Anda di halaman 1dari 7

FACULDADES OSWALDO CRUZ

Aulas Prticas de Qumica Analtica Quantitativa


DETERMINAO DO TEOR DE CIDO ACTICO, CH3COOH, EM VINAGRE COMERCIAL

Gabriela Lira Tavares RA 2211050 Jung Sun Lee RA 2211043 Lasa Carolina Rodrigues RA 2211050 Leonardo Roberti da Silva RA 2211059 Prof Jos Valdir Guindalini

So Paulo

INTRODUO No experimento que realizamos foi utilizada a titulao cido-base. Atravs dela possvel determinar a quantidade de uma substncia cida ou bsica presente em uma amostra. O objetivo da titulao de uma soluo cida com uma soluo bsica a determinao da quantidade exata de base que quimicamente equivalente quantidade de cido presente. O ponto em que isso ocorre o ponto de equivalncia. A soluo resultante contm o sal correspondente. (VOGEL, Arthur I.,1992). O cido actico (CH3COOH) um cido fraco (Ka = 1,753 x 10-5), monoprtico, ele amplamente usado em qumica industrial na forma de cido actico glacial 99,8% (m/m) (densidade de 1,051gcm-3) ou em solues de diferentes concentraes, cuja concentrao pode ser determinada facilmente por titulao com uma soluo de base forte, usando fenolftalena como indicador, pois sua viragem acontece em um intervalo de pH: 8,3 a 10. Utilizando hidrxido de sdio como a base forte, a reao que se processa na titulao : CH3COOH (aq) + NaOH (aq) CH3COONa (aq) + H2O (l) A acidez do vinagre comercial corresponde ao teor de cido actico, que seu componente mais importante da oxidao do lcool no processo de acetificao. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% (m/v) de cido actico. A legislao brasileira estabelece em 4% o teor mnimo de cido actico para o vinagre comercial. O vinagre de lcool distribudo comercialmente em sua essncia basicamente uma soluo de cido actico diludo (com menores quantidades de outros componentes) e, produzido pela oxidao bacteriana aerbica (do gnero Acetobacter) do lcool etlico a cido actico diludo, conforme indicado nas reaes a seguir: 1 Reao: 2CH3CH2OH + O2 2CH3CHO + 2H2O 2 Reao: 2CH3CHO + O2 2CH3COOH

OBJETIVOS Determinao do teor de cido Actico em vinagres comerciais, atravs de tcnica de volumetria de neutralizao com determinao do ponto de equivalncia pelo uso de indicador colorimtrico cido-base.

REVISO LITERRIA De um modo geral anlise qumica pode ser definida como um processo que fornece informaes qumicas ou fsicas sobre uma amostra ou sobre a amostra. Existem diversas tcnicas para tanto, normalmente referindo-se a tcnicas em via mida e instrumental. Anlise qumica ento o conjunto de tcnicas de laboratrio utilizadas na identificao das espcies qumicas envolvidas em uma reao, como tambm a quantidade dessas espcies,podendo ser realizadas de trs diferentes formas: quantitativamente, qualitativamente ou apenas imediata. Anlise imediata: consiste em isolar as espcies que constituem o material, esse isolamento pode ser feito manualmente. Por exemplo, se queremos analisar uma amostra slida e esta estiver inserida em um meio lquido, preciso retirar este slido do meio aquoso; Anlise qualitativa: essa etapa identifica a composio do material, preciso instrumentos apropriados para executar este procedimento. O resultado neste caso pode ser obtido pela mistura de outro componente mistura; Anlise quantitativa: a anlise mais criteriosa, alm de saber do que se trata o material ainda preciso saber a quantidade do componente em questo dentro da amostra. Os mtodos titulomtricos incluem procedimentos quantitativos, baseados na medida da quantidade de um reagente de concentrao conhecida, que consumido por um determinado analito. Estes mtodos so largamente utilizados em determinaes de rotina uma vez que so rpidos e exatos. Uma quantificao atravs da titulometria pode ser descrita como a determinao do volume de uma soluo, de concentrao exatamente conhecida, que reage quantitativamente com um volume conhecido de soluo que contm a substncia a ser determinada (o analito). A soluo de concentrao conhecida chama-se soluo padro (ou titulante padro) e a massa do analito calculada a partir do volume gasto desta soluo padro, da equao qumica e das massas moleculares dos compostos que reagem. Em um recipiente j contendo a substncia a ser analisada, a soluo padro adicionada com o auxlio de uma bureta. Esta adio da soluo padro realizada at que se complete a reao, essa reao denominada de titulao. O volume exato em que a reao se completa conhecido como ponto de equivalncia ou ponto final terico ou estequiomtrico.

MATERIAIS - bureta de (10,00 + 0,05) ml - becher de 100 ml - balo volumtrico de (100,0 + 0,5) ml - pipeta volumtrica de (5,00 + 0,02) ml - soluo de NaOH preparada na aula prtica 06, fatorada - soluo de Fenolftalena (0,1% em Etanol/gua 70/30) - 2 erlenmeyers de 125 ml - balana analtica com preciso de 0,0003 g - pisseta METDOS i - Tarar, com auxlio de balana analtica, o balo volumtrico de 100,0 ml; ii - Transferir, com auxlio do cilindro graduado, cerca de 20 ml de vinagre comercial para o balo volumtrico; iii - Pesar novamente o balo volumtrico em balana analtica; iv - Completar o volume do balo com gua deionizada; v - Pipetar, com pipeta volumtrica, 5,00 ml da soluo preparada em i a iv e transferir para o erlenmeyer de 125 ml; vi - Adicionar cerca de 25 ml de gua deionizada e 2 gotas da soluo de Fenolftalena no erlenmeyer; vii - Titular, com soluo de NaOH previamente fatorada, at mudana da colorao incolor para levemente rosada; viii - Anotar o volume gasto da soluo de NaOH para se atingir o ponto de equivalncia; ix - Repetir a determinao com outra amostra diluda de vinagre, refazendo os passos vi a ix.

CONCLUSO O objetivo deste relatrio consistia em determinar a concentrao existente numa soluo por meio de uma titulao. Tal objetivo foi alcanado uma vez que vrias titulaes foram realizadas com essa finalidade. Nesta prtica ficaram explcitos os principais erros que podem ocorrer numa anlise qumica. Isto nos fez adquirir uma maior cautela ao fazermos uma titulao. Em suma, a prtica de modo geral foi bastante proveitosa, e nos fez relacionar conceitos apreendidos em sala de aula com o que estava sendo realizado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://www.ufjf.br/nupis/files/2011/04/aula-4-Volumetria-de Neutraliza%C3%A7%C3%A3o-alunos-2011.12.pdf VOGEL, A. I. Anlise Qumica Quantitativa. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992. HARRIS, D. C. Anlise Qumica Quantitativa. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

Anda mungkin juga menyukai