Anda di halaman 1dari 9

Captulo 6 201 2

6. O ENGENHEIRO E SEUS ATRIBUTOS


Para este tema sero abordados os seguintes assuntos: 6.1. 6.2. 6.3. 6.4. 6.4.1. 6.4.1.1. 6.4.1.2. 6.4.1.3. 6.4.2. 6.4.3. 6.4.4. 6.4.5. Funes do Engenheiro. Engenheiro e o tcnico. Qualidades do profissional. Atributos do Engenheiro. Conhecimentos objectivos. Cincias fsicas. Tecnologia. Outros conhecimentos. Habilitaes do engenheiro. Atitude Profissional. Aperfeioamento continuo. Esquema dos atributos do engenheiro.

6.1. FUNES DO ENGENHEIRO


O Engenheiro pode desempenhar inmeras funes. De uma maneira geral, quanto forma do seu trabalho, pode se dizer que ele actua como: Autnomo; Empregado; ou Empresrio.

Introduo Engenharia

Pgina 1

Captulo 6 201 2
O Autnomo aquele que tem maior independncia de deciso sobre a sua profisso estabelecendo os seus honorrios e condies de trabalho, actuando geralmente em escritrio prprio.

Fig.1 O Empregado trabalha directamente para uma empresa, com a qual mantm um contrato de trabalho estabelecendo um vnculo mais duradoiro, prestando servios tcnicos permanentes.

Fig.2 O Engenheiro Empresrio o empreendedor, que estabelece alguma empresa e contrata outros profissionais, com vnculo trabalhista, para oper-la.

Fig.3

Introduo Engenharia

Pgina 2

Captulo 6 201 2
O Engenheiro desempenha as suas funes em vrios locais tais como: empresas privadas, rgos pblicos, estabelecimentos financeiros, etc. Nas suas actividades, os engenheiros desempenham tarefas que vo desde a pesquisa bsica (onde aplicam muitos princpios cientficos e poucos conceitos de administrao e finanas), at a administrao (onde, a prioridade aplicam pouco os fundamentos cientficos e bastante os conceitos de administrao, gerncia e finanas). Espectro de algumas funes que o Engenheiro exerce no mercado de trabalho ; pesquisa bsica, pesquisa aplicada, ensino, desenvolvimento, projecto, construo, produo, operao, teste, manuteno, consultoria, vistoria, vendas, administrao, etc.

6.2. O ENGENHEIRO E O TCNICO


Um aspecto que tem preocupado o profissional recm-formado, e o estudante estagirio, a hipottica confrontao que se estabelece entre seus conhecimentos e os dos tcnicos experientes. natural que esses tcnicos, que j trabalham h muitos anos, dominem com segurana vrios detalhes dos processos de fabricao, dos sistemas e dos produtos da empresa. Este facto, deixa perplexos os jovens engenheiros e estagirios, que comeam a duvidar dos seus prprios conhecimentos adquiridos na escola. Falou-se em HIPOTETICO CONFRONTO porque na verdade, ele no existe.

Fig.4 Em 1 lugar porque os conhecimentos ensinados num curso superior dizem respeito muito mais formao terica do que prtica. natural que um recm-formado, que ainda no tem experincia prtica, desconhea detalhes tcnicos de sistemas de produo e outros aspectos do quotidiano da engenharia. E nem poderia ser diferente, pois a funo da escola no apenas informativa; primordialmente, formativa. Em segundo lugar ,deve-se alertar para o facto de que com os embasamentos tericos e conceituais adquiridos num curso superior, em poucos anos o profissional ter plenas condies de dominar grande parte dos conhecimentos tcnicos do dia a dia da engenharia e, alm disso, ampliar os seus conhecimentos tericos. Vejamos isso esquematicamente. Introduo Engenharia Pgina 3

Captulo 6 201 2

Grfico - 6.1

6.3 QUALIDADES DO PROFISSIONAL


As principais armas que o engenheiro tem, indubitavelmente, so sua formao bsica e seu raciocnio analtico. Estas caractersticas so muito procuradas no mercado de trabalho; por isso, devem sempre estar sendo aperfeioadas atravs, principalmente, do estudo continuado.

Fig.5 Porm a competncia profissional no se encerra no conhecimento especfico do campo tcnico. Ao contrrio, estende-se pelos campos da economia, da psicologia, da sociologia, da ecologia, do relacionamento pessoal e de muitos outros que sem dvida, auxiliaro na anlise de diversificados problemas. No se quer afirmar com isso que o engenheiro deva dominar todos campos de conhecimentos. Porm, uma mnima noo sobre diversos assuntos recomendvel para a formulao completa de vrios problemas, e para a procura de solues.

Introduo Engenharia

Pgina 4

Captulo 6 201 2
6.4. ATRIBUTOS DO ENGENHEIRO
Os atributos do engenheiro classificam-se em quarto grandes categorias: Conhecimentos objectivos adquiridos; As habilitaes que possui; A atitude profissional; Capacidade de aperfeioar-se continuamente.

6.4.1.Conhecimentos objectivos
Cincias fsicas; Tecnologia; Outros conhecimentos. 6.4.1.1. Cincias fsicas No conhecimento de cincias fsicas o profissional dever conhecer os fundamentos da mecnica, da estrutura da matria, do comportamento dos fluidos, da converso de energia e de muitos outros aspectos do mundo fsico. As cincias fsicas constituem realmente os alicerces de um engenheiro.

6.4.1.2. Tecnologia Cincias fsicas aplicadas; Conhecimentos empricos sistematizados. Cincias fsicas aplicadas o conjunto de conhecimentos relativos a onde e como utilizar os princpios cientficos, o que necessrio algo mais do que simples noes bsicas. Exemplo: Para diagnosticar e tratar correctamente as enfermidades, no basta o mdico conhecer os princpios fundamentais da fisiologia e da qumica, pois para alm de cursar uma faculdade, ele deve servir como interno em um hospital, j daqui aprender a aplicar os conhecimentos bsicos adquiridos. Exemplo: Cincia aplicada a anlise de circuitos elctricos, em que se aplicam conhecimentos fundamentais dos fenmenos elctricos (carga, ondas elecromagnticas, fluxo de electres, etc.). Outras cincias aplicadas so ministradas sob as denominaes de termodinmica, resistncia dos materiais, mecnica dos fludos e tantas mais.

Introduo Engenharia

Pgina 5

Captulo 6 201 2
Conhecimentos Empricos Sistematizados relativos ao projecto de dispositivos, estruturas e processos, o que pode ser considerado como expericia transmitida. Emprico aquilo que se fundamenta exclusivamente na experincia, sem depender de noes cientficas.

6.4.1.3. Outros conhecimentos Sociologia Economia Psicologia Filosofia

N.B. O engenheiro dever conciliar entre os fundamentos das cincias fsicas e suas aplicaes na engenharia, assim como saber conciliar os princpos cientficos com a experincia, discernimento e engenho.

6.4.2. Habilitaes do engenheiro


Para alm de outros conhecimentos como a matemtica, fsica, qumica; o engenheiro deve saber: Comunicao - exprimir-se em linguagem clara e concisa. Pode ser escrita ou oral. Capacidade de trabalhar eficazmente - com outras pessoas (grupo). Faculdade de raciocnio - (capacidade de pensar) Capacidade inventiva ou engenho - (gnio, talento, inveno) Concluses inteligentes - distinguir as possveis fontes de erro; acabar com incertezas. Simulao - experincias efectuadas em condies diferentes da realidade (modelo de avio projectado) Mensurao - ensaio de medidas. Representao grfica - o engenheiro deve saber trabalhar e interpretar graficamente os dados.

Introduo Engenharia

Pgina 6

Captulo 6 201 2
6.4.3. Atitude profissional
O engenheiro caracteriza-se pela dvida sistemtica em relao ao como e ao porqu das coisas, a qual o conduz a muitas informaes teis e ideais profquas. Objectividade- caracterstica da atitude dum engenheiro na execuso de um projecto. A tica- observada pelo engenheiro no desempenho de suas funes de extrema relevncia. (perante a sociedade) Persistncia- para levar a sua soluo ao bom xito final Desejo de acompanhar o desempenho da soluo- para assim auferir experincia Disposio de manter-se- a par dos melhores mtodos e dos mais recentes aperfeioamentos e de utiliz-los sempre que possvel. Sentimento de responsabilidade- para os seus colegas, que se traduz por esforos no sentido de elevar o nvel do seu grupo profissional e por colaborao pelo intercmbio de informaes no confidenciais. Discrio quanto aos conhecimentos- (idias, processos confidenciais e tcnicas prprias) que possam proporcionar o seu empregador ou cliente uma vantagem na concorrncia. Anseio de contribuir para melhorar as condies- da humanidade, por intercmbio de suas criaes.

6.4.4. Aperfeioamento contnuo

O diploma do engenheiro marca o fim do princpio, pois, os cursos de engenheria destinam-se to somente a assegurar uma firme arrancada para um longo processo de desenvolvimento. Aperfeioamento dos conhecimentos devero continuar (ler revistas tcnicas, publicaes, internet, conferncia das associaes profissionais e os cursos de ps-graduao). N.B. Este o esquema representativo do processo pelo qual os atributos do engenheiro que so aplicados soluo de problemas.

Introduo Engenharia

Pgina 7

Captulo 6 201 2
6.4.5. ESQUEMA DOS ATRIBUTOS DO ENGENHEIRO Conhecimen tos objectivos adquiridos Cincias fsicas Tecnologi a Outros conheciment os Habilitaes que possui Atitude profissional Capacidade de aperfeioame nto contnuo

Mensura o Simulao Representa o grfica Matemti ca Concluse s inteligent Experimenta es o Capacidade de trabalhar eficientemente em colaborao com Capacidade de outros comunicao

Objectividad e Dvida sistemtica tica Inseno de preconceito s Insastifao conva Sensibilidade para as necessidades

Renem-se e aplicam-se pelo processo denominado projecto

A A soluo soluo de de problemas problemas de de engenharia engenharia Esquema-1 Introduo Engenharia Pgina 8

Captulo 6 201 2
CORPO DOCENTE: Eng0 Paulo J. Conselho, MSc- Regente Jos Rungo D. Chiunze - Monitor

Introduo Engenharia

Pgina 9

Anda mungkin juga menyukai