Anda di halaman 1dari 5

Plano de Aula de Filosofia para o Ensino Mdio Tema: Empirismo e Criticismo

Nesta aula espera-se que atravs das atividades reflexivas e investigaes textuais, os alunos possam desenvolver, alm dos conceitos de empirismo e criticismo, os conceitos de: a) ideia; b) conhecimento; c) experincia. Sero utilizadas como base as teorias epistemolgicas de David Hume e Immanuel Kant.

1. Sensibilizao. Para despertar o interesse dos alunos para o tema abordado, ser proposto o seguinte exerccio:

Quando somos crianas e ainda no desenvolvemos bem a linguagem, nossa memria registra nossas impresses do mundo de forma pouco lgica e atemporal, talvez por isso nossas primeiras lembranas costumam remeter sons, gostos e imagens, e no pensamentos propriamente ditos. Voc poderia descrever qual a primeira coisa de que voc consegue se lembrar?

Em seguida, pedimos que os alunos, voluntariamente, compartilhem com a turma as suas respostas para a questo acima. De posse destas, o professor dever partir para a problematizao.

2. Problematizao Dialgica. Nessa fase preciso ouvir dos alunos o que eles compreendem acerca do assunto em questo, para que se possa construir juntamente com eles, no decorrer da aula, os conceitos esperados. Para tanto, faremos as seguintes perguntas para iniciar a discusso:

I. O que percepo? II. O que uma ideia? III. O que conhecimento? IV. Como possvel conhecer? V. O que uma experincia? VI. Experienciamos coisas a todo o momento, mas nem sempre nossas percepes condizem com a realidade. Por exemplo, observamos o Sol percorrendo o cu todos os dias, o que levou os antigos a deduzir que o Sol girava em torno da Terra, o que hoje sabemos ser o inverso. Voc consegue pensar em outro exemplo de percepo distorcida dos fenmenos naturais?

3. Investigao Textual. Neste momento da aula faremos a leitura em sala (coletiva ou individual) de textos filosficos para fundamentar os conceitos que comearam a ser desenvolvidos da etapa anterior. O primeiro um trecho da obra Investigao sobre o entendimento humano, de David Hume, que nos oferece uma reflexo sobre ideia, experincia e percepo:

MARCONDES, Danilo. Textos Bsicos de Filosofia: dos pr-socrticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000, p 101

O segundo texto utilizado sobre Kant e o conhecimento a priori: Se devemos olhar os objetos de nosso conhecimento como determinados de algum modo pelo exerccio ativo de nossas faculdades cognitivas, ento como devemos pensar esses objetos para entender suas propriedades como determinadas desse modo? A resposta a essa questo leva-nos segunda tese crucial de Kant sobre o conhecimento sinttico a priori, que a sua famosa (ou notria) doutrina do idealismo transcendental (ou crtico). Essa doutrina afirma que temos conhecimento somente de fenmenos, no das coisas em si mesmas. Os objetos da experincia so empiricamente reais, mas

transcendentalmente ideais. Essa nova maneira de pensar sobre os objetos do nosso conhecimento emprico , de acordo com Kant, necessria se devemos responder questo: como possvel o conhecimento sinttico a priori?. Kant compara a revoluo no pensar necessria para aceitar essa teoria revoluo no pensar necessria para aceitar a teoria copernicana dos movimentos celestes. Antes de Coprnico, pensava-se que os corpos celestes moviam-se, mas ns, observadores terrqueos, estvamos imveis. Agora vemos que ns, mesmo quando observadores, temos de nos olhar como estando em movimento. Analogamente, antes de Kant, pensvamos que nosso conhecimento dependia dos seus objetos, mas agora vemos que os objetos que conhecemos dependem do modo como conhecemos os objetos. Em ambos os casos, fazemos uma assuno que era natural porque nossa ateno estava focada nos objetos de nosso conhecimento, e no na nossa relao com eles. Por isso, todas as coisas pareciam depender dos objetos que observvamos, e no de ns. A revoluo em ambos os casos consistiu em levar em considerao, contrariamente ao modo como as coisas naturalmente aparecem, nosso papel nos processos que estamos tentando observar e entender.
WOOD, Allen W. Kant: Introduo. traduo Delamar Jos Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed, 2008.

4. Conceituao. Aps a leitura, deve-se identificar os conceitos e teorias presentes nos textos e enunci-los na lousa, procurando relacion-los com as respostas dadas pelos alunos na etapa 2, acrescentando a estes os conceitos de conhecimento a priori e idealismo crtico.

5. Avaliao. Para verificar se os alunos assimilaram os conceitos trabalhados at aqui, sero propostas as seguintes questes: a) Com base no que foi estudado nesta aula, voc considera que o conhecimento algo obtido ou desenvolvido? b) Voc seria capaz de descrever um tipo de conhecimento dominado por voc que no tenha origem em experincias empricas? c) Segundo Kant e sua teoria crtica, como se d a relao entre o sujeito e os objetos do conhecimento?

Anda mungkin juga menyukai