Anda di halaman 1dari 6

Lei n 10.991, de 18 de agosto de 1997. Dispe sobre a Organizao Bsica da Brigada Militar do Estado.

Art. 1 - A Brigada Militar, Polcia Militar do Estado do Rio Grande do Sul, uma Instituio permanente e regular, organizada com base na hierarquia e na disciplina, destinada preservao da ordem pblica e incolumidade das pessoas e do patrimnio. Art. 2 - A Brigada Militar vincula-se, administrativa e operacionalmente, Secretaria de Estado responsvel pela Segurana Pblica no Estado do Rio Grande do Sul. Art. 3 - Compete Brigada Militar: I - executar, com exclusividade, ressalvada a competncia das Foras Armadas, a polcia ostensiva, planejada pela autoridade policial-militar competente, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manuteno da ordem pblica e o exerccio dos poderes constitudos; II - atuar preventivamente, como fora de dissuaso, em locais ou rea especficas, onde de presuma ser possvel a perturbao da ordem pblica; III - atuar repressivamente, em caso de perturbao da ordem pblica e no gerenciamento tcnico de situaes de alto risco; IV - exercer atividades de investigao criminal militar; V - atuar na fiscalizao e controle dos servios de vigilncia participar no Estado; VI - executar o servio de preveno e combate a incndio; VII - planejar, organizar, fiscalizar, controlar, coordenar, instruir, apoiar e reconhecer o funcionamento dos servios civis auxiliares de bombeiros; (Redao dada pela Lei n 11.736/02)
Legislao Aplicada Concurso Sd Brigada Militar Pgina 52

VIII - realizar os servios de busca e resgate areo, aqutico e terrestre no Estado; IX - executar as atividades de defesa civil no Estado; X - desempenhar outras atribuies previstas em lei. XI - planejar, estudar, analisar, vistoriar, controlar, fiscalizar, aprovar e interditar as atividades, equipamentos, projetos e planos de proteo e preveno contra incndios, pnicos, desastres e catstrofes em todas as edificaes, instalaes, veculos, embarcaes e outras atividades que ponham em risco a vida, o meio ambiente e o patrimnio, respeitada a competncia de outros rgos; (Includo pela Lei n 11.736/02) XII - realizar a investigao de incndios e sinistros; (Includo pela Lei n 11.736/02) XIII - elaborar e emitir resolues e normas tcnicas para disciplinar a segurana contra incndios e sinistros; (Includo pela Lei n 11.736/02) XIV - avaliar e autorizar a instalao de sistemas ou centrais de alarmes privados contra incndios, nos rgos de Polcia Militar (OPM) de Bombeiros, mediante a cobrana de taxas de servio no emergenciais, determinadas na Lei n 10.987, de 11 de agosto de 1997, aplicando-se-lhes as penalidades previstas em lei. (Includo pela Lei n 11.736/02) Pargrafo nico - So autoridades policiais-militares o Comandante-Geral da Brigada Militar, os Oficiais, e as Praas em comando de frao destacada, no desempenho de atividade policial-militar no mbito de suas circunscries territoriais. Art. 4 - A Brigada Militar estrutura-se em rgos de Direo, de Apoio e de Execuo. 1 - Ao Comando-Geral, que o rgo de Direo Geral da Brigada Militar, compete a administrao da Instituio. 2 - Aos Departamentos e ao Comando do Corpo de Bombeiros - CCB, que so rgos de apoio da Brigada Militar, compete o planejamento, a direo, o controle e a execuo das diretrizes emanadas do Comando da Instituio. (Redao dada pela Lei n 11.736/02) 3 - Aos Comandos Regionais e aos rgos de Polcia Militar (OPM), que so os rgos de Execuo da Brigada Militar, compete as atividades administrativo-operacionais indispensveis ao cumprimento das finalidades da Instituio. 4 - Os rgos de Polcia Militar (OPM) compreendem: I - OPM de Polcia Ostensiva; II - OPM de Bombeiros; III - OPM de Ensino; IV - OPM de Logstica; V - OPM de Sade;
Legislao Aplicada Concurso Sd Brigada Militar Pgina 53

VI - OPM Especiais. Art. 5 - Os OPM tm criao, extino, atribuies, estrutura, organizao, efetivo, nvel, subordinao e grau de comando fixados considerando-se os indicadores de segurana pblica da respectiva circunscrio territorial e os indicadores especficos da Instituio. Art. 6 - O Comandante-Geral, Oficial do ltimo Posto da carreira do Quadro de Oficiais de Estado-Maior - QOEM, a autoridade primeira da Instituio, competindo-lhe a sua administrao, com os poderes e deveres inerentes funo. Art. 7 - O Comando-Geral compreende: I - o Comandante-Geral; II - o Subcomandante-Geral; III - o Conselho Superior; IV - o Estado Maior; V - a Corregedoria-Geral; VI - a Ajudncia Geral; VII - o Gabinete do Comandante-Geral; e VIII - a Comisso de Avaliao e Mrito. Art. 8 - O Comandante-Geral indicado pelo Secretrio de Estado responsvel pelos assuntos de segurana pblica e nomeado pelo Chefe do Poder Executivo Estadual, competindo-lhe: I - a Coordenao geral das atividades da Instituio; II - a Presidncia da Comisso de Avaliao e Mrito; III - a Direo do Conselho Superior. Art. 9 - O Subcomandante-Geral o substituto, nos seus impedimentos eventuais, do Comandante-Geral da Corporao, competindo-lhe igualmente as funes de assessorlo no cumprimento das atividades da Brigada Militar. Pargrafo nico - O Subcomandante-Geral ser indicado pelo Secretrio de Estado responsvel pelos assuntos de segurana pblica, ouvido o Comandante-Geral, e nomeado pelo Governador do Estado. Art. 10 - Ao Conselho Superior, constitudo pelos Coronis da ativa em exerccio na Instituio, cabe o assessoramento em assuntos de interesse da Corporao. Art. 11 - Ao Estado Maior da Brigada Militar, rgo de assessoramento do ComandoGeral, compete o estudo e o planejamento estratgico da Instituio.
Legislao Aplicada Concurso Sd Brigada Militar Pgina 54

Art. 12 - O Estado Maior da Brigada Militar estrutura-se em: I - chefia; e II - sees. Art. 13 - Ao Chefe do Estado Maior compete: I - assessorar o Comandante-Geral; e II - coordenar, dirigir e controlar os trabalhos do Estado Maior. Art. 14 - A Corregedoria-Geral, diretamente subordinada ao Comandante-Geral o rgo de disciplina, orientao e fiscalizao das atividades funcionais e da conduta dos servidores da Instituio. Pargrafo nico - Compete Corregedoria-Geral: I - cumprir atividades que lhe sejam atribudas pelo Comandante-Geral; II - exercer a apurao de responsabilidade criminal, administrativa ou disciplinar; III - fiscalizar as atividades dos rgos e servidores da Brigada Militar, realizando inspees e correies e sugerindo as medidas necessrias ou recomendveis para a racionalizao e eficincia dos servios; IV - avaliar, para encaminhamento posterior ao Comandante-Geral, os elementos coligidos sobre o estgio probatrio de integrantes da carreira de Servidor-Militar; V - requisitar, de qualquer autoridade, certides, diligncias, exames, pareceres tcnicos e informaes indispensveis ao bom desempenho de sua funo; e VI - elaborar o regulamento do estgio probatrio dos servidores-militares. Art. 15 - A Ajudncia-Geral tem a seu cargo os servios administrativos do Quartel do Comando-Geral e o atendimento de suas necessidades em pessoal e material. Art. 16 - O Gabinete do Comandante-Geral, ao qual compete o assessoramento direto ao Comandante-Geral, composto por: I - Chefia; II - Assessorias; III - Secretaria Executiva. Art. 17 - Comisso de Avaliao e Mrito, rgo de assessoramento permanente do Comandante-Geral nos assuntos relativos s carreiras de Oficiais e Praas da Instituio, compete o controle, avaliao e processamento das promoes.

Legislao Aplicada Concurso Sd Brigada Militar Pgina 55

Art. 18 - Os Comandos Regionais, escales intermedirios de Comando, so os responsveis em suas respectivas circunscries territoriais pelas atividades administrativo-operacionais dos OPM que lhe so subordinados. 1 - Os Comandos Regionais, conforme a respectiva circunscrio territorial de atuao, podem receber denominaes diferenciadas, em razo do efetivo e da sua destinao, que atendam s necessidades da segurana pblica. 2 - Os Comandos Regionais podem ser dotados de Centro de Operaes Policiais Militares. Art. 19 - Os Departamentos e o Comando do Corpo de Bombeiros organizam, sob a forma de sistemas, as atividades de ensino, instruo e pesquisa, logstica, patrimnio, sade, administrao financeiro-contbil, pessoal, informtica, atividades de bombeiro e outras, de acordo com as necessidades de instituio, compreendendo: (Redao dada pela Lei n 11.736/02) I - Departamento de Ensino, rgo de planejamento, controle e fiscalizao das atividades de ensino, instruo e pesquisa; II - Departamento de Logstica e Patrimnio, rgo de planejamento, controle e fiscalizao dos bens patrimoniais afetos Instituio, competindo-lhe a aquisio, distribuio, manuteno e a contratao de todos os servios; III - Departamento de Sade, rgo de planejamento, controle e fiscalizao das atividades de sade da Instituio; IV - Departamento Administrativo, rgo de planejamento, controle, fiscalizao, auditoria e execuo das atividades financeiro-oramentrio-contbeis do pessoal; V - Departamento de Informtica, rgo de planejamento, controle e fiscalizao dos sistemas informatizados da Instituio. VI - Comando do Corpo de Bombeiros, rgo de planejamento, controle, coordenao e fiscalizao de todas as atividades tcnicas de bombeiro. (Includo pela Lei n 11.736/02) Art. 20 - As funes de Comandante-Geral, de Subcomandante-Geral, de Chefe do Estado-Maior, de Corregedor-Geral e de Diretores dos Departamentos so privativas do posto de Coronel do QOEM. 1 - A funo de Diretor do Departamento de Sade ser exercida por um Coronel do Quadro de Oficiais Especialistas em Sade - QOES. 2 - VETADO 3 - O preenchimento das funes nos OPM de Bombeiros ocorrer, preferencialmente, por Oficiais detentores do Curso de Especializao em Bombeiros ou equivalente, por Oficiais pertencentes ao Quadro de Tenentes de Polcia Militar - QTPM - oriundos da Qualificao Policial Militar 2 - QPM-2 e, somente, por Praas Integrantes da mesma Qualificao. (Includo pela Lei n 11.736/02)
Legislao Aplicada Concurso Sd Brigada Militar Pgina 56

Art. 21 - Os Departamentos da Brigada Militar podero dividir-se em diviso, seo e setor, nesta ordem de hierarquia, com competncias a serem discriminadas em regimento interno. Art. 22 - O Poder Executivo regulamentar a presente Lei no que couber, no prazo de 90 (noventa) dias, a contar de sua vigncia. Art. 23 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 24 - Revogam-se as disposies em contrrio, em especial a Lei n 7.556, de 20 de novembro de 1981. PALCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 18 de agosto de 1997.

Legislao Aplicada Concurso Sd Brigada Militar Pgina 57

Anda mungkin juga menyukai