Anda di halaman 1dari 10

Direco-Geral da Aco Social

Ncleo de Documentao Tcnica e Divulgao

Maria Joaquina Ruas Madeira

A Famlia e a Proteco Social


(Comunicao apresentada na II Semana Social-Famlia e Solidariedade, em Dezembro de 1994)

Lisboa, Dezembro de 1996

Ficha Tcnica
Autor: Maria Joaquina Ruas Madeira Editor: Direco-Geral da Aco Social Ncleo de Documentao Tcnica e Divulgao Coleco: Conhecer a Aco Social, N 1 Plano grfico e capa: David de Carvalho Impresso: Nova Oficina Grfica, Lda Rua do Galvo, 34-A 1400 Lisboa Tiragem: 500 exemplares
Dezembro/96 ISBN 972 - 95777 - 1 - 4 Depsito Legal n

INDICE NDICE
1. A famlia 2. Na actualidade, o que se passa com a famlia? 3. A famlia e a comunidade 4. A Proteco Social que existe para a famlia 5. Polticas sociais/familiares integradas e aco concertada
5 5 7 7 10

A Famlia e a Proteco Social


A Famlia como grupo social fundamental, independentemente dos modelos que assume, tem necessidade de ser reforada e protegida, porque, constituindo o principal agente do desenvolvimento e progresso da vida, encontra-se na actualidade num processo de perda de fora, frgil e qui ameaada de perigo. Tentarei tecer algumas consideraes sobre o actual contexto em que se encontra a famlia para melhor reflectirmos sobre a proteco social que necessita.

A famlia

As definies existentes da famlia so profundamente diferentes segundo os continentes, as culturas, as circunstncias, os nveis de desenvolvimento e os prprios momentos histricos. Podemos encontrar todos os tipos de famlia com vantagens e desvantagens, Iimites e virtualidades de uns e outros, bem como das suas prprias funes. No entanto, o que interessa fazer ressaltar a importncia universal do papel jogado pela famlia no seio da comunidade e do mundo. A famlia, entendida como unidade primeira e fundamental da existncia humana, onde so vividos e veiculados os valores sem os quais a personalidade e as sociabilidades no se constroem com todos os efeitos que tem esse facto para o indivduo e para a sociedade. Assim, se considerarmos a famlia a unidade base da sociedade, do seu reforo resultar naturalmente o reforo e o progresso da prpria sociedade.

Na actualidade, o que se passa com a famlia ?

A famlia pr-moderna assegurava funes em sete domnios: econmico, estatuto, educao, proteco, religio, tempos livres e amor. Muitas destas funes perderam-se. Outras, como por exemplo a econmica, transformaram-se.

Constata-se que as mudanas socio-econmicas que tm lugar no mundo do nosso tempo, influenciaram fortemente a famlia como instituio e corao da vida humana e humanizada. Um nmero incalculvel de efeitos so produzidos: reduo da dimenso da famlia, suas desestruturaes, divrcios, famlias monoparentais, baixa natalidade... De entre os mltiplos factores que esto na origem destes fenmenos farei ressaltar dois:
n

a industrializao e os processos de urbanizao, que sacodem os pases ocidentais; a pobreza e a excluso social.

O primeiro factor, industrializaco e urbanizao, alm de ter feito diminuir e afectar as funes de auto-satisfao das famlias, atinge ainda mais gravemente a vida comunitria, conduzindo progressivamente perda das redes de relacionamento, da ajuda mtua e, portanto, das solidariedades primrias e essenciais vida e felicidade. Da a proliferao de servios pblicos e privados, oferecidos para poderem fazer face s necessidades dantes garantidas pela prpria famlia ou pela comunidade de residncia. Outros fenmenos esto associados ao da industrializao, como o xodo rural, as migraes foradas, factores de desenraizamento, insegurana e pobreza. A pobreza entendida no seu sentido mais lato. Desde as carncias primrias materiais e econmicas, ao analfabetismo, ao desemprego e no trabalho, que geram no s um clima exarcebado pela sobrevivncia, como a perda de identificao individual, cultural e dos prprios valores sociais. A ausncia destes valores ou um sistema pobre de valores tm como contrapartida uma acentuada inrcia social e condicionam fortemente as relaes intra-familiares e o clima segurizante que deve ter a famlia. Por isso, a questo do trabalho/emprego joga um papel fundamental no equilbrio e na coeso familiar, da a necessidade de se dissociar o trabalho da mera conotao produtiva. Da tamblm a imperatividade da mobilizao de todas as energias para o criar, proteger e garantir.

A famlia e a comunidade

Associada s familias e assumindo uma forma de sociabilidade baseada numa certa conscincia do ns, surge a comunidade como o espao/tempo criador da vida colectiva das redes de relacionamento, da partilha dos problemas e necessidades e da construo de laos entre as pessoas e famlias. Neste contexto estabelecem-se as interfaces: pessoa, famlia e comunidade . indiscutvel que a pessoa tem necessidade de uma e de outra para se identificar, e para se desenvolver como ser social. Portanto, para reforar a famlia, no ser necessrio passar pela realidade comunitria ? Os problemas das pessoas e das famlias tm portanto uma escala local. no local que a vida real e no quotidiano da vida comunitria que possvel introduzir processos de mudana baseados e centrados no factor humano. tambm a este nvel que se teia a trama da participao e da auto-organizao, fazendo assim o mximo apelo iniciativa das prprias famlias. Elas so, desta forma, associadas aos processos que visam no s o seu bem estar, mas o aproveitamento e desenvolvimento mximo das suas capacidades e papel social. As pessoas e famlias actores das suas prprias vidas e co-autores da vida social, necessitam, contudo, de proteco social, como garante da sua realizao e autonomia.

A Proteco Social que existe para a famlia

A necessidade de proteco social manifesta-se duma forma global e diferenciada, consoante se dirija famlia como um todo ou procure satisfazer as necessidades especficas dos seus membros, decorrentes da idade, estado de sade. situao perante o trabalho, etc. Manifesta-se em domnios ou sectores diversificados, indispensveis todos eles realizao e dignidade da famlia, como sejam os sectores da Sade, Educao, Justia, Habitao, Transportes, Trabalho, Segurana Social, Cultura, Lazer, enfim em todo os campos em que a famlia projecta a realidade vivencial, relacional e promocional.

No entanto, vejamos o que se passa no sector da Segurana Social e mais propriamente no mbito da Aco Social. A Lei n. 28/84, de 14 de Agosto, veio definir as bases em que assentam o Sistema da Segurana Social previsto na Constituio, o qual se concretiza por trs vias:

a) Regime geral de segurana social ou regime contributivo


Tem por finalidade proteger os trabalhadores e suas famlias nas situaes de falta ou diminuio de capacidade para o trabalho, de desemprego involuntrio e de morte e garantir a compensao de encargos familiares. fundamentalmente contributivo e obrigatria a sua inscrio. Reconhece direitos por fora da prestao de trabalho. Abrange toda a populao activa, incluindo os trabalhadores independentes.

b) Regime bsico de solidariedade social ou regime no contributivo


seu objectivo a proteco das pessoas em situao de carncia econmica ou social no cobertas efectivamente pelo regime geral. A concesso das prestaes no depende de inscrio nem envolve o pagamento de contribuies, podendo ficar dependente de condio de recursos. Dependendo da identificao dos interessados e de requerimento em que seja feito a justificao do pedido.

c) Modalidades de aco social


Enquanto os Regimes de Segurana Social se concretizam em prestaes garantidas como direitos, a Aco Social, prosseguida directamente pelas instituies de segurana social ou por iniciativas particulares, concretiza-se na atribuio de prestaes tendencialmente personalizadas. As prestaes, pecunirias ou em espcie, devem ser adequadas s eventualidades a proteger, tendo em conta a situao das pessoas e suas famlias. As prestaes em espcie compreendem, nomeadamente, a utilizao de servios e de equipamentos sociais.

Sistematizando, a Segurana Social o sistema que visa:


n

assegurar ao indivduo um rendimento que lhe garanta, nos limites da economia, geral satisfao das suas necessidades e as das pessoas a seu cargo: proteger o indivduo contra a falta temporria de rendimento, derivada da incapacidade provisria para o trabalho; assegurar a continuidade do seu rendimento quando o salrio cessa definitivamente, qualquer que seja a causa, e garantir que esse rendimento no todo ou em parte, passe para as pessoas a cargo.

Como se pode constatar, a caracterstica fundamental do Sistema de Segurana Social a sua ligao ao trabalho como fonte de rendimento individual e familiar. Assenta mais numa viso economicista do que social. As prestaes familiares vieram constituir um alargamento desta viso, passando a garantir os encargos suplementares decorrentes da constituio e manuteno da famlia. O sistema de segurana social, quer atravs do regime contributivo quer do regime no contributivo deixou de garantir apenas riscos sociais para passar a incluir os encargos sociais. Verifica-se contudo ainda, uma grande fronteira entre a afirmao dos direitos da famlia no campo da proteco social e a possibilidade da sua efectivao, no s pelas agresses em diversos domnios de que a famlia alvo, como pela falta, insuficincia ou ineficcia dos recursos disponibilizados atravs das polticas sociais. As dificuldades das famlias so imensas! Da que, mesmo num Estado de Bem Estar, a Aco Social para alm de completar e suprir a proteco garantida, papel que Ihe cometido na Lei da Segurana Social, tem uma responsabilidade muito mais complexa, concretizando-se em trs formas distintas de actuao:

1. A Aco Social pontual que se dirige a casos individuais atravs do apoio tcnico ou financeiro numa funo remediativa e compensatria do sistemas. 2. A Aco Social categorial ou institucional exercida atravs de equipamentos e servios oficiais ou de iniciativa particular sem finalidade lucrativa, especialmente as IPSS com as quais a Segurana Social celebra acordos de cooperao para prestao e desenvolvimento de actividades dirigidas a grupos mais vulnerveis.

3. A Aco Social mais abrangente e global, dinamizadora de iniciativas, que procura agir no meio social, visando a melhoria das estruturas do quadro de vida pelo desenvolvimento econmico e social.
a que apela adeso e participao das pessoas, das famlias, das comunidades, das estruturas locais e orgos decisrios, para uma anlise, avaliao e procura de solues s necessidades duma sociedade em constante mutao.

Polticas sociais/familiares integradas e aco concertada

Verifica-se, assim, que para uma proteco social da famlia, esta tem de ser o alvo de polticas sociais/familiares integradas. O bem estar dos indviduos e das famlias faz parte de um processo de desenvolvimento centrado no factor humano. Qualquer comunidade ou sociedade depende largamente de cidados realizados do ponto de vista social, econmico, poltico, cultural, espiritual, fisco e emocional. Se a famlia est no centro da criatividade da vida, devemos sistematicamente e a todo o custo ser defensores de uma poltica que a reforce, permitindo-lhe jogar eficazmente os papis que esperamos dela. No entanto, as polticas ou medidas de proteco no podero em nenhum caso tomar a cargo toda a responsabilidade. As famlias e as comunidades devem elas prprias, de uma forma ou outra, serem responsveis tambm pelo seu prprio bem estar e progresso social. Parece-nos essencial que a promoo de polticas e medidas que visem o reforo da famlia e da comunidade tenham em considerao as seguintes componentes ou caractersticas:
n

devem ser definidas com os que as vo utilizar, isto , os membros das famlias e das organlzaes que as representam; devem ser modificveis segundo as flutuaes das situaes e nunca se deixarem institucionalizar num formalismo excessivamente rgido. Devem, portanto, ser flexveis e adaptadas a cada momento histrico concreto; devem ter em conta a unidade intrnseca da famlia, na diversidade de papeis e membros que a compem, salvaguardando e reforando as relaes de interdependncia e de cooperao e a defesa dos direitos do desenvolvimento integral, tendo em ateno os elementos socialmente mais vulnerveis: os idosos e as crianas.

10

No nos iremos deter na anlise detalhada das polticas ao nvel dos vrios sectores, mas referir-nos-emos a alguns sistemas por os considerarmos chave na defesa da famlia e do papel que deve ter na sociedade:
n

poltica de sade que deve contribuir para a edificao de uma noo mais holstica da sade, ligada s condies reais de vida das famlias, reabilitando saberes populares tradicionais (integrando naturalmente os saberes das cincias modernas) e privilegiando processos de educao para a sade; poltica de educao visando essencialmente o desenvolvimento da conscincia crtica em cada indivduo face s realidades do seu pas e do seu tempo, como forma de encorajar atitudes que favoream as mudanas e a manuteno dos valores essenciais vida humana e cvica; polticas dirigidas famlia enquanto instituio visando encorajar a sua participao activa consciente e crtica na sociedade.

Como medidas especficas ressaltam a reabilitao e revalorizao do trabalho na e para a famlia, quer da mulher, quer do homem, do combate incessante ao trabalho infantil, delinquncia e ao abandono das crianas e dos idosos e finalmente polticas que estabeleam rendimento suficiente s famlias exludas, por doena, idade ou incapacidade, do mundo do trabalho e da proteco social. No basta, no entanto, definir polticas. necessrio lanar programas e apoiar projectos apropriados e bem coordenados que faam com que se torne real o reforo da famlia e comunidade. Neste particular, as ONGs (Organizaes no Governamentais) tm um papel relevante, dada a sua proximidade das realidades e a sua especial sensibilidade s questes sociais e de cidadania. Revalorizar o papel da famlia, no pode constituir uma mera declarao de princpios sobre os quais todos estaremos de acordo. Cada um de ns, pessoal ou profissionalmente, agente e actor desta sociedade. Por isso, tem um papel, uma responsabilidade e um campo de interveno possvel. Vamos, pois, pensar, face ao tema proposto e perante a Proteco Social que existe de facto para a famlia, qual ser:
n n

A Proteco Social que a famlia necessita; O papel da famlia na proteco social.

11

Anda mungkin juga menyukai