Anda di halaman 1dari 27

Lgica Matemtica e Computacional

Argumentos e Proposies
2012/1
1

Argumentos
Um argumento um conjunto de proposies que utilizamos para justificar (provar, dar razo, suportar) algo. A proposio que queremos justificar tem o nome de concluso; as proposies que pretendem apoiar a concluso ou a justificam tm o nome de premissas.

Argumentos
Supe que quer avisar aos seus clientes que haver um aumento no preo de um determinado produto. Como justifica este aumento? Recorrendo a razes, no ? Dir qualquer coisa como:
Os preos dos transportes subiram; como o produto precisa ser trazido de longe, o produto chega mais caro aqui na loja. Portanto, preciso aumentar o preo de venda do produto.

Temos aqui um argumento, cuja concluso : "preciso aumentar o preo de venda do produto". E como justifica esta concluso? Com a subida dos preos nos transportes e com o fato de precisar transportar o produto. Ento, estas so as premissas do seu argumento, so as razes que utiliza para defender a concluso.
3

Argumentos
Embora um argumento seja um conjunto de proposies, nem todos os conjuntos de proposies so argumentos. Por exemplo, o seguinte conjunto de proposies no um argumento: Eu lancho na cantina da UCL, mas o Joo no. A Joana come pipocas no cinema. O Rui foi ao museu. Neste caso, no temos um argumento, porque no h nenhuma pretenso de justificar uma proposio com base nas outras. Nem h nenhuma pretenso de apresentar um conjunto de proposies com alguma relao entre si. H apenas uma sequncia de afirmaes.

Argumentos
Um argumento pode ter uma ou mais premissas, mas s pode ter uma concluso. Exemplos de argumentos com uma s premissa: Exemplo 1 Premissa: Todos os portugueses so europeus. Concluso: Logo, alguns europeus so portugueses. Exemplo 2 Premissa: O Joo e o Jos so alunos da UCL. Concluso: Logo, o Joo aluno da UCL.
5

Argumentos
Exemplos de argumentos com duas premissas: Exemplo 1 Premissa 1: Se o Joo um aluno da UCL, ento estuda Lgica. Premissa 2: O Joo um aluno da UCL. Concluso: Logo, o Joo estuda Lgica. Exemplo 2: Premissa 1: Todos os nascidos em Vitria so capixabas. Premissa 2: Todos os capixabas so brasileiros. Concluso: Todos os nascidos em Vitria so brasileiros.
6

Argumentos
claro que a maior parte das vezes os argumentos no se apresentam nesta forma. Nos exemplos anteriores, a concluso est claramente identificada, mas nem sempre isto acontece. Contudo, h certas expresses/indicadores que nos ajudam a perceber qual a concluso do argumento e quais so as premissas. Um indicador um articulador do discurso, uma palavra ou expresso que utilizamos para introduzir uma razo (uma premissa) ou uma concluso.
7

Argumentos
Indicadores de premissa ora pois porque dado que como foi dito visto que devido a a razo que admitindo que sabendo-se que assumindo que Indicadores de concluso por isso por conseguinte implica que logo portanto ento da que segue-se que pode-se inferir que consequentemente
8

Lgica Matemtica e Computacional

Argumentos Dedutivos e Argumentos Indutivos


Prof Zirlene Effgen
9

Argumentos Dedutivos
Argumentos Dedutivos: Pretendem que suas premissas forneam uma prova conclusiva da veracidade da concluso e podem ser: Vlidos: quando suas premissas, se verdadeiras, fornecem provas convincentes para a concluso. Isto , se as premissas forem verdadeiras, impossvel que a concluso seja falsa; Invlidos: no se verifica a caracterstica anterior. Exemplo de argumento dedutivo: Todo homem mortal. Scrates um homem. Logo, Scrates mortal.

10

Argumentos Indutivos
Argumentos Indutivos: No pretendem que suas premissas forneam provas da veracidade da concluso, mas apenas que forneam indicaes dessa veracidade. (possibilidade, probabilidade). Seguem do Raciocnio Indutivo, isto , obtm concluses baseada em observaes/experincias, diferente de um Raciocnio Dedutivo, que exige uma prova formal sobre a validade do argumento. Os termos vlidos e invlidos no se aplicam. So avaliados de acordo com a maior ou a menor probabilidade com que suas concluses sejam estabelecidas.

11

Argumentos Indutivos
Exemplo de Argumento Indutivo: Joguei uma pedra no lago, e ela afundou; Joguei outra pedra no lago e ela tambm afundou; Joguei mais uma pedra no lago, e tambm esta afundou; Logo, se eu jogar uma outra pedra no lago, ela vai afundar. Estes argumentos indutivos no so estudados pela Lgica Formal. A Lgica Formal s estuda Argumentos Dedutivos, verificando se so ou no vlidos.
12

Lgica Matemtica e Computacional

Proposies
Prof Zirlene Effgen
13

Proposies
Um argumento um conjunto de proposies. Tanto as premissas quanto a concluso de um argumento so proposies. Mas o que uma proposio? Uma proposio o pensamento que uma frase declarativa exprime literalmente. No deve-se confundir proposies com frases. Uma frase uma entidade lingustica, a unidade gramatical mnima de sentido. Por exemplo, o conjunto de palavras "Vitria uma" no uma frase. Mas o conjunto de palavras " Vitria uma cidade" uma frase, pois j se apresenta com sentido gramatical.
14

Proposies
H vrios tipos de frases: declarativas, interrogativas, imperativas e exclamativas. Mas s as frases declarativas exprimem proposies. Uma frase s exprime uma proposio quando o que ela afirma tem valor de verdade, .

15

Proposies
Por exemplo, as seguintes frases no exprimem proposies, porque no tm valor de verdade, isto , no so verdadeiras nem falsas: 1. Que horas so? 2. Traz o livro. 3. Prometo ir contigo ao cinema. 4. Quem me dera gostar de Matemtica. 5. Ele alto. 6. x > 6

16

Proposies
Mas as frases seguintes exprimem proposies, porque tm valor de verdade, isto , so verdadeiras ou falsas, ainda que, acerca de algumas, no saibamos, neste momento, se so verdadeiras ou falsas: 1. Vitria a capital do Brasil. 2. Serra uma cidade do Esprito Santo. 3. A neve branca. A frase 1 falsa, a 2 e a 3 so verdadeiras.
17

Proposies
Uma proposio uma entidade abstrata, o pensamento que uma frase declarativa exprime literalmente. Ora, um mesmo pensamento pode ser expresso por diferentes frases. Por isso, a mesma proposio pode ser expressa por diferentes frases. Por exemplo, as frases "O governo demitiu o presidente do Senado" e "O presidente do Senado foi demitido pelo governo" " exprimem a mesma proposio .

18

Proposies Validade e Verdade


A verdade uma propriedade das proposies. A validade uma propriedade dos argumentos. incorreto falar em proposies vlidas. As proposies no so vlidas nem invlidas. As proposies s podem ser verdadeiras ou falsas. Tambm incorreto dizer que os argumentos so verdadeiros ou que so falsos. Os argumentos no so verdadeiros nem falsos. Os argumentos dizem-se vlidos ou invlidos.

19

Proposies - Validade e Verdade


Quando que um argumento vlido?
Consideremos apenas a validade dedutiva. Diz-se que um argumento dedutivo vlido quando impossvel que as suas premissas sejam verdadeiras e a concluso falsa. Repara que, para um argumento ser vlido, no basta que as premissas e a concluso sejam verdadeiras. preciso que seja impossvel que sendo as premissas verdadeiras, a concluso seja falsa.

20

Proposies - Validade e Verdade


Considere o seguinte argumento:
P1: Alguns treinadores de futebol ganham mais de R$100.000,00 por ms. P 2: Dunga um treinador de futebol. Concluso: Logo, Dunga ganha mais de R$100.000,00 por ms.

Este argumento no vlido, porque no impossvel que as premissas sejam verdadeiras e a concluso falsa. Podemos perfeitamente imaginar uma circunstncia em que a concluso seja falsa, por exemplo, se Dunga se aposentar e virar treinador voluntrio de um time para crianas carentes.
21

Proposies - Validade e Verdade


Considere, agora, o seguinte argumento: Premissa: O Joo e o Jos so alunos da UCL. Concluso: Logo, o Joo aluno da UCL. Este argumento vlido, pois impossvel que a premissa seja verdadeira e a concluso falsa. Ao contrrio do argumento que envolve o Dunga, neste no podemos imaginar nenhuma circunstncia em que a premissa seja verdadeira e a concluso falsa. Pode-se at imaginar o caso em que o Joo no aluno da UCL. Bem, isto significa que a concluso falsa, mas a premissa tambm falsa.

22

Proposies - Validade e Verdade


Para a filosofia no suficiente termos argumentos vlidos, pois, como vimos, podemos ter argumentos vlidos com concluso falsa (se pelo menos uma das premissas for falsa). Na filosofia pretendemos chegar a concluses verdadeiras. Por isso, precisamos de argumentos slidos. Um argumento slido um argumento vlido com premissas verdadeiras.

23

Proposies - Validade e Verdade


Um argumento slido no pode ter concluso falsa, pois, por definio, vlido e tem premissas verdadeiras; ora, a validade exclui a possibilidade de se ter premissas verdadeiras e concluso falsa. O seguinte argumento vlido, mas no slido: Todos os nascidos no Rio de Janeiro so cariocas. Todos os cariocas so capixabas. Todos os nascidos no Rio de Janeiro so capixabas.
Este argumento no slido, porque a segunda premissa falsa (os cariocas no so capixabas). E porque tem uma premissa falsa que a concluso falsa, apesar de o argumento ser vlido.

24

Proposies - Validade e Verdade


O seguinte argumento slido ( vlido e tem premissas verdadeiras): Todos os nascidos em Vitria so capixabas. Todos os capixabas so brasileiros. Todos os nascidos em Vitria so brasileiros. Tambm podemos ter argumentos slidos deste tipo: Scrates era filsofo. Logo, Scrates era filsofo.
Este argumento slido, porque tem premissa verdadeira e impossvel que, sendo a premissa verdadeira, a concluso seja falsa. slido, mas no um bom argumento, porque a concluso se limita a repetir a premissa. Um argumento precisa ser bom, forte. 25

Proposies - Validade e Verdade


Talvez voc j tenha usado argumentos deste tipo, isto , argumentos que no so bons (apesar de slidos), mais vezes do que imagina. Com certeza, j viveu situaes semelhantes a esta: Pai, preciso de um aumento da "mesada". Porqu? Porque sim. O que temos aqui? O seguinte argumento: Preciso de um aumento da "mesada". Logo, preciso de um aumento da "mesada".
26

Proposies - Validade e Verdade


Para que um argumento seja bom (ou forte), as premissas tm de ser mais plausveis do que a concluso, como acontece no seguinte exemplo:
Se no aumentarem os nveis de exigncia de estudo e de trabalho dos alunos no ensino mdio, ento os alunos continuaro a enfrentar dificuldades quando chegarem ao ensino superior. Ora, no se aumentaram os nveis de exigncia de estudo e de trabalho dos alunos no ensino mdio. Logo, os alunos continuaro a enfrentar dificuldades quando chegarem ao ensino superior. Este argumento pode ser considerado bom (ou forte), porque, alm de ser vlido, tem premissas menos discutveis do que a concluso.

27

Anda mungkin juga menyukai