Anda di halaman 1dari 2

Sntese Texto: COSTA, Jorge Adelino. Imagens Organizacionais da escola. Coleo Perspectivas Actuais/Educao. Porto: ASA Editores, 1996.

Captulo II: A Escola como Burocracia. Grupo: Ana Carolina Domingues; Franciele Granzotti; Regiane Lima; Trcila Mascarenhas. O autor inicia o captulo nos dizendo que o modelo burocrtico de educao foi um dos mais utilizados, ainda que tambm tenha sido muito criticado. Ele aponta aspectos principais sobre a imagem burocrtica da escola, quais sejam: centralizao, previsibilidade, formalizao, hierarquizao, obsesso por documentos, atuao rotineira, uniformidade e impessoalidade nas relaes humanas, pedagogia uniforme e concepo burocrtica da funo docente. (Costa, 1996, p.39). O texto se divide em trs partes, na primeira parte o autor apresenta a fundamentao terica discutindo a burocracia enquanto um modelo organizacional, na segunda parte o autor introduz alguns autores que escreveram sobre essa temtica de forma satrica. Na terceira e ltima parte o autor nos apresenta a organizao escolar burocratizada. Essa organizao do texto nos permite entender a burocracia enquanto um conceito mais geral que surge em um contexto histrico especfico, para fazermos depois um recorte de como esse sistema organizacional atua na escola e nas relaes pedaggicas. Para analisar essa temtica o autor utiliza os fundamentos de Max Weber que segundo ele (...) foi o primeiro, e certamente o maior, teorizador da burocracia enquanto modelo organizacional. (Costa, 1996, p.41) Acompanhando a leitura de Weber, Costa (1996) afirma que o surgimento do estado moderno (capitalista e democrtico) depende do desenvolvimento da burocracia para prosperar. O autor ainda ressalta que:
Enquanto tipo ideal, a burocracia surge, portanto, como um modelo organizacional caracterizado globalmente pela racionalidade e pela eficincia e, nesta perspectiva, no se afasta significativa dos objetivos da administrao cientfica pretendidos por Taylor. (Costa, 1996, p.42) [grifos do autor]

Nesse sentido, em relao ao que estudamos no captulo anterior, o qual apresentava a escola como uma empresa, os princpios de organizao permanecem e ampliam-se na forma burocrtica de organizao de educao.

No texto o autor introduz as ideias do trabalho de Richard Hall (1971), no qual o estudioso utiliza Weber e outros autores para apresentar algumas caractersticas da organizao burocrtica. Dessas caractersticas apontadas podemos compreender a burocracia como um sistema organizacional pautado tanto em caractersticas prescritivas, quanto descritivas que se qualifica pelo princpio da racionalidade. Ao falar sobre os autores que escreveram satiricamente o autor salienta que: (...) A apreciao e a crtica de ndole satrica, para alm de constituir um questionamento ao tipo de estruturao, aos procedimentos e aos comportamentos vigentes em muitas organizaes (bem como aos modelos tericos que as suportam), contribui, tambm, para uma melhor clarificao das nossas imagens sobre a realidade organizacional e administrativa, designadamente, para a compreenso da imagem burocrtica da escola. (Costa, 1996, p.47) A organizao burocrtica na escola surge quando as ideologias liberais comeam a ruir e novos sistemas educativos passam a ser criados. Nesse sentido a burocracia est presente no s como modelo de administrao pblica, mas tambm como sistema educacional. As mudanas sociais e econmicas refletem mudanas tambm na concepo de educao, de ensino e aprendizagem, por isso a organizao burocrtica passa a fazer parte dos sistemas educativos, para atender a demanda da sociedade. Essa organizao burocrtica da escola no est presente s na organizao da gesto escolar, as relaes pedaggicas da sala de aula passam atender princpios prprios da organizao burocrtica, tais como: conduta organizada, tarefas prescritas e organizao muito densa. No texto tambm nos apresentado exemplos como de Portugal, pas no qual os sistemas educacionais burocrticos ganharam destaque. Finalmente Costa (1996) nos fala que para alguns autores mesmo em um sistema engessado os sujeitos que fazem parte dessa prtica podem se mobilizar, por outro lado outros autores apontam que no h mobilidade em direo liberdade em escolas cuja organizao burocrtica, sendo necessrio que escola se organize de forma democrtica, tema do prximo captulo.

Anda mungkin juga menyukai