Anda di halaman 1dari 5

1teste RESUMO TERICO FUNCIONAMENTO E APLICAES DO GPS O sistema de GPS (sistema de posicionamento global) est dividido em trs segmentos:

Segmento espacial: constitudo por 24 satlites sendo que cada um tem um perodo de rotao de12 horas. Estes so responsveis por calcular com preciso um ponto a superfcie da Terra ou na sua orbita.Para posicional e calcular com preciso so necessriosna teoria trs satlites, sendo contudo na prticoutilizadosquatro satlites(o ltimo usado para sincronizar os relgios atmicos com os dos receptores). Segmento de controlo: constitudo pelas estaes existentes na Terra (estaes de rdio) onde soobservadas e monitorizadas as trajectrias de vrios satlites e sincronizados os relgios atmicos. Segmento de utilizador: constitudo por um receptor de rdio que descodifica a informaoenviada pelos satlites e assim calcula a posio. Calcular a distncia: d= c x delta T, sendo C= velocidade da radiao eletromagntica=3 x 10(elevado a 8) O aparelho de GPS localiza, no mnimo, trs satlites e calcula a distncia a que se encontra cada um,conhecendo as trs distncias e utilizando o mtodo de triangulao (faz a interseco da rbita dos trs satlites,obtendo assim um ponto), o GPS determina a sua localizao exacta. Aplicaes do GPS: Determinao da velocidade de um atleta Determinao da posio de um veculo roubado Determinao do tempo de uma viagem Determinao do deslocamento

A POSIO E O TEMPO Para determinar com preciso a posio necessrio conhecer as coordenadas geogrficas de um ponto: latitude, longitude, altitude.

A latitude o ngulo que o raio que passa pelo lugar considerado faz com o plano do Equador. Varia entre 0 e 90 (no hemisfrio Norte e no hemisfrio Sul). A longitude o ngulo, ao centro da Terra, descrito entre o meridiano de Greenwich e o meridiano que passa pelo ponto considerado. a medida em graus, podendo variar entre 0e 180para Este ou Oeste. A altitude num ponto da Terra a distncia, medida na vertical, entre o nvel mdio da gua do mar e o ponto considerado. As coordenadas cartesianas constituem um sistema utilizado em geometria analtica, que permite a localizao de um ponto em relao a dois ou trs eixos. O tempo medido, no Sistema Internacional (SI), em segundos (s). O GPS um sistema de posicionamento que permite conhecer a posio tridimensional de um ponto. Os sistemas do GPS emitem um sinal electromagntico de ondas de rdio. O sistema de GPS constitudo por 24 satlites artificiais, cada um destes satlites demora cerca de 12horas a dar uma volta em torno da Terra. O perodo de translao de um satlite geoestacionrio de 24 horas. Os satlites do GPS permitem que o receptor identifique as suas coordenadas geogrficas. Os satlites do SPS emitem sinais peridicos de ondas de rdio. Os receptores GPS calculam, primeiro, a distncia a que est dos satlites GPS e depois a posio em que se encontra RAPIDEZ MDIA, VELOCIDADE MDIA E VELOCIDADE INSTNTANEA A velocidade mede a variao da posio de um corpo com o tempo, sendo que, a variao dessa posio pode ser determinada atravs da distncia percorrida pelo corpo num determinado intervalo de tempo (a que se chama rapidez mdia = d sobre Delta T= m/s), pela variao do vector posio do corpo num determinado intervalo de tempo (a que se chama velocidade mdia = Delta x sobre Delta T), ou

atravs da variao do vector posio do corpo no instante de tempo to pequeno que coincide com um instante (a que se chama velocidade instantnea. A velocidade mdia representada por um vector com o sentido do vector deslocamento, a direco do vector deslocamento. Pode ser positiva, negativa ou nula, sendo que quando nula o corpo pode partir de um ponto e voltar ao mesmo local. A velocidade instantnea representada por um vector com a direco da recta tangente trajectria no ponto considerado e com sentido do movimento. Pode ser positiva ( o movimento faz-se no sentido positivo), negativa (o movimento faz-se no sentido negativo) ou nula (o corpo est em repouso). FORAS (INTERAES FUNDAMENTAIS DA NATUREZA) Uma fora uma grandeza fsica vectorial, representada por um segmento de recta orientado sendo caracterizada por um ponto de aplicao, uma direco, um sentido e uma intensidade (valor). Ao resultado da adio vectorial de um sistema de foras chama-se resultante de foras ou fora resultante (Vetor Fr) Na natureza foram identificadas quatro tipos de interaces, a que se chamam Interaces Fundamentais da Natureza: interaco gravtica, interaco electromagntica, interaco nuclear forte e interaco nuclear fraca.

Interaco Gravtica Manifesta-se em quaisquer partculas com massa. Exemplos: A Lua orbita em volta da Terra; Um pra-quedista durante a queda; Reteno de gua nos Oceanos; Existncia de mars. Interaco Electromagntica Exemplos: O cloreto de clcio constitudo por ies cloreto e ies clcio; A agulha magntica da bssola indica o norte magntico da Terra. Interaco Nuclear Forte

Exemplos: A exploso de uma ogiva nuclear num mssil; Coeso dos ncleos dos tomos. Interaco Nuclear Fraca Exemplos: A datao de um quadro atravs de carbono-14; Reaco nuclear que ocorre dentro de uma estrela; Radioactividade

LEIS DE NEWTON 3 Lei de Newton ou Lei da Aco-Reaco: quando um corpo A exerce uma fora sobre outro corpo B, este exerce no primeiro A uma fora que tem a mesma direco, a mesmo intensidade e sentidos opostos. A este par de foras chama-se par aco-reaco. Lei da Gravitao Universal : entre dois corpos de massa m1 e m2 existe uma aco atractiva de intensidade directamente proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia d que os separa (formula Fg=G x m1 x m2 a dividir por d ao quadrado) sendo G a constante de gravitacional = 6,67 x 10 elevado a -11 N.m2.Kg-2 2 Lei de Newton ou Lei Fundamental da Dinmica: a acelerao adquirida por uma partcula material directamente proporcional intensidade da fora resultante que nela actua, tendo a sua direco e sentido, e inversamente proporcional sua massa (Fr=m x a) 1 Lei de Newton ou Lei da Inrcia: um corpo continua em repouso ou em movimento uniforme sempre que as foras que nele actuam tiverem resultante zero. Isto deve-se inrcia que todos os corpos com massas possuem, sendo que a inrcia directamente proporcional massa de um corpo. Um par aco-reaco caracteriza-se por foras que tm a mesma direco, pontos de aplicao distintos, sentidos opostos e intensidades iguais. Num par aco-reaco no se pode determinar a resultante de foras, pois estas actuam em corpos distintos As foras de um par aco reaco no se anulam.

Num par aco-reaco indiferente atribuir a reaco a uma das foras e a reaco outra, dado que ambas ocorrem simultaneamente Num par aco-reaco, as foras podem ser de contacto ou distncia. Quando um piloto de Frmula 1 trava, o seu corpo projectado para a frente devido inrcia. Um corpo que desliza com atrito numa superfcie tem tendncia a continuar em movimento rectilneo uniformemente retardado, devido inrcia do corpo. Se a fora resultante que actua sobre um corpo for nula, este permanece em repouso ou em movimento rectilneo uniforme. ACELERAO E MOVIMENTO Acelerao mdia uma grandeza vectorial caracterizada pela direco e o sentido da variao da velocidade. (ver formula)

No movimento rectilneo uniforme a acelerao constante (nula), dado que a velocidade constante. No movimento rectilneo uniformemente retardado os vectores velocidades e acelerao tm sentidos opostos. No movimento rectilneo uniformemente acelerado a acelerao aumenta ao longo do tempo, tendo o mesmo sentido do vector velocidade. Um mvel desloca-se com valor de velocidade constante se o valor da acelerao for nula. Num movimento rectilneo os vectores acelerao e velocidades tm sempre a mesma direco. Num movimento uniformemente acelerado a intensidade do vector velocidade inicial inferior intensidade do vector velocidade final. Num movimento uniformemente retardado a intensidade do vector velocidade inicial superior intensidade do vector velocidade final.

Anda mungkin juga menyukai