneira de economizar combustvel. Alm disso, tambm ajuda a manter a temperatura da caixa. A economia, claro, quase insignificante a cada parada, no entanto, para quem est acostumado ao trnsito dentro das grandes cidades, pode fazer diferena na hora de reabastecer o tanque. Alguns veculos, como Vectra, Marea e Scenic, possuem um solenide especial que abaixo dos 3 km/h e com o p no freio simula a posio N.

5.3) Trocar da 3 para D constantemente: Outro erro comum consiste na troca indiscriminada de D para 3 e vive-versa, especialmente em trechos com muitas subidas, descidas e retas, que podem causar problemas de lubrificao na transmisso. Usar o recurso das reduzidas em subidas longas , de fato, uma maneira eficiente de prolongar a vida til do conjunto. No entanto, a velocidade do automvel deve ser compatvel com a marcha desejado, geralmente especificado pelo manual do proprietrio. Nas transmisses com controle eletrnico, o mdulo de controle fornece proteo de velocidade, impedindo o uso equivocado de uma determinada marcha, mas nem todos os veculos possuem este recurso e muitas vezes se engata a 3 sem necessidade. 5.4) Trocar de N para D e vice-versa com carro em movimento: O condutor deve manter a alavanca na posio em D, no apenas no semforo, mas tambm no pra e anda dos engarrafamentos das grandes cidades. Esquea o ponto morto e o vcio de carro manual, afinal, voc no precisa manter o p na embreagem para deixar o carro engatado. Com a alavanca na posio D, evitam-se problemas de lubrificao na caixa, alm de descansar a mo direita.

5.5) Utilizar freio de servio em descidas longas: A explicao para o superaquecimento do sistema pode estar no uso excessivo do freio, o que tambm afeta a capacidade de frenagem do veculo e desgaste das pastilhas. Ao invs de pisar no pedal de freio, o motorista pode passar a alavanca para uma marcha mais reduzida, evitando o desgaste prematuro e utilizando o freio motor. Assim, o sistema de injeo entrar em corte, contribuindo para a economia de combustvel. 5.6) Ignorar o tipo de fludo e o estabelecimento adequado na troca de leo: Todo o cuidado pouco na hora de fazer a manuteno da troca de leo. Consulte o fabricante do veculo e o mecnico responsvel. Informe-se sobre o tipo de fludo usado no cmbio e faa a troca de leo apenas em estabelecimentos especializados, evitando oficinas comuns e postos de gasolina. O bom funcionamento do sistema hidrulico depende essencialmente da qualidade e manuteno correta do nvel do leo. No dar a devida ateno para este importante detalhe, pode lhe causar muitos problemas, como vimos anteriormente. 5.7) Acionar o freio confundindo com o pedal de embreagem do manual: Este um vcio de quem est acostumado com o cmbio manual, que ocorre com certa freqncia entre os iniciantes do cmbio automtico. Como no exemplo n5, mais prejudicial ao sistema de freio do que a transmisso automtica propriamente dita, mas no custa nada se policiar para evitar esta pequena gafe. Lembre-se: os dias de pisar na embreagem toda hora finalmente acabaram. Fonte: http://www.mdarui.com/index.php/carros/39-outros/46-dicas-sobrecambio-automatico

6)Publicaes: 6.1) Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2012 - 13h59 Depoimento do Coronel do Corpo de Bombeiros SP fala sobre o produto da Allison em relao a Caminho de bombeiro automtico.

Caminho VW tem melhor desempenho com transmisso automtica

Uma tecnologia bastante popular como uma transmisso automtica pode fazer a diferena no desempenho de um caminho de bombeiro no atendimento de uma ocorrncia. Sem ter que se preocupar em trocar as marchas e sem o risco de engatar determinada marcha no tempo errado, um cmbio automtico facilita a vida do condutor. "Talvez isso tenha comeado com a cultura dos norte-americanos de usar cmbios automticos em quase 100% dos carros que circulam por suas cidades e estradas, independente da sua utilizao. Mas nos veculos de emergncia as transmisses automticas facilitam muito a vida do motorista, principalmente a dos bombeiros. Nesse caso, onde geralmente h uma maior concentrao de veculos no trajeto percorrido para o atendimento de um chamado, ele no perde tempo com as mudanas de marchas, alm de tambm evitar erros nessa operao. Portanto, no trnsito urbano onde mais se percebem as vantagens e a agilidade dos veculos automticos. A resistncia destes veculos geralmente tambm maior", analisa o Coronel Luiz Humberto Navarro, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de So Paulo. "Dentro do conceito do Corpo de Bombeiros posso falar sobre manuteno e durabilidade de transmisses automticas com algum conhecimento sobre assunto, j que trabalhei na manuteno (CSM/M Subs - V. Maria) dos nossos veculos por nove anos. Nesse perodo, com uma frota de mais de 200 veculos com transmisses Allison, ns nunca tivemos problemas com uma nica unidade. O mximo que fizemos foram as revises e manuteno de troca de filtros e do leo lubrificante". Fonte: http://www.transpoonline.com.br/noticias/2814caminhao_de_bombeiro_automatico.html

6.2) Palavras do Sr. Edson Vanderlei Rigamonte, bombeiro de SP da reserva que trabalhou muitos anos na oficina e, atualmente, representante da empresa CTE (APM da Itlia):

Praticamente no apresenta defeito, para voc ter uma idia, as viaturas de SP ficaram 10 anos sem fazer troca de leo e filtro e no apresentou nenhum defeito, no caso da transmisso mecnica existe o desgaste natural dos sistema de embreagem, disco, plat, rolamento, etc. O mais importante est na segurana de conduo da viatura, pois o motorista no vai se preocupar em fazer mudana de marchas, sendo que sempre vai estar com as duas mos no volante e com mais ateno no trnsito evitando muitos acidentes

SITES DE PESQUISA: http://www.centralcar.net.br/cambio_automatico.html http://pt.wikipedia.org/wiki/CVT http://pt.wikipedia.org/wiki/Conversor_de_torque http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mbio_semi-autom%C3%A1tico http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mbio_autom%C3%A1tico http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=779 http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=780 http://truckmotors.blogspot.com.br/2013/02/especial-cambio-automatizadomostra.html http://www.pirelliclubtruck.com.br/revistaclubtruck/revista/truck12/transmissao_ automatica.html http://blogcaminhao.mercedes-benz.com.br/o-cambio-powershift-do-axor/ http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=361&edid=35 http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=555 http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=534 http://blogdocaminhoneiro.com/cambio-automatico-e-grande-aposta-do-mercadode-caminhoes/ http://colunas.revistaautoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/2011/05/20/qualcomprar-tipos-de-cambio-automatico/ http://allthecars.wordpress.com/2007/11/14/125/

Anda mungkin juga menyukai