Anda di halaman 1dari 13

CO PA S A

C hua
Educao Sanitria e Ambiental da Copasa

P r o g r a m a

O futuro do planeta est em nossas mos. Faa a sua parte!

Saneamento: tratamento e abastecimento de gua so essenciais para uma vida saudvel


O saneamento abrange as diversas maneiras de modificar as condies do meio ambiente com o objetivo de evitar doenas e promover a qualidade de vida e o bem-estar da populao. Compreende desde os sistemas pblicos de abastecimento e tratamento de gua, de coleta e tratamento de esgotos, destino adequado do lixo e controle de vetores de doenas, at a higiene pessoal e domiciliar. Os benefcios do saneamento interferem em diversos aspectos da sociedade. Sistemas adequados de abastecimento de gua e de coleta e tratamento de esgotos sanitrios levam a uma queda no ndice de doenas, aumentam a vida mdia da populao beneficiada e diminuem a mortalidade infantil. Como consequncia indireta, ocorre tambm uma reduo de incidncia de doenas no relacionadas com a gua, j que os problemas intestinais enfraquecem o organismo como um todo.
Sistema de abastecimento de gua - Rio Manso

Melhorar as condies de vida das pessoas e aumentar a longevidade. Diminuir os gastos do Governo ou das pessoas com tratamento de doenas de veiculao hdrica ou verminoses.

de contaminao, precisam ser tratadas para o uso humano. A utilizao das chamadas guas de subsolo para abastecimento tambm comum e ocorre por meio da perfurao de poos profundos. Na maioria das vezes, essas guas tm melhor qualidade que as da superfcie porque so filtradas pelo solo. Em zonas rurais, comum o aproveitamento de fontes, minas e cisternas para o abastecimento de uma ou mais moradias. Contrariando a crena popular, a gua desses locais nem sempre apropriada para o consumo humano. Alm de estar sujeita a poluio e contaminaes causadas por insetos, animais e enxurradas e pela proximidade de fossas, a gua pode provir de terreno fissurado, que impede a filtrao pelo solo. Por isso, deve ser analisada antes de ser consumida. A gua de chuva de boa qualidade, mas pode se tornar impura por carregar poeira, fumaa e gases que flutuam na atmosfera. Por no ser tratada e pobre em sais minerais, no deve ser consumida.

Saneamento traz desenvolvimento econmico e prosperidade. Ao diminuir as ausncias ao trabalho por doenas, gera mais produtividade e menos gastos com sade pblica e individual. Tambm proporciona empregos diretos e indiretos, sejam relacionados implantao dos sistemas de saneamento ou de indstrias do segmento, cada vez mais especializadas e tecnologicamente desenvolvidas. O abastecimento de gua traz maior

Benefcios do abastecimento e tratamento da gua


O tratamento de gua visa fundamentalmente: Controlar e prevenir doenas. Facilitar a prtica de hbitos higinicos, como: lavagem de mos, limpeza de vasilhas, preparo dos alimentos, lavagem de roupas e banho dirio, com a instalao de pias, tanques e chuveiros.
Vista area ETE Arrudas - Sabar

desenvolvimento e progresso: Propicia a instalao de indstrias e comrcios. Facilita o combate a incndios. Facilita as prticas esportivas e recreaes. Facilita a limpeza pblica.

gua para consumo humano e abastecimento


As guas dos rios e lagos chamadas superficiais so as mais utilizadas para o abastecimento. Mas, por estarem sujeitas a todo tipo

Potabilidade da gua e suas alteraes

turbidez. A gua turva pode conter argilas, algas, matria orgnica e todo tipo de dejetos. As alteraes na colorao tm diversas causas: quando a gua se apresenta verde-escura, pode conter excesso de matria orgnica, algas ou cianobactrias. Restos industriais podem deix-la leitosa (esbranquiada) ou muito escura (cinzenta). A gua tratada, ao sair da torneira, s vezes apresenta colorao esbranquiada. Isso pode acontecer, por exemplo, quando h uma paralisao no sistema de abastecimento de gua. Ao abrir a torneira, o ar que ficou retido sob presso expande, formando bolhas. Para que volte colorao normal, basta deix-la em repouso por alguns segundos.

COPASA ORIENTA

Um sistema convencional de abastecimento de gua constitudo das seguintes unidades: captao, aduo, estao de tratamento, reservao, redes de distribuio e ligaes domiciliares. A Copasa realiza um controle rigoroso da gua, em todas as etapas do sistema de abastecimento, de acordo com exigncias legais estabelecidas na Portaria 518 do Ministrio da Sade.

Limpeza da caixa d`gua


Depois dos modernos processos de tratamento, a gua chega s casas pronta para ser armazenada em caixas dgua. A partir da, a responsabilidade passa a ser do consumidor e no mais da Copasa. Para que a gua no perca a qualidade, alguns cuidados so imprescindveis, como lavar a caixa dgua a cada seis meses e mant-la bem tampada. Procedimentos para limpeza: 1 I Esvazie a caixa dgua. 2 I Escove bem as paredes e o fundo. No use escovas de ao. 3 I Lave bem com jatos fortes de gua. 4 I Faa uma mistura de um litro de gua sanitria e cinco litros de gua tratada em um balde limpo. Com uma brocha ou um pano, espalhe a mistura no fundo e nas paredes. 5 I Espere, no mnimo, meia hora, para que a soluo de gua sanitria possa agir, desinfetando a caixa. 6 I Lave novamente com um jato de gua pura.

Captao e aduo
A seleo da fonte abastecedora de gua fundamental na construo de um sistema de abastecimento. Quando a Copasa escolhe uma fonte, ela avalia: a sua localizao, topografia da regio, vazo do manancial e a presena de possveis focos de contaminao. A captao pode ser superficial ou subterrnea. A superficial feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento. No caso do bombeamento, uma casa de mquinas construda junto captao, com conjuntos de motobombas que sugam a gua do manancial e a enviam para a estao de tratamento. A captao subterrnea efetuada por meio de poos artesianos - perfuraes com 50 a 100 metros feitas no terreno para captar a gua dos lenis subterrneos. A gua desses lenis tambm sugada por motobombas instaladas perto do lenol dgua e enviada superfcie por tubulaes. A gua dos poos artesianos est, em sua quase totalidade, isenta de contaminao por bactrias e vrus, alm de no apresentar turbidez e cor.
Sistema de abastecimento de gua - Serra Azul - Juatuba

Requisitos qumicos: conter certa quantidade de Para ser considerada potvel, ou seja, apropriada para o consumo humano, a gua precisa atender a alguns requisitos de natureza fsica, qumica e biolgica. A gua fornecida pela Copasa tratada e preenche todos os requisitos de potabilidade. So eles: Requisitos fsicos: inodora (sem cheiro), incolor (sem cor, em pequena quantidade, e azulada, quando em grande quantidade), sabor indefinvel (ao mesmo tempo distinto de qualquer outro lquido) e sensao de frescor. Alteraes: causadas, principalmente, pela poluio. As alteraes de cheiro podem ser consequncia da decomposio da matria orgnica (animais ou plantas apodrecidas), lixo, esgoto, leo queimado, carvo e detergentes que caem na gua. A alterao na limpeza chamada de turvao ou Requisitos biolgicos: biologicamente, a gua no pode conter organismos patognicos, ou seja, os causadores de doenas. Alteraes: a alterao biolgica da potabilidade da gua, denominada de contaminao, causada pela presena de agentes patognicos vivos, como vermes e bactrias, que podem passar pelos sistemas de tratamento quando no h um controle operacional adequado na Estao de Tratamento de gua (ETA). oxignio (arejada); conter, em pequena quantidade, sais minerais, como clcio e magnsio; no conter sal txico. Alteraes: causadas, principalmente, pela presena de elementos estranhos ou txicos, como arsnio, chumbo, cdmio e metais pesados, como mercrio; ou pelo excesso ou ausncia de clcio ou magnsio.

importante deixar a gua escorrer. A caixa deve ficar vazia. 7 I Encha novamente.

Sistema convencional de abastecimento


A construo de um sistema completo de abastecimento de gua requer estudos aprofundados e mo-de-obra altamente especializada. Os trabalhos comeam com a definio da populao a ser abastecida, a taxa de crescimento da cidade e suas necessidades industriais. Com base nessas informaes, o sistema projetado para servir comunidade, durante muitos anos, com a quantidade suficiente de gua tratada.

Captao superficial em Caldas Ribeiro dos Bugres

Adutora Noroeste em Belo Horizonte

Estao de Tratamento de gua ETA Frutal

1 Casa de qumica
CAL COAGULANTE

Captao de gua

Estao de Tratamento de gua (ETA)

7 I Desinfeco: embora j esteja limpa nessa etapa, a gua recebe ainda o cloro, para eliminar os germes nocivos sade e garantir a qualidade nas redes de distribuio e nos reservatrios.
Rio

2 Mistura rpida
Elevatria de gua bruta

Tratamento da gua de captao superficial. Fases: 8 I Correo de pH: para proteger as canalizaes 1 I Oxidao: injeo de cloro ou produto similar na gua para tornar insolveis os metais presentes, principalmente ferro e mangans. Dessa forma, eles podero ser removidos nas outras etapas de tratamento. Nessa fase tambm pode ocorrer a oxidao de matria orgnica, como os restos de folhas e as algas. 2 I Coagulao: a remoo das partculas de sujeira se inicia no tanque de mistura rpida com a dosagem de sulfato de alumnio ou cloreto frrico, produtos qumicos que tm o poder de aglomerar ou coagular a sujeira, formando flocos. Ao mesmo tempo, adiciona-se cal para otimizar o processo e manter o pH da gua no nvel adequado. 3 I Floculao: nessa etapa, a gua j coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos se misturam uns com os outros, ganhando peso, volume e consistncia. 4 I Decantao: os flocos formados anteriormente separam-se da gua e se sedimentam, pela fora da gravidade, no fundo dos tanques. A gua decantada (que fica na parte superior) vai para os filtros. 5 I Flotao com ar dissolvido: os flocos formados anteriormente separam-se da gua e flotam, sendo recolhidos por calhas coletoras. A gua sem os flocos vai para os filtros. 6 I Filtrao: a gua ainda contm impurezas que no foram completamente sedimentadas ou flotadas nos processos de decantao ou de flotao. Para isso, ela passa por filtros constitudos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalho de diversos tamanhos que retm a sujeira restante. Os reservatrios so importantes para manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando
Sistema de Abastecimento Morro Redondo - Belo Horizonte

Reservatrio de lavagem

6 Filtro

das redes e das casas contra corroso ou incrustao, a gua recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH. 9 I Fluoretao: finalizado o tratamento, a gua recebe uma dosagem de composto de flor (cido fluossilcico), uma exigncia do Ministrio da Sade. A presena do flor previne as cries dentrias, especialmente no perodo de formao dos dentes, que vai da gestao at a idade de 15 anos. Tratamento da gua de captao subterrnea
Adutora Rede de distribuio Reservatrio de gua tratada Bombeamento

3 Floculador 4-5 Decantador

9 Flor 8 Cal 7 Cloro

A gua captada por meio de poos profundos, na maioria das vezes, no precisa do mesmo tratamento, bastando apenas a desinfeco com cloro. Isso ocorre porque no apresenta turbidez, eliminando as outras fases que so necessrias ao tratamento das guas superficiais.

necessrio paralisar a produo para manuteno em qualquer uma das unidades do sistema. Tambm so utilizados para atender as demandas extraordinrias que podem ocorrer nos perodos de calor intenso.

Ligaes domiciliares
A ligao domiciliar uma instalao que une a rede de distribuio rede interna de cada residncia, loja ou indstria, fazendo a gua chegar s torneiras. Instalados juntos ligao, os hidrmetros controlam, medem e registram a quantidade de gua consumida em cada imvel, visando reduzir o desperdcio, revelar perdas de gua e fornecer uma base justa para a cobrana. A tarifa mnima da Copasa d direito a um consumo residencial de seis mil litros de gua por ms a um preo menor. Se o consumo ultrapassar esse limite, a tarifa de gua calculada sobre a quantidade de litros que foi consumida e registrada pelo hidrmetro. A Copasa dispe, ainda, da Tarifa Social. O benefcio concedido aos clientes com imveis menores ou iguais a 44 m, exclusivamente residencial, com consumo mensal menor ou igual a 15 m (por economia).

Reservao
Depois de tratada nas ETAs, a gua armazenada em reservatrios, que podem ser subterrneos (enterrados), apoiados ou elevados, dependendo da sua posio em relao ao solo.

Redes de distribuio
Para chegar aos imveis, a gua passa por vrios canos enterrados sob a pavimentao das ruas da cidade. Essas canalizaes so chamadas redes de distribuio. Para que uma rede de distribuio possa funcionar perfeitamente, necessrio haver presso satisfatria em todos os seus pontos. Nos trechos com menor presso, instalam-se bombas, chamadas boosters, para levar a gua para locais mais altos. Muitas vezes, preciso construir estaes elevatrias, equipadas com bombas de maior capacidade. Nos trechos de redes com presso em excesso, so instaladas vlvulas redutoras.

7 

COPASA ORIENTA

O controle de qualidade comea nas fontes de captao da gua. Por toda parte, qumicos, bioqumicos, bilogos e engenheiros da empresa estudam, acompanham e fiscalizam rios, crregos, lagos e guas subterrneas. Esse trabalho fundamental para o conhecimento atualizado dos recursos hdricos no estado e para definir como tratar a gua em cada unidade.

por meio das chuvas para os mananciais que abastecem as cidades. S na Regio Metropolitana so 1.600 pontos pr-fixados de onde a gua distribuda retirada para anlise de qualidade, somando 8.500 anlises mensais. Para os demais componentes do sistema mananciais, estaes de tratamento de gua, efluentes industriais,

que est chegando aos imveis mantm sempre o mesmo padro. Isso feito, indistintamente, em todas as localidades operadas pela empresa. O volume de coletas realizadas varia de acordo com o nmero de habitantes de cada comunidade.

Leitura do hidrmetro
O hidrmetro um aparelho utilizado para medir o consumo de gua. Toda vez que a torneira aberta, ele entra em ao e marca a quantidade de gua consumida. A Copasa executa, mensalmente, a leitura do hidrmetro do imvel, conforme a data prevista, constante em cada conta. Quando a leitura no for realizada, por qualquer motivo, o cliente comunicado pela Copasa. Nesse caso, deve fazer ele prprio a leitura do hidrmetro, ligar para a empresa ou informar o fato em uma das agncias de atendimento. Procedendo assim, a conta ser calculada pelo consumo real. Caso contrrio, ser emitida pela mdia de consumo dos ltimos seis meses. O procedimento de impossibilidade de leitura ser aplicado apenas por dois meses consecutivos. A partir do terceiro ms, o usurio precisa comparecer a uma das agncias de atendimento da Copasa e regularizar a situao. Fazer a leitura do hidrmetro simples: basta anotar os nmeros pretos do visor, desprezando os nmeros vermelhos.

COPASA ORIENTA

Como preservar as nascentes


As nascentes so a origem dos rios onde a Copasa faz captao de gua para o abastecimento. Por isso, preciso preserv-las. Cuidados importantes: No construir currais, chiqueiros, galinheiros e fossas spticas nas proximidades acima das nascentes. No desmatar no entorno das nascentes. No jogar lixo no entorno das nascentes. Cercar as nascentes a uma distncia mnima de 50 metros do olho dgua, evitando a entrada do gado e contaminao da gua com o estrume.
Tcnico coleta amostra de gua para anlise Laboratrio da Copasa - Anlise de filtro - Belo Horizonte

No usar adubos e agrotxicos em reas de vrzea e prximas s nascentes e rios.

O controle da qualidade continua na estao de tratamento, na trajetria da gua nas adutoras, reservatrios e redes de distribuio at chegar aos consumidores. O trabalho no termina a: depois de consumida, a gua retorna sob forma de esgotos e continua sendo analisada, para que possa ser tratada novamente antes de ser devolvida aos rios e crregos. Localizado em Belo Horizonte, o Laboratrio Central da Copasa teve seu desempenho reconhecido internacionalmente por meio da certificao ISO 9002.

estaes de tratamento de esgotos e pontos de lanamento em crregos e rios - so feitas 2.500 anlises mensais. Alm do Laboratrio Central, a empresa tem outras 28 unidades espalhadas pelo estado. Juntos, os laboratrios realizam, mensalmente, mais de 80 mil anlises, permitindo um eficiente controle da qualidade da gua que distribuda populao. A esses nmeros somam-se as anlises feitas de hora em hora nos laboratrios de processo existentes em cada estao de tratamento de gua e de esgotos nas localidades operadas pela empresa, responsveis pelos primeiros testes de controle da qualidade antes da distribuio. Tambm, durante a distribuio, so coletadas amostras e realizadas anlises para certificar que o produto

Controle de qualidade desde a captao


Os parmetros de qualidade da gua da Copasa esto acima dos exigidos pelo Ministrio da Sade, resultado de constantes investimentos em tecnologia, estrutura e pessoal tcnico.

Os equipamentos de anlise adquiridos pela Copasa e disponveis na unidade esto entre os mais modernos do mundo, como o espectrmetro de massas acoplado a um cromatgrafo lquido. Considerado referncia no pas, o laboratrio capaz no apenas de classificar e quantificar as toxinas produzidas por cianobactrias (cianotoxinas), mas tambm de analisar os pesticidas utilizados na agricultura que podem ser carregados

gua no tratada porta aberta para vrias doenas

Ciclo da doena Se no usarmos o banheiro, a fossa ou as redes coletoras, o esgoto fica a cu aberto. As fezes e os restos de comida ficam no quintal, em volta da casa e nas ruas. Os vermes e as bactrias que vivem no esgoto contaminam a gua e o cho. As pessoas pisam no cho descalas e bebem a gua contaminada, ficando doentes. Os mesmos insetos que pousam ou andam nas fezes vo para nossa casa levando as doenas em suas patas e asas. As fezes dos animais que andam no quintal e nas ruas tambm ficam contaminadas. As fezes contaminam o cho e a gua. A comea tudo de novo.

Como se contrai Esses parasitos so eliminados com as fezes que, se deixadas prximas a rios, lagoas, fossas, podem contaminar a gua. Moscas e baratas, ao se alimentarem de fezes de pessoas infectadas, tambm transmitem a parasitose a outras pessoas, defecando sobre os alimentos ou utenslios. Outra forma de transmisso pelo contato das patas sujas de fezes. Pode-se, ainda, contrair a ameba comendo frutas e verduras cruas, que foram regadas com gua contaminada ou adubadas com terra misturada a fezes humanas infectadas. Muito frequente a contaminao pelas mos sujas de pessoas que lidam com os alimentos. Sintomas Dores abdominais; febre baixa; ataque de diarreia, seguido de perodos de priso de ventre; e disenteria aguda. Preveno / Tratamento

Giardase e criptosporidase
A giardase causada pela Giardia lamblia e a criptosporidase, pelo Cryptosporidium parvum. Ambos vivem nas pores altas do intestino, sendo mais frequentes em crianas. Como se contrai A transmisso se faz pela ingesto de cistos, podendo o contgio acontecer pelo convvio direto com o indivduo infectado, pela ingesto de alimentos e gua contaminados, pelo contato com moscas etc. Sintomas A infeco pode ser totalmente assintomtica. Outras vezes, provoca irritabilidade, dor abdominal e diarreia intermitente. Em alguns casos, pode estar associada a um quadro de m absoro e desnutrio. Preveno / Tratamento A infeco adquirida com extrema facilidade, sobretudo pelas crianas. Seguir as mesmas recomendaes para a preveno da amebase.

Doenas de veiculao hdrica


Amebase
Geralmente, fala-se de ameba (Entamoeba) sempre que h diarreias persistentes. A Entamoeba coli um A gua, to necessria vida do ser humano, pode ser tambm responsvel por transmitir doenas. As principais doenas de veiculao hdrica so: amebase, giardase, gastroenterite, febres tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa e clera. Indiretamente, a gua tambm est ligada transmisso de verminoses, como esquistossomose, ascaridase, tenase, oxiurase e ancilostomase. Vetores, como o mosquito Aedes aegypti, que se relacionam com a gua podem ocasionar a dengue, a febre amarela e a malria. Em todos esses casos, o tratamento da gua, higiene pessoal e condies sanitrias adequadas so formas de evitar as doenas. parasito que se localiza no intestino do ser humano, mas que no o prejudica e, portanto, no precisa ser tratada. J a Entamoeba hystolitica prejudicial e precisa ser eliminada.

Fazer com que todos da casa usem a privada. Se as crianas menores usarem penicos, as fezes devem ser jogadas na privada. Proteger todos os alimentos contra moscas e baratas. Proteger as guas das minas, cisternas, poos, lagoas, audes e valas de irrigao, no permitindo que sejam contaminadas por fezes humanas. Regar as verduras sempre com gua limpa, no aproveitando nunca a gua utilizada em casa ou gua de banho. Lavar bastante as verduras em gua corrente. Lavar as mos com sabo e gua corrente todas as vezes que usar a privada. Lavar muito bem as mos antes de iniciar a preparao dos alimentos. Fazer, regularmente, exame de fezes, para detectar o parasito.

10

11

Gastroenterite
uma infeco do estmago e do intestino produzida, principalmente, por vrus ou bactrias. responsvel pela maioria dos bitos em crianas menores de um ano de idade. Como se contrai A incidncia maior nos locais em que no existe tratamento de gua, rede de esgoto, gua encanada e destino adequado para o lixo.

Febres tifoide e paratifoide


uma doena grave, produzida pela bactria Salmonella typhi. Evolui, geralmente, num perodo de quatro semanas. Do momento em que a pessoa adquire a infeco at o aparecimento dos primeiros sintomas, decorrem de cinco a 23 dias (perodo de incubao). A fonte de infeco o doente, desde o instante em que ingeriu os bacilos at muitos anos depois, j que os bacilos persistem em suas fezes. A febre paratifoide mais rara que a tifoide. Produ-

O diagnstico feito pelo exame de sangue e pelas pesquisas de bacilos nas fezes. O tratamento base de clorafenicol.

Hepatite B: perodo de incubao: 45 a 160 dias. A transmisso mais comum por via parenteral (instrumentos contaminados que perfuram a pele, como, por exemplo, injees), principalmente pelo sangue. Sintomas A hepatite apresenta dois perodos: anictrico: ocorrncia de mal-estar, nuseas e urina escura, alguns dias antes do aparecimento da ictercia. Muitas vezes, o paciente assintomtico. ictrico: ocorrncia de nuseas e dor abdominal, aumento do fgado e ictercia. Dura em mdia duas a trs semanas.

Sintomas Diarreia, vmitos, febre e desidratao. Preveno / Tratamento Saneamento, higiene dos alimentos, combate s moscas e uso de gua filtrada ou fervida. O uso do leite materno importante na profilaxia, pois um alimento isento de contaminao, alm de apresentar fatores de defesa na sua composio. O tratamento realizado com a reposio de lquidos, soro de reidratao oral e manuteno da alimentao da criana.

zida pela Salmonella paratyphi dos tipos A, B ou C, sua fonte de infeco a mesma da febre tifoide: doentes e portadores. Como se contrai A doena se transmite pelas descargas do intestino (fezes), que contaminam as mos, as roupas, os alimentos e a gua. O bacilo tifoide ingerido com os alimentos e a gua contaminada. Sintomas Dor de cabea, mal-estar, fadiga, boca amarga, febre, calafrios, indisposio gstrica, diarreia e aumento do bao. A incubao da paratifoide A varia de quatro a dez dias, enquanto a paratifoide B manifesta-se em menos de 24 horas. A paratifoide B resulta de envenenamento alimentar e caracteriza-se por nuseas, vmitos, febre, calafrios, clicas, diarreias e prostrao. Preveno / Tratamento Destinar convenientemente os dejetos humanos em fossas ou redes de esgotos. Tratar a gua. Combater as moscas. Efetuar exame e vacinao e promover a educao sanitria dos manipuladores de alimentos. Higienizar os alimentos. Como se contrai Hepatite A: perodo de incubao: 15 a 50 dias. A transmisso pode ocorrer por meio da gua contaminada. Os indivduos doentes podem transmiti-la pelas fezes, duas semanas antes at uma semana aps o incio da ictercia. A transmisso pode ocorrer tambm pela transfuso de sangue, duas a trs semanas antes e alguns dias aps a ictercia. uma doena endmica no nosso meio.

Hepatite infecciosa
A hepatite infecciosa produzida mais comumente por dois tipos de vrus: A e B.

Preveno / Tratamento Higienizao dos alimentos. Tratamento da gua os vrus A resistem aos mtodos de clorao da gua, porm, a gua fervida durante 10 a 15 minutos os inativa. Isolamento do doente aps aparecer a ictercia, a transmisso do vrus A pelas fezes ocorre na primeira semana e, pelo sangue, nos primeiros dias. Uso de seringa descartvel.

Clera
uma doena causada pelo micrbio Vibrio cholerae, que se localiza no intestino das pessoas, provocando, nos casos graves, diarreia e vmitos intensos. Em decorrncia das diarreias e dos vmitos, o indivduo perde grande parte dos lquidos de seu organismo, ficando desidratado rapidamente. Se no for tratada logo, essa desidratao pode levar o doente morte em pouco tempo. Como se contrai A doena transmitida, principalmente, por meio da gua contaminada pelas fezes e pelos vmitos dos doentes. Tambm pode ser transmitida por alimentos que foram lavados com gua j contaminada pelo micrbio causador da doena e no foram bem cozidos, ou pelas mos sujas de doentes ou portadores.

12

13

So considerados portadores aqueles indivduos que, embora j tenham o micrbio nos seus intestinos, no apresentam sintomas da doena. Sintomas Diarreia intensa, que comea de repente. As evacuaes do doente de clera so de cor esverdeada com uma espuma branca em cima, sem muco ou sangue. A febre, quando existe, baixa. Junto com a diarreia, podem aparecer, tambm, vmitos e clicas abdominais. A pessoa doente chega a evacuar, desde o incio, uma mdia de um a dois litros por hora. Dessa maneira, a desidratao ocorre rapidamente.

uso da reidratao oral ou da intravenosa e administram-se antibiticos indicados pelo mdico.

Sintomas Na ltima fase da doena, pode aparecer, em algumas pessoas, a ascite ou barriga dgua.

No se expor ao contato com guas infestadas; usar botas e luvas de borracha em regies alagadias, a fim de evitar contaminao pela cercria.

Verminoses
A educao sanitria, o saneamento e a melhoria do estado nutricional so importantes na profilaxia das doenas parasitrias. Apenas o tratamento das verminoses no suficiente. preciso modificar o ambiente para que a doena no ocorra novamente.

Preveno / Tratamento Contra o caramujo Observar bem a gua antes de tomar banho, pescar, nadar, lavar roupa, regar plantaes, a fim de verificar se existe o caramujo. Dificultar a sobrevivncia do caramujo com pequenas obras de engenharia, de retificao de valas, canais, aterro de pequenas lagoas. Criar nas guas seres vivos prejudiciais ao caramujo, sejam plantas ou animais, como patos e gansos. Evitar a poluio das guas nos meses que se seguem estao chuvosa, quando os caramujos proliferam em grande quantidade. Aplicar medicamentos qumicos que exterminem, mesmo que temporariamente, os caramujos.

Ascaridase (lombrigas ou bichas)


O Ascaris lumbricoides, comumente chamado de lombriga ou bicha, um verme que vive no intestino das pessoas e causa uma doena chamada ascaridase. Como se contrai por meio da terra, da poeira, dos alimentos mal lavados e das mos sujas que os ovos das lombrigas so levados boca. Depois de engolidos, os ovos arrebentam, soltando larvas no intestino. Essas larvas, levadas pelo sangue, passam pelo fgado, corao, pulmes, brnquios e retornam ao intestino, onde se tornam adultas, para se acasalar e pr ovos. No organismo humano, o ovo leva de 2,5 a 3 meses para se transformar em larva e depois em verme adulto. O verme adulto vive no intestino geralmente menos de seis meses, nunca mais de um ano. Os vermes tm de 15 a 25 cm de comprimento e, em grande nmero, formam verdadeiros novelos, que entopem o intestino, causando sua obstruo. Podem tambm sair pela boca e nariz ou localizarse na traqueia, ocasionando, muitas vezes, asfixia e morte, especialmente em crianas - so os chamados ataques de vermes.

Esquistossomose (xistosa)
uma doena crnica, causada por um pequeno verme, o Schistosoma mansoni, que se instala nas veias do fgado e do intestino. Para que surja a esquistossomose numa localidade, so necessrias vrias condies: a primeira a existncia de caramujos que hospedam o Schistosoma mansoni. Nem todos servem para o parasito, s algumas espcies. Esses caramujos vivem em crregos, lagoas, valas de irrigao e canais onde haja segurana e boa alimentao. A temperatura mdia de muitas regies do Brasil favorvel proliferao de caramujos.

Como se contrai O Schistosoma mansoni ora vive livre, ora protegido dentro de seus hospedeiros. Na primeira fase de sua vida livre, um miracdio. Veio para o mundo exterior protegido por um ovo, que ento abandonado em contato com a gua. Nada apressadamente em busca de um caramujo. Tem apenas algumas horas de vida para encontr-lo. Contra o parasito Schistosoma mansoni Fazer exame de fezes ou outro tipo de exame de laboratrio para verificar se a pessoa tem esquistossoNesse hospedeiro, sofre uma srie de transformaes, Preveno / Tratamento Controle da qualidade da gua. Destino adequado das fezes. Adoo de bons hbitos de higiene. O tratamento simples e bastante eficaz e consiste na reposio dos lquidos perdidos pela diarreia e vmitos. Dependendo do estado do paciente, faz-se dividindo-se e multiplicando-se em centenas de milhares de cercrias, capazes de atacar e de infestar o homem. As cercrias abandonam o caramujo doente em busca de um animal de sangue quente e tm aproximadamente dois dias de vida livre. Nesse tempo, procuram atacar o homem, em cujo organismo podero viver, acasalar-se e produzir ovos. mose e proceder a um tratamento mdico. Repetir o exame quatro meses depois, para verificar se o tratamento foi eficiente e se no h ovos nas fezes. Construir privadas e fossas para que as fezes no sejam despejadas nas guas nem no solo dos quintais, forma segura de impedir que os ovos do Schistosoma alcancem os crregos e se transformem em miracdio.

14

15

Sintomas As pessoas que tm lombrigas ficam frequentemente irritadas, sem apetite e apresentam nuseas, vmitos, diarreia, clicas e dor abdominal. Preveno / Tratamento Ter sempre uma privada ou fossa. Fazer com que todos usem a privada. Se for usado penico, especialmente por crianas pequenas, jogar as fezes na privada. Limpar e varrer os quintais e queimar ou enterrar todo o lixo. Lavar as mos ao sair da privada e tambm antes das refeies ou merenda. Proteger todos os alimentos contra moscas e poeira; proteger tambm os utenslios domsticos: talheres, copos, pratos, panelas etc. e, principalmente, os objetos de uso dos bebs, como bicos, mamadeiras e outros. Lavar todas as frutas e verduras antes de com-las. Cuidar da alimentao, principalmente das crianas, usando alimentos fortes, que ajudem no crescimento e aumentem a resistncia s doenas.

tipos de vermes e, para cada um deles, o tratamento diferente. Com o resultado do exame de fezes, procure o mdico, que indicar o tratamento e as providncias necessrias para acabar com as lombrigas.

solitria. A larva vai crescer e se transformar em um verme de alguns metros de comprimento. Sintomas A solitria um verme grande, que pode atingir de trs a nove metros de comprimento. Como seu crescimento constante, precisa de muito alimento para viver,

tm vida curta e morrem depois de fecundar as fmeas, sendo logo eliminados. As fmeas produzem grande quantidade de ovos e caminham pelo intestino humano chegando at o nus do doente, onde soltam os ovos. Como se contrai A pessoa portadora do Enterobius sente uma coceira muito forte no nus, provocada pela descida dos vermes pela abertura anal. Isso acontece, principalmente, durante a noite: a pessoa se coa mesmo dormindo, espalhando os ovos, que ficam nas roupas, lenis, entre seus dedos e debaixo das unhas. Essa pessoa se contamina, levando as mos sujas boca. Tambm contamina alimentos e utenslios domsticos, transmitindo a verminose s pessoas que os utilizarem. As roupas dos indivduos parasitados tambm so fontes de infestao, pois os ovos ficam agarrados a elas e podem depois chegar s mos e boca. O costume de sacudir os lenis ao arrumar as camas pela manh faz com que os ovos do Enterobius se espalhem, podendo ser aspirados no ar pelo nariz, levados, com a poeira, at os alimentos e, finalmente, engolidos. Os ovos resistem de 10 a 15 dias.

Taenase (solitria)
A solitria ou tnia um verme muito comum em Minas Gerais, principalmente na zona rural, onde as pessoas se alimentam geralmente de carne de porco. O porco e o boi so transmissores da solitria.

o que enfraquece o paciente. O parasito do porco possui afinidade com o sistema nervoso central. A doena denominada cisticercose e pode causar dor de cabea e convulso.

Como se contrai A solitria vive no intestino das pessoas. Depois que se torna adulta, solta pedaos pequenos (anis) cheios de ovos, que se juntam com as fezes. Se essas fezes so deixadas no cho, o porco e o boi, alimentando-se do capim, comem tambm as fezes com os ovos do verme. Chegando ao estmago desses animais, os ovos se rompem, as larvas saem e vo para o intestino e, Para combater essa verminose, preciso, primeiramente, fazer um exame de fezes: leve uma latinha com um pouco de fezes a um laboratrio ou posto de sade para anlise. Muitas vezes, as mes sabem que os filhos tm lombrigas porque j viram os vermes sarem com as fezes ou pela boca. Mas, mesmo assim, importante que se faam os exames, pois h diversos Quando o animal abatido e algum come essa carne, crua ou mal cozida, passa a ser o portador da depois, para os msculos, onde se fixam, podendo viver at um ano. Essas larvas, denominadas de cisticercos, so mais conhecidas por canjiquinhas, pipocas, letrias etc.

Preveno / Tratamento Comer carne de boi ou de porco bem cozida ou bem assada. Manter sempre os porcos presos nos chiqueiros. Utilizar privada ou fossa. No deixar as fezes no cho.

Oxiurase
O Enterobius vermiculares ou Oxiures vermiculares, tambm conhecido por salto, tuchina ou verme da coceira, assemelha-se a um pequeno fio de linha. Os vermes adultos vivem no intestino. Os machos

16

17

Sintomas As crianas so as mais atingidas e as que sofrem mais. A irritao no nus e regio vizinha produz coceira intensa. Ao se coar, a pessoa pode se ferir e apresentar infeco local. Como as fmeas desses vermes preferem a noite para caminhar at o nus, a fim de pr ovos, as crianas dormem mal, o que as torna irritadas e nervosas. Nas mulheres, os vermes podem invadir os rgos genitais, produzindo irritao e inflamao, muitas vezes graves. Preveno / Tratamento Nos exames de fezes muito comum no aparecerem os ovos desse verme. Portanto, a observao de uma pessoa da famlia pode auxiliar o mdico no diagnstico da verminose. Se a me nota que os filhos andam nervosos, irritados e se queixam de coceiras no nus, deve contar ao mdico, que, alm de indicar o tratamento necessrio, lhe dar explicaes sobre o combate ao parasito.

Como se contrai Os vermes adultos cortam a mucosa intestinal e alimentam-se de sangue. Como tm hbito de mudar de lugar frequentemente, produzem inmeras feridas no intestino que sangram, provocando anemia e emagrecimento. A perda de sangue provoca a diminuio de ferro no organismo, elemento indispensvel para a sade do homem. por essa razo que crianas portadoras do amarelo tm o hbito de comer terra, buscando a o ferro necessrio. Sintomas Os sintomas mais comuns apresentados pelos portadores de amarelo so: preguia para o trabalho e estudos, cansao, desnimo, priso de ventre ou crise de diarreia, irritabilidade, mau humor, anemia, palidez, dor de cabea, tosse, emagrecimento e dores musculares. Pessoas mal alimentadas so as mais prejudicadas pelos vermes. Preveno / Tratamento Andar sempre calado. Lavar as mos, principalmente antes das refeies. Fazer uso de privadas ou fossas. Procurar o mdico ou posto de sade para submeter-se a exames, para detectar a presena de vermes. Em caso positivo, procurar o tratamento adequado. A melhoria do estado nutricional importante no combate s parasitoses, j que a incidncia e os sintomas da doena so menores em indivduos bem nutridos.

Doenas transmitidas por vetores que se relacionam com a gua

doena autolimitada, isto , em que o sistema de defesa do organismo combate o invasor estranho e a doena desaparece, a malria pode levar morte se no for tratada em determinados casos. Como se contrai A transmisso da malria pode ocorrer pela picada do mosquito, por transfuso de sangue contaminado, pela placenta (congnita) para o feto e por meio de seringas infectadas. Sintomas Os sintomas mais comuns so febre alta, calafrios intensos que se alternam com ondas de calor e sudorese abundante, dor de cabea e no corpo, falta de apetite, pele amarelada e cansao. Dependendo do tipo de malria, esses sintomas se repetem a cada dois ou trs dias. Preveno / Tratamento No existe vacina contra a malria. As formas de preveno mais indicadas so: uso de repelente no corpo todo, camisa de mangas compridas e mosquiteiro, quando estiver em zonas endmicas. Evitar banhos em igaraps e lagoas ou expor-se a guas paradas ao anoitecer e ao amanhecer, horrios em que os mosquitos mais atacam. Procurar um servio especializado se for viajar para regies onde a transmisso da doena alta, para tomar medicamentos antes, durante e depois da viagem.

Ancilostomase (amarelo)
Os parasitos (vermes) produzem ovos que so eliminados pelas fezes. Depois de alguns dias, os ovos se rompem, surgindo as larvas. Essas ficam no solo durante uma semana e so atradas pela luz e pelo calor, que as fazem subir superfcie, onde se agarram s plantas, ao lixo etc. Os quintais sombreados, cheios de bananeiras ou outras plantas, onde o lixo amontoado, so lugares propcios para o verme. Em pessoas que andam descalas, as larvas penetram rapidamente. Atravessando a pele, caem no sangue e vo at o corao, pulmes, brnquios, estmago e intestinos. Durante essa migrao, sofrem transformaes at chegar a vermes adultos, cujos ovos so eliminados pelas fezes.

Formas de Transmisso As doenas so propagadas por insetos que nascem na gua ou picam perto dela. As principais formas de preveno so: eliminar condies que possam favorecer criadouros; combater os insetos transmissores; evitar o contato com criadouros; utilizar meios de proteo individual.

Malria
Tambm conhecida como sezo, paludismo, maleita, febre ter e febre quart, a malria uma doena tpica de pases de clima tropical e subtropical. O vetor o anofelino (Anopheles), um mosquito parecido com o pernilongo que pica as pessoas, principalmente ao entardecer e noite. Embora seja uma

18

19

Ao apresentar os sintomas, deve-se procurar atendimento mdico. O tratamento, padronizado pelo Ministrio da Sade, feito por via oral e no deve ser interrompido, para evitar o risco de recadas.

Em alguns casos, nos trs primeiros dias depois que a febre comea a ceder, pode ocorrer diminuio acentuada da presso sangunea. Essa queda da presso caracteriza a forma mais grave da doena, chamada de dengue hemorrgica.

reservatrio natural so os primatas no humanos que habitam as florestas tropicais. Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus, e a urbana, transmitida pela picada do Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e que foi reintroduzido no Brasil na dcada de 1970. Embora os vetores sejam diferentes, o vrus e a evoluo da doena so absolutamente iguais. Como se contrai A febre amarela no transmitida de uma pessoa para a outra. A transmisso do vrus ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou primata (macaco) infectados, normalmente em regies de floresta e

da doena evolui bem. Os outros 15% podem apresentar, alm dos j citados, sintomas graves como ictercia, hemorragias, comprometimento dos rins (anria), fgado (hepatite e coma heptico), pulmo e problemas cardacos que podem levar morte. Preveno / Tratamento O meio mais eficaz de preveno a vacina, que deve ser renovada a cada dez anos. A vacinao recomendada, especialmente, aos viajantes que se dirigem para localidades como zonas de florestas e cerrados. Deve ser tomada dez dias antes da viagem para que o organismo possa produzir os anticorpos necessrios. Alm da vacinao, o uso de repelentes tambm recomendado. Quanto ao tratamento, o doente com febre amarela precisa de suporte hospitalar para evitar que o quadro evolua com maior gravidade. No existem medicamentos especficos para combater a doena. Basicamente, o tratamento consiste em hidratao e uso de antitrmicos que no contenham cido acetilsaliclico. Casos mais graves podem requerer dilise e transfuso de sangue.

Dengue
A dengue uma doena infecciosa aguda de curta durao, de gravidade varivel, causada por um arbovrus, do gnero Flavivirus. A doena transmitida, principalmente, pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Esse mosquito pica durante o dia, ao contrrio do mosquito comum (Culex), que pica durante a noite. As epidemias geralmente ocorrem no vero, durante ou imediatamente aps perodos chuvosos. Como se contrai O contgio se d pela picada do mosquito Aedes aegypti que ficou infectado aps picar uma pessoa doente. No h transmisso pelo contato direto de uma pessoa doente com uma pessoa sadia. Tambm no h transmisso pela gua, por alimentos ou por quaisquer objetos. A doena s acomete a populao humana e mais comum em cidades.

Preveno / Tratamento O melhor mtodo para se combater a dengue evitando a procriao do mosquito Aedes aegypti, que feita em ambientes midos em gua parada, seja ela limpa ou suja. No existem medicamentos antivirais para combater a dengue. O tratamento apenas sintomtico. Tomar muito lquido, para evitar desidratao, e utilizar antipirticos e analgsicos, para aliviar os sintomas, so as medidas de rotina.

Os transmissores da dengue proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitaes, em recipientes com gua acumulada (caixas dgua, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas).

Sintomas A dengue uma doena que causa desconforto e transtornos, mas, em geral, no coloca em risco a vida das pessoas. Inicia-se com febre alta, podendo apresentar cefaleia (dor de cabea), prostrao, mialgia (dor muscular, dor ao redor dos olhos), nusea, vmito e dor abdominal. frequente que, trs a quatro dias aps o incio da febre, ocorram manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou rubola, e prurido (coceira). Tambm comum que ocorram pequenos sangramentos (nariz, gengivas). A melhora se d, gradativamente, em dez dias.

Por interferir na coagulao, medicamentos que contenham cido acetilsaliclico so contraindicados. Medicamentos base de dipirona constituem boa opo para baixar a temperatura. No caso de dengue hemorrgica, deve-se, imediatamente, procurar assistncia mdica, uma vez que pode levar ao bito.

cerrado, e depois pica uma pessoa saudvel que no tenha tomado a vacina. A forma urbana j foi erradicada, mas pode acontecer novo surto se a pessoa infectada pela forma silvestre da doena retornar para reas de cidades onde exista o mosquito da dengue. Sintomas Os principais sintomas da febre amarela so febre alta, mal-estar, dor de cabea, dor muscular muito forte, cansao, calafrios, vmito e diarreia. Geralmente, aparecem em trs a seis dias aps a picada (perodo de incubao) e metade dos casos

Febre amarela
Febre amarela uma doena infecciosa causada por um tipo de vrus chamado Flavivirus, cujo

20

21

COPASA ORIENTA

Cianobactrias: o perigo das algas azuis


Cianobactria um nome comum para diversos tipos de algas que possuem caractersticas similares. Sozinhas, so extremamente pequenas e visveis somente com microscpio. Quando presentes em grande nmero, elas modificam a qualidade da gua, por produzirem toxinas, odores ou uma espuma densa de cor verde-azulada na superfcie da gua, chamada de florao. Essas floraes podem ocorrer quando h um excesso de nutrientes (como o nitrognio e o fsforo) na gua, oriundos de esgotos no tratados, arraste pelas chuvas de terras agricultveis ricas em nutrientes e elevada insolao na gua. Geralmente, aparecem em lagos, lagoas ou represas e, at mesmo, em rios onde a gua fica mais parada, sem correnteza. A gua com cianobactria tambm no indicada para uso na cozinha, lavagem de verduras e frutas ou na alimentao dos animais domsticos. Devese evitar comer peixes, mariscos e camares pescados em gua com cianobactrias. Para assegurar a qualidade da gua utilizada na irrigao, antes da ocorrncia de floraes das cianobactrias, pode-se usar tratamento qumico com algicidas. Nunca trate rios, riachos e lagos com algicidas, que so nocivos para o meio ambiente e podem provocar o rompimento das clulas das cianobactrias e as toxinas existentes ficarem solveis na gua. Nesse caso, recomenda-se o uso
Laboratrio da Copasa - Anlise de cianobactrias

O contato direto da pele no banho em duchas naturais, na natao, no esqui aqutico e outras atividades de recreao pode resultar na irritao da pele ou em erupes, inchao dos lbios, irritao dos olhos e ouvidos, dor de garganta, inflamaes nos seios da face e asma. Beber gua com cianobactrias txicas pode provocar nuseas, vmitos, dores abdominais, diarreias, complicaes no fgado e fraqueza muscular. O mdico deve ser procurado imediatamente e o fato comunicado sade pblica local.

da flotao para a remoo fsica das clulas. A Copasa pioneira no Brasil na implantao das anlises de cianotoxinas, permitindo a adoo de medidas preventivas, como o tratamento dos efluentes, e corretivas, como a adoo da flotao para a remoo desses compostos da gua.
Estao de Tratamento de Efluentes Fluviais (Etaf) - Pampulha - Belo Horizonte

Alm da aparncia desagradvel, as substncias decorrentes da presena de cianobactrias podem ser txicas para os humanos e mortais para a maioria dos animais selvagens e domsticos. Quando elas se decompem, podem esgotar o oxignio da gua e causar a morte de peixes. Por isso, quando existe a suspeita de cianobactrias, a gua deve ser submetida anlise antes de qualquer tipo de uso.

22

23

C hua
Educao Sanitria e Ambiental da Copasa

P r o g r a m a

contribuio da Copasa para um planeta mais saudvel


Este folheto faz parte do Programa Chu de Educao Sanitria e Ambiental, um grande investimento da Copasa em educao ambiental. O material completo composto por cinco cadernos: Copasa Compromisso com o Futuro, Recursos Hdricos Um Planeta Azul, Saneamento Tratamento e Abastecimento de gua, Saneamento

Coleta e Tratamento de Esgotos e Desenvolvimento Sustentvel.


Copasa Compromisso com o Futuro traz um histrico da empresa, principais reas de atuao e polticas para a preservao da natureza, incluindo programas de educao ambiental como o Chu. Recursos Hdricos - Um Planeta Azul mostra a gua como recurso estratgico e essencial vida na Terra e seus mltiplos usos. Explica como ocorre o ciclo hidrolgico e a distribuio da gua no planeta. Trata tambm dos objetivos e da estrutura das Polticas Nacional e Estadual de Gesto dos Recursos Hdricos. Dois cadernos envolvem diretamente as atividades de saneamento desenvolvidas pela Copasa com um tema fundamental: sem saneamento no h sade, nem qualidade de vida. Tratamento e Abastecimento de gua mostra o trabalho da empresa para garantir a melhor gua tratada do pas. Coleta e Tratamento de Esgotos traz informaes importantes sobre os vrios sistemas de esgotamento sanitrio utilizados pela Copasa e programas para levar o saneamento bsico s reas rurais e pequenas comunidades. O caderno Desenvolvimento Sustentvel mostra que a responsabilidade da Copasa com a sua prpria sustentabilidade est diretamente ligada sustentabilidade do planeta, pois a gua, matria-prima da empresa, o recurso essencial a todas as formas de vida. Buscando um envolvimento prtico dos educandos com os temas tratados, os cadernos trazem tpicos com orientaes da Copasa para o uso racional da gua e vrios outros cuidados com o meio ambiente.

Alm da utilizao em pesquisas e suporte didtico ao Programa Chu, com esse material a Copasa quer estimular a reflexo e a adoo de novas atitudes por parte de cidados, comunidades, empresas, organizaes e gestores, que contribuam para a preservao do meio ambiente, especialmente dos recursos hdricos, essenciais vida e ao equilbrio do planeta.

Conhea mais sobre a Copasa no www.copasa.com.br

24

Anda mungkin juga menyukai