Anda di halaman 1dari 10

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

QUMICA
01. Assinale o que for correto. 01) De acordo com o modelo atmico de Dalton, o eltron uma partcula macia e indivisvel. 02) Joseph J. Thomson, em seu modelo atmico, descrevia o tomo como uma massa de carga positiva que contm eltrons de carga negativa incrustados no seu interior que neutralizavam a massa positiva. 04) Ernest Rutherford, em seu modelo atmico, descrevia o tomo como uma estrutura na qual a carga positiva permanecia no centro, constituindo o ncleo, enquanto as cargas negativas giravam em torno desse ncleo. 08) Um on de carga 2+ que apresenta a distribuio eletrnica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4 possui 18 prtons em seu ncleo. 16) O tomo de carbono possui 2 eltrons desemparelhados em um orbital do tipo p. Resposta: 30 nvel fcil. 01) INCORRETA. De acordo com o modelo atmico de Dalton, o tomo macio e indivisvel. 02) CORRETA. 04) CORRETA. Regio central ncleo positivo. Regio perifrica eletrosfera negativo. 08) CORRETA. Pois a distribuio eletrnica do tomo no estado fundamental representada por: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6. Logo, em seu ncleo existem 18 prtons. 16) CORRETA. 6C 1s2 2s2 2p2

01) Os trs anis so aromticos. 02) Possui um nico centro quiral e apresenta dois ismeros oticamente ativos. 04) Possui duas aminas secundrias. 08) Uma mistura equivalente de seus ismeros S e R descrita como uma mistura racmica. 16) Apresenta carbonos com hibridizao sp, sp2 e sp3. Resposta: 10 nvel fcil. 01) INCORRETA. Apenas um anel aromtico. 02) CORRETA. Apresenta um carbono quiral, logo apresenta 2 ismeros opticamente ativos (dextrgiro e levgiro) 04) INCORRETA. Possui uma amina terciria e uma amida. 08) CORRETA. A mistura entre levgiro e dextrgiro resulta em uma mistura racmica (inativa). 16) INCORRETA. Apresenta carbonos com hibridao sp2 e sp3.

No ensino mdio no usa a sigla S e R


03. Considerando as semirreaes abaixo e seus respectivos potenciais-padro de reduo, assinale o que for correto. Zn2+ + 2e Zn Cu2+ + 2e Cu Ag+ + e Ag (Eoored = -0,76 V) (Eored = +0,34 V) (Eored = +0,80 V)

02. A talidomida uma substncia usualmente utilizada como medicamento sedativo. Devido aos efeitos teratognicos de um de seus ismeros ticos, esse medicamento no deve ser prescrito a mulheres em idade frtil, pois causa malformao ou ausncia de membros em fetos. A respeito da molcula da talidomida abaixo, assinale o que for correto.

01) Uma pilha montada nas condies padro com os pares Zn2+/Zn e Ag+/Ag fornecer uma f.e.m. de 2,36 V. 02) Ao mergulharmos um o de cobre metlico em uma soluo de ons Ag+, nas condies padro, ocorrer deposio espontnea de prata sobre o o de cobre. 04) Ao mergulharmos um o de cobre metlico em uma soluo 1,0 mol/l de ons Zn2+ a 25 C e 1,0 atm, ocorrer deposio espontnea de zinco sobre o o de cobre. 08) Uma pilha montada nas condies padro com os pares Zn2+/Zn e Cu2+/Cu ter o eletrodo de cobre metlico como polo negativo da pilha. 16) Uma pilha montada com cobre e prata possui equao global 2Ag+ + Cu 2Ag + Cu2+. Resposta: 18 nvel fcil. 01) INCORRETA. Uma pilha montada nas condies padro com os pares Zn+2/Zn e Ag+/Ag fornecer uma f.e.m de 1,56V.

Pgina 1

Pgina 1 - CIAN - PRETO

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

02) CORRETA. Se fosse feita a montagem de uma pilha comum nas condies padro, os ons prata seriam atrados para a placa de cobre, a qual sofre oxidao. Ag+1 + 1e- Ag+1 + 1e- Ag 04) I N C O R R E TA . O c o r r e r a u m e n t o n a concentrao de ons zinco (Zn +2 ) em soluo. 08) INCORRETA. O eletrodo de cobre metlico ser o polo positivo da pilha. 16) CORRETA. 2 Ag+1 + 2e- 2Ag Cu Cu+2 + 2e2Ag+ + Cu Cu+2 + 2Ag E0 = + 0,46V.

grupo amino (NH2) confere ao luminol o carter bsico. 08) CORRETA. O grupo nitro (NO2) apresenta ligao dupla e dativa, caracterstica de grupo metadirigente e o grupo amino (NH2) apresenta apenas ligaes simples, caracterstica de grupo ortoparadirigente. 16) CORRETA. 05. Assinale o que for correto. 01) Os calcognios possuem maior densidade (ou densidade absoluta) do que os halognios. 02) Num mesmo perodo, um metal alcalino terroso possui menor raio atmico do que um metal alcalino. 04) Um elemento que apresenta seus eltrons mais externos, em um nvel P, possui maior ponto de fuso do que um elemento que apresenta seus eltrons mais externos, em um nvel L. 08) O potencial de ionizao de um elemento cujo eltron ionizvel est em um subnvel 3s maior do que o potencial de ionizao de um elemento cujo eltron ionizvel est em um subnvel 2s. 16) De modo geral, o volume atmico cresce e decresce da mesma maneira que o raio atmico, na tabela peridica. Resposta: 03 nvel fcil. 01) CORRETA.

04. A equao qumica abaixo representa o processo de sntese do luminol a partir do cido 3-nitroftlico e da hidrazina. O luminol um composto que, sob condies adequadas, apresenta quimioluminescncia e por isso utilizado em qumica forense (investigao de crimes) para a deteco de sangue. A respeito dessa reao, assinale o que for correto.

01) A formao da 5-nitroftalhidrazina ocorre com eliminao de uma molcula de gua. 02) O Na2S2O4 atua como agente oxidante. 04) Em soluo aquosa, o cido 3-nitroftlico apresenta carter cido, enquanto o luminol apresenta carter bsico. 08) Em reaes de substituio eletroflica aromtica, o grupo nitro atua como grupo metadirigente, enquanto o grupo amina atua como ortoparadirigente. 16) A desidratao do cido 3-nitroftlico puro gera o anidrido 3-nitroftlico. Resposta: 28 nvel mdio. 01) I N C O R R E TA . A f o r m a o d a 5 nitroftalhidrazina ocorre com eliminao de duas molculas de gua. 02) INCORRETA. O Na 2S 2O 4 sofre oxidao, portanto, atua como agente redutor. 04) CORRETA. O grupo carboxila (COOH) confere ao cido 3 nitroftlico o carter cido e o
Pgina 2

02) CORRETA. No mesmo perodo o nmero de camada de eltrons o mesmo diferenciandose o raio atmico pelo nmero atmico. Quanto maior o (Z), maior a atrao pelos eltrons da C.V., menor o raio atmico, logo, o M.A. tem maior atrao pelos eltrons apresentando menor raio.

Pgina 2 - CIAN - PRETO

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

06. Assinale o que for correto. 01) A hidrlise de protenas causa a diminuio do seu tamanho de cadeia, sendo os polipeptdeos as menores unidades formadoras das protenas, obtidos a partir da sua hidrlise. 02) A resina fenol-formaldeido um exemplo de um polmero termoplstico. 04) O poli-isopreno tem a mesma estrutura qumica da borracha natural. 08) Recentemente a melamina foi utilizada de maneira criminosa na China para a adulterao do leite, pois a adio desse composto ao leite fazia aumentar o seu teor de nitrognio. 16) A seguinte equao descreve a reao de formao do poliestireno a partir do estireno:

04) INCORRETA.

A UEM considerou a alternativa 04 incorreta, pois, a alternativa no se refere aos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos. 08) INCORRETA.

Resposta: 12 nvel mdio. 01) INCORRETA. A hidrlise de protenas ocasiona reduo do tamanho da cadeia, formando unidades menores que so os aminocidos. 02) INCORRETA. A resina fenol-formaldedo um polmero termofsico. A referida resina conhecida como BAQUELITE cuja classicao um polmero TERMOFIXO ou TERMORRGIDO. 04) CORRETA.

16) INCORRETA. A propriedade peridica raio atmico difere, quanto variao, da propriedade peridica volume atmico. 08) CORRETA.

Pgina 3

Pgina 3 - CIAN - PRETO

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

16) INCORRETA.

16) CORRETA. Caractersticas de compostos inicos. 08. Considere alcois de frmula C n H 2n+1 OH e aminas de frmula (CnH2n+1)3-xNHx e assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) O lcool que contm o menor nmero de tomos de carbono, sendo um deles assimtrico, o 2-butanol. 02) O lcool ser mais solvel em gua quanto maior for o valor de n. 04) De acordo com o valor de x, podemos classicar a amina em x = 1: amina primria e x = 2: amina secundria. 08) Aminas so compostos que apresentam valores de x iguais a 0, 1 ou 2 e, para x igual a 3, tem-se o composto amnia. 16) Tanto em alcois como em aminas primrias, as interaes intermoleculares mais fortes so as foras de van der Waals.

07. Assinale o que for correto. 01) No composto CaCO 3 , so encontradas ligaes do tipo covalente e inica. 02) Quanto maior a diferena na eletronegatividade entre os tomos participantes de uma ligao, maior a probabilidade dessa ligao ser do tipo inica. 04) O BF 3 possui geometria trigonal plana e apresenta hibridizao tipo sp3. 08) O BeCl2 possui geometria linear e apresenta hibridizao tipo sp. 16) Compostos slidos formados por ligaes inicas so duros e quebradios e possuem altos pontos de fuso. Resposta: 27 nvel fcil. 01) CORRETA. 02) CORRETA. Pois a ligao inica ocorre entre elementos que apresentam maiores eletropositividades e eletronegatividades. 04) INCORRETA. O BF3 possui geometria trigonal plana e apresenta hibridao sp2.
commons.wikimedia.org

Resposta: 09 nvel fcil. 01) CORRETA.

02) INCORRETA. O aumento da cadeia carbnica nos lcoois diminui a solubilidade em gua. 04) INCORRETA. x = 1 amina 2. x = 2 amina 1. 08) CORRETA. x = 0 amina 3. x = 1 amina 2. x = 2 amina 1. x = 3 amnia.

08) CORRETA.
www.3dchem.com

16) INCORRETA. Tanto em lcoois (R OH) e aminas primrias (- NH 2) apresentam interaes moleculares denominadas pontes de hidrognio ou ligaes de hidrognio que aumentam a agregao molecular elevando a Temperatura de Ebulio da mesma.

Pgina 4

Pgina 4 - CIAN - PRETO

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

09. Assinale o que for correto. 01) O Ca(OH)Cl chamado de cloreto bsico de clcio ou hidrxi-cloreto de clcio. 02) Bases so mais adequadas do que os cidos, para remoo de gorduras em geral. 04) O H 2CrO 4 mais conhecido como cido crmico, mas tambm pode ser chamado de cido ortocrmico. 08) O Al(OH)3 uma tribase de Arrhenius. 16) cidos possuem sabor adstringente, enquanto bases possuem sabor azedo. Resposta: 15 nvel fcil. 01) CORRETA. 02) CORRETA. Pois so tristeres, sendo hidrolisados por bases, sofrendo hidrlise alcalina, formando sabo. 04) CORRETA. 08) CORRETA. O composto hidrxido de alumnio libera 3 ons hidroxila em soluo aquosa, portanto, sendo classicada como base de Arrhenius. 16) INCORRETA. cidos possuem sabor azedo, enquanto bases possuem sabor adstringente. 10. Recentemente, um astrnomo amador conseguiu realizar fotos a cerca de 30 km da superfcie da terra, utilizando um pequeno balo que carregava uma mquina fotogrca programada para coletar fotos automaticamente. A respeito dessa armao, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) O astrnomo amador poderia utilizar gases, como o hidrognio, o hlio ou o nitrognio, para encher e fazer voar o seu balo. 02) Os dirigveis muito utilizados antigamente em transporte areo eram considerados bombas areas, pois continham gs hlio, que extremamente inamvel. 04) Sabendo-se que o astrnomo amador preencheu seu balo com uma quantidade de x gramas de gs hidrognio, se o mesmo utilizasse 2x gramas desse gs no mesmo balo, este alcanaria uma altura muito maior antes de estourar. 08) Se o astrnomo utilizasse uma mistura de gases em seu balo, essa mistura poderia ser considerada como homognea. 16) Os bales utilizados na prtica de balonismo esportivo alam vo devido queima de gs
Pgina 5

butano, que causa o aquecimento dos gases do interior do balo, fazendo com que esses gases se tornem menos densos que o ar. Resposta: 24 nvel mdio. 01) INCORRETA. No seria vivel utilizar gs nitrognio, pois a diferena de densidade deste gs em relao densidade do ar equivalente (em torno de 28,9 g/mol), fazendo com que o balo no voe com gs nitrognio. 02) INCORRETA. Os dirigveis sustentam-se atravs do uso de uma grande cavidade que preenchida com um gs menos denso do que o ar, como o gs hlio ou mesmo o inamvel gs hidrognio. 04) INCORRETA. Considerando que o astrnomo dobra a quantidade em massa de gs no balo, e que massa e volume so grandezas diretamente proporcionais, o volume tambm dobra, logo, a densidade permanece a mesma. 08) CORRETA. As misturas gasosas so homogneas. 16) CORRETA. Ao aquecer os gases, ocorre aumento de volume e consequentemente diminuio de densidade. 11. Considerando a reao abaixo, em que o coeciente estequiomtrico x uma incgnita, assinale o que for correto.

01) Ao se reagir 156 g da base, ir se formar 342 g do sal. 02) O coeciente x igual a 6. 04) 3 mols de cido reagem com 12,04 x 1023 molculas de base. 08) Em meio mol do sal, existem 2 mols de tomos de alumnio. 16) O nmero de oxidao do enxofre no Al2(SO4)3 igual a + 4. Resposta: 05 nvel fcil. 01) CORRETA.

02) INCORRETA. Para o acerto dos coecientes apresentados o coeciente x igual a 3.

Pgina 5 - CIAN - PRETO

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

04) CORRETA. A proporo entre o cido e a base de: 3 mols H2SO4 ----- 2 mols Al(OH)3 (12,04 . 1023 molculas) 08) INCORRETA. Em meio mol do sal, existe 1 mol de tomos de alumnio. 16) INCORRETA.

08) INCORRETA. O tolueno, por ser um composto apolar, no se solubiliza em gua, no podendo realizar o teste. 16) CORRETA.

12. Em um posto de gasolina, a determinao do volume de etanol adicionado gasolina pode ser feito por um teste simples, em que se adicionam, em um frasco graduado de 100 ml, os volumes de 50 ml da gasolina e 50 ml de gua, seguidos de forte agitao. Sobre esse teste, assinale o que for correto. 01) A mistura nal obtida heterognea e apresenta 3 fases distintas. 02) As interaes intermoleculares de ligao de hidrognio entre as molculas de gua e etanol so muito mais fortes que as interaes intermoleculares entre etanol e gasolina. 04) Se a mistura for deixada em repouso aps sua agitao e for observada uma separao em duas fases, com volume de 60 ml na fase aquosa e 40 ml na fase orgnica, a gasolina possui 10% de etanol. 08) O teste pode tambm ser usado para identicar a presena de solventes adulterantes da gasolina, como o tolueno. 16) Um dos hidrocarbonetos componentes da gasolina, o 2,2,4-trimetilpentano, pode ser classificado com um hidrocarboneto ramicado, saturado e aliftico.

Aliftico cadeia carbnica aberta. Saturado apenas ligaes simples entre carbonos. Ramicado presena de carbono tercirio e quaternrio. 13. Dadas as reaes abaixo, assinale o que for correto. H3BO3(aq) HBO2(aq) + H2O(l) H2B4O7(aq) + H2O(l) 4HBO2(aq) H2B4O7(aq) 2B2O3(s) + H2O(l) H = -2,30 kJ H = -14,5 kJ H = +22,7 kJ

01) O H para a reao 2H3BO3(aq) B2O3(s) + 3H2O(l) igual a 14,0 kJ. 02) A Lei de Hess diz que a variao de entalpia em uma reao depende apenas do estado nal da reao. 04) O H para a reao 2H2B4O7(aq) + 10H2O(l) 8H3BO3(aq) igual a -10,6 kJ. 08) A formao de 352 g de HBO2, a partir de H2B4O7 e gua, produz um H de -29,0 kJ. 16) A reao 2B2O3(S) + 2H2O(l) 4HBO2(aq) endotrmica. Resposta: 13 nvel mdio. 01) CORRETA. 1 reao multiplicar por 2. (H = - 4,6kJ) 2 reao dividir por 2.(H = + 11,35kJ) 3 reao inverter e dividir por 2. (H = + 7,25kJ) (H = + 14,0kJ) 02) INCORRETA. A Lei de Hess dia que a variao de entalpia em uma reao depende apenas dos estados inicial e nal da reao. 04) CORRETA. 1 reao inverter e multiplicar por 8. (H = + 18,4kJ) 2 reao multiplicar por 2. (H = - 29kJ) (H = - 10,6kJ)

Resposta: 18 nvel fcil. 01) INCORRETA. A mistura final obtida heterognea e apresenta 2 fases distintas. 02) CORRETA. As ligaes de hidrognio so as foras intermoleculares mais intensas do que as do etanol e gasolina que apresenta foras de van der Waals. 04) INCORRETA.

Pgina 6

Pgina 6 - CIAN - PRETO

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

08) CORRETA.

16) INCORRETA. A reao exotrmica e apresenta H = - 37,2kJ. 14. A vitamina C apresenta a estrutura qumica mostrada a seguir.

08) INCORRETA. A ingesto diria de vitamina C feita por Linus Pauling aproximava-se a 100 vezes do valor recomendado. 16) CORRETA. C6H8O6 C3H4O3 (frmula molecular) (frmula mnima) 15. Sobre cintica qumica e os fatores que inuenciam a velocidade de reaes qumicas, assinale o que for correto. 01) Reaes que envolvem slidos tendem a prosseguir mais rapidamente se a rea superficial dos slidos for diminuda. Isso pode ser feito diminuindo-se o tamanho das partculas dos slidos. 02) Para reaes que envolvem lquidos, o aumento na concentrao de um dos reagentes leva a um aumento na velocidade da reao, pois, conforme se aumenta a concentrao, aumenta-se tambm a frequncia com a qual as molculas se chocam. Isto vlido desde que o reagente em questo faa parte da lei de velocidade. 04) O aumento da temperatura faz aumentar a energia das molculas e, medida que as molculas movem-se mais velozmente, elas se chocam com maior frequncia e tambm com energia mais alta, ocasionando um aumento na velocidade da reao. 08) Catalisadores so agentes que aumentam as velocidades das reaes, afetando os tipos de colises (mecanismos) que levam reao. 16) A velocidade de uma reao qumica geralmente expressa em termos de variao de entalpia por unidade de tempo. Resposta: 14 nvel fcil. 01) INCORRETA. Triturando-os em meio reacional, reaes que envolvem slidos tendem a prosseguir mais rapidamente se a rea supercial dos slidos for aumentada. 02) CORRETA. De acordo com a equao que determina a lei da velocidade, quanto maior a concentrao dos reagentes, maior a velocidade de uma reao.

Linus Pauling, ganhador dos prmios Nobel de Qumica e da Paz, ingeria diariamente entre 4 e 6 gramas dessa vitamina, por acreditar nos seus efeitos teraputicos. No entanto, recomenda-se somente a ingesto diria de 3,5 x 104 mol dessa vitamina. Sobre essas informaes, assinale o que for correto. 01) A vitamina C lipossolvel. 02) Em um mol de molculas de vitamina C, encontramos 6 mols de tomos de carbono. 04) A molcula de vitamina C pode ser hidrolisada em meio cido, convertendo sua funo lactona para cido carboxlico e lcool. 08) A ingesto diria de vitamina C feita por Linus Pauling aproximava-se a 1.000 vezes do valor recomendado. 16) A frmula mnima da vitamina C C3H4O3. Resposta: 22 nvel fcil. 01) INCORRETA. A vitamina C hidrossolvel. 02) CORRETA. Para cada molcula de vitamina C existe 6 tomos de carbono, portanto, 1 mol de molculas de vitamina C, existem 6 mols de tomos de carbono. 04) CORRETA.

Pgina 7

Pgina 7 - CIAN - PRETO

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

04) CORRETA. 08) CORRETA. 16) INCORRETA. A velocidade de uma reao qumica geralmente expressa em termos de variao na quantidade de matria por unidade de tempo. 16. A duas equaes abaixo representam as reaes de sntese e de decomposio explosiva da nitroglicerina. A respeito dessas reaes e dos compostos envolvidos, assinale o que for correto.

16) INCORRETA. As ligaes dos explosivos so fracas como as dos produtos formados. 17. As constantes de equilbrio de reaes qumicas podem ter valores muito grandes ou muito pequenos. A ordem de grandeza dessas constantes fornece informaes importantes sobre a composio de uma mistura em equilbrio. Considerando a reao endotrmica abaixo, contida em um recipiente fechado de um litro que possui constante de equilbrio igual a 1,5 x 10-8 a 10 C, 0,1 x 101 a 25 C e 1,5 x 108 a 100 C, assinale o que for correto.

01. A expresso da constante de equilbrio para essa reao pode ser escrita como
k eq = K p = (PCOCl2 )(PCl2 ) PCO

01) A glicerina pode ser tambm denominada propeno-1,2,3-triol. 02) O processo de exploso da nitroglicerina se d pela converso quase que instantnea de um pequeno volume desse lquido em um grande volume de gases, numa reao extremamente exotrmica. 04) O cido sulfrico utilizado como um catalisador da reao de nitrao e facilita a sada de molculas de gua. 08) A exploso da nitroglicerina pode matar uma pessoa tanto pela expanso dos gases de forma violenta como pela alta toxicidade dos gases gerados. 16) A alta liberao de calor em um explosivo se deve a ligaes qumicas fortes presentes no explosivo, contrariamente s ligaes fracas presentes nos produtos gasosos. Resposta: 06 nvel fcil. 01) INCORRETA. Pode ser denominada propano1,2,3-triol. 02) CORRETA. De acordo com a reao 2 descrita na questo. 04) CORRETA. De acordo com a reao 1 descrita na questo. 08) INCORRETA. A exploso da nitroglicerina mata apenas pela expanso dos gases, pois os gases gerados no so txicos.
Pgina 8

02) A 10 C, o equilbrio encontra-se deslocado para a direita e, portanto, predominam os produtos. 04) No equilbrio a 25 C, se a presso de CO(g) e Cl2(g) forem iguais a 10 atm, a presso do COCl2(g) ser igual a 1 atm. 08) A 100 C, o equilbrio encontra-se deslocado para a esquerda e, portanto, predominam os reagentes. 16) Com base nos dados do enunciado, um aumento na temperatura acima de 100 C ( presso constante) dever favorecer a produo de COCl2(g). Resposta: 16 nvel mdio. 01) INCORRETA. A expresso da constante de equilbrio para esta reao pode ser escrita como: Keq = Kp = (PCOCl2) / (PCO) . (PCl2) 02) INCORRETA. 10C, o equilbrio encontrase deslocado para a esquerda e, portanto, predominam os reagentes. 04) INCORRETA. Kp = (PCOCl2) / (PCO) . (PCl2) 1 = (PCOCl2) / (10) . (10) (PCOC12) = 100atm 08) INCORRETA. 100C, o equilbrio encontrase deslocado para a direita e, portanto, predominam os produtos.

Pgina 8 - CIAN - PRETO

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

16) CORRETA. Pois a reao direta endotrmica, logo, ao aumentarmos a temperatura do sistema, presso constante, favorece a formao dos produtos (COCl2). 18. A respeito de reaes qumicas de adio, assinale o que for correto. 01)Ahidrogenao de alcenos usada para a produo de margarinas a partir de leos vegetais. 02) O produto principal da reao de adio entre o propeno e o cido clordrico, na ausncia de perxidos, o 1-cloropropano. 04) A reao entre o acetileno e o Cl 2 , em propores equimolares, gera o cloreto de vinila, utilizado na produo do poli(cloreto de vinila), o PVC. 08) A reao do 1,3-butadieno em proporo equimolar com o Cl 2 gera como produto principal o 1,4-dicloro- 2-buteno. 16) Atravs da hidratao do acetileno, possvel produzir o acetaldedo. Resposta: 25 nvel mdio. 01) CORRETA. 19. Assinale o que for correto. 01) Uma bebida alcolica que possui 10% em massa de etanol e densidade igual a 0,97 g/ml ter uma concentrao aproximada de 2,1 mol/l . 02) So necessrios 42 g de uoreto de sdio para uoretar 38.000 litros de gua, de tal modo que a concentrao de ons uoreto seja 0,5 ppm (partes por milho). 04) Sabendo-se que o soro fisiolgico uma soluo isotnica em relao aos lquidos corporais e que o mesmo contm 0,6% (massa/volume) de NaCl em gua, sua concentrao em mol/l ser aproximadamente 0,1. 08) Assumindo que a concentrao de SO2 em uma soluo de 1 x 10-3 mols por litro, uma alquota de 200 ml dessa soluo ter aproximadamente 6,4 mg de dixido de enxofre. 16) O leite um tipo de colide classicado como emulso. Resposta: 23 nvel mdio. 01) CORRETA.

02) INCORRETA.

04) INCORRETA.

02) CORRETA.

08) CORRETA.

16) CORRETA.
Pgina 9

Pgina 9 - CIAN - PRETO

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECFICOS

NaF Na+ + F1mol 1mol 1mol Logo:

16) O glicognio um polissacardeo de reserva alimentar nos animais e formado pela condensao de molculas de glicose. Resposta: 24 nvel mdio. 01) I N C O R R E T A . A s a c a r o s e u m dissacardeo. 02) INCORRETA. O amido um polmero de condensao da -glicose. 04) INCORRETA. AMIDO solvel em gua. A sua solubilidade aumenta com a temperatura. CELULOSE tem estrutura espacial linear que forma bras insolveis em gua. 08) CORRETA. 16) CORRETA.

04) CORRETA.

08) INCORRETA.

16) CORRETA. 20. Assinale o que for correto. 01) A sacarose um polissacardeo de frmula (C12H22O11)n encontrado em frutas, como a uva. 02) O amido um dissacardeo formado pela condensao de 2 molculas de - glicose, entre os carbonos 1 e 4. 04) Devido grande presena de grupos OH em sua estrutura, tanto o amido quanto a celulose so solveis em gua. 08) A lactose encontrada no leite e resulta da condensao de uma molcula de - glicose comuma de -galactose.
Pgina 10

Pgina 10 - CIAN - PRETO

Anda mungkin juga menyukai