Anda di halaman 1dari 2

ESTUDO PARA FILOSOFIA(2 TESTE) SINTESE( SILOGISMO CATEGORICO) Um silogismo categorico um raciocinio do tipo dedutivo composto por trs

s proposies categoricas e em que a concluso deriva necessaria e logicamente das premissas. Um silogismo categrico, para ser valido, consituido por trs termos: -TERMO MAIOR(PREDICADO DA CONCLUSO) -TERMO MENOR(SUJEITO DA CONCLUSO) -TERMO MDIO( ENCONTRA-SE APENAS NAS PREMISSAS E NUNCA NA CONCLUSO) As trs proposies categoricas que consituem o silogismo so: -PREMISSA MAIOR(CONTM O TERMO MAIOR) -PREMISSA MENOR(CONTM O TERMO MENOR) -CONCLUSO)CONTM O TERMO MAIOR E O TERMO MENOR) Podemos classificar o silogismo consoante o seu modo e a sua figura. A classificao de um silogismo consoante o seu modo nos dada pelo tipo de proposies que o consituem. A clasificao de um silogismo pela sua figura nos dada pela posio do termo mdio. Desta maneira existem quatro figuras no silogismo: -1 Figura( o termo mdio predicado na premissa menor e sujeito na premissa maior). -2 Figura( o termo mdio predicado nas duas premissas). -3 Figura( o termo mdio sujeito nas duas premissas). -4 Figura( o termo mdio sujeito na premissa menor e predicado na premissa maior). Um silogismo vlido quando cumpre todas as regras de inferencia vlida. Um silogismo invlido quando infringe, pelo menos, uma das regras de inferencia valida. Falcias do silogismo: -Falcia do termo mdio( ocorre quando o termo mdio no est distribuido, pelo menos, uma vez). -Falcia dos quatro termos( ocorre quando o silogismo tem quatro termos. Sempre que um termo tomado com sentido diferente em cada premissa, no se considera como um termo, mas dois termos, passando assim o silogismo a possuir quatro termos em vez de trs).

REGRAS DA VALIDADE DOS SILOGISMOS REGRAS DOS TERMOS: 1- Um silogismo s pode ter trs termos. 2- O termo mdio no pode aparecer na concluso. 3- O trmo mdio tem de estar distribuido, pelo menos uma vez ou seja, o termo mdio tem de ser tomado em toda a sua extenso pelo menos uma vez. 4- Nenhum termo pode ter maior extenso na concluso do que nas premissas, ou seja, se um termo est distribuido na concluso tambm estar distribuido na premissa onde ocorre. REGRAS DAS PROPOSIES: 1-De duas premissas negativas nada se pode concluir. 2-De duas premissas afirmativas no se pode derivar uma concluso negativa. 3-A conlcuso segue sempre a parte mais fraca, ou seja, se uma das premissas particular a concluso paricular.Se uma das premissas negativa, a concluso negativa. 4-De duas premissas particulares nada se pode concluir. Falcias Formais- Argumentos que no cumprem as regras ligicas de inferencia. A demonstrao designa uma operao mental que estabelece dedutivamente a verdade de uma concluso.

A crise financeira
A crise financeira que temos assistido, tem vindo a alarmar cada vez mais os portugueses. O Governo, em resposta a esta crive tomou determinadas medidas que provoaram o descontentamento dos lusitanos. Com esta tese, pretendo demonstar que as medidas tomadas pelo Governo no sentido de combater a crise, para nada contribuiram a no ser para a queda do pais at ao fundo de um abismo social e econonmico e que so necessrias mudanas que promovam a satisfao do povo. O Governo, em resposta indignao dos portugueses, afirma que a reduo da despesa publca extritamente necessaria para a terminao desta crise.Mas, estas redues na despesa publica de que fala o Governo so os cortes nos slarios, os cortes nas reformas, o corte dos subsidios, os cortes na Saude e os cortes na Educao. Agora, que responda o Governo, como podem estes cortes contribur para a melhora do Pais?Como podem estes cortes melhorar a qualidade de vida dos portugueses? O Governo pede aos portugueses que sejam pacientes e que no sejam picoinhas. Mas afinal, ser picoinhas preocupar-se com a gerao futura? Ser picoinhas preocupar-se com o mantimento e com a sobrevivencia de uma familia? Ser piconhas estar indignado por no ter a certeza de um futuro promissor no seu proprio pais? Na verdade, quem Picoinhas o Governo que se aproveita do poder para explorar os portugueses e todos os que habtam Portugal. Portanto, crucial que ocorram mudanas na admnstrao deste pais e que o Governo comee rapidamente a tomar novas medidas, que em vez de provocarem o descontentamento da populao, faam com que Portugal se snta orgulhoso de si mesmo, do seu brazo, da sua patria e do seu legado.

Anda mungkin juga menyukai