Anda di halaman 1dari 5

Aprendendo a Enxergar VSM

MAPEANDO O FLUXO DE VALOR PARA AGREGAR VALOR E ELIMINAR O DESPERDCIO


Perguntas chaves para o projeto do estado futuro 1. 2. 3. 4. Qual o takt time ? Voc produzir para um supermercado de produtos acabados ou diretamente para expedio ? Onde voc poder usar fluxo continuo ? Onde voc precisara usar sistemas de puxar com base em supermercados para controlar a produo nos processos anteriores ? 5. 6. 7. 8. Em que ponto nico da cadeia produtiva (processo puxador) voc programara a produo ? Como voc nivelara o mix de produo no processo puxador ? Que incrementos de trabalho voc produzira liberara consistentemente no processo puxador ? Quais melhorias de processo sero necessrias para o fluxo de valor comportar-se com o projeto do estado futuro define ?

O QUE O MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR


Um fluxo de valor toda ao (agregando ou no valor) necessria para trazer um produto por todos os fluxos essenciais a cada produto:

O fluxo de produo desde a matria-prima ate os braos do consumidor; O fluxo do projeto do produto, da concepo ate o lanamento.

O mapeamento do fluxo de valor uma ferramenta que utiliza lpis e papel e o ajuda a enxergar e entender o fluxo de material e de informao na medida que o produto segue o fluxo de valor. Ou seja, siga a trilha da produo de um produto, desde o consumidor at o fornecedor, e cuidadosamente desenhe uma representao visual de cada processo do fluxo de material e de informao. Ento, formule um conjunto de questes chave e desenhe um mapa do estado futuro de como o valor deveria fluir.

EXEMPLO MFV - MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR

PORQUE O MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR UMA FERRAMENTA ESSENCIAL



Ajuda a visualizar mais do que simplesmente os processos individuais. Voc pode enxergar o fluxo. Ajuda a identificar as fontes de desperdcio no fluxo de valor. Fornece uma linguagem comum para tratar dos processos de manufatura. Torna as decises sobre o fluxo visveis, de modo que voc pode discuti-las. De outro modo, muitos detalhes e decises no cho de fabrica s acontecem por omisso.

Junta conceitos de tcnicas enxutas, que o ajuda a evitar a implementao de algumas tcnicas isoladamente. Forma a base de implementao. Ao ajuda-lo desenhar como o fluxo total de porta a porta deveria operar as mapas do fluxo de valor tornam-se referncia para a implementao enxuta. Voc no pode construir uma casa sem uma planta.

Mostra a relao entre fluxo de material e de informao. O mapa de fluxo de valor uma ferramenta qualitativa com a qual voc descreve em detalhe como sua unidade produtiva deveria operar para criar o fluxo.

Mapear ajuda a enxergar e focar o fluxo com a viso do estado ideal, ou pelo menos melhorado. No se deve apressar a mapear todos os fluxos de valor imediatamente. Para beneficiar-se do mapeamento do fluxo de valor pode-se fazer uso do cho de fabrica, mapeando o fluxo que voc realmente ir implementar. Se voc est planejando mudanas no fluxo de valor, certifique-se de mapear o estado futuro primeiro. Fluxo de material e de informao Dentro do fluxo de produo existem dois tipos de fluxo, o de material e o que diz o que cada processo dever fazer, este ltimo o de informao. Ambos devem ser mapeados. Selecionando uma famlia de produtos Seus consumidores se preocupam com produtos especficos, no com todos os seus produtos. Ento voc ao ir mapear tudo o que tem no cho de fbrica. A menos que seja uma empresa de pequeno porte, uma planta de um nico produto, desenhar todo fluxo em um nico mapa muito complicado. Mapear o fluxo de valor significa andar pela fabrica e desenhar as etapas de processamento (material e informao) para uma famlia de produtos, de porta-a-porta na sua planta. Uma famlia um conjunto de produtos que passam por etapas semelhantes de processamento e utilizam equipamentos comuns nos seus processos anteriores. Escreva de forma clara qual a famlia de produtos selecionada, qual a demanda dos clientes e a freqncia de entregas. Usando a ferramenta de mapeamento O mapeamento segue as seguintes etapas iniciais:

Definir famlia de produtos Desenhar estado atual, feito coletando informaes no cho de fbrica Desenhar estado futuro

Definir plano de trabalho e implementao

Obs.: O mapeamento do fluxo de uma famlia de produtos no deveria tomar muito tempo. Em torno de dois dias deveria ter um mapa do estado-futuro desenhado a ponto de sua implementao. No h necessidade de detalh-lo de maneira perfeita., ajuste e melhore a seu mapa de estado futuro medida que a implementao progride.

O mapa do estado futuro


DESENHO DO ESTADO FUTURO

O objetivo de mapear o fluxode valor destacar as fontes de desperdcio e elimina-las atravs de implementao de um fluxo de valor em um estado futuro que poder tornar-se uma realidade em curto prazo. A meta construir uma cadeia de produo onde os processos individuais so articulados aos seus clientes ou por meio de fluxo contnuo ou puxada, e cada processo se aproxima o mximo de produzir apenas o que, quanto e quando os clientes necessitam. Questes chave para o estado futuro:

Qual o takt time, baseado no tempo de trabalho disponvel dos processos posteriores que esto mais prximos do cliente? Voc produzir para um supermercado de produtos acabados do qual os clientes puxam ou diretamente para expedio? Onde voc pode usar fluxo contnuo? Onde precisar introduzir os sistemas puxados com supermercados a fim de controlar a produo dos processos anteriores? Em que ponto nico da cadeia de produo ser programada a produo (o processo puxador)? Como ser nivelado o mix de produo do processo puxador? Qual o incremento de trabalho voc liberar uniformemente do processo puxador? (semana, dia, turno, hora, pitch, takt, pallet, pea, etc.) Quais as melhorias de processo sero necessrias para fazer fluir o fluxo de valor conforme as especificaes do projeto de seu futuro estado? (usa-se o cone de Kaizen)

DIVIDINDO A IMPLEMENTAO EM ETAPAS


Na maioria dos casos muito difcil implementar o seu conceito de estado futuro de uma s vez. Assim, quebrar a implementao em etapas uma das responsabilidades do gerente de fluxo de valor. Para ajudar temos que pensar em loops do fluxo de valor.

O Loop Puxador inclui o fluxo de material e de informao entre o cliente e o processo puxador. Este o loop mais prximo do final, e a maneira de administrar esse loop impacta todos os processos anteriores. Loops Adicionais antes do loop puxador, existem os loops do fluxo de material e de informao entre os puxados. Isto , cada supermercado do sistema puxado no seu fluxo de valor normalmente corresponde ao final de outro loop. Pode-se fazer um crculo nesse loops no seu mapa de estado futuro para ajudar a enxergar os segmentos do fluxo que compem o fluxo completo de valor. Esses loops so uma excelente maneira de dividir os esforos de implementao do futuro estado em partes administrveis.

O PLANO DO FLUXO DE VALOR


O mapa do estado futuro mostra onde voc quer ir. Ento agora voc precisa criar uma outra folha: um plano anual do fluxo de valor. Este plano mostra:

Exatamente o que se planeja fazer e quando fazer, etapa por etapa; Metas quantificveis; Pontos de checagem claros e com prazos reais e avaliadores definidos.

Geralmente iniciamos o plano do estado futuro pela loop puxador e gradualmente ir subindo. O loop puxador, sendo o mais prximo do cliente final, age como um cliente interno e controla a demanda dos loops anteriores. medida que o loop puxador se torna enxuto e consistente, ele revelar problemas nos processo anteriores que demandaro maior ateno. Para escolher um ponto inicial devemos analisar os loops:

Onde o processo est bem atendido pelo pessoal; Onde a probabilidade de sucesso alta; Onde se pode prever um grande impacto financeiro. Especificamente as melhorias em um loop freqentemente seguem este padro:

1. 2. 3. 4.

Desenvolver um fluxo contnuo que opera baseado no takt time; Estabelecer um sistema puxador para controlar a produo; Introduzi o nivelamento; Praticar Kaizen continuamente para eliminar pontos de desperdcio, reduzir os tamanhos dos lotes, encolher supermercados e estender o alcance do fluxo contnuo.

Anda mungkin juga menyukai