Anda di halaman 1dari 2

A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

A concepo de responsabilidade social empresarial por volta de 1990 estava ligada a reflexo de desenvolvimento e crescimento econmico, onde certo grupo defendia que o desenvolvimento s dependia do crescimento econmico e outro grupo defendia a tese de que o crescimento econmico dava condies necessrias, mas no suficientes ao desenvolvimento. Para Celso Furtado, economista brasileiro, assim se explica a diferena entre crescimento e desenvolvimento:
[..] o crescimento econmico, tal qual o conhecemos, vem se fundando na preservao dos privilgios das elites que satisfazem seu af de modernizao; j o desenvolvimento se caracteriza pelo seu projeto social subjacente. Dispor de recursos para investir est longe de ser condio suficiente para preparar um melhor futuro para a massa da populao. Mas quando o projeto social prioriza a efetiva melhoria das condies de vida dessa populao, o crescimento se metamorfoseia em desenvolvimento. (FURTADO, 2004, p. 2, destaque do autor).

Hoje surgiu um novo conceito de responsabilidade social empresarial onde o desenvolvimento e crescimento tem que se relacionar a sustentabilidade. E assim se define Responsabilidade Social Empresarial, a forma de gesto que busca a relao tica e transparente da empresa com todos os pblicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentvel da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as geraes futuras, respeitando a diversidade e promovendo a reduo das desigualdades sociais.

O desenvolvimento sustentvel

A abordagem da sustentabilidade no contexto internacional apareceu em 1972, na conferncia sobre o meio humano das Naes Unidas em Estocolmo, nesta conferncia abordaram-se muitos aspectos do uso dos recursos naturais, tendo-se dado nfase especial aos aspectos de presso sobre o meio natural provocado pelo crescimento econmico e pela poluio industrial.

No entanto a expresso sustentabilidade apareceu pela primeira vez em 1980, num relatrio da International Union for the Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN), World Conservation Strategy, que sugeria esse conceito como uma aproximao estratgica integrao da conservao e do desenvolvimento. Mais tarde em 1987 o conceito de desenvolvimento sustentvel foi consagrado no relatrio "O Nosso Futuro Comum", publicado pela World Commission on Environment and Development, uma comisso das Naes Unidas. O Relatrio Brundtland (1987), como ficou a ser conhecido o documento, definia desenvolvimento sustentvel como: "(...) desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das geraes vindouras satisfazerem as suas prprias necessidades". Esta definio foi adotada pela Organizao das Naes Unidas (ONU). Entretanto, hoje a sociedade vive em um estagio de risco, pois no respeita o conceito de desenvolvimento difundido pela ONU, provocando a insustentabilidade das geraes futuras. E podemos observar que a sociedade hoje no possui a mesma qualidade de vida das geraes anteriores, covivendo com perdas significativas de recursos ambientais, sociais e econmicos, onde com esse cenrio observa-se a ma distribuio de renda, a fome, o pauperismo, a falta de acessos e os contrastes sociais insustentveis. Para que ocorra de fato o desenvolvimento sustentvel faz-se necessrio a mudana na maneira de ser, agir e pensar para formas voltadas a valores que incorporem a sustentabilidade do desenvolvimento. Nesse processo, as organizaes empresariais ganham papel definido: atender ao apelo da sociedade por responsabilidade e compromisso com a espcie humana e outras espcies, tendo em vista que esta mesma sociedade que confere legitimidade s instituies e compreende que o poder advindo da autoridade financeira e poltica pode se traduzir em transformaes sociais.

Anda mungkin juga menyukai