Anda di halaman 1dari 33

O PERODO INTERBBLICO Prof. Pr. Jos Miguel Mendoza Aguilera jotaeme@cristianet.com.br 1. Por que estudar este perodo? 1.1.

Razes histricas - Explicam o fundo histrico do Novo Testamento; 1.2. Razes culturais - Explicam a origem e desenvolvimento dos costumes, instituies e vida religiosa do povo judaico do perodo do Novo Testamento; 1.3. Razo Messinica - Demonstra como Deus preparou o mundo para o advento. 2. As divises do perodo interbblico. 2.1. Perodo Persa 536-331AC 2.2. Perodo Grego 331-167AC 2.2.1. Perodo Grego prprio 331-323AC 2.2.2. Perodo Egpcio 323-198AC 2.2.3. Perodo Srio 198-167AC 2.3. Perodo Macabeus 167-63AC 2.4. Perodo Romano 63-5AC Fontes de informao: Baxter, p.12 Literatura Judaica - Flvio Josefo 1a.-2a. Macabeus Hist. Gregos/Latinos - 1. Polbio 2. Tcito 3. Lvio 4. pio Hist. Gentios - Referem-se apenas superficialmente aos assuntos judeus daqueles dias, provavelmente por no apreciarem o povo da aliana e devido a sua incapacidade para avaliar corretamente os aspctos espirituais dos conflitos entre os judeus e os povos idlatras. 3. O fim do perodo do Antigo Testamento e o incio do Perodo Persa. 3.1. Depois de um longo perodo de apostasia, o Reino do Norte foi conquistado e levado para o cativeiro pelos assrios em 721AC, l desapareceu misturando-se. Igual tratamento recebeu o Reino do Sul nas mos dos babilnios sob Nabucodonosor em 586 AC. 3.2. J em 597 AC. Nabucodonosor tinha colocado fim ao Estado judaico onde o rei Joaquim e os principais tinham sido levados cativos 2Rs. 24:10-17. Nabucodonosor nomeou Matanias, em lugar de Joaquim, seu tio, e lhe mudou o nome para Zedequias. Judia ficou como um reino tributrio. 3.3. Em 590 Zedequias tenta aliar-se ao Egito, mas Nabucodonosor novamente sitia a cidade at ser tomada totalmente e ser destruda, e o seu templo profanado (Jr:39:4-10). 4. As Restauraes

4.1. A queda da Babilonia deu-se aproximadamente em 538 AC. Ciro rei da Prsia tomou-a por meio do estratagema de afastar as aguas do Eufrates que passavam pela cidade. 4.2. Ciro publicou um decreto (536AC) que autorizava os judeus voltarem a sua ptria com os despojos do seu templo e a sua reconstruo seria financiada pelo tesouro real (Ed:6:1-5). Nesta primeira leva nem todos voltaram, alguns preferiram ficar com os seus negcios. Cerca de 50.000 exilados voltaram, principalmente das tribos de Jud, Benjamim e Lev sob a direo de Zorobabel. Comearam com a reconstruo do templo e o povo que tinha ficado na terra fez oposio para retardar a reconstruo (Ed:1:3,5-11 e 4:1-5). Nada mais se fez durante quase 20 anos embora que tiveram prosperidade (Ag:1-4). 4.3. Sob a pregao de Ageu e Zacarias (Ed:5:1-2) a obra foi recomeada, havendo oposio mas os judeus apelaram para Dario Ed:6:1-15 ficando pronto em 516 AC. 4.4.H um perodo de quase 60 anos onde a histria se conserva em silncio a respeito do estado dos judeus na Palestina. Em 495 AC (Ed:7:7) uma nova migrao deixou a Babilonia sob a direo de Esdras, esta segunda leva foi absorvida pelo povo e nada aportou. 4.5.Em 446 AC (Ne:2:1) Neemias dirige-se ao rei ao ser informado da situao das muralhas de Jerusalm(parece ter sido uma recente devastao e no algo que ocorreu a um sculo meio antes) 4.6. A participao de Neemias: 4.6.1. Em menos de dois meses foram feitas as reparaes e as muralhas da cidade levantadas (Ne:6:15-16) 4.6.2. Promoveu tambm reformas econmicas e sociais(Ne:5:1-12) 4.6.3. Foi renovado o conhecimento da lei sob a direo do escriba Esdras, que leu e interpretou as Escrituras (Ne:8:2,7,8; 8:9,13-18) 4.6.4. Fazia aplicao rigorosa dos princpios da Lei. O culto do templo foi renovado e as contribuies para o sustento foram exigidas. Os casamentos mistos proibidos (Ne:10:30), a quebra do sbado condenada (10:31) e foi estabelecida a administrao regular dos dzimos (Ne:12:44). 4.6.5. Estas reformas deixaram efeitos perdurveis at o tempos dos Macabeus, criando um povo fiel a Deus que resistiu ao paganismo. 4.7. Dois aspectos da vida judaica desapareceram durante o perodo persa e grego: a monarquia e a funo proftica. As pretenses de independncia foram centralizadas no sacerdcio e a funo proftica findou com Malaquias. 5. Caractersticas do Perodo Persa. 5.1. No final de Malaquias os judeus se achavam ainda sob o reinado persa e permanecerem nessa situao durante praticamente sessenta anos da era interstestamentria.

5.2. A forma sacerdotal do governo judeu foi respeitada e sumo sacerdote recebeu ainda maior poder civil alm de seus oficios religiosos, embora tivesse de, naturalmente, prestar contas ao governador persa da Sria. 5.3. Em 2Reis 17:24-4, lemos que bem antes, em 721 AC, depois destruir o reino das dez tribos de Israel e dispersar os israelitas atravs das cidades dos medos, o rei da Assria repovoou as cidades de Israel com um povo misto que veio a ser chamado de samaritanos, seu territrio sendo conhecido como Samaria, o nome da cidade principal, ex-capital de Israel. O Perodo Grego 1. Assim com Daniel tinha profetizado (Dn:8:1-7 chifre notvel), o imprio persa caiu perante o rei da Grcia. Este era Alexandre o Grande. Ele expandiu o helenismo com maior mpeto j que prticamente se tornou o senhor do antigo oriente mdio. 2. O idioma grego se tornou a lngua franca, foi a lngua que foi usada no comrcio e na diplomacia. Ao se aproximar a poca do Novo Testamento, o grego era a lngua comunmente falada nas ruas de Roma, onde o proletariado indgena falava latim, mas onde os escravos libertos falavam gregos. 3. Alexandre o Grande fundou setenta cidades moldando-as ao estilo grego. Ele e os seus soldados se casaram com mulheres orientais misturando as culturas grega e oriental. 4.Com a morte de Alexandre o imprio se divide em quatro partes, governadas pelos quatro generais de Alexandre (Ptolomeu, Lismaco, Cassandro e Seleno, Cf. Dn:8:21-22). As partes que influenciam o pano de fundo do Nono Testamento so: Ptolomeu( os Ptolomeus) e Seleno ou Seleuco (os Seleucidas). O primeiro centralizava-se no Egito, tendo Alexandria como capital. Os seleucidas tinham por centro a Sria e Antioquia era a sua capital. Espremida entre o Egito e a Sria, a Palestina tornou-se vtima da rivalidade destes dois. A Palestina Sob o Domnio dos Ptolomeus (Perodo Egpcio) Egpcio) 1. No comeo dominaram a Palestina durante 122 anos (320-198). Os judeus gozaram de uma boa condio de vida. O sumo sacerdote era o governador e aplicava as leis. O templo era o centro da vida nacional, a festa da Pscoa, das Semanas e dos Tabernculos eram realizadas no prprio templo. Mantinha-se o estudo da lei e durante este perodo a interpretao da mesma se desenvolveu com pormenores. 2. foi sob o reinado de Ptolomeu Filadelfo que se realizou a verso do Antigo Testamento para o grego. Esta ficou conhecida como Setuaginta (LXX). A obra foi realizada no Egito (Alexandria), onde setenta e dois eruditos fizeram esta traduo. 3. Apesar das vantagens do povo judeu, este era um povo relativamente pobre, pagava um imposto baixo, pois as guerras constantes tinham empobrecido a terra. A Palestina Sob o Domnio dos Seleucidas (Perodo Srio)

1. Houve constantes lutas at que a Palestina caiu sob o domnio da Sria, mas o que mais importa para compreenso do Novo Testamento a figura de Antoco Epifanio (176-164) e os seus atos. O seu nome significa deus manifesto. 2. Quando o rei anterior Antoco IV, chamado Antoco III tinha derrotado os egpcios (Ptolomeus), j os judeus estavam divididos em duas faces: A casa de Onias (Pr-Egito) e a casa de Tobias (Pr-Siria). Quando subiu Antoco IV, rei da Siria, substituiu o sumo sacerdote judeu Onias III, pelo irmo deste Jasom, helenizante, o qual planejava transformar Jerusalm\\ em uma cidade grega. Foi erigido um ginsio com pista de corrida. Ali se praticavam corridas despidos, moda grega, isto era um ultraje para os judeus piedosos. As competies eram inauguradas com invocaes feitas as divindades pags, participando at sacerdotes judeus. A helenizao incluia a frequncia aos teatros gregos, vestes aos estilo grego, a cirugia que removia a marcas da circunciso e a mudana de nomes hebreus por gregos. Os que se opunham a esta paganizao eram os hasidimou os piedosos, a grosso modo seriam os puritanos. 3. Jasom o sacerdote helenizante foi substitudo por outro judeu helenizante que parece no ter pertencido a uma familia sacerdotal, este pagou um tributo mais elevado (simonia), o nome deste era Melenau. 4. Antoco tenta anexar o Egito ao seu dominio mas termina falhando. Isto chega aos ouvidos de Jasom de que Antoco era morto. Jasom retornou a Jerusalm retirou Melenau do controle da cidade. Antoco na sua volta interpretou isto como uma revolta de Jasom e enviou seus soldados a reintegrarem Melenau e saquearam a cidade e o templo de Jerusalm e passaram ao fio de espada os seus habitantes. 5. Dois anos mais tarde (168 AC), Antoco enviou seu general Apolonio com um exrcito de 22 mil homens para coletar tributo, tornar ilegal o judasmo e estabelecer o paganismo fora e assim consolidar o seu imprio e refazer o seu tesouro. Os soldados saquearam Jerusalm, incendiaram a cidade, os homens mortos e as mulheres escravizadas. 6. Novas leis e Proibies: Ofensa capital circuncidar-se; proibido observar o sbado; celebrar festas judaicas, possuir copias do Antigo Testamento. Os sacrifcios pagos tornaramse compulsrios. Foi eregido um altar consagrado a Zeus, possivelmente no templo. Foram sacrificados animais imundos no altar e a prostituio sagrada passou a ser praticada no templo de Jerusalm. A Revolta dos Macabeus (1a.Macabeus:2:23-28; 42ss) 1. Neste perodo houve em torno de oito guerras. Judas Macabeus morreu na setima luta sendo sucedido por Jnatas o quinto mais jovem filho de Matatias. 2. A revolta comeou com Matatias, sacerdote de Modim (167). Aps a sua morte seu filho Judas (166-161) continuou a luta com seis mil homens. Quando Antoco mandou sessenta mil homens para subjug-lo, Judas mandou os temerosos para a casa. Com trs mil homens derrotaram os sirios. 3. Em seguida Judas entrou em Jerusalm e reedificou o templo (25 de dezembro de 166 AC). A festa da dedicao foi instituida no ano 164 (Cf.Jo:10:22).

4. O significado da opresso siria e a revolta dos macabeus: restaurou a nao da decadncia poltica e religiosa. Criou um esprito nacionalista, uniu a nao e suscitou virilidade. Deu um novo impulso ao judasmo, isto pode ser percebido na purificao moral e espiritual do povo; na onda da literatura apocalptica e numa nova e intensa esperana messinica. 5. Intensificou-se o desenvolvimento dos dois movimentos que se tornaram os fariseus e os saduceus. Os primeiros surgiram do grupo purista e nacionalista e os saduceus surgiram do grupo que se aliou com os helenistas. 6. Houve um mpeto maior da dispora onde muitos judeus queriam ausentar-se durante as perseguies de Antoco. O Perodo Romano. 1.O General Pompeu subjuga a Palestina (63AC) e o perodo do Novo Testamento fica sob o dominio do Imprio Romano. 2. Imperadores ligados s narraes do Novo Testamento: Augusto (27AC-14DC), sob quem ocorreram o nascimento de Cristo, o recenseamento e os primrdios do culto ao Imperador. Tibrio (14-37DC), ministrio e morte de Jesus. Calgula (37-41DC) exigiu que lhe prestassem culto e ordenou que sua esttua fosse colocada no templo de Jerusalm, mas veio a falecer antes que sua ordem fosse cumprida. Cludio (41-54DC), expulsou de Roma os residentes judeus por disturbios civis, entre os quais estavam Aquila e Priscila. Nero (54-68DC) perseguiu os cristos, embora provavelmente nas cercanias de Roma, e sob quem Pedro e Paulo foram martirizados. Vespasiano(69-79DC), ainda general romano comeou a esmagar uma revolta dos judeus, tornou-se imperador e deixou o restante da tarefa ao seu filho Tito, numa campanha que atingiu o seu clmax com a destruio de Jerusalm e seu templo, em 70DC. Domiciano(8196DC), cuja perseguio contra a Igreja provavelmente serviu de pano-de-fundo para a escrita o Apocalipse, como encorajamento para os cristos oprimidos. Herodes o Grande 1. Os romanos permitiam a existncia de governantes nativos vassalos de Roma, na Palestina. Um deles foi Herodes o Grande, que governou o pais sob os romanos de 37-4AC. O senado aprovou o oficio real de Herodes, mas ele foi forado a obter o controle da Palestina mediante o poder das armas. 2. A Dinastia de Herodes: Arquelau tornou-se etnarca da Judia , Samria e Idumeia Herodes Filipe, tetrarca da Itreia, Traconites, Gaulanites, Auranites e Bataneia Herodes Antipas, tetrarca da Galilia e Pereia Herodes Agripa I, neto de Herodes o Grande, executou Tiago e tambm encarcerou Pedro Herodes Agripa II, bisneto de Herodes o Grande, ouviu Paulo em sua autodefesa 3.Antecedentes na vida de Herodes: mostrou grande zelo no seu governo, erradicando os bandidos que tinham infiltrado a Galilia. Os primeiros 12 anos (37-25AC) foram gastos na luta pelo poder. Os segundo doze anos (25-13AC) foram os seus melhores anos. Os ltimos nove anos (13-4AC) se caracterizaram pela crueldade e amargura.

4. Os sucessos de Herodes: usou de muito mais tato na sua tentativa de helenizar os judeus, que Antoco Epifanio. Com espetculos, jogos, etc. ganhou a lealdade dos jovens que se tornaram herodianos. Aumentou a fortaleza de Jerusalm denominada Antonia(At:21:34). Edificou a Cesaria (At:10:1); 23:23-24). Reconstruiu o templo de Zorobabel, cuidando de no ofender os judeus. Comeou em 20AC. completando o santurio em 18 meses e o templo todo s em 64 DC) (Cf.Jo:2:20 O Surgimento da Sinagogas. Vd. Baxter, pgs.36-40 1. A sinagoga veio em consequncia da suspenso do servio do templo em 586AC. Era o local para a adorao e instruo. Era uma das mais importantes instituies na poca de Cristo. 2.A sinagoga era dividida em duas partes. Numa parte ficava a arca com o livro da lei. Diante desta seo estava o lugar para os adoradores. No centro do auditrio ficava o palco onde o leitor lia as Escrituras em p e sentava-se para ensinar. Assentos foram colocados em volta do palco - os homens dum lado e as mulheres do outro. 3. Os lderes principais da sinagoga eram: o chefe da sinagoga com poderes de excomungao, superintendncia dos cultos e presidncia sobre o colgio dos ancios. O Shaliach que oficiou nos cultos lendo as oraes e a Lei. O Chazzan que cuidou da sinagoga como zelador, abriu as portas, preparou a sala e auditrio, manteve a ordem e aoitou os condenados. O Methurgeman ou Targoman que traduziu as escrituras lidas em hebraico para o aramaico. Dai surgiram os Targuns. O Blatanim eram dez homens que assistiram todas as reunies da congregao e levantaram as esmolas. 4. O Culto na sinagoga: Orao e o hino (incluindo o Shema, Dt:6:4-9) sem instrumentos. O Chazzan trazia a lei da arca. O Shaliach se levantava e lia a poro marcada num ciclo j previsto. O Methurgoman ou Targoman traduzia o trecho para o aramaico. Em seguida havia a palavra de exortao dum ancio sentado. A lei novamente era levada para a arca e oraes eram feitas. Recomendamos a leitura de GUNDRY, Robert H. Panorama do Novo Testamento. Testamento. S. Paulo. Ed. Vida Nova, 1978. pgs.3-35 e 43-49 OS GRUPOS RELIGIOSOS NOS TEMPOS DE JESUS Bibliografia Selecionada: Selecionada: BAXTER, J. Sidlow. Examinai as Escrituras. Perodo Interbblico e os Evangelhos. So Paulo. Ed. Vida Nova. l985. 336p. SCHUBERT, Kurt. Os Partidos Religiosos Hebraicos da poca Neotestamentria. So Paulo. Ed. Paulinas. l979. 87p. DANIEL-ROPS, Henri. A vida Diria nos Tempos de Jesus. So Paulo. Ed. Vida Nova. 1983. 310p. Quando lemos os evangelhos e Atos dos Apstolos, percebemos alguns grupos al nomeados, que ao serem desconhecidos por muitos, muitas passagens e eventos perdem grandemente a sua compreenso. Por isso necessrio o mnimo de conhecimento a respeito

destes grupos, pois foi graas controvrsia que muitas vezes tiveram com Jesus e/ou com os discpulos, que ns conhecemos o pensamento ou a essncia do evangelho. OS ESCRIBAS. 1. A sua origem no sentido neotestamentrio reporta-se ao exlio. Ainda que, um sculo antes , o rei Ezequias os tinha como copiadores, registradores, etc. 2. partir do exlio desenvolveu-se um novo tipo de escriba devido a: 2.1. A converso do povo judeu na meta do do exlio, saindo da idolatria para uma nova e ardente f em sua religio e nas Escrituras; 2.2. A necessidade de professores especiais, sentida pelos exilados, devido separao de sua Ptria, Capital e Templo; 2.3. A mudana do hebraico como lngua falada, para o aramaico, exigindo um especialista no estudo e exposio dos Escrituras; 2.4. O aparecimento e a difuso da sinagoga durante e depois do exlio; 2.5. A interrupo da viva voz da profecia com Malaquias, e o acentuado interesse na palavra escrita. 3. Os escribas foram assumindo um poder de interpretao que trouxe dois desvios: primeiro, a multiplicao das tradies orais; segundo, a introduo de um sistema de interpretao e exposio das Escrituras que destruiu completamente o seu significa e, sob a presso de honrlas, na realidade o seu lugar. (Baxter, pgs. 44 a 46}. Vd. Daniel-Rops, pgs. 250ss e Schubert, pgs. 23-52. OS FARISEUS. 1. O nome vem da palavra hebraica perusim que, traduzida literalmente, significa separados. A interpretao corrente deste termo provm do ideal de pureza ritual dos fariseus. (Schubert, p.23). 2. Seus antecedentes eram os reformadores dos tempos de Esdras e Neemias. 3. Quando Matatias revoltou-se contra os esforos de Antioco, os Hasidim, os piedosos, o apoiaram e se ligaram com ele. 4. Mais tarde os Hasidim foram denominados perushim, os separados. OS SADUCEUS. Vd. Baxter, pgs. 53-56 e Schubert, p.53sss. 1. O nome possivelmente vem de Zadoque, o sumo-sacerdote dos tempos de Davi (2Sam. 8:17; 15:24); 2. Eles aparecem na histria na mesma poca dos fariseus; 3. Enquanto os fariseus eram nacionalistas, a tendncia dos saduceus era na direoda filosofia grega com a cultura grega; 4. Sendo eles um partido poltico de tendncias sacerdotais e aristocrticas, tinham pouca influncia com o povo comum; 5. Uma comparao entre:

Fariseus a. Constituram o ncleo da aristocracia religiosa e acadmica; b. Ensinaram que a alma era imortal, que havia uma ressurreio corporal e julgamento futuro com galardo e castigo; c. Acreditavam na existncia de anjos e espritos bons e maus; d. Predestinatrios, mas aceitavam que o homem tinha livre arbtrio e era responsvel moralmente. e. Coordenaram a tradico e a Lei escrita numa massa de regras de f e a prtica evoluindo com os tempos. OS ESSNIOS Vd. Baxter, pgs. 59-90.

Saduceus a. Constituram o ncleo da aristocracia sacerdotal, poltica e social. b. Ensinam que no havia ressur reico, e que no h galardo nem castigo; c. Negaram a existncia de espritos e anjos; d. Enfatizaram a liberdade da vontade humana, rejeitando o determinismo e o azar; e. Mantinham que a Torah era a nica fonte infalvel de f e prtica.

1. O fundador da comunidade essnica de Qunr um sacerdote que tinha o ttulo de Mestre de Justia e era evidentemente considerado pelos seus seguidores, como o profeta do fim dos tempos. 2. No mencionados no Novo Testamento, mas Filo disse que havia 4000 ou mais; 3. Eram uma seita asctica com sede na beira ocidental do mar morto, 4. Pensa-se que houve muitos deles nas vilas e cidades da Palestina; OS HERODIANOS Vd. Baxter, p.61. 1. Eram um partido poltico no religioso (cf. Mt. 22:18; Mc 3:6, 12:13); 2. Esperavam que Herodes cumprisse a realizao da esperana da Naco. OS SICARIS/ ZELOTES Vd. Baxter, p. 62. 1. Legalistas, pietistas, messianistas nacionalistas, intolerantes dos judeus impiedosos e de Israel na subjugao aos romanos.

A ESPERANA MESSINICA DOS JUDEUS No perodo interbblico, especificamente na poca da restaurao e com o desaparecimento dos profetas houve pouca nfase na esperana messinica. O interesse do povo estava mais voltado para a observao da lei (Ne:8:1-3; 9:13-16,26,29,34; 13:1-3). Na poca dos macabeus fruto das perseguies intensas houve uma inspirao na esperana dum lder super-humano. Isto acontece especialmente aps a tomada de Jerusalm no ano 63 A.C.. Aqui encontramos o ressurgimento da esperana messinica. Na poca do nascimento de Cristo era fato conhecido que havia uma larga expectativa da vinda do Messias, isto ocorre, especialmente com a morte de Herodes o Grande. Alguns pensadores gentios como Tcito e Sutonio manifestam esta esperana de algum surgir dentre os judeus. A ideia bsica a esperana messinica era que os judeus buscavam algum que os resgatasse. Um Rei que levantaria um reino eterno e julgaria os maus. Esperavam a salvao da Israel e no dos gentios. Eles esperavam algum mais do que um mero homem denominando-o de O Santo e Poderoso Messias, etc. Pode ser que pensavam nele como um anjo poderoso que viesse agir sobrenaturalmente. Ainda existia uma minoria que esperava um Messias sofredor. Estes eram homens espirituais que procuravam nas Escrituras a verdade. Neste grupo podemos encontrar homens como Simeo, Natanael, Ana, Joo o Batista. Elementos na Preparao Para a Vinda de Cristo O texto de Gl:4:4, fala da plenitude dos temposno qual Deus enviou o seu Filho para a redeno da humanidade. Isto significa que Jesus surge no momento certo, no momento do tempo de Deus, para isto Deus dirigia a histria. No mundo em que Jesus nasceu estava sendo preparado para sua vinda e o mundo social do momento teve os seus elementos colaboradorespara a chegada do Filho de Deus. Elementos Judaicos: Judaicos: O judaismo cooperou com um povo divinamente escolhido e preparado para ser testemunha entre as naes. As suas Escrituras profticas prediziam a vinda do Messias. A sua dispora os espalhou por todo o mundo conhecido da poca. Alm doa mais eles possuem as sinagogas onde se estudavam as Escrituras, este locais forneceriam o lugar para a pregao do evangelho. O judasmo era uma religio proselitista o que trouxe muitos gentios para o judasmo. Eles eram um povo que estavam interessado na prtica da religio e na busca da salvao. Elementos Gregos: Gregos: A filosofia grega se aproximava do monotesmo e a sua tendncia era para a imortalidade, nfase sobre a conscincia e dignidade humana e liberdade do pensamento. Estes ensino auxiliaram na pregao do evangelho. Ao mesmo tempo a lngua grega se tornou uma lngua universal. Existia a traduo do Antigo Testamento no grego (LXX) o que auxiliou na pregao do evangelho e para a escrita do Novo Testamento, juntamente com os termos adotados por Paulo e outros pregadores do Novo Testamento para explicar o evangelho. A cultura helenstica em geral era possuda por um esprito cosmopolita, transcendendo as

barreiras, assim o judeu helenizado serviria como ponte entre o judeu e gentio e a busca da salvao no mundo romano. Elementos Romanos: A unificao do mundo tanto na cultura como na poltica permitia a facilidade de comunicao e locomoo. A Pax Romana facilitou a corrida do evangelho para todo o imprio. A lei romana dava direitos justos aos cidados e tambm a distinta vantagem que era oferecida aos cidado como Paulo foi facilitados na expanso da pregao evanglica. As estradas romanas em bom estado de conservao e vigilncia facilitavam as viagens para qualquer parte do imprio. Recomendamos a leitura de Gundry, Robert H. Panorama do Novo Testamento. S.Paulo. Ed. Vida Nova. p.37-60 ESTUDO INTRODUTRIO DE MATEUS Autoria 1. Desde os tempos mais primitivos o primeiro evangelho tem sido atribudo a Mateus, sem questo. A negao da autoria de Mateus um acontecimento moderno, surgindo na escola crtica da Bblia.. Quase todos os eruditos, fora dos evanglicos, negam que Mateus foi escrito por Mateus. Uma notvel exceo Goodspeed, Mattew, Apostle and Evangelist, 1959. 2. A evidncia externa (relaciona-se ao fato de escritores que desde antiguidade fazem referncias nos seus escritos a respeito do assunto, especialmente os conhecidos pais da igreja ou pais apostlicos) claramente favorece a autoria de Mateus. Papias (c. 80-155 d.C.) disse, Mateus comps as Logia na lngua hebraica e cada um as interpretou como podia (Eus. His. da Ig. XXXIX, 16). No parece que Papias se refere ao evangelho de Mateus. Provavelmente ele fala duma coleo preliminar dos ensinos de Cristo, que mais tarde foram traduzidos e incorporados no Evangelho de Mateus. Irineu (c. 140-203 d.C.) disse, Mateus tambm formou um evangelho escrito entre os hebreus na sua prpria lngua (con. Her. III,1,1). Orgenes ( 185-253) igualmente atribuiu este evangelho a Mateus, junto com muitos outros pais da Igreja. 3. As evidncias internas confirmam a indicao externa. O escritor era obviamente um judeu cristo. O livro de Mateus distintamente judaico no seu carter. Contm 43 citaes diretas do Antigo Testamento, mais do que qualquer outro dos evangelhos. usa a expresso reino dos cus 33 vezes, enquanto Lucas e Joo usam o reino de Deus . Era falta de respeito para um judeu usar muito Deus. Relatou as citaes do Antigo Testamento para que seja cumprido, 10 vezes. Usa a expresso Filho de Davi8 vezes. Compare o relato modesto da festa que Mateus ofereceu em Mateus com Lucas (Mt. (:10 e Lc. 5:29).H indicao, no uso de vocbulos para dinheiro, que o autor teria sido um publicano: usa tributo no lugar de denrio (Mt. 22:19; Mc. 12:15); h mais referncias a dinheiro neste evangelho do que em qualquer outro.

10

4. O Homem Mateus. Seu pai era Alfeu (Mc. 2:14), mas no era o irmo de Tiago (Mt. 10:3). Tinha tambm nome de Levi (Mc. 2:14; Lc. 5:27); talvez Mateus era seu nome Cristo. Era fiscal de imposto perto de Cafarnaum, levantando os impostos do comrcio que cruzava o mar da Galilia e que seguia grande caminho entre Egito e Damasco. Como fiscal teria conhecido tanto grego como aramaico e tido boa cultura. Depois de aceitar o convite de seguir a Cristo, fez um banquete para Jesus e os discpulos (Mt. 9:9-13); Mc. 2:15). A Data de Mateus. Os crticos mais antigos atriburam datas bem tarde: Zahn 85 d.C.; Cartledge d a data de Mateus como 60 d.C. e Marcos 50. Em geral hoje se refletem datas como as seguintes: Heard 80-100, Sparks 70-100, McNeille 80-85, Hunter 85. Theissen sugere a data 50 d.C. para a forma do evangelho presente em grego. Ele pressupe que Mateus utilizou as Logia das quais Papias se refere, na composio do evangelho ,em grego. Sendo assim, ele atribui a data de 45 d.C. para a composio das Logia. Logia. Argumentos para uma data mais cedo: O lugar de Mateus no canon do Novo Testamento. Ganhou essa posio porque os primitivos achavam que foi o primeiro a ser composto. Os critrios para a ordem dos evangelhos foram a autoria apostlica e data de origem. A natureza do primeiro evangelho. A igreja primitiva era exclusivamente judaica (cf. At. 1:8). Pelas indicaes, o primeiro evangelho foi composto com tal auditoria em mente. O propsito do Evangelho de Mateus. Para fornecer um elo necessrio entre o Antigo e o Novo Testamento. Para convencer os judeus que Jesus era o messias prometido no Antigo Testamento. Irineu, Orgenes e Eusbio afirmam que este evangelho foi escrito para os judeus de fala grega, em volta da regio de Antioquia. V-se isto na natureza apologtica do evangelho. Para encorajar e edificar cristos judeus passando pela perseguio. Peculiaridades e Caractersticas. evangelho para judeus. Sua ordem e arranjo cronolgico em geral , mas ainda com grupos tpicos dentro dessa ordem (os milagres cap. 8, 9; o sermo da Montanha, etc.) didtico em estilo e maneira de apresentar seu material. notvel pelos cinco grandes discursos: O Sermo da Montanha (5-7), o discurso para os doze (10), as sete parbolas do Reino (13), discusso sobre humildade e perdo(18), a denncia dos fariseus(23)e o discurso sobre o montes das Oliveiras (24-25). o nico evangelho que

11

menciona a Igreja diretamente (16:18; 18:17)Faz mais referncias a dinheiro que qualquer outro evangelho.Contm 15 parbolas e 20 milagres. Recomenda-se a leitura de Gundry, Robert H. Panorama do Novo Testamento. Testamento. Ed. Vida Nova. Pg. 91-100

ESTUDO INTRODUTRIO DE MARCOS Autoria A igreja primitiva como um todo reconheceu Marcos como o autor do segundo evangelho. Papias (125 d.c), fala de que Marcos era intrprete de Pedro, dizendo que ele Marcos, escreveu acuradamente tudo que ele lembrava em contudo, relatar em ordem o que era dito ou feito pelo SenhorIrineu (175 d.c) disse Marcos, os discpulo e intrprete de Pedro tambm nos ofereceu por escrito aquilo que foi pregado por Pedro. Clemente de Alexandria (190) disse: ... Marcos escreveu seu evangelho da matria pregada por PedroTetuliano, Orgenes e Eusbio tambm atribuem o evangelho a Marcos. Os mais antigos manuscritos do texto tem segundo Marcos. Ainda que a evidencia interna seja escassa, concorda com a externa. O autor deve o jovem que fugiu do jardim (14:51,52). A descrio detalhada do cenculo onde Jesus e os discpulos tomaram a pscoa (14:12ss) pode indicar que foi a casa da me de Marcos (At:11:12). O autor era familiar com Jerusalm, a Palestina (11:1). conhecia a lngua aramaica (8:41; 7:34) conhecia as instituies dos judeus(1:21, 2:14,16; 7:2-4) tudo apontando para um judeu como Marcos. Os pormenores do evangelho indicam que a fonte do livro seja uma testemunha ocular. Nota-se por exemplo Mc:2:1ss. O evangelho de Marcos entra onde Pedro comea o seu discipulado. O evangelho de Marcos segue o mesmo esboo geral do sermo de Pedro na casa de Cornlio (At:10:34-43). O Homem Marcos Sua a me era Maria, tinha uma casa possivelmente grande em Jerusalm (At:12:12). Seu nome completo era Joo Marcos (Hebraico e Latim). Foi primo de Barnab (Cl:4:10). Acompanhou Paulo e Barnab na primeira viagem missionria (AT:13:5,12) e mais tarde abandonou-os. Paulo no quis lev-lo na segunda viagem (At:15:36-41). Alguns 17 anos depois Paulo o restaura a favor (2Tm:4:11). Esteve com Paulo na primeira priso (Cl:4:10) e provavelmente com Pedro em Roma (1aPe:5:13. Veio para Paulo durante sua ltima priso (2Tm:4:11)

A Data Marcos A evidencia encontrada nos [pais da Igreja: Irineu diz Mateus promulgou um evangelho escrito entre os hebreus na sua prpria lngua enquanto Pedro e Paulo estavam pregando em Roma... Depois da sua partida, Marcos, o discpulo e intrprete de Pedro tambm estendeu para

12

ns por escrito o que foi pregado por Pedro. O Prologo anti-marcionita declara que Marcos escreveu aps a morte de Pedro. Tal evidencia indicaria uma data depois de 67 d.c. Por outro lado a predio da destruio de Jerusalm (ainda no cumprida) indicaria uma data antes de 67 d.C.. A data ento poderia ser 67-70 d.C) O Propsito do Evangelho Foi escrito para a mentalidade gentia e isto evidente pela explicao de termos judaicos e costumes para leitores no judeus (5:41; 7:2-4,11;34) Indicaes que foi escrito para os romanos se v no seguinte: Clemente de Alexandria diz que quando Pedro pregava em Roma os seus ouvintes insistiram que Marcos providenciasse com um relatrio escrito. O Livro contem latinismo (spekoulatora 6:27). A apresentao de Jesus como homem de ao, no tanto de palavras, harmoniza com caracteristcas romanas, ao, poder e eficincia. Caractersticas e Peculiaridades O evangelho de atos em vez de discursos. Das 70 parbolas, Marcos apenas relata 18 (algumas de apenas um perodo). S tem 8 parbolas reais. Dos 35 milagres, ele conta 18 mais do que qualquer outro evangelho. A palavra (euthus gr.) imediatamente, ocorre 41 vezes. Este evangelho est escrito em estilo jornalstico, grfico e energtico. O evangelho se marca pela qualidade de descrio de testemunha visual: A descrio detalhada da casa de Pedro (2:1ss)do cenculo (14:12ss), dos sentimentos de Cristo (3:5). Marcos no contm genealogia, ou relatrio do nascimento e primeiros anos de Jesus. E geralmente cronolgico no seu arranjo. conhecido como o evangelho de Pedro ou memrias de Pedro. Apenas 23 versculos e, Marcos so totalmente distintos de Mateus e Lucas. Marcos cita o Antigo Testamento apenas 16 vezes. Existe muitas dvidas a respeito do fim do evangelho 16:9-20 no parece ser de Marcos mas de uma composio de outrem. Recomenda-se a leitura do Panorama do Novo Testamento p.85-90

ESTUDO INTRODUTRIO DE LUCAS Autoria O testemunho universal externo favorece a autoria do terceiro evangelho por parte de Lucas. Plummer diz : manifesto que em todas as partes do mundo cristo, que o terceiro evangelho tem sido reconhecido como autoritativo antes dos meados do segundo sculo e que universalmente foi aceito coo a obra de Lucas. Um dos primeiros atribuir este evangelho a Lucas o Cnon de Muratori do ano 170 d.C. O Prlogo Anti-marcionita (160-180) tambm confirma a autoria de Lucas. Outros que nominalmente atribuem a ucas por nome so Irineu (140-203) Tertuliano (150-222) e Clemente de Alexandria (155-215). Muitos outros usam o evangelho sem atribu-lo a Lucas (Taciano, Celso, Marciano), Justino Martir, etc). A evidencia interna tambm favorece a autoria do evangelho de Lucas. Nota-se nos seguinte argumentos: As passagens nsde Atos foram escritas por um companheiro de Paulo (16:10-17; 20:5;21:18 etc.) O estilo indica que o mesmo autor escreveu todo o livro. O mesmo

13

vocabulrio, estilo, e dedicao clssica se encontram nos dois livros indicando que o autor de ambos seria o mesmo. Os seguintes fatores indicam Lucas: A linguagem mdica, o grego excepcional, o interesse do autor em mulheres, crianas e nos doentes. O Homem Lucas Lucas no mencionado nos evangelhos, somente Paulo que o chama de mdico amado (Cl:4:14). Provavelmente era gentio (Cl:4:10-14) e provavelmente era grego, tal como seu estilo de escrita indica. Era um homem culto com habilidade como historiador. Lucas se ajuntou com Paulo em Trade na segunda viagem missionria ficando em Filipos at a volta de Paulo na terceira viagem missionria. Lucas estava com Paulo quando ele retornou a Jerusalm (At:21:17s). Aparentemente ficou com Paulo (ou perto) durante a priso de Paulo em Cesaria durante dois anos (At:28:16; Cl:4:14; Fm:24) S ele ficou com Paulo na ocasio da segunda priso em Roma (2Tm:4:11). Os pais da igreja se referem a Lucas da seguinte maneira: Tertuliano diz que Paulo era iluminador de Lucas. Irineu escreve Lucas , o companheiro de Paulo colocou em livro o evangelho pregado por ele (Paulo)Orgenes diz que Lucas o evangelho comentado por Paulo. A data do terceiro evangelho A grande maioria dos manuscritos gregos e srios colocam o evangelho no terceiro lugar nunca no primeiro e mui raramente no segundo. Antecede a escrita de Atos (At:1:1). A primeira data seria 51 d.C. Nessa data se ajuntou a Paulo. Segundo os pais da Igreja Lucas s escreveu sob influencia de Paulo. A data mais antiga seria perto do ano 61 quando Atos foi escrito. Esta data de Atos se baseia sobre a concluso sbita de Atos. Paulo estava ainda na priso em casa (At:28:30. Essa data seria 61 d.C. Desta forma se pode concluir que a data de Lucas sria entre 51-61 d.C A data do ano 59 seria mais provvel. Pois a priso de Paulo em Cesaria durou entre 57-59 (AT:24:27). Durante esta priso de dois anos, enquanto Lucas estava com Paulo teria tido muitas boas oportunidades para fazer pesquisas necessrias para escrever seu evangelho (Lc:1:1-4). Esta data assim mais cedo se confirma pelo estudo do progresso do evangelho no mundo de fala grega. As viagens missionrias de Paulo para o mundo grego produziu muitos convertidos da cultura grega. Isto produziu a necessidade dum evangelho particularmente preparado para a mente grega, o que Lucas da impresso de ser. As viagens missionrias de Paulo saem entre os anos 47-57 d.C. O Propsito do Evangelho Primeiramente para estabelecer Tefilo no conhecimento mais amplo dos fatos relacionados com a vida de Cristo (!:1-4) Para apresentar Cristo em termos que a mente grega apreciaria. Lucas explica idias em termos judaicos (4:31; 8:26; 22:1; 24:13). Apresenta a Cristo como o Homem Universal, ideal e perfeito, o Filho do Homem. Os gregos buscavam este homem ideal. A cultura do livro de Lucas teria um apelo para o grego. Orgenes e Gregrio de Nazianzem dizem que Lucas escreveu para o gregos. Caractersticas e Peculiaridades

14

Lucas, o mais comprido dos evangelhos, contm fatos que os outros no tem. Um tero do material de Lucas peculiar a ele. Todo o trecho de Lc:9:51-18:14. se encontra somente em Lucas. O relatrio de Lucas se caracteriza pelo mtodo histrico e biogrfico e at usa de pesquisa para obter seu material (Lc:1:1-4). o mais artstico e literrio dos evangelhos. o evangelho que abrange mais da vida de Cristo. Marca-se este evangelho pelo uso de termos mdicos. A perfeita humanidade de Cristo enfatizada aqui. o evangelho de simpatia e interesse em mulheres, crianas e vida social. Evidencia contato com Paulo pelo ensino sobre a graa, justificao e perdo. Recomenda-se a leitura de Panorama do Novo Testamento p.100-109

ESTUDO INTRODUTRIO DE JOO Autoria A evidncia externa est bem clara que Joo o apstolo escreveu o quarto evangelho . Os seguintes pais da igreja declaram que Joo o escreveu: Teofilo de Antioquia (170); Cnon de Muratori(170); Irineu (140-203); Tertuliano (200); Clemente de Alexandria (180). Houve alguma oposio joanina. Os alogoi insistiram que o quarto evangelho e o Apocalipse eram composies dum hertico chamado Cerinto. Caio de Roma atribuiu os dois livros a Cerinto. Muitos estudiosos modernos acham que o evangelho de Joo foi escrito por Joo o Presbtero e no o apstolo. Esta teoria se baseia numa afirmao de Papias: Quando algum veio que era um seguidor dos presbteros, perguntei para ele a respeito daquilo que Pedro e Andr disseram ou daquilo que Filipe, ou Tom ou Tiago ou Joo, ou Mateus ou qualquer dos discpulos do Senhor disseram e as coisas que Aristion e o Presbtero Joo, o discpulo do Senhor dizem. Joo mencionado duas vezes nesta citao e portanto Eusbio achou que houve dois Joo. Os crticos modernos tomam mais um passo afirmando que Joo, o presbtero, era o nico Joo em feso e que foi ele que escreveu o evangelho. No necessrio concluir que houve dois Joo em feso, pois Joo podia ter sido tanto Apstolo como presbtero (1a.Pe:5:1). Mesmo que houvesse dois Joo no h evidencia que o presbtero tivesse escrito o evangelho de Joo. O argumento baseado na evidncia interna apresenta o autor como sendo um judeu, visto no seu estilo e pensamentos hebraicos (1:19-28; 4:9). Era um judeu da Palestina do tempo do Senhor Jesus; pois tem conhecimento ntimo da Palestina dessa poca (1:44; 3:23; 5:2). Era uma testemunha ocular (1:14; 19:35; 21:24). Era Joo o apstolo. Teria sido o discpulo que se reclinou sobre o peito de Jesus (13:23-25; 21:20-24). Teria sido um dos mais chegados, um dos trs ntimos de Jesus. Pedro no era, porque distinguido do escritor do evangelho (13:24). Tiago foi martirizado em 44, muito antes duma provvel data de escrita de Joo (At:12:2) Pelo processo de eliminao, Joo seria o autor. O Homem Joo

15

distinto de Joo Batista. Era irmo de Tiago, filho de Zebedeu. Os dois irmos, filhos do trovo (Mc:3:17) Eram pescadores como seu pai. Foram chamados para o discipulado de tempo integral enquanto estavam concertando suas redes perto do Mar da Galilia (Mc:1:1920). Foram com sua me para pedir de Jesus o lugar mais importante no Reino. Eram membros do crculo mais intimo dos discpulos. Tomou parte ativa na fundao da igreja junto com Pedro (At:1-8). Pode ter ido para feso mais ou menos na poca da destruio de Jerusalm. Foi banido por Domiciano para a ilha de Patmos, depois foi libertado e voltou para feso. Morreu naturalmente perto do ano 100, talvez foi o nico dos apstolos a morrer naturalmente A Data do Evangelho de Joo A opinio da maioria que Joo foi escrito depois dos outros trs evangelhos. Irineu colocou o evangelho de Joo depois dos sinticos. Muitos repetem esta tradio (Clemente de Alexandria, Jernimo). Irineu claramente afirma que Joo escreveu de feso. Sendo provvel que ele veio a feso perto do ano 70 no seria fcil que tivesse tido origem antes desta data. No havendo nenhuma sugesto em relao a destruio de Jerusalm no evangelho leva alguns a pensar que Joo foi escrito pelo menos 10-20 anos depois. Vrios fatores determinam a data o mais posterior possvel. Incio usa o evangelho e este morreu em 115 d.C. A descoberta do papiro J. Rylands requer uma data antes de 100 d.C.. Ainda que os crticos disseram que Joo foi escrito depois do ano 150, houve uma descoberta de um retalho de um manuscrito de Joo 18, numa vila do Egito com data de 125 d.C. Sendo que no original, mas uma cpia, a indicao seria que Joo foi escrito antes do ano 100. As indicaes so ento que Joo foi escrito entre 70-100 d.C.. A Tradio antiga diz que Joo foi escrito entre 81 e 96, isto durante o reinado de Domiciano. Concluimos que Joo foi escrito em feso pelo apstolo Joo entre 80-90 d.C. O Propsito do Evangelho A finalidade do evangelho esta exposta em 20:30-31, isto , para conduzir homens ao conhecimento do Salvador, do Messias, o Filho de Deus. Clemente de Alexandria diz que Joo escreveu um evangelho espiritual. O Evangelho tem a finalidade evangelistca e encorajamento dos crentes num tempo de perseguio. tem a finalidade de se opor a certas doutrinas falsas: gnosticismo, venerao de Joo Batista. A importncia do culta da Igreja se destaca tambm no evangelho. Caractersticas e Peculiaridades Este mais do que os outros evangelhos tem uma natureza interpretativa enfatizando o sentido original histrico e outro espiritual. distintamente o evangelho que enfatiza a deidade de Jesus Cristo(2:11,23; 3:2; 4:54, 9:3 com 20:30-31. Usa o termo sinal para milagres. Os sinais apontam para a deidade de Cristo e para o evento da cruz, ressurreio e exaltao dele. Como em Lucas h um interesse especial no mundo 1:11,12 caps. 4-12. Joo relata eventos que ocorreram no mximo durante 20 dias, 2/5 do livro se confinam a relatar acontecimentos da Semana Santa. Notavelmente d muitos ttulos a Jesus, Verbo, Cordeiro de Deus, Luz do Mundo, Bom Pastor, etc. Tambm se destacam os encontros e dilogos com pessoas e grupos de judeus. As parbolas esto ausentes.

16

Recomeda-se a leitura do Panorama do Novo Testamento pg.109-119 ESTUDO INTRODUTRIO DE MATEUS Autoria 1. Desde os tempos mais primitivos o primeiro evangelho tem sido atribudo a Mateus, sem questo. A negao da autoria de Mateus um acontecimento moderno, surgindo na escola crtica da Bblia.. Quase todos os eruditos, fora dos evanglicos, negam que Mateus foi escrito por Mateus. Uma notvel exceo Goodspeed, Mattew, Apostle and Evangelist, 1959. 2. A evidncia externa (relaciona-se ao fato de escritores que desde antiguidade fazem referncias nos seus escritos a respeito do assunto, especialmente os conhecidos pais da igreja ou pais apostlicos) claramente favorece a autoria de Mateus. Papias (c. 80-155 d.C.) disse, Mateus comps as Logia na lngua hebraica e cada um as interpretou como podia (Eus. His. da Ig. XXXIX, 16). No parece que Papias se refere ao evangelho de Mateus. Provavelmente ele fala duma coleo preliminar dos ensinos de Cristo, que mais tarde foram traduzidos e incorporados no Evangelho de Mateus. Irineu (c. 140-203 d.C.) disse, Mateus tambm formou um evangelho escrito entre os hebreus na sua prpria lngua (con. Her. III,1,1). Orgenes ( 185-253) igualmente atribuiu este evangelho a Mateus, junto com muitos outros pais da Igreja. 3. As evidncias internas confirmam a indicao externa. O escritor era obviamente um judeu cristo. O livro de Mateus distintamente judaico no seu carter. Contm 43 citaes diretas do Antigo Testamento, mais do que qualquer outro dos evangelhos. usa a expresso reino dos cus 33 vezes, enquanto Lucas e Joo usam o reino de Deus . Era falta de respeito para um judeu usar muito Deus. Relatou as citaes do Antigo Testamento para que seja cumprido, 10 vezes. Usa a expresso Filho de Davi8 vezes. Compare o relato modesto da festa que Mateus ofereceu em Mateus com Lucas (Mt. (:10 e Lc. 5:29).H indicao, no uso de vocbulos para dinheiro, que o autor teria sido um publicano: usa tributo no lugar de denrio (Mt. 22:19; Mc. 12:15); h mais referncias a dinheiro neste evangelho do que em qualquer outro. 4. O Homem Mateus. Seu pai era Alfeu (Mc. 2:14), mas no era o irmo de Tiago (Mt. 10:3). Tinha tambm nome de Levi (Mc. 2:14; Lc. 5:27); talvez Mateus era seu nome Cristo. Era fiscal de imposto perto de Cafarnaum, levantando os impostos do comrcio que cruzava o mar da Galilia e que seguia grande caminho entre Egito e Damasco. Como fiscal teria conhecido tanto grego como aramaico e tido boa cultura. Depois de aceitar o convite de seguir a Cristo, fez um banquete para Jesus e os discpulos (Mt. 9:9-13); Mc. 2:15). A Data de Mateus. Os crticos mais antigos atriburam datas bem tarde: Zahn 85 d.C.; Cartledge d a data de Mateus como 60 d.C. e Marcos 50. Em geral hoje se refletem datas como as seguintes: Heard 80-100, Sparks 70-100, McNeille 80-85, Hunter 85. Theissen sugere a data 50 d.C. para a forma

17

do evangelho presente em grego. Ele pressupe que Mateus utilizou as Logia das quais Papias se refere, na composio do evangelho ,em grego. Sendo assim, ele atribui a data de 45 d.C. para a composio das Logia. Logia. Argumentos para uma data mais cedo: O lugar de Mateus no canon do Novo Testamento. Ganhou essa posio porque os primitivos achavam que foi o primeiro a ser composto. Os critrios para a ordem dos evangelhos foram a autoria apostlica e data de origem. A natureza do primeiro evangelho. A igreja primitiva era exclusivamente judaica (cf. At. 1:8). Pelas indicaes, o primeiro evangelho foi composto com tal auditoria em mente. O propsito do Evangelho de Mateus. Para fornecer um elo necessrio entre o Antigo e o Novo Testamento. Para convencer os judeus que Jesus era o messias prometido no Antigo Testamento. Irineu, Orgenes e Eusbio afirmam que este evangelho foi escrito para os judeus de fala grega, em volta da regio de Antioquia. V-se isto na natureza apologtica do evangelho. Para encorajar e edificar cristos judeus passando pela perseguio. Peculiaridades e Caractersticas. evangelho para judeus. Sua ordem e arranjo cronolgico em geral , mas ainda com grupos tpicos dentro dessa ordem (os milagres cap. 8, 9; o sermo da Montanha, etc.) didtico em estilo e maneira de apresentar seu material. notvel pelos cinco grandes discursos: O Sermo da Montanha (5-7), o discurso para os doze (10), as sete parbolas do Reino (13), discusso sobre humildade e perdo(18), a denncia dos fariseus(23)e o discurso sobre o montes das Oliveiras (24-25). o nico evangelho que menciona a Igreja diretamente (16:18; 18:17)Faz mais referncias a dinheiro que qualquer outro evangelho.Contm 15 parbolas e 20 milagres. Recomenda-se a leitura de Gundry, Robert H. Panorama do Novo Testamento. Testamento. Ed. Vida Nova. Pg. 91-100

ESTUDO INTRODUTRIO DE MARCOS Autoria A igreja primitiva como um todo reconheceu Marcos como o autor do segundo evangelho. Papias (125 d.c), fala de que Marcos era intrprete de Pedro, dizendo que ele Marcos, escreveu acuradamente tudo que ele lembrava em contudo, relatar em ordem o que era dito ou feito pelo SenhorIrineu (175 d.c) disse Marcos, os discpulo e intrprete de Pedro tambm nos

18

ofereceu por escrito aquilo que foi pregado por Pedro. Clemente de Alexandria (190) disse: ... Marcos escreveu seu evangelho da matria pregada por PedroTetuliano, Orgenes e Eusbio tambm atribuem o evangelho a Marcos. Os mais antigos manuscritos do texto tem segundo Marcos. Ainda que a evidencia interna seja escassa, concorda com a externa. O autor deve o jovem que fugiu do jardim (14:51,52). A descrio detalhada do cenculo onde Jesus e os discpulos tomaram a pscoa (14:12ss) pode indicar que foi a casa da me de Marcos (At:11:12). O autor era familiar com Jerusalm, a Palestina (11:1). conhecia a lngua aramaica (8:41; 7:34) conhecia as instituies dos judeus(1:21, 2:14,16; 7:2-4) tudo apontando para um judeu como Marcos. Os pormenores do evangelho indicam que a fonte do livro seja uma testemunha ocular. Nota-se por exemplo Mc:2:1ss. O evangelho de Marcos entra onde Pedro comea o seu discipulado. O evangelho de Marcos segue o mesmo esboo geral do sermo de Pedro na casa de Cornlio (At:10:34-43). O Homem Marcos Sua a me era Maria, tinha uma casa possivelmente grande em Jerusalm (At:12:12). Seu nome completo era Joo Marcos (Hebraico e Latim). Foi primo de Barnab (Cl:4:10). Acompanhou Paulo e Barnab na primeira viagem missionria (AT:13:5,12) e mais tarde abandonou-os. Paulo no quis lev-lo na segunda viagem (At:15:36-41). Alguns 17 anos depois Paulo o restaura a favor (2Tm:4:11). Esteve com Paulo na primeira priso (Cl:4:10) e provavelmente com Pedro em Roma (1aPe:5:13. Veio para Paulo durante sua ltima priso (2Tm:4:11)

A Data Marcos A evidencia encontrada nos [pais da Igreja: Irineu diz Mateus promulgou um evangelho escrito entre os hebreus na sua prpria lngua enquanto Pedro e Paulo estavam pregando em Roma... Depois da sua partida, Marcos, o discpulo e intrprete de Pedro tambm estendeu para ns por escrito o que foi pregado por Pedro. O Prologo anti-marcionita declara que Marcos escreveu aps a morte de Pedro. Tal evidencia indicaria uma data depois de 67 d.c. Por outro lado a predio da destruio de Jerusalm (ainda no cumprida) indicaria uma data antes de 67 d.C.. A data ento poderia ser 67-70 d.C) O Propsito do Evangelho Foi escrito para a mentalidade gentia e isto evidente pela explicao de termos judaicos e costumes para leitores no judeus (5:41; 7:2-4,11;34) Indicaes que foi escrito para os romanos se v no seguinte: Clemente de Alexandria diz que quando Pedro pregava em Roma os seus ouvintes insistiram que Marcos providenciasse com um relatrio escrito. O Livro contem latinismo (spekoulatora 6:27). A apresentao de Jesus como homem de ao, no tanto de palavras, harmoniza com caracteristcas romanas, ao, poder e eficincia. Caractersticas e Peculiaridades

19

O evangelho de atos em vez de discursos. Das 70 parbolas, Marcos apenas relata 18 (algumas de apenas um perodo). S tem 8 parbolas reais. Dos 35 milagres, ele conta 18 mais do que qualquer outro evangelho. A palavra (euthus gr.) imediatamente, ocorre 41 vezes. Este evangelho est escrito em estilo jornalstico, grfico e energtico. O evangelho se marca pela qualidade de descrio de testemunha visual: A descrio detalhada da casa de Pedro (2:1ss)do cenculo (14:12ss), dos sentimentos de Cristo (3:5). Marcos no contm genealogia, ou relatrio do nascimento e primeiros anos de Jesus. E geralmente cronolgico no seu arranjo. conhecido como o evangelho de Pedro ou memrias de Pedro. Apenas 23 versculos e, Marcos so totalmente distintos de Mateus e Lucas. Marcos cita o Antigo Testamento apenas 16 vezes. Existe muitas dvidas a respeito do fim do evangelho 16:9-20 no parece ser de Marcos mas de uma composio de outrem. Recomenda-se a leitura do Panorama do Novo Testamento p.85-90

ESTUDO INTRODUTRIO DE LUCAS Autoria O testemunho universal externo favorece a autoria do terceiro evangelho por parte de Lucas. Plummer diz : manifesto que em todas as partes do mundo cristo, que o terceiro evangelho tem sido reconhecido como autoritativo antes dos meados do segundo sculo e que universalmente foi aceito coo a obra de Lucas. Um dos primeiros atribuir este evangelho a Lucas o Cnon de Muratori do ano 170 d.C. O Prlogo Anti-marcionita (160-180) tambm confirma a autoria de Lucas. Outros que nominalmente atribuem a ucas por nome so Irineu (140-203) Tertuliano (150-222) e Clemente de Alexandria (155-215). Muitos outros usam o evangelho sem atribu-lo a Lucas (Taciano, Celso, Marciano), Justino Martir, etc). A evidencia interna tambm favorece a autoria do evangelho de Lucas. Nota-se nos seguinte argumentos: As passagens nsde Atos foram escritas por um companheiro de Paulo (16:10-17; 20:5;21:18 etc.) O estilo indica que o mesmo autor escreveu todo o livro. O mesmo vocabulrio, estilo, e dedicao clssica se encontram nos dois livros indicando que o autor de ambos seria o mesmo. Os seguintes fatores indicam Lucas: A linguagem mdica, o grego excepcional, o interesse do autor em mulheres, crianas e nos doentes. O Homem Lucas Lucas no mencionado nos evangelhos, somente Paulo que o chama de mdico amado (Cl:4:14). Provavelmente era gentio (Cl:4:10-14) e provavelmente era grego, tal como seu estilo de escrita indica. Era um homem culto com habilidade como historiador. Lucas se ajuntou com Paulo em Trade na segunda viagem missionria ficando em Filipos at a volta de Paulo na terceira viagem missionria. Lucas estava com Paulo quando ele retornou a Jerusalm (At:21:17s). Aparentemente ficou com Paulo (ou perto) durante a priso de Paulo em Cesaria durante dois anos (At:28:16; Cl:4:14; Fm:24) S ele ficou com Paulo na ocasio da segunda priso em Roma (2Tm:4:11). Os pais da igreja se referem a Lucas da seguinte maneira: Tertuliano diz que Paulo era iluminador de Lucas. Irineu escreve Lucas , o companheiro de

20

Paulo colocou em livro o evangelho pregado por ele (Paulo)Orgenes diz que Lucas o evangelho comentado por Paulo. A data do terceiro evangelho A grande maioria dos manuscritos gregos e srios colocam o evangelho no terceiro lugar nunca no primeiro e mui raramente no segundo. Antecede a escrita de Atos (At:1:1). A primeira data seria 51 d.C. Nessa data se ajuntou a Paulo. Segundo os pais da Igreja Lucas s escreveu sob influencia de Paulo. A data mais antiga seria perto do ano 61 quando Atos foi escrito. Esta data de Atos se baseia sobre a concluso sbita de Atos. Paulo estava ainda na priso em casa (At:28:30. Essa data seria 61 d.C. Desta forma se pode concluir que a data de Lucas sria entre 51-61 d.C A data do ano 59 seria mais provvel. Pois a priso de Paulo em Cesaria durou entre 57-59 (AT:24:27). Durante esta priso de dois anos, enquanto Lucas estava com Paulo teria tido muitas boas oportunidades para fazer pesquisas necessrias para escrever seu evangelho (Lc:1:1-4). Esta data assim mais cedo se confirma pelo estudo do progresso do evangelho no mundo de fala grega. As viagens missionrias de Paulo para o mundo grego produziu muitos convertidos da cultura grega. Isto produziu a necessidade dum evangelho particularmente preparado para a mente grega, o que Lucas da impresso de ser. As viagens missionrias de Paulo saem entre os anos 47-57 d.C. O Propsito do Evangelho Primeiramente para estabelecer Tefilo no conhecimento mais amplo dos fatos relacionados com a vida de Cristo (!:1-4) Para apresentar Cristo em termos que a mente grega apreciaria. Lucas explica idias em termos judaicos (4:31; 8:26; 22:1; 24:13). Apresenta a Cristo como o Homem Universal, ideal e perfeito, o Filho do Homem. Os gregos buscavam este homem ideal. A cultura do livro de Lucas teria um apelo para o grego. Orgenes e Gregrio de Nazianzem dizem que Lucas escreveu para o gregos. Caractersticas e Peculiaridades Lucas, o mais comprido dos evangelhos, contm fatos que os outros no tem. Um tero do material de Lucas peculiar a ele. Todo o trecho de Lc:9:51-18:14. se encontra somente em Lucas. O relatrio de Lucas se caracteriza pelo mtodo histrico e biogrfico e at usa de pesquisa para obter seu material (Lc:1:1-4). o mais artstico e literrio dos evangelhos. o evangelho que abrange mais da vida de Cristo. Marca-se este evangelho pelo uso de termos mdicos. A perfeita humanidade de Cristo enfatizada aqui. o evangelho de simpatia e interesse em mulheres, crianas e vida social. Evidencia contato com Paulo pelo ensino sobre a graa, justificao e perdo. Recomenda-se a leitura de Panorama do Novo Testamento p.100-109

21

ESTUDO INTRODUTRIO DE JOO Autoria A evidncia externa est bem clara que Joo o apstolo escreveu o quarto evangelho . Os seguintes pais da igreja declaram que Joo o escreveu: Teofilo de Antioquia (170); Cnon de Muratori(170); Irineu (140-203); Tertuliano (200); Clemente de Alexandria (180). Houve alguma oposio joanina. Os alogoi insistiram que o quarto evangelho e o Apocalipse eram composies dum hertico chamado Cerinto. Caio de Roma atribuiu os dois livros a Cerinto. Muitos estudiosos modernos acham que o evangelho de Joo foi escrito por Joo o Presbtero e no o apstolo. Esta teoria se baseia numa afirmao de Papias: Quando algum veio que era um seguidor dos presbteros, perguntei para ele a respeito daquilo que Pedro e Andr disseram ou daquilo que Filipe, ou Tom ou Tiago ou Joo, ou Mateus ou qualquer dos discpulos do Senhor disseram e as coisas que Aristion e o Presbtero Joo, o discpulo do Senhor dizem. Joo mencionado duas vezes nesta citao e portanto Eusbio achou que houve dois Joo. Os crticos modernos tomam mais um passo afirmando que Joo, o presbtero, era o nico Joo em feso e que foi ele que escreveu o evangelho. No necessrio concluir que houve dois Joo em feso, pois Joo podia ter sido tanto Apstolo como presbtero (1a.Pe:5:1). Mesmo que houvesse dois Joo no h evidencia que o presbtero tivesse escrito o evangelho de Joo. O argumento baseado na evidncia interna apresenta o autor como sendo um judeu, visto no seu estilo e pensamentos hebraicos (1:19-28; 4:9). Era um judeu da Palestina do tempo do Senhor Jesus; pois tem conhecimento ntimo da Palestina dessa poca (1:44; 3:23; 5:2). Era uma testemunha ocular (1:14; 19:35; 21:24). Era Joo o apstolo. Teria sido o discpulo que se reclinou sobre o peito de Jesus (13:23-25; 21:20-24). Teria sido um dos mais chegados, um dos trs ntimos de Jesus. Pedro no era, porque distinguido do escritor do evangelho (13:24). Tiago foi martirizado em 44, muito antes duma provvel data de escrita de Joo (At:12:2) Pelo processo de eliminao, Joo seria o autor. O Homem Joo distinto de Joo Batista. Era irmo de Tiago, filho de Zebedeu. Os dois irmos, filhos do trovo (Mc:3:17) Eram pescadores como seu pai. Foram chamados para o discipulado de tempo integral enquanto estavam concertando suas redes perto do Mar da Galilia (Mc:1:1920). Foram com sua me para pedir de Jesus o lugar mais importante no Reino. Eram membros do crculo mais intimo dos discpulos. Tomou parte ativa na fundao da igreja junto com Pedro (At:1-8). Pode ter ido para feso mais ou menos na poca da destruio de Jerusalm. Foi banido por Domiciano para a ilha de Patmos, depois foi libertado e voltou para feso. Morreu naturalmente perto do ano 100, talvez foi o nico dos apstolos a morrer naturalmente A Data do Evangelho de Joo

22

A opinio da maioria que Joo foi escrito depois dos outros trs evangelhos. Irineu colocou o evangelho de Joo depois dos sinticos. Muitos repetem esta tradio (Clemente de Alexandria, Jernimo). Irineu claramente afirma que Joo escreveu de feso. Sendo provvel que ele veio a feso perto do ano 70 no seria fcil que tivesse tido origem antes desta data. No havendo nenhuma sugesto em relao a destruio de Jerusalm no evangelho leva alguns a pensar que Joo foi escrito pelo menos 10-20 anos depois. Vrios fatores determinam a data o mais posterior possvel. Incio usa o evangelho e este morreu em 115 d.C. A descoberta do papiro J. Rylands requer uma data antes de 100 d.C.. Ainda que os crticos disseram que Joo foi escrito depois do ano 150, houve uma descoberta de um retalho de um manuscrito de Joo 18, numa vila do Egito com data de 125 d.C. Sendo que no original, mas uma cpia, a indicao seria que Joo foi escrito antes do ano 100. As indicaes so ento que Joo foi escrito entre 70-100 d.C.. A Tradio antiga diz que Joo foi escrito entre 81 e 96, isto durante o reinado de Domiciano. Concluimos que Joo foi escrito em feso pelo apstolo Joo entre 80-90 d.C. O Propsito do Evangelho A finalidade do evangelho esta exposta em 20:30-31, isto , para conduzir homens ao conhecimento do Salvador, do Messias, o Filho de Deus. Clemente de Alexandria diz que Joo escreveu um evangelho espiritual. O Evangelho tem a finalidade evangelistca e encorajamento dos crentes num tempo de perseguio. tem a finalidade de se opor a certas doutrinas falsas: gnosticismo, venerao de Joo Batista. A importncia do culta da Igreja se destaca tambm no evangelho. Caractersticas e Peculiaridades Este mais do que os outros evangelhos tem uma natureza interpretativa enfatizando o sentido original histrico e outro espiritual. distintamente o evangelho que enfatiza a deidade de Jesus Cristo(2:11,23; 3:2; 4:54, 9:3 com 20:30-31. Usa o termo sinal para milagres. Os sinais apontam para a deidade de Cristo e para o evento da cruz, ressurreio e exaltao dele. Como em Lucas h um interesse especial no mundo 1:11,12 caps. 4-12. Joo relata eventos que ocorreram no mximo durante 20 dias, 2/5 do livro se confinam a relatar acontecimentos da Semana Santa. Notavelmente d muitos ttulos a Jesus, Verbo, Cordeiro de Deus, Luz do Mundo, Bom Pastor, etc. Tambm se destacam os encontros e dilogos com pessoas e grupos de judeus. As parbolas esto ausentes.

Recomenda-se a leitura do Panorama do Novo Testamento pg.109-119

23

A VIDA DE CRISTO Recomenda-sea leitura do livro Panorama do Novo Testamento pg.121-234 e as leituras bblicas indicadas pelo autor do livro, isto dar uma melhor compreenso do ministrio do Senhor Jesus Cristo Os Primeiros Anos Introdues aos Evangelhos: Mateus1:1-17. A introduo de Mateus genalogica voltando-se para Abrao, pai da nao israelita, esta genealogia corresponde bem a natureza judaica do livro. Se arranja a genelaogia em trs sees de 14 nomes cada, provavelmente interessado em manter o dobro do nmero 7. Aqui se nota o testemunho claro a respeito do nascimento virginal de Jesus Marcos:1:1. Marcos no tem intoruo formal. Inicia seu evangelho como ttulo o princpio do evangelho de Jeus Cristo. Lucas:1:1-4. Pode-se dizer que Lucas tem uma introduo histrica. Demonstra o mtodo histrico de lucas que de [pesquisar e avaliar seu material. A evidencia indica que Luca muito preciso nas suas referncias histricas. Joo:1:1-18. A introduo de Joo teolgica. Abrange mais tempo que os outros voltando at antes da criao e descreve a relao entre o Pai eo Filho. O pano de fundo do vocbulo Logos importante e um paralelo da sabedoria de Provrbios 8. Para o evangelista Joo o logos pessoal e encarnado. Quando examinamos na introduo de Joo descrita a: existncia pre-encarnada de Jesus Cristo; o precursor de Cristo (1:6-9,15); a encaranao (1014); consequncias da encarnao (16-18) Anuncios de Nascimento de Joo e Jesus O anncio foi concedido para Zacarias (Lc:1:5-25). Zacarias era um entre a minoria sincera justa que esperava a vinda do Messias. Ganhou o rarssimo privilgio de queimar incenso no templo do sacrificio no templo. O anncio pelo anjo indicou que o filho de Zacarias e elisabeth seria nomeado de Joo (Jeov misericordioso). Seria um nazireu (1:15), traria um grande avivamento (1:16), seria um segundo Elias (1:17). A incredulidade de Zacarias foi punida com a incapacidade de falar. O anncio a Maria (Lc:1:26-38), acontreceu seis meses aps o anncio feito a Zacarias (Lc:1:36). O anncio enfatiza a natureza messianica do Filho (1:31-33) O anncio feito a Jos(Mt:1:18-25). O tempo deste acontecimento aconteceu apps a verificao que Maria estava grvida. O anncio para Jos redentivo (1:21); Jesus significa Jeov salvao O Nascimento de Joo (LC:1:57-80). Cumpriu-se acuradamente a predio e nasceu um filho. A circunciso do menino se deu no oitavo dia como devia ser segundo a lei. Os pais obedeceram o manamento do Senhor nomeando o filho de Joo. Pela inspirao do Esprito Santo, Zacarias falou profticamente acerca do ministrio e carter do seu filho (Lc:1:67-79). Esta

24

mensagem tem o ttulo de Benedictus (cf. vers.68). A primeira parate se refere ao Messias (Lc:1:68-75). O ministrio de Joo se prediz nos verscluos 76-79 (Cf.Ml:3:1 e 4:2). Os primieros anos da vida de Joo se passaram no deseerto talvez tendo contato com os essnios de Qumram. O Nascimento de Jesus Alguns detalhes(Lc:2:1-20) siginificantes devem ser indicados:a palavra mundo (vers.1) refere-se ao mundo habitado ou o Imprio Romano. Manjedoura (vers.7) segundo Justino Mrtir (C 150) diz que Cristo nasceu numa caverna (agora coberta pela igreja da natividade. Com relao a data do seu nascimento ningum a conhece. Inicialmente foi celebtrada no dia 6 de janeiro; mais tarde essa data cedeu para 25 de dezembro no ocidente. O dia 25 de dezembro era dia festivo em honra do deus invictus, i, , no conquistado. Sendo que o Mitraismo foi grande rival do Cristianismo foi natural que os pais da igreja favoreceram uma festa crist nesse dia. O ano do nascimento de Crsito. Sabemops que nasceu antes do ano 4 A. C. Herodes o Grande morreu nesse ano pouco antes da Pscoa. Jesus nasceu antes da morte de Herodes (Mt:2:1) Os anos que Quirino foi governador (Lc:2:2). Segundo Sir Ramsay tambm demonstra que o primeiro recenseamento ocorreu em 8-7 aC. na Sria e no ano 6 (possivelmente 5) AC na Palestina. Calculando do ministrio de Joo Batista, Lc:3:1-1, que coloca o incio do ministrio de Joo no ano 15 de Tibrio Csar, provalvelmente o ano 26 aC. Pilatos tambm foi apontado governador da Judia no ano 26 d.C e segundo Lucas 3:23 Jesus tinha mais ou menos 30 anos. Calculando o ano 26 uns 30 anos chegamos a 6 ou 5 AC. Tambm temos a data da construo do tempo de Herodes, ele foi iniciado no ano 20/19 AC e em jO:2:19-20 indica que a primeira parte d ministrio de Cristo essa construo tinha durado 46 anos. Isto daria mais ou menos 2627 DC. para inicio do Seu ministrio eo anos 5-4 AC para o seu nascimento. A circunciso de Jeus e a purificao de Maria (Lc:2:21-38). A visita dos magos (Mt: 2:1-12). Este homens no eram reis, mas sabios, astrlogos estudantes da religio (cp.Dn:1:20; 2:27). Parece certo que os magos no visitaram a Jesus at depois dos pastores. Os pastores vieram para a mangedoura (Lc:2:16) os magos para a casa (Mt:2:11). Podem ter vindo at dois anos depois do nascimento de Jesus (Mt:2:7,16). Nota-se que as crianas foram mortas antes de Herodes morrer no ano 4 AC) Dois anos antes, seriam 6 AC. ou possivelmente 7AC. provvael que passaram um ou at um ano e meio entre o nascimento de Cristo e a vinda dos magos. A Fuga para o Egito e a Volta para Nazar (Mt:2:13-15, 19-23). Herodes morreu logo antes da Pscoa do ano 4 AC. A fuga para o Egito ento se deu antes e a volta depois da Pscoa desse ano. A volta do Egito era uma espcie de tipo do xodo (cf. Mt:2:17 com Os:11:1). Aps a morte de Herodes, Judia e Samria forma governadas por Arquelau filho de Herodes. Galilia sendo governada pelo menos cruel Herodes Antipas, Jos e Maria voltaram para a Galilia, isto Nazar. Visita ao templo com 12 anos de idade (Lc:2:41-52). EX:23:14-17 relata o mandamento de subir para a festa da Pscoa anualmente. Os homens foram obrigados a assistir trs festas cada ano: Pscoa, Pentecoste e Tabernculo. A lei nada fala da necessidades das mulheres assistirem as festas mas foi a opinio do rabino Hillel que deviam ir pelo menos uma vez cada ano. Com a idade de 12 anos os rapazes judeus assumiram as responsabilidades e privilgios

25

espirituais do adulto. Ele se tornou um Bar Mitzvah- filho da lei- Talvez fosse tal ocasio que levou Jeus a subir para o templo neste caso. Neste nico episdio na vida de Cristo relatado entre os primeiros meses de sua vida e o comeo do seu ministrio vemos sua conscincia messinica(Cf. Lc:2:49 onde Jesus distingue entre Jos e seu Pai, Deus. O Ministrio e Carreira de Joo Batista (Mt:3:112; Lc:3:1-20) Joo foi o ltimo dos profetas do Antigo Testamento. Ele no foi o fundador da Igreja Batista como alguns pretendem afirmar. Ele ministrou no estilo e padro de Elias: Veio no esprito e poder de Elias (Lc:1:17; Mt:11:14, 17:10-13). Vestiu-se como Elias. Foi profeta de julgamento como foi Elias. Como elias no escreveu nada que saibamos. Durante o perodo interbblico no apreceu nenhum profeta, assim que podemos imaginar o efeito e impacto que causou a manifestao do profeta Joo. Significatyivamente veio cumprindo as Escrituras (Mt:3:1-3; Is:40:3-5, Ml:3:1). Ainda que muitos negaram sua mensagem, ele proclamou que os judeus no se salvariam automticamente (Mt:3:7-9). Joo proclamou que a vinda do Messias seria um tmpo de julgamento em contraste com opinio popular. Assim que chamou o povo ao arrependimento que no concordou com a opinio dos soberbos filhos de Abrao. evidente que Joo era um nazireu desde seu nascimento (Lc:1:15, Nm:6:1-8). Joo cumpriu o cargo do arauto que precedia um rei orilental (Is:40:3-5; Ml:3:1). Seu propsito foi de criar uma antecilpao diante da vinda do Messias. Devia suscitar um sentimento de pecaminosidade, anunciar a vinda do Messias e depois retirar-se para a obscuridade comparativa (Cf.Mc:1:14). Joo foi o batizador. A palavra batizar significa colocar debaixo da gua e tirar. Parece que este rito no se originou com Joo. Sabe-se que os judeus btizaram os proslitos pela imerso. Era humilhante para um judeu se submeter ao batismo proslito. O batismo de Joo era um batismo de arrependimento (At:19:4). Seria um batismo caracterizado pelo arrepnimento (Mt:3:11, At:2:38). evidente que Joo s batizou aqueles que tinham se arrependido. O batismo de Jesus(Mt:3:13-17). Este acontecimento quebrou o silncio que perdurou desde Jesus ter 12 anos. Sendo o batismo de Joo o de arrependimento, por que seria importante Jesus se batizar? : Jesus se identificou com aqueles que veio para salvar tomando sobre si os pecados dos arrependidos. Deste modo estabeleceu o rito iniciador do Novo Testamento, como o significado de morte, sepultamento e ressurreio. A Tentao de Jesus (Mt:4:1-11; Lc:4:1-3). O propsito da tentao que foi ordenado por Deus (Cf.Mc:1:12) porque Jesus foi levado pelo Esprito para ser tentado, com as seguintes previses: Foii um teste de carter, uma disciplina do Filho (Hb:5:7-9). Foi necessrio para qualificar Jesus como nosso sumo Sacerdote fiel e compassivo (Hb:4:15,16). Foi para o nosso exemplo, ensinando-nos como enfrentar a tentao. A natureza da tentao est em que foi uma solicitao totalmente externa para o pecado. Em Cristo no existia depravao ou desejo pecaminoso. O aspecto interno da tentao foi o desejo para comida que no pecado. A tentao de Jesus foi real, desta forma levanta-se a questo da pecabilidade de Cristo. Histricamente houve duas posies: que Jesus no foi capaz de pecar (non potuit peccare) ou que Ele foi capaz de no pecar (potuit non peccare) Segundo ambas posies Jesus era absolutamente sem pecado. No lugar do Segundo Ado foi uma tentao real que pela sua Onipotente vontade, Ele voluntariamente negou o pecado.

26

Vista de Relance do Ministrio de Jesus Cristo O Incio do Ministrio Do incio do batismo de Jesus at a primeira Pscoa. O prepara para o parecimento de Jesus se encontra no ministrio de Joo o Batista. Neste perodo acontece alguns eventos tais como o batismo de Jesus (Mt:3:13-17). Ele foi batizado em Betnia alm do Jordo mais ou menos no fim do ano 26 ou incio de 27 DC. Foi o primeiro passo no seu ministrio pblico. Foi a ocasio em que Joo revelou a pessoa de Cristo para Israel. Depois deu-se a tentao de Jesus (Mt:4:111). Antes de comear o seu ministrio, o Esprito o conduziu para o deserto para o testar. Foi o local da luta do Segundo Ado. Logo aps temos os primeiros dscpulos de Cristo (Jo:1:29-51). Joo levou vrios dos seus discpulos serem transferido para seguirem Jesus (Jo:1:35-37). Nessa ocasio Joo, Andr, Pedro, Filipe e Natanael se tornaram seguidores mas no discpulos seguindo-o o tempo todo. O primeiro milagre se d em Can da Galilia (Jo:2:1-11). descrito por Joo como um sinal revelando Sia deidade e sua morte. Jesus aqui marca o padro do seu ministrio, no aswctico, com Joo, mas social, misturando-se com os homens. Depois houve uma rpida viagem para Cafarnaum (Jo:2:12). O Primitivo Ministrio na Judia (Jo:2:13-4:42) A localidade Jerusalm e Judia e se d no tempo da Pscoa no ano 27 DC e meses seguintes. Esta foi a primeira pscoa no ministrio de Jesus. Possivelmente Jesus participou de quatro pscoas, isso o podemos ver em Jo:2:13; 5:1( no indica por nome), 6:4; 12:1 (a crucificao). Estas seriam ento as pscoas dos anos sucessivos 27,28,29 e30. Os eventos que se deram neste perodo temos: a primeira purificao do Templo (Jo:2:13-22). No sew deve confundir esta purificao com aquela que se deu durante a Semana Santa (Mc:11:15-18 e passagens paralelas). Cristo neste ato se manifestou como Senhor do Tem[plo que s podia ser purificado pelo Sindrio, um profeta ou o Messias (Ml:3:1). Nessa ocasio Jesus predisse a Sua ressurreio. Tambm temos a entrevista com o fariseu Nicodemos (Jo:3:1-27). Nessa ocasio Jesus promulgou claramente a doutrina da regenerao que as Escrituras posteriormente desenvolveriam. Podemos perceber que alguns no Sindrio estavam abertos para Cristo. Neste perodo temos o ministrio paralelo de Jesus a Joo (Jo:3:22-20). Neste perodo Jesus faz uma viagem atravs de Samaria (Jo:4:5-42), o acontecimento principal que se d foi a entrevista com a mulher de Samaria no poo de Jac na cidade de Sicar. Esse encontro contm uma declarao clara da parte de Jesus que Ele era o Messias esta a primeira declarao aberta. O Grande Ministrio na Galilia Este se d na regio norte da palestina conhecida como Galilia. A poca era o outono de 27 a 29 DC. (um ano e meio Cf. Jo:6:4). Os eventos que se deram nesta poca foram: uma manifestao progressiva de Si mesmo. Tambm houve o treinamento progressivo dos 12 discpulos para continuarem seu trabalho aps a asceno. Houve uma hostilidade crescente dos lderes de Israel contra Jesus. Estes trs fatores conduzem diretamente Jesus para a cruz. Dando uma vista de relance neste perodo podemos observa um primeiro perodo do ministrio galileio (Mc:1:14-3:12) que vai da chegada na Galilia at a escolha dos doze. Isto aconte no outono de 27 DC. at no comeo do vero de 28 DC. (6 meses). Aqui houve a rejeio de Jesus

27

em Naxzar optando por um novo quartel geral em Cafarnaum(Lc;4:14-30). neste perodo Jesus realiza sua primeira viagem pela Galilia com os quatro pescadores e a chamada de Mateus na volta (Mc:1:35-2:22) Aqui se d a controvrsia a respeito do sbado em Jerusalm e Galilia (Jo:5:1-18; Mc:2:23-3:5). o segundo perodo do ministrio galileio (Mc:3:13-6:31) que vai desde a escolha dos doze at o primeiro afastamento. Desde cedo no vero 28 DC> at a pscoa de 29 DC (10 meses +/-). Aqui se d a escolha dos doze eo Sermo da Montanha (Mc:3:13-19; Mt:5-7). Foi a poca em que a popularidade de Cristo estava no auge. Muitos vieram de todas as regies daPalestina e muitos forma curados. Jesus realizou uma segunda viagem pela Galilia (Lc:7:11-8:3). Jesus acompanhado dos seus discpulos nesta viagem se marcou pela oposio forete dos fariseus. Durante esta viagem Joo Batista mandou dois discpulos para pedir mais informaes acerca de Jesus. Ele apresenta aqui o primeiro grande grupo de parbolas (Mt:13 e paralelos). Estas foram apresentadas em Cafarnaum perto do Mar da Galilia. Depois fez sua ltima visita para Nazar (Mc:6:1-6). A terceira viagem pela Galileia (Mc6:7-31). Nesta viagem Jesus seguiu os doze que tinha previamente mandado. Herodes ficou preocupado que a possvel volta de Joo dos mortos. Afastamentos da Galilia e Treinamento Especial dos Doze A localidade form os distritos por volta da Galilia. Isto se deu desde a primavera de 29 DC. at o outono de 29 DC. (6 meses cf.Jo:6:4;7:2). Este perodo vai desde a alimentao dos 5.000 at a ltima partida para Jerusalm. Este perdodo comeou um ano antes da crucificao.O motivo dos afastamentos: Quis evitar as astcias de Herodes Antipas (Mc:6:14-29). Quis se separar dos fanticos que queriam faz-lo rei(Jn:6:15). Quis evitar a hostilidades dos lderes judaicos (Mc:7:1-23). Quis instruir os seus discpulos. Os quatro afastamentos: Primeiro, para o lado leste do Mar da Galilia (Mc:6:32-52). A ele alimentou os 5.000 (Jo:6)Provocou um movimento popular de fazer Jesus Rei pela fora (Jo:6:15). Voltando para Cafarnaum, Jesus pronunciou o discurso sobre o Po da vida renunciando assim o interesse num messianismo poltico. Em consequncia muitos deixaram de segu-lo (Jo:6:60-71). O segundo afastamento se deu para a regio de Tiro e Sidonia (Mc:7:2430).Desta forma ficou fora do terrritrio de Herodes Antipas. Nesta rea Jesus curou curou o filho da mulher siro-fencia. Terceiro afastamento: passando pelo norte da fencia e depois sul para Decaplis (Mc:7:312-8:9. Nota-se como Jesus evitou cuidadosamente o terrritrio de Herodes. Nesta viagem Jesus alimentou os 4.000 na regio de Decpolis (Mc:8:1-9). Quarto afastamento: passando pelo norte da Fencia e depois e o sul para Decpolis (7:31-8:9). Aqui Pedro fez sua grande confisso (Mc:8:27-38; Mt:16:13-20). Aqui Jesus prediz sua morte. Provavelmente no monte Hermon perto de Cesaria de Filipos, Jesus foi trasnfigurado (Mc:9:129) O Ministrio Posterior na Judia Deu-se na localidade de Jerusalm e a regio da Judia. no perodo de outubro 29 DC at dezembro de 29 DC.. Desde a festa de Tabernculos (Jo:7:1-8:59) at a festa da Dedicao (Jo:10:22-39). um perodo que somente relatado por Joo e Lucas. Joo relata o ministrio em Jerusalm (Jo:7:1-10:39) Lucas relata o ministrio fora de Jerusalm em Judia (Lc:10: 113:21). Os eventos que aconteceram neste perodo em Jerusalm foram o ministrio durante a festa dos Tabernculos (Jo:7:11-52). A controvrsia com os fariseus (Jo:8:12-58). A cura do homem nascido cego (Jo:9) e a parbola do bom pastor (Jo:10:1-21). No terrritrio de Judeia

28

aconteceu a misso dos 70 discpulos (Lc:10:1-24) Alguns incidentes e ensinos na Judia (Lc:10:25-13:21) e de volta novamente Jerusalm na festa da dedicao (Jo:10:22-39). O Ministrio na Pereia A localidade foi a regio alm do Jordo govrnada por Herodes Antipas. A poca vai desde a festa da Dedicao, dezembro de 29 DC. at a ltima viagem para Jerusalm, vrias semanas antes da ltima pscoa do ano 30. O propsito foi cobrir a Preia da mesma maneira qu fez em Galilia e Judia deste modo completando a evangelizao de toda a Palestina. As fontes que temos so de Joo que nos d um sumrio (Jo:10:40-42) e Lucas que relata extensivamente este ministrio (Lc:13:22-19:28). Os movimentos que Jesus deu neste perodo: afastou-se da Judia para a Peria onde evangelizou (Jo:10:40-42). Da atendeu o pedido de Maria e Marta que voltasse at Betnia para ressucitar Lzaro(Jo:11:1-46)Em seguida afastou-se para o norte at Efraim (Jo:11:46-54) Sua ltima viagemfoi pela Samaria e Galiliae novamente por Peria at Betnia( Lc:17:11-19:27;Jo:12:1) A Semana da Paixo A localidade Betnia e Jerusalm e a poca vai desde o domingo da entrada triunfal at o domingo da Pscoa (ano 30 DC). Os eventos que se deram nesta semana: Domingo: A entrada triunfal (Mc:11:1-11) 2a.feira: A segunda purificao do templo (Mc:11:15-26 3a.feira: o ltimo dia do ministrio pblico de Jesus (Mc:11:27-12:40 discurso proftico do Monte das Oliveiras (Mt:24-25) tardinha segundo ungimento dos ps de Jesus (Lc:7:36-50, Mc:14:3-9) tardinha Judas faz planos com os judeus noite (Mc:14:10-11) 4a.feira: Um dia de descanso em Betnia 5a.feira: Preparos para a pscoa (Mc:14:12-31) tarde Jesus preso no Getsmani (Mc:14:32-52) noite 6a.feira:O julgamento diante de Ans, sumo-sacerdote aposentado (Jo:18:12- 13) na madrugada. O julgamento diante de Caifs o sumo-sacerdote (Mc:14:53-72) na madrugada O julgamento diante do sindrio (Lc:23:1-5) pela manh Primeiro aparecimento diante de Pilatos (Lc:23:1-5) pela manh Aparecimento diante de Herodes Antipas (Lc:23:6-12) pela manh Segundo aparecimento diante de Pilatos (Lc:23:13-25) pela manh Crucificao (Mc:15:16-41) entre 9 e 15 horas Sepultamento (Mc:15:42-47) tarde antes das 18 horas quando comeava o sbado. Sbado: Um dia no tmulo Domingo: Ressurreio (Mc:16:1-8) pela manho muito cedo Aparecimento Aps a Ressurreio No domingo de pscoa apareceu a: Maria Madalena perto do tmulo (Jo:20:11-18). As outras mulheres que voltavam do tmulo (Mt:28:8-10). A Pedro (Lc:24:34) aos dois discpulos a caminho de Emaus (Lc:24:13-32). Aos 10 (Tom ausente) em Jerusalm (Jo:20:19-25)Em tempos posteriores: aos onze (Tom presente) provavelmente em Jerusalm (Jo:20:26-29). Aos sete discpulos no Mar da Galilia (Jo:21) aos 500 irmos na Galilia (1a:Co:15:6; Mt:28:16-20).

29

Tiago, irmo do Senhor (1aCo:15:7) aos onze em Jerusalm (Lc:24:50-53) foi a ocasio da asceno. OS ENSINAMENTOS DE CRISTO Cristo Como Mestre As Caracteristicas do Seu Ensino Simplicidade: Ele tratou de verdades profundas mas as apresentou em terminologia acessvel ao povo comum. H muitos casos em que Seu ensino no pode ser entendido sem ser crente cf. as parbolas de Mt:13. Informalidade: No ser encontram indicaes que Cristo preparou lies ou discursos. Jesus ensinou em toda e qualquer localidade (Cf. Mt:5:1; Lc:4:16-27; Mc:4:1). Houve interrupes, perguntas e respostas. Em todas as situaes Jesus ensinou naturalmente. Concreteza: Jesus ensinou verdades abstratas usando exemplos concretos. Usou de parbolas e ilustraes abundantes. Mesmo no Sermo da Montanha princpios de conduta vm sendo ilustrados com exemplos concretos (cf. Mt:5;13-16, 23, 23,30,38-42, etc.) Autoridade: O ensinamento dos escribas dependeu dos seus professores e tradies humanas. Jesus ensinou com Sua prpria autoridade (Mc:1:22) Progresso: Jesus comeou com verdades velhas e conduziu para verdades novas; progrediu do conhecido para o desconhecido. Olhando para o seu ministrio como um todo, percebemos que Jesus desenvolveu Seu ensinamento numa maneira progressiva. Primeiro notamos uma proclamao do evangelho em termos semelhantes aos de Joo Batista (Mc:1:14-15. Da encontramos um desenvolvimento progressivo do conceito do Reino. Depois encontramos uma revelao de Sua deidade. Logo comea a ensinar os discpulos acerca de Sua morte (Mt:16:21ss. etc). Em ltimo lugar trata de escatologia (Mt:24-25) Personalidade: Seu ensinamento sempre sustentado pela Sua pessoa e carter. Ele sempre a personificao de seu ensino. Ele mesmo a melhor prova de autenticidade. Fundamental: Percebe-se esta realidade em comparao com as epstolas. Cristo apresenta a verdade bsica deixando o desenvolvimento para os escritores das epstolas. Isto pode ser visto por exemplo em caso de doutrinas como a regenerao, a Igreja, justificao, etc. Mtodos Pedaggicos Usou de figuras de linguagem: Smile (Mt:23:27); metfora (Mt:10:6); hiprbole(Mt:23:24), paradoxo (Lc:14:11) Parbolas: a parbola um smile extenso. As parbolas de Jesus usam muitas imagem (Mt:13:3). Serviram para revelar a verdade para os iniciados mas para encobrir a verdade para os rebeldes. Deve-se distinguir parbolas de alegorias. Jesus usou de objetos concretos para descrever verdade espirituais: Agua (Jo:4:7ss; 7:37-38). Uma moeda (Mc:12:14-17). Po (Jo:6:26, 27, 35).

30

Usou de perguntas: para provocar pensamento mais profundo (Jo:3:12). Para atrair a ateno (Mc:4:30). Para incentivar convico (Jo:21:15-17). Para ganhar um ponto num debate (Mt:22:42). Usou ditados: Tais ditados sumariam a verdade e servem de auxiliar memria (Cf. Mt:18:3; 18:11; 15:11; 12:33, 34; 10:39). Usou do Antigo Testamento: Isto se deveu ao fato de ser um terreno bem familiar para os ouvintes de Jesus. Jesus usou o Antigo Testamento, demonstrando que estava completamente familiarizado com seu ensinamento (Cf. Mt:5:17ss, 21, 27; Mc:2:25; 4:12; Jo:10:34) O Tema Central do Ensino de Jesus Fica claro que esse tema foi o Reino de Deus. Mateus usa a expresso reino do cu. Contrrio opinio de alguns o reino de Deuse o reino dos cusso sinnimos. O termos cus substitui Deuspara judeus piedosos que temiam blasfemar o nome sagrado. Que o reino de Deus seja o tema do ensino de Jesus se verifica nos seguintes fatos: o tema do ensino primitivo como tambm de Sua pregao (Mt:4:17,23; Mc:1:14-15; Jo:3:3,5); um dos temas principais do Sermo da Montanha (Mt:5:3,10, 19, 20; 6:10, 33; 7:21); a chave do ensinamento de Jesus nas parbolas de Mt:13 (Cf vers. 11, 19, 24, 31,38, 44); o tema de instruo dos discpulos (Mt:13; 16:19; 18:3, 4,23; Mc:9:43; 22:2); um dos temas principais das controvrsias que Jesus teve com os lderes judaicos (Mt:12:28; 21:31;43; 22:2; 23:13); aparece no julgamento de Jesus (Jo:18:36,37) e foi um dos temas de ensino depois da ressurreio (At:1:3). Aspectos do Reino de Deus Aspectos presente do Reino de natureza espiritual: espiritual: Cristo proclamou um reino que estava chegando logo (Mc:1:15; Lc:10:9,11; Mt:12:28). Era um reinado divino que foi apresentado aos homens como boas novas (Mt:4:23; Lc:8:1). Foi inicialmente proclamado por Joo Batista (Mt:3:2). Depois foi a mensagem de Jesus (Mc:1:14-15). Depois Jesus entregou esta mensagem para os seus discpulos (Lc:9:1,2,60;:9-11). Esta proclamao deve continuar at a volta de Cristo (Mt:13:3-8, 18, 19; Mt:24:14.) Era um reinado em que os homens podiam se aproximar, pois o escriba por meio da sua compreenso espiritual aproximou-se do reino (Mc:12:44). Os homens entram presentemente no reino violentamente (Mt:11:12; Lc;16:16). Era um reino ao qual os homens eram chamados a se submeterem, pois devem se arrepender (Mt:4:17); devem crer (Mc:1:15); devem ser regenerados (Jo:3:3,5); devem ser discpulos do reino (Mt:13:52); devem dar lealdade total (Lc:9:60,62); devem demonstrar um alto nvel de justia (Mt:5:20). Era um reino que podia ser aberto ou fechado aos homens, os fariseus fecharam-no (Mt:23:13) e Pedro recebeu as chaves para abr-lo (Mt:16:19). Foi oferecido primeiramente aos judeus e depois aos gentios (Veja Mt:21:43; 22:2-14 e Cf. Rm:11 e a ilustrao da oliveira). um reino que cresce e expande isso o vemos no exemplo do gro de mostarda (Mt:13:31-32); a levedura (Mt:3:33) e o seu crescimento espontneo (Mc:4:26-29). Contm no sentido mais amplo, tanto elementos genunos e no genunos (Mt:13:24ss, 38-42, 47-50). O reino comea com a vinda de Cristo e continua at o fim da poca (Mt:13:30, 39, 49-50). Os seus sditos devem ser caracterizados por qualidade tais como: Justia (Mt:5:20); humildade e docilidade (Mt:18:3,4); pobreza de esprito (Mt:5:3); prontido para sofrer perseguio por causa de Cristo (Mt:5:10; amor por outros (Mt:25:34; Mt:5:43-48); perdo (Mt:18:21-23ss; Mt:6:14-15)

31

Aspecto do Futuro Reino Visvel: Visvel: Embora no todos os estudiosos bblicos aceitam este aspecto visvel cabe aqui oferecer um mnimo de informao. Neste sentido o reino ainda futuro (Mt:26:29; Lc:22:18; At:1:6-7) Ter aspectos polticos (Mt:19:28; 20:21-23; Lc:22:29-30; At:1:6-7). Ter aspectos sociais (Mt:8:11-12; Lc:22:16,18,30; Mt:2620) Chegar aps certos sinais (Lc:21:31) Aspecto do Reino Futuro Eterno: Eterno: Este seria o estgio final e perfeito do Reino. Neste sentido se identificam com a vida eterna e o estado eterno final (Mt:25:34-46) O Ensinamento tico de Cristo no Sermo da Montanha (Compare MT:5:1ss e Lc:6:17-20). Segundo Mateus o Sermo do Monte foi endereado principalmente aos discpulos ainda que a multido se aproximou para escutar (Cf.Mt:7:28). O carter do sdito do Reino apresentado em Mt:5:3-12. Estas bem-aventuranas no descrevem oito diferenas mas uma s e que pertencem a uma pessoa somente. Alm do mais no se refere a um ideia futuro mas presente. Os galardes so presentes e futuros sendo possuidos na totalidade aps a vinda de Cristo. Temos aqui uma descrio da tica da graa. No uma tica que legalsticamente pode ser cumprida para alcanar o favor divino e ganhar entrada no cu. So qualidades dadas ao que reconhecem sua carncia destas qualidades e dependem totalmente de Deus para receber Sua graa. A real prtica desta tica se manifesta no fruto do Esprito(Gl:5:22-23) A influncia do Reino (Mt:5:13-16). S podem ter sido endereadas estas palavras discpulos genunos de Cristo. Jesus explica aqui como o reino se estende. O mesmo assunto se apresenta nas parbolas do gro de mostarda e da levedura (Mt:13:31-33) A Relao do Reino Lei (Mt:5:17-48). Uma declarao positiva de Cristo a respeito dela (5:1719). Jesus veio para cumprir a Lei (5:17). Isto Ele o fez dando a verdadeira interpretao da Lei; guardando perfeitamente a Lei; e morrendo para cumprir as exigncias justas da Lei. Desta forma o Reino no anula a Lei (vers.19), o discpulos deve cumprir a essncia da Lei (Rm:8:4). apresentada uma srie de contrastes; o princpio geral (vers.20). Concernente ao homicdio (21-26). Concernente ao adultrio (27-30). Concernente ao divrcio (31-32). Concernente a juramentos (33-37). Concernente a vingana (38-42). Concernente ao amor (43-48). Pela interpretao judaica estes casos a interpretao foi exteriorizada e tornada superficial. Jesus restaura as leis para sua perspectiva e inteno divina original. O Culto do Reino (Mt:6:1-18). Os elementos do culto tais como: esmolas (6:1-18); orao (6:515); Jejum (6:16-18). Nestas reas de culto prtico, Jesus combate a tendncia natural do homem de ser hipcrita- demonstrando seu culto para ser visto. Em contraste com as prticas comuns Jesus apela para uma espiritualidade genuna, piedade interna, no externa. A Lealdade do Reino (Mt:6:19-34). Deve haver devoo sem distrao (6:19-24); preocupao sem diviso e distrao (6:25-34). O discpulo no se deve preocupar sobre necessidades materiais (25, 31, 34). deve buscar em primeiro lugar o Reino de Deus (Mt:6:33) Relaes com outros membros do Reino (Mt:7:1-6,12). O princpio geral (7:1). Ilustrao do princpio (7:2-5) Aviso contra o extremo oposto (7;6) Afirmao geral da tica crist.

32

Orao (Mt:7:7-11) Uma trplice aplicao e apelo (Mt:7:13-27). A chamada para entrar no reino ((7;13-14). A chamada para discernimento (7:15-23). A chamada para praticar os padres do Reino (7:24-27). ltima palavras de concluso (Mt:7:28-29) Parbolas Descrevendo a Natureza do Reino Presente (Mt:13) Os Quatro Solos (Mt:13:3-9; 18-23): Tratava-se da proclamao da mensagem do reino (vers.19) e descreve a variedade da recepo da mensagem durante esta poca. O Joio (Mt:13:24-30, 36-43): Explica a mistura do genuino crente com o no genuno. Trata-se da rea de profisso de f. Nota-se que esta caracterstica de mistura continuar at o fim da poca (vers.39). A Semente Que Cresce Sozinha (Mc:4:26-29): explica a reaco a mensagem do reino quando semeada em terra boa. Mostra como o evangelho produz espontaneamente quando est misturado com f O gro de mostarda (Mt:13:31-32); Deparamos o crescimento do reino de um comeo insignificante. A nfase cai sobre o aspecto externo do crescimento.

33

Anda mungkin juga menyukai