Anda di halaman 1dari 7

Engenharia Civil/Automao Laboratrio de Fsica Experimental 2

Disciplina Professor Assunto Experincia

Turma Data

Valor

Alunos:

BANCADA

EXPERIMENTO 2 O PRINCPIO DE PASCAL, UTILIZANDO GUA OBJETIVOS

- Analisar os efeitos da presso atmosfrica e do comportamento da gua no sistema. - Verificar e descrever os efeitos da presso manomtrica, quando o ar est presente no sistema. - Verificar e analisar o efeito do ar sobre o sistema, quando se altera alguma das presses manomtricas. - Saber interpretar o comportamento das presses nos lquidos.

INTRODUO TERICA

Para entendermos o comportamento dos fluidos nos sistemas, sejam eles abertos ou fechados, importante conhecermos as presses que o ambiente exercem sobre os fluidos e as presses dos prprios fluidos. Sabemos que existem 3 tipos de presso: Atmosfrica, Manomtrica, Absoluta.

A presso atmosfrica a fora do ar contra uma superfcie determinada. Se a fora do ar aumenta sobre essa superfcie, a presso tambm aumentar, se essa fora diminuir ou se a rea da superfcie aumentar, essa presso diminuir. No nvel do mar essa presso de 101,325 KPa = 101.325 N/m = 1 atm.

Para se medir a presso manomtrica de um fluido, basta se ter um volume de controlefechado e conhecer algumas caractersticas do fluido. Muito similar presso relativa, a presso manomtrica depende da massa especfica do fluido de estudo, da gravidade eda altura manomtrica. A altura manomtrica a diferena entre a superfcie da gua,onde existe a presena da presso atmosfrica, e a profundidade relativa do ponto onde se est medindo a presso.

Teorema de Pascal. O teorema de Stevin prova que, no importa a forma do recipiente, em um mesmo lquido, a presso ser a mesma se o ponto medido estiver na mesma profundidade. O teorema de Pascal um aperfeioamento do Teorema de Stevin. Pascal verificou que, quando um lquido sobre um acrscimo de presso, ele arrasta esse acrscimo para todo o sistema. Uma das aplicaes prticas para isso a presso hidrulica.

Uma fora exerce um  p do lado 1 e esse  p sentido e levado at o lado 2. Essa fora aplicada do lado 1 proporcional a fora 2 exercida pelo lquido. Logo, p1 = F1/A1 e p2 = F2/A2 assim, F1/A1 = F2/A2 Atravs dessa relao, possvel perceber o movimento dos fluidos em sistemas fechados. A medida que alteramos a presso manomtrica em um lado do sistema, essa presso refletida do outro lado do mesmo sistema. Isso pode ser exemplificado pela figura A. Se a presso do gs aumenta, esse gs empurra o mercrio aumentado o  h, e assim, a presso manomtrica. MATERIAIS UTILIZADOS 01painel hidrosttico 01 escala milimetrada acoplvel ao painel 01 rgua milimetrada 01 trip com haste e sapatas niveladoras antiderrapantes 01 seringa de 10 ml 01 prolongador para a seringa 01 copo de Becker de 250 ml contendo 20 ml de gua destilada e 3 gotas de azul de metileno 01 pano para limpeza METODOLOGIA Antes de comear sua experincia, certifique-se que todo o material esteja preparado e todos os integrantes estejam com seu roteiro em mos. Esse procedimento envolve um corante que pode manchar a roupa, portanto ateno. No se preocupe que ele sai com a lavagem, mas tente evitar o contato.

de extrema importncia que esses passos sejam seguidos em ordem. a) Execute a montagem do experimento conforme a Figura 1. importante que o tampo, localizado no ponto C do painel, seja removido. b) Prepare a soluo de gua com 3 gotas de azul de metileno c) Posicione a altura da artria visor em torno dos 385 mm na escala da rgua central. d) Com o tampo removido, encha de gua a seringa acoplada ao prolongador. Figura 2. e) Introduza o prolongador pela artria visor e coloque 6 ml de gua de modo a preencher somente um trecho C e D da mesma.

OBS: importante que no existam bolses de ar no sistema, portanto, introduza a gua vagarosamente e certifique-se que a seringa est na posio vertical evitando que o ar entre na artria. f) Utilize o prolongador e a seringa para introduzir lentamente 1,5 ml de gua no manmetro 1. Figura 3. g) Agora feche o ponto C no painel. Utilize o tampo para isso. Certifique-se que ele esteja bem encaixado. h) Utilize o prolongador e a seringa para introduzir lentamente 1,5 ml de gua no manmetro 2. Figura 3.

OBS2: Caso apaream bolses de ar no momento de preenchimento dos manmetros, mergulhe o prolongador no local, que essa bolha ser rompida. i) Feito isso, suba e desa levemente a artria visor (Figura 1e Figura 4) observando o comportamento do sistema. Feito isso, posiciona a artria na posio 370mm e chame esse ponto de marco zero. j) Preencha a tabela 1 e de prosseguimento ao experimento reposicionando a artria visor. k) Preencha o restante do roteiro efetuando os clculos exigidos, e responda as perguntas em relatrio.

CLCULOS P ________________

Tabela 1 Variao da altura manomtrica e Presso manomtrica dos exemplos do relatrio

Tabela 2 Presso absoluta dos exemplos do relatrio

Tabela 3 Clculo do erro percentual das medidas de presso encontradas

RELATRIO

Cumpra com as exigncias da metodologia e apresente os resultados. resultados 6

Apresente os clculos em uma folha anexada Comente sobre o efeito do ar preso entre os manmetros e a mangueira. Comente sobre as presses encontradas nos clculos. Faa um grfico, em papel milimetrado, das presses P1 e P2 em funo da variao manomtrica (y). Utilize canetas com cores diferentes, que apontem cada presso.

Perguntas:

Referncias Bibliogrficas [1] Pimentel, C.A.F. - Fsica Experimental I - Escola Politcnica IFUSP, 1980. [2] Timoner, A. Majorana, F. S. e Hazoff, W. Manual de Laboratrio de Fsica Mecnica, Calor e Acstica, Editora Edgard Blcher Ltda., So Paulo, p. 116, 1973. [3] Hinrichsen, P. Correcting the correction. Phy. Teach. 32 (7), 388, 1994.

Anda mungkin juga menyukai