Anda di halaman 1dari 16

MAX WEBER

1864-1920

OBJETO DA SOCIOLOGIA A AO SOCIAL


Diferentemente de Durkheim, o ponto de partida da sociologia de Weber (1864-1920) no estava nas entidades coletivas, grupos ou instituies. Seu objeto de investigao a ao social, a conduta humana dotada de sentido ou motivo, isto , de uma justificativa subjetivamente elaborada. O sentido ou motivo da ao individual deve envolver ou referir-se a outros indivduos: da o seu carter social. A ao de escrever uma carta para algum , por exemplo, uma ao social, pois quem escreve tem um motivo, no qual outras pessoas esto envolvidas.

A SOCIEDADE: RESULTADO DAS AES SOCIAIS


Para Weber, a sociedade existe concretamente, mas no algo externo e acima das pessoas, e sim o conjunto das aes dos indivduos relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber, partindo do indivduo e de suas motivaes, pretende compreender a sociedade como um todo. Cada sujeito age levado por um motivo que dado pela tradio, por interesses racionais ou pela emotividade. O motivo que transparece na ao social permite desvendar o seu sentido, que social na medida em que cada indivduo age levando em conta a resposta ou a reao de outros indivduos. Ex.: O trfico de drogas (fato social) resulta da ao de vrios indivduos: quem planta, quem prepara, quem vende, quem consome etc.

AO E RELAO SOCIAL
Weber distingue a ao da relao social. Para que se estabelea uma relao social preciso que o sentido da ao seja compartilhado. Por exemplo, um sujeito que pede uma informao a outro estabelece uma ao social: ele tem um motivo e age em relao a outro indivduo, mas tal motivo no compartilhado. Numa sala de aula, em que o objetivo da ao dos vrios sujeitos compartilhado, existe uma relao social. A escola, nesse sentido, s existe porque muitos indivduos orientam reciprocamente suas aes num determinado sentido, no caso estudar, aprender, ser aprovado no vestibular etc. Desse modo, a existncia da escola est vinculada a determinados tipos de relaes sociais que os indivduos praticam.

TIPOS DE AO SOCIAL
1) Ao tradicional: a ao que guiada pela obedincia aos hbitos, costumes, crenas aprendidas, que esto fortemente enraizados na vida do indivduo. Este tipo de ao mais ou menos inconsciente, e geralmente no questionada, j que o indivduo imagina que agir de tal maneira correto porque as coisas sempre foram daquele jeito. Ex.: Cerimnias de casamento, festas de formatura, festas de fim de ano, soltar foguetes durante a Copa do Mundo, fazer discursos durante a festa de aniversrio, cantar o parabns pra voc etc.

2) Ao afetiva: uma ao baseada mais no estado emocional da pessoa do que em meios racionais. As emoes so uma fora muito grande no que diz respeito motivao do comportamento humano. Exemplos: - Mudar de escola porque os amigos, de quem se gosta muito, tambm o faro; - No ir a uma festa porque um inimigo estar l;

3) Ao racional com relao a valores: ao determinada pela crena num valor considerado importante, independente do xito desse valor na realidade. a ao pela qual se busca um objetivo que, em si mesmo, pode at no ser racional, mas que perseguido por meios racionais. Exemplos: - Participar de alguma instituio beneficente com o simples propsito de servir ou ajudar; - A ao de um terrorista que, aps longo planejamento, detona uma bomba num mercado.

4) Ao racional com relao a fins: pode ser definida como uma ao na qual o meio utilizado para atingir um objetivo sempre e totalmente racional. Nesse caso, a ao no orientada por um sentimento ou por um valor pessoal, mas por um fim objetivamente estabelecido. Esse tipo de ao tambm chamado de ao tecnocrtica e caracterizam as sociedades capitalistas industrializadas modernas. Exemplos: - Ajudar famlias carentes a fim de ser eleito vereador; - Puxar saco do chefe para tentar melhorar o cargo na empresa.

Anda mungkin juga menyukai