Anda di halaman 1dari 22

DIVISO ESPACIAL DO PODER

FORMA DE ESTADO: UNITRIO 1. Puro: Absoluta centralizao do exerccio do Poder; 2. Descentralizao administrativa: Concentra a tomada de decises, mas avana na execuo de decises. 3. Descentralizao Administrativa e Poltica: Desconcentra a tomada de decises, bem como a execuo..

DIVISO ESPACIAL DO PODER


FEDERADO 1. Agregao: E.U.A, Alemanha, Suia. 2. Desagregao (Segregao) Unitrio que resolve se descentralizar. FEDERADO 1. Dual: Separao de competncias rgido. 2. Corporativo: Competncia comum ou concorrente.

DIVISO ESPACIAL DO PODER


FEDERADO 1. Simtrico: E.U.A. Homogeneidade de cultura e desenvolvimento. 2. Assimtrico: Sua/Canad. Diversidade de lngua e cultura. FEDERADO 1. Orgnico: Os Estados membros, aparecem como um simples reflexo do todo poderoso poder central 2. De integrao: Em nome da integrao nacional prevalece a preponderncia do Governo Central sobre os demais entes.

DIVISO ESPACIAL DO PODER


FEDERADO 3. Equilbrio: Os entes devem se manter em harmonia reforando-se as instituies. 4. De segundo grau: Trplice estrutura do Estado brasileiro (Unio/Estados/Municpios) Manoel Gonalves Ferreira Filho

CARACTERSTICAS DA FEDERAO
Descentralizao Poltica: A prpria constituio prev ncleos de poder poltico, concedendo autonomia para os referidos entes; Repartio de competncias: Garante a autonomia entre os entes federativos e, assim, o equilbrio da federao. Constituio rgida como base jurdica: Fundamental a existncia de uma constituio rgida no sentido de garantir a distribuio de competncias entre os entes autnomos, surgindo, ento, uma verdadeira estabilidade institucional.

CARACTERSTICAS DA FEDERAO
Inexistncia do direito de secesso: No se permite, uma vez criado o pacto federativo, o direito de separao, de retirada. Tanto que, s a ttulo de exemplo, no Brasil, a CF/88 estabeleceu em seu art. 34, I que a tentativa de retirada ensejar a decretao da interveno federal no Estado rebelante. Eis o princpio da indissolubilidade do vnculo federativo, lembrando, inclusive, que a forma federativa de Estado um dos limites materiais ao poder de emenda, na medida em que, de acordo com o art. 60 4, I, no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado. Soberania do Estado Federal: A partir do momento que os Estados ingressam na Federao perdem a soberania, passando a ser autnomos. Os entes federativos so, portanto, autnomos entre si, de acordo com as regras constitucionalmente previstas, nos limites de sua competncia; a soberania, por seu turno, caracterstica do todo, do pas, do Estado federal, no caso do Brasil, a Repblica Federativa do Brasil;

CARACTERSTICAS DA FEDERAO
Interveno: Diante de situaes de crise, o processo interventivo surge como instrumento para assegurar o equilbrio federativo e, assim, a manuteno da Federao. Auto-Organizao dos Estados-membros: Atravs da elaborao das constituies estaduais (art. 25 da CF/88) rgo representativo dos Estados-membros: No Brasil, de acordo com o Art. 46, a representao d-se atravs do Senado Federal; Guardio da Constituio: No Brasil, o STF. Repartio de receitas: Assegura o equilbrio entre os entes federativos (art. 157 a 159)

RESUMO
FORMA DE GOVERNO: Republicana; FORMA DE ESTADO: Federao. SISTEMA DE GOVERNO: Presidencialista CARCTERSTICAS DO ESTADO BRASILEIRO: Estado Democrtico de Direito. ENTES COMPONENTES DA FEDERAO: Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

DIVISO ORGNICA DO PODER


ARISTTELES: Identificao das funes de Estado As primeiras bases tericas para a tripartio de Poderes foram lanadas na Antiguidade por Aristteles, em sua obra Poltica, em que o pensador vislumbrava a existncia de trs funes distintas exercidas pelo poder soberano, quais sejam, a funo de editar normas gerais a serem observadas por todos, a de aplicar as referidas normas ao caso concreto (administrando) e a funo de julgamento, dirimindo os conflitos oriundos da execuo das normas gerais nos casos concretos.

DIVISO ORGNICA DO PODER


Montesquieu: Correspondncia entre a diviso funcional e uma diviso orgnica. Muito tempo depois, a teoria de Aristteles seria aprimorada pela viso precursora do Estado liberal burgus desenvolvida por Montesquieu em seu O esprito das leis. Por meio dessa teoria, cada Poder exercia uma funo tpica, inerente sua natureza, atuando independente e autonomamente. Assim, cada rgo exercia somente a funo que fosse tpica, no mais sendo permitido a um nico rgo legislar, aplicar a lei e julgar, de modo unilateral. Tais atividades passam a ser realizadas, independentemente, por cada rgo, surgindo, assim, o que se denominou teoria dos freios e contrapesos, balizada pelo STF.

DIVISO ORGNICA DO PODER


Abrandamento da teoria de Montesquieu funes tpicas e atpicas. A teoria da tripartio de Poderes, foi adotada por grande parte dos Estados modernos, s que de maneira abrandada. Isso porque, diante das realidades sociais e histricas, passou-se a permitir maior interpenetrao entre os Poderes, atenuando a teoria que pregava a separao pura e absoluta dos mesmos. Dessa forma, alm do exerccio de funes tpicas (predominantes), inerentes sua natureza, cada rgo exerce, tambm, outras duas funes atpicas (de natureza tpica dos outros dois rgos).

RGO
LEGISLATIVO

FUNO TPICA
Legislar; Fiscalizao contbil, financeira, oramentria e patrimonial do Poder Executivo;

FUNO ATPICA
Natureza executiva: ao dispor sobre a organizao, provendo cargos, concedendo frias, licena a servidores etc. Natureza jurisdicional: O Senado julga o Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade (art. 52, I) Natureza legislativa: O Presidente da Repblica, por exemplo, adota medida provisria com fora de lei (art. 62); Natureza jurisdicional: O Executivo julga, apreciando defesas e recursos administrativos. Natureza legislativa: regimento interno de seus tribunais (art. 96, I, a; Natureza executiva: administra ao conceder licenas e frias aos magistrados e serventurios (art. 96, I, f

EXECUTIVO

Prtica de atos de chefia de Estado, chefia de governo e atos de administrao;

JUDICIRIO

Julgar( funo jurisdicional), dizendo o direito no caso concreto e dirimindo os conflitos que lhe so levados, quando da aplicao da lei.

HIERARQUIA DAS NORMAS


CONSTITUIO FEDERAL E EMENDAS CONSTITUIO. As normas constitucionais esto no topo do ordenamento jurdico, estando assim, hierarquicamente, superior a todas as demais regras jurdicas. Nenhuma outra norma pode contrariar um preceito constitucional, sob pena de incorrer no vcio da inconstitucionalidade. Das normas constitucionais devem derivar todas as outras normas.

HIERARQUIA DAS NORMAS


LEIS: LEI COMPLEMENTAR, LEI ORDINRIA, LEI DELEGADA E MEDIDA PROVISRIA. Essas quatro normas jurdicas esto no mesmo nvel hierrquico. No h subordinao entre elas. Diferenciam-se entre si pela matria e pela forma do processo legislativo.

HIERARQUIA DAS NORMAS


A Lei Complementar trata de matrias especificamente previstas na Constituio Federal e que exige um maior rigor no formalismo do processo legislativo, atravs do quorum mnimo de aprovao da maioria absoluta. (Art. 69 CF). A Lei Ordinria trata de matria no reservada pela Constituio Federal Lei Complementar e exige um menor rigor no formalismo do processo legislativo, atravs do quorum mnimo de aprovao da maioria simples.

HIERARQUIA DAS NORMAS


A Lei Delegada elaborada pelo Presidente da
Repblica, mediante delegao do Congresso Nacional.
A Medida Provisria tem fora de lei e adotada pelo Presidente da Repblica em caso de relevncia e urgncia, mas que tem a necessidade de submisso imediata apreciao do Congresso Nacional (Art. 62 CF).

LEI FEDERAL, LEI ESTADUAL E LEI MUNICIPAL


Tambm no h, a princpio, hierarquia entre Lei Federal, Lei Estadual e Lei Municipal. Todas esto no mesmo nvel hierrquico. Havendo confronto entre as leis ordinrias nessas trs esferas do Poder, h de se avaliar, tambm, a competncia, legislativa em razo da matria prevista na Constituio Federal para a Unio, Estados e Municpios. H de se entender que uma Lei Federal no prevalecer sobre uma Lei Municipal se a matria objeto da norma for da competncia do Municpio e vice-versa.

LEI FEDERAL, LEI ESTADUAL E LEI MUNICIPAL


O Art. 22 da CF estabelece que compete privativamente unio legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; sobre desapropriao, guas, energia, informtica, telecomunicao e radiodifuso; servio postal, sistema monetrio e de medidas, ttulos e garantias dos metais; sobre trnsito e transportes; propaganda comercial etc. O pargrafo nico desse mesmo artigo prev a possibilidade de a Lei Complementar autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas da Unio.

LEI FEDERAL, LEI ESTADUAL E LEI MUNICIPAL


O Art. 30 da CF estabelece que compete aos Municpios legislar sobre assuntos de interesse local; a suplementar a legislao federal e a estadual no que couber; instituir e arrecadar os tributos de sua competncia; organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, includo o de transporte coletivo, que tem carter essencial; promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupao do solo urbano.

LEI FEDERAL, LEI ESTADUAL E LEI MUNICIPAL


Assim, est claro, que uma Lei Federal no poder regular assuntos que so da competncia dos municpios, bem como uma Lei Municipal no poder adentrar na esfera legislativa da Unio. Extrai-se da que no h hierarquia entre Leis Federais, Estaduais e Municipais. Havendo, porm, previso na Constituio Federal para uma competncia legislativa concorrente ou comum entre Unio, Estados e Municpios, a sim poderia se invocar a hierarquizao entre as normas federal, estadual ou municipal.

HIERARQUIA DAS NORMAS


DECRETOS. Abaixo das Leis temos o Decreto, que um instrumento legislativo, da competncia do Presidente da Repblica (Art. 84, IV CF) que serve para aprovar o regulamento da lei, de forma a possibilitar o fiel cumprimento desta. O Decreto no pode ir alm dos limites da lei para alterar ou acrescentar normas. Os governadores e prefeitos municipais tambm tm competncia para expedir decretos.

HIERARQUIA DAS NORMAS


PORTARIAS e RESOLUES. Portaria um instrumento legislativo utilizado pelos auxiliares diretos dos chefes de Poder Executivo que visam regular as atividades de suas pastas. A Portaria deve estar em consonncia com as Leis e Decretos. Resolues so deliberaes normativas de rgos colegiados. A resoluo tambm no pode extrapolar os limites da lei e da competncia do rgo que a editar.

Anda mungkin juga menyukai