Anda di halaman 1dari 6

Cincias 5 ano

A gua 1. Porque que os seres vivos dependem da gua para sobreviver?


Porque a gua o principal componente dos seres vivos; Porque a gua indispensvel para a realizao de funes essenciais tais como a respirao e a transpirao.

2. Quais so as propriedades da gua?


Incolor no tem cor; Inodora no tem cheiro; Inspida no tem sabor; Funde a 0 graus quando passa do estado slido para lquido; Ferve a 100 graus quando passa do estado lquido para o gasoso; Bom dissolvente dissolve algumas substncias (solutos) formando assim solues. SOLUO = DISSOLVENTE (ou SOLVENTE) + SOLUTO

3. Onde existe gua? A totalidade da gua existente no planeta chama-se hidrosfera que assim constituda por: Oceanos; Mares; Rios; Lagos; guas sobterrneas; Neve; Gelo; Atmosfera.

4. Quais so os estados fsicos da gua? A gua pode encontrar-se nos trs estados da matria: slido: glaciares, icebergues, neve, gelo, granizo, geada; lquido: oceanos, mares, rios, lagos, nuvens, chuva, orvalho, guas subterrneas; gasoso: vapor de gua.

5. Como o ciclo da gua (ou ciclo hidrolgico)? A gua existente no planeta encontra-se em constante movimento:

Evaporao: gua dos oceanos, mares, rios e lagos passa do estado lquido para gasoso (formao de vapor de gua que se encontra na atmosfera); Condensao: passagem da gua do estado gasoso para lquido (formao de nuvens); Precipitao: queda de chuva, neve ou gelo; Escoamento/Infiltrao/Absoro: a gua ao chegar ao solo pode escoar atravs dos rios at aos oceanos, pode infiltrar-se no solo (guas subterrneas) e ser absorvida por seres vivos.

6. Qual a gua prpria para consumo?


gua potvel prpria para consumo, incolor, indolor, faz sabo; gua mineral pode ser utilizada com fins terpeuticos; gua salobra imprpria para consumo, contm nvel elevado de sais ou de outras substncias dissolvidas que a pode tornar turva; gua inquinada imprpria para consumo, contm microrganismos prejudiciais sade.

7. Quais so os processos de tratamento da gua?


Uso de desinfectantes destri micrbios; Fervura destri micrbios; Decantao retira substncias depositadas atravs da vareta; Filtrao retira substncias em suspenso atravs de um filtro; Destilao retira substncias dissolvidas atravs da evaporao da gua e posterior condensao.

8. Como chega a gua at s nossas torneiras? 1. Captao de gua das reservas naturais ou de albufeiras construdas pelo homem; 2. Pr-tratamento para retirar partculas slidas maiores; 3. Decantao; 4. Filtrao; 5. Clorao para eliminar microrganismos. 9. Que acontece gua depois de a usarmos? Nas ETAR (Estao Tratamento de guas Residuais) as guas antes de serem devolvidas Natureza sofrem os seguintes processos: 1. 2. 3. 4. Pr-tratamento; Decantao; Remoo de matria orgnica; Desinfeco.

10. Quais so os principais tipos de consumo de gua?


Consumo domstico; Agricultura; Indstria; Outros (produo de energia, transporte, lazer).

11. Quais so as principais causas de poluio da gua?


Produtos qumicos da agricultura e da indstria; Matria orgnica dos esgotos; Derramens de produtos txicos (derrames de petrleo nos oceanos).

Importncia do ar para os seres vivos


1.O que a atmosfera e a sua importncia para a vida na Terra

A atmosfera uma camada gasosa que envolve a Terra. fundamental para a vida na Terra porque:

nela encontram-se os gases necessrios para a respirao dos seres vivos; protege a Terra das radiaes ultravioletas (camada do ozono); modera a temperatura do planeta e evita um arrefecimento durante a noite que destruiria os seres vivos (efeito de estufa);

protege a Terra do impacto de outros astros como os meteoritos (serve como barreira).

A atmosfera apresenta vrias camadas:

Troposfera - onde se encontra praticamente todo o ar e onde ocorrem os fenmenos atmosfricos (chuvas, formao de nuvens,etc.);

Estratosfera - onde existe ozono que no permite a entrada dos raios ultravioletas;

Mesosfera - camada que no permite a entrada de meteoritos no planeta; Termosfera - camada externa da atmosfera.

2. Ar

O ar tem as seguintes propriedades:


invsivel, incolor e inodoro; ocupa espao; tem peso; tem forma e volume varivel ( compressvel).

3. Gases constituintes do ar
Constituio do ar:

Azoto (78%) Oxignio (21%)


4

Dixido de Carbono, vapor de gua e outros gases (1%)

O azoto tem como propriedades:


invisvel, incolor e inodoro; incomburente e incombustvel; moderador das combustes.

O oxignio tem como propriedades:


invisvel, incolor, e inodoro; comburente e incombustvel.

O dixido de carbono tem como propriedades:


invisvel, incolor, e inodoro; incomburente e incombustvel; turva a gua de cal; mais pesado que o ar.

O azoto usado na produo de adubos para a agricultura e em sistemas de refrigerao. O oxignio usado na reanimao de doentes e tambm na indstria para acelerar combustes. O dixido de carbono usado no fabrico de bebidas gaseificadas e em extintores de incndio.

4. Poluio do ar O ar poludo essencialmente devido ao:


desenvolvimento industrial; formao de grandes aglomerados populacionais; aumento do nmero de automveis e avies.

A poluio do ar tem como consequncias:

Perigo para a sade: o ar poludo provoca doenas dos sistema respiratrio e circulatrio (asma, bronquite,) e doenas de pele e alergias.

Aumento do efeito de estufa/aquecimento global: o efeito de estufa consiste na reteno de calor proveniente do sol e essencial vida porque no permite um arrefecimento nocturno que destruiria os seres vivos. A emisso de gases poluentes como o dixido de carbono para a atmosfera tem vindo a aumentar o efeito de estufa o que tem provocado um aquecimento global. Com este aquecimento tm-se verificado alteraes climticas e o degelo dos glaciares e um consequente aumento do nvel das guas.

Destruio da camada de ozono: a camada de ozono muito importante porque protege-nos dos raios ultravioletas. No entanto, com o aumento da poluio, esta camada est cada vez mais fina e protege-nos cada vez menos destes raios que so prejudiciais aos seres vivos.

Chuvas cidas: existem gases que so libertados sobretudo nas indstrias para a atmosfera que combinam-se com a gua existente na atmosfera e quando ocorre precipitao origina-se a queda de chuvas cidas que matam plantas e seres vivos aquticos, contaminam os solos e deterioram monumentos.

Anda mungkin juga menyukai