Anda di halaman 1dari 4

Por Marcelo Pinto - Dr. Risadinha (*) O Dr.

Eduardo Lambert informa que os principais msculos responsveis pelos movimentos do sorriso e do riso so ozygomatic major, que levanta o canto da boca, e o orbiculam oris, que ergue as bochechas, enrugando a pele em torno dos olhos (1). Segundo o psiclogo norte-americano Dacher Keltner, daUniversidade da Califrnia, em Berkeley, enquanto a risada involuntria, alguns msculos necessrios para sorrir podem ser controlados, sendo um deles o zigomtico maior, que puxa os cantos do lbio para cima e, ao contra-los, forma o que ele chama de "sorriso de aeromoa", por ser uma expresso automtica, expressando mais delicadeza do que alegria. " esse o sorriso que o funcionrio esboa quando o chefe conta a piada que ele j ouviu centenas de vezes, ou que uma pessoa utiliza quando cumprimenta outra e ambas movem os lbios num movimento quase simultneo". Dacher ainda nos informa que os msculos responsveis pelo sorriso verdadeiro no podem ser controlados por 95% das pessoas, sendo o orbicular ocular um deles, que fica ao redor dos olhos, e que, quando ele se contrai, formam-se pequenas rugas do tipo p-de-galinha, o olhar ganha um leve brilho, as bochechas se elevam e pequenas bolsas se formam embaixo dos olhos. Essas so as caractersticas do sorriso espontneo, aquele que os bebs dirigem me nos primeiros meses de vida (2). A psicloga Mariana Funes (O poder do Riso - Ed. Ground) examina o nosso corpo durante o riso: "Quando o lbio superior erguido no sorriso, ele descobre parcialmente os dentes e tambm provoca uma curva descendente dos sulcos que se estendem das duas narinas at os cantos da boca. Isso, por seu lado, produz um enchimento, ou arredondamento, das bochechas na parte externa das rugas. Tambm ocorrem rugas momentneas sob os olhos, e em pessoas mais velhas possvel ver rugas de riso nas arestas laterais da rbita dos olhos. Os prprios olhos sofrem umamudana geral e podem ser descritos como brilhantes e faiscantes.

Segundo o psiclogo alemo Dietmar Ohm (Rir, amar e viver mais - Ed. Paulinas), na expirao inicial o ar eliminado. Durante a segunda fase, expirado o assim chamado "volume de reserva", que em geral fica nos pulmes. Por essa razo, o riso provoca uma ntida estimulao da respirao, tanto que muitos autores falam de uma"ducha de oxignio". A troca gasosa aumentada de trs a quatro vezes quando comparada ao estado de repouso. O mdico William Fry Jr., conhecido como Dr. Humor, tendo pesquisado o riso por mais de trinta anos, declarou em 1991 que "o humor transforma as pessoas. E o efeito no pra na garganta... A alegria mexe com o corpo todo, tanto no aspecto fsico quanto no biolgico". Ele chama esse efeito de "massagem interna", pois primeiro nosso corpo movimentado e exercitado e depois relaxa e se tranquiliza. O Dr. Fry afirma ainda que o riso um excelente exerccio aerbico que ventila os pulmes, relaxa e aquece os msculos e os nervos, acelera as batidas do corao, aumenta a presso arterial, melhora a respirao e a circulao, estimula a inalao e a exalao do ar. Suas pesquisas mostram que uma gargalhada, alm de tudo, exercita os grupos musculares dos ombros, dos braos, do abdome, do diafragma e das pernas. Fazendo uma comparao, ele destaca que uma mdia de cem a duzentas risadas por dia equivalem a aproximadamente dez minutos de remo ou de corrida. Mariana Funes nos apresenta o SOM do riso: as mulheres tm uma frequncia mais elevada (~ 502 hertz) do que os homens (~ 276 hertz), e o principal componente doriso uma forte e abrupta expirao inicial seguida por uma srie de microciclos de expiraao-inspirao com intervalos. Ela tambm nos apresenta a GRAMTICA do riso: uma risada caracterizada por uma srie de notas silbicas curtas do tipo vogal e cada nota dura cerca de 75 milsimos de segundo, repetindo a cada 200 milsimos de segundo. difcil dar risada com duraes de notas muito longas, como "haaa-haaahaaa", ou muito curtas. Do mesmo modo, duraes normais de notas com intervalos muito longos ou muito curtos entre si no ocorrem, como exemplo:

"ha-ha-ha". A risada caracterizada por um decrescendo, presumivelmente porque nos falta o ar. Estima-se que ele sai de nossos pulmes a mais de 100 Km/h, antes que tenham se passado cerca de 2 segundos. PESQUISAS 1) Herbert Spencer, filsofo ingls do sculo XIX, foi um dos primeiros cientistas a mencionar os efeitos massageadores do riso, em trabalho realizado em 1860, chamadoThe physioogy of laughter [A fisiologia do riso]. Ele se convenceu de que o riso um mecanismo essencial para se restabelecer o conforto fsico e o equilbrio biolgico einterior. 2) O psiclogo E. L. Lloyd mostra a relao entre o riso e a respirao em seu artigo "O mecanismo respiratrio do riso", publicado em 1938 no Journal of General Psychology[Revista de Psicologia Geral]. Essa ao de "respirar com alegria", que a combinao de inalao profunda e exalao total, leva a uma excelente ventilao, ao relaxamento e ao descanso. 3) A psicloga Patrcia Long descreveu em artigo para o Psychology Today [Psicologia Hoje], em outubro de 1987, o trabalho da pesquisadora Sabina White, na Universidadeda Califrnia, em Santa Brbara. Ao pesquisar os efeitos calmantes do riso, Sabina deu a 87 alunos um teste com um grande nmero de exerccios, problemas e equaes matemticas para resolver. Logo depois fez com que ouvissem msica relaxante e assistissem a vdeos de comdia. O relaxamento e a risada aumentaram a circulao de sangue, relaxaram a musculatura, aliviaram o sistema nervoso e regularam os batimentos cardacos dos alunos. 4) O psiclogo Dacher Keltner analisou numa pesquisa milhares de faces sorridentes e concluiu que existem dois tipos de sorriso, os quais nem sempre so possveis de identificar. Um deles revela que a pessoa est realmente achando graa de algo ou demonstrando felicidade. O outro mostra que ela apenas se esfora para parecer simptica. DICAS De fato, o riso, e em especial a gargalhada, mexe com todo o nosso organismo, interna e externamente. um verdadeiro e completo exerccio

massageador. Depois de uma sesso de riso, eu me sinto como se tivesse acabado de sair da academia. Perceba essa sensao voc mesmo. Quando gargalhar, lembre-se, sempre que possvel, de colocar sua mo sobre a barriga para sentir a movimentao dos seusrgos internos. A partir de agora passe a observar como ns nos movimentamos quando estamos gargalhando. Ao gargalhar em p, tente manter um livro equilibrado sobre sua cabea ou escrever seu nome em uma folha de papel ou ainda andar sobre um barbante esticado ao cho. Depois, se quiser, escrevame dizendo se conseguiu e qual foi a sensao. Fontes: (*) Texto extrado do livro 'Sorria - voc est sendo curado' escrito pelo Marcelo Pinto (Dr. Risadinha) Editora Gente. 1. LAMBERT, Eduardo. Terapia do RISO: a cura pela alegria. So Paulo: Pensamento,1999, p. 44. 2. CARELLI, Gabriela no texto Leia tambm:
< Anterior Riso A Fisiologia do Riso Prximo > Voc o humor que voc tem. & Relacionamentos

ltima atualizao em Sex, 14 de Janeiro de 2011 08:00

Anda mungkin juga menyukai