Anda di halaman 1dari 4

1

Dirio Oficial
Estado de So Paulo/ Poder Executivo
Geraldo Alckmin Governador Seo I
Resoluo SE-22, de 18-4-2013 Pagina 24 Institui o Programa Melhor Gesto, Melhor Ensino, no mbito da Secretaria da Educao

O Secretrio da Educao, vista do que lhe representou a Coordenadora da EFAP, Escola de Formao e Aperfeioamento dos Professores do Estado de So Paulo, Paulo Renato Costa Souza, e considerando: - o Programa Educao - Compromisso de So Paulo, institudo pelo Decreto n 57.571, de 2 de dezembro de 2011, cuja implementao prev o desenvolvimento de aes que visam melhoria da educao bsica paulista; - o incentivo formao continuada de educadores da rede estadual de ensino, assegurando-lhes atualizao e aperfeioamento e, consequentemente, melhor desempenho profissional: - a importncia e a necessidade de se intensificarem aes de formao continuada em prol da melhoria das prticas de gesto administrativa e pedaggica, das classes de gestores de educao e de docentes no sistema estadual de ensino; - que os avanos significativos na aprendizagem dos alunos, decorrentes de aes de formao continuada, propiciam maior grau de proficincia nas disciplinas de Lngua Portuguesa, Matemtica e demais disciplinas do Ensino Fundamental Anos Finais, Resolve:

2 Artigo 1 - Fica institudo, no mbito da Secretaria da Educao, o Programa Melhor Gesto, Melhor Ensino, destinado aos profissionais de educao, das classes de gestores e docentes, com a finalidade de fortalecer-lhes as competncias requeridas para o desempenho de suas respectivas funes, na rede estadual de ensino, em especial nos anos finais do ensino fundamental, mediante aes de formao continuada. Pargrafo nico As aes de formao continuada, para aperfeioamento da prtica de gestores e professores, com foco nos anos finais do ensino fundamental, priorizaro de incio as disciplinas de Lngua Portuguesa e de Matemtica e, posteriormente, as demais disciplinas que integram a matriz curricular desse segmento de ensino. Artigo 2 - As aes de formao continuada do Programa Melhor Gesto, Melhor Ensino contemplaro, no primeiro semestre do presente ano letivo os seguintes cursos: I Curso 1 - Preparao de Formadores, destinado a supervisores de ensino, professores coordenadores dos ncleos pedaggicos das diretorias de ensino, responsveis pela formao de gestores escolares e professores das disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica, objeto dos Cursos 2 e 3; II - Curso 2 Formao de Gestores Escolares e Professores das disciplinas de Lngua Portuguesa e de Matemtica; III Curso 3 - Aprofundamento de Contedos e Metodologias das disciplinas que integram o currculo do Ensino Fundamental Anos Finais. Pargrafo nico - Na inexistncia de professores coordenadores de ncleos pedaggicos das diretorias de ensino, de que trata o inciso I deste artigo, podero ser indicados, pelo Dirigente Regional de Ensino, professores coordenadores das respectivas unidades escolares. Artigo 3 - O Curso 2, destinado aos diretores de escola, vice-diretores de escola, professores coordenadores e professores das disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica, tem por objetivo: I promover o domnio e o aperfeioamento das competncias leitora e escritora aos alunos;

3 II - contribuir para o aperfeioamento do Plano de Formao Continuada de gestores e professores das diretorias de ensino e escolas; III - subsidiar os Professores, em especial das disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica, na conduo do processo de fortalecimento das competncias leitora e escritora de seus alunos. Artigo 4 - A organizao dos cursos referidos nos incisos I a III do artigo 2 observar o disposto nesta resoluo. 1 - A carga horria do Curso 1 totalizar 60 (sessenta) horas, das quais 32 (trinta e duas) com atividades presenciais, incluindo a realizao de Seminrio Centralizado de 8 (oito) horas, e 28 (vinte e oito) com atividades a distncia. 2 - O Curso 2, cujas atividades presenciais sero desenvolvidas de forma descentralizada, ter carga horria distribuda na seguinte conformidade: 1. 60 (sessenta) horas, das quais 32 (trinta e duas) presenciais e 28 (vinte e oito) a distncia, em atividades com docentes; 2. 80 (oitenta) horas, das quais 40 (quarenta) presenciais e 40 (quarenta) a distncia, em atividades com diretores de escola, vice-diretores de escola e professores coordenadores. 3 - O Curso 3 ser desenvolvido a distncia, no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA, da EFAP - Escola de Formao e Aperfeioamento dos Professores do Estado de So Paulo Paulo Renato Costa Souza, com carga horria total de 80 (oitenta) horas, mediante acompanhamento de professores tutores, iniciando-se no segundo semestre de 2013, com os professores das disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica. Artigo 5 - Caber Diretoria de Ensino, organizar os encontros presenciais dos que aderirem s Aes de Formao Continuada do Programa Melhor Gesto, Melhor Ensino, convocando-os para a devida participao.

4 Artigo 6 - A EFAP - Escola de Formao e Aperfeioamento dos Professores do Estado de So Paulo, Paulo Renato Costa Souza, editar, caso necessrio, orientaes complementares para o cumprimento do disposto na presente resoluo. Artigo 7 - Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Anda mungkin juga menyukai