Anda di halaman 1dari 16

!

"#2

JUNHO DE 2013

Estamos comprando demais?

NESTE N UMERO

6 !"#2

MAIS ON-LINE
www.jw.org

ADOLESCENTES

M AT E R I A D E C A PA

r
OS JOVENS PERGUNTAM . . . ESTOU OBCECADO COM A MINHA APARENCIA? Toda vez que me olho no espelho, eu me acho gorda e feia, disse uma jovem chamada Serena. Cheguei a parar de comer para tentar perder peso. Se voce tem um conceito distorcido sobre seu corpo, como poderia ter um conceito mais equilibrado?
(Acesse ENSINOS BIBLICOS ADOLESCENTES.)

Estamos comprando demais?


PAGINAS 8-11

CRIANC AS 3 OBSERVANDO O MUNDO 4 AJUDA PARA A FAMILIA Como acabar com a tatica do silencio 6 O CONCEITO DA BIBLIA Satanas 12 PAISES E POVOS Uma visita ao Panama 14 LIC OES DO PASSADO Um ultimato em nome de Deus? 16 TEVE UM PROJETO? A nadadeira da baleia-corcunda

Leia historias bblicas ilustradas. Use as paginas de atividades para ajudar seus filhos a conhecer melhor personagens bblicos e princpios morais.
(Acesse ENSINOS BIBLICOS CRIANCAS.)

Vol. 94, No. 6 / Monthly / PORTUGUESE (Brazilian Edition) Tiragem de cada numero: 43.524.000 em 98 idiomas
Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traduc ao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. Despertai! e publicada mensalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 511. 5 2013 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

Gostaria de receber mais informac oes ou ter um curso bblico gratuito em sua casa? Acesse www.jw.org ou escreva para um dos enderecos abaixo.
TESTEMUNHAS DE JEOVA: BRASIL: Caixa Postal 92, Tatu, SP, 18270-970. PORTUGAL: Apartado 91, P-2766-955, Estoril. Para uma lista completa de enderecos em outros pases, acesse www.jw.org/contato.

OBSERVANDO O MUNDO

MUNDO A Organizac ao Mundial da Saude ` concluiu que a exposic ao a fumaca de motores a diesel aumenta o ris co de cancer de pulmao e possivel mente de cancer de bexiga.

IRLANDA Um relatorio publicado em 2012 pela Associa c ao de Padres Catolicos, da Irlanda, indica que 87% dos catolicos entrevistados nesse pas acre ditam que os padres deveriam ter permissao para casar; e 77% acreditam que a ordenac ao de mulheres deveria ser permitida.

EL SALVADOR Em meados de abril de 2012, o governo salvadorenho anunciou o pri meiro dia sem homic dios no pas em quase tres anos. Assolado por violencia relacionada a drogas, El Salvador tinha, em 2011, uma taxa de 69 homicdios para cada 100 mil habitantes uma das piores do mundo.

ANTARTIDA Polen e esporos fossilizados encontrados em sedimentos do leito ma rinho revelam que a Antartida ja teve palmeiras e florestas quase tropicais. Durante o chamado cli ma estufa do perodo Eoceno, os invernos eram amenos e basicamente sem gelo e as temperatu ras nos polos nao eram muito diferentes das do equador.

AFRICA SUBSAARIANA E SUDESTE ASIATICO Analises de medicamen tos antimalaricos revelaram que, em algumas re gioes, boa parte dos remedios e de baixa qualidade ou falsificada, resultando em tratamentos inadequados ou inefi cientes. No Sudeste Asiatico, 36% das amostras de medicamentos testadas foram classificadas como falsas, assim como 20% das amostras na Africa subsaariana.

AJUDA PARA A FAMILIA  CASAMENTO

Como acabar com a tatica do silencio

O DESAFIO Como e possvel que duas pessoas que prometeram se amar cheguem a ponto de ficar sem se falar por horas ou ate por dias? Elas dizem a si mesmas: Pelo menos paramos de brigar. Mas isso nao resolve o problema, e os dois se sentem mal com a situac ao.

POR QUE ACONTECE Vinganca. Algumas pessoas usam o silencio para se vingar. Por exemplo, pense num marido que planejou o fim de semana sem consultar a esposa. Quando ela descobre, fica brava e diz que ele nao teve conside rac ao. Ele retruca dizendo que ela e sensvel demais. A esposa sai pisando duro e fica emburrada. Por ficar em silencio, e como se ela dissesse: Voce me magoou, en tao agora eu vou magoar voce tambem. Manipulac ao. Alguns usam o silencio para conseguir o que querem. Por exemplo, pense num casal que esta planejando uma viagem, e a esposa quer levar os pais dela junto. O marido nao concorda. Voce esta casada comigo, nao com seus pais, diz ele. Da, para de falar com a esposa, esperando que ela finalmente ceda e faca a vontade dele. Naturalmente, isso nao quer dizer que um casal nao possa interromper uma conversa quando os animos es tao ficando exaltados. Isso na verdade os ajudara a se acalmar antes que a situac ao saia do controle. A Bblia diz que existe um tempo para ficar quieto. (Eclesiastes 3:7) Mas, quando e usado como meio de vinganca ou manipulac ao, o silencio com o tempo diminui o respeito que um tem pelo outro alem de nao resolver o proble ma. Como voce pode evitar que isso aconteca ao seu casamento?

Encontre mais ajuda para a famlia no site www.jw.org

O QUE VOCE PODE FAZER O primeiro passo e reconhecer que essa tatica, na me lhor das hipoteses, funciona apenas por um tempo. E verdade que cortar o dialogo pode satisfazer seu desejo de vinganca ou obrigar a outra pessoa a fazer suas vontades. Mas e assim que voce realmente quer tratar a pessoa a quem prometeu amar? Existem soluc oes melhores! Tenha discernimento. A Bblia diz que o amor nao se ir rita facilmente. (1 Corntios 13:4, 5, Bblia Facil de Ler) Assim, se, num momento de irritac ao, seu conjuge dis ser coisas como Voce nunca me ouve ou Voce sem pre se atrasa, nao leve isso ao pe da letra. Tente per ceber o que esta por tras dessas palavras. Por exemplo, Voce nunca me ouve pode significar Sinto que voce nao leva minha opiniao a serio. Princpio bblico: Pro verbios 14:29.

T E X T O S P R I N C I PA I S Quem e vagaroso em irar-se e abundante em discernimento. Proverbios 14:29. Onde nao ha lenha, apaga-se o fogo. Proverbios 26:20. Nao te precipites no teu esprito em ficar ofendido. Eclesiastes 7:9.

Encare seu casamento como uma parceria


Suavize o tom da voz. Se nao for feito nada, uma discussao pode ficar cada vez mais seria. Mas voce pode mudar o rumo dela. Como? O livro Fighting for Your Marriage (Lutando por Seu Casamento) diz: Suavizar o tom da sua voz e entender o ponto de vista de seu conjuge sao ferramentas poderosas que voce pode usar para dissipar a tensao e conter os animos. Isso geral mente basta. Princpio bblico: Proverbios 26:20. Substitua eu por nos. A Bblia diz: Que cada um persista em buscar, nao a sua propria vantagem, mas a da outra pessoa. (1 Corntios 10:24) Se, em seu casamento, houver parceria em vez de rivalidade, as chan ces de voces se ofenderem, discutirem e ficarem sem se falar serao bem menores. Princpio bblico: Eclesiastes 7:9. Ficar sem se falar e exatamente o contrario do que a B blia aconselha: Cada um de vos, individualmente, ame a sua esposa como a si proprio; por outro lado, a espo sa deve ter profundo respeito pelo seu marido. (Efesios 5:33) Alguns casais combinam entre si que nao vao ad mitir essa tatica do silencio em seu casamento. Que acha de fazer o mesmo?

PASSE A BOLA COM JEITO A Bblia declara: Vossa pronun ciac ao seja sempre com graca, temperada com sal, para que saibais como responder a cada um. (Colossenses 4:6) Isso sem duvida se aplica ao casamento! Para ilustrar: ao brincar de bola, voce a arremessa suavemente, nao com forca para machucar. Aplique o mesmo princpio ao falar com seu conjuge. Atirar farpas apenas machuca. Fale com bondade, com jeito, de ma neira que seu conjuge possa en tender a questao. Da Despertai! de 8 de janeiro de 2001.

Despertai! junho de 2013 5

O C O N C E I T O D A B I B L I A  S ATA N A S

S ATA NA S
Satanas e uma pessoa real?
O QUE AS PESSOAS DIZEM Algumas acreditam que Satanas, o Diabo, nao e uma pessoa, mas simplesmente a representac ao do mal dentro de cada um de nos. O QUE A BIBLIA DIZ Satanas e uma pessoa real. Ele e um anjo rebelde, uma criatura espiritual que se opoe a Deus. A Bblia chama Satanas de o governante deste mundo. (Joao 12:31) Ele usa sinais mentirosos e engano para atingir seus objetivos. 2 Tessalonicenses 2:9, 10. A Bblia relata uma conversa no ceu entre Satanas e Deus. Se Sa tanas fosse apenas um smbolo do mal que existe dentro de cada pessoa, como poderia Deus, que e perfeito e imaculado, ter con versado com o lado mau de si mesmo? (Deuteronomio 32:4; Jo 2:1-6) Assim, fica claro que Satanas e uma pessoa real, nao sim plesmente a personificac ao do mal. POR QUE ISSO DEVERIA INTERESSAR VOCE? Satanas age como um criminoso que esconde sua identidade. Ele quer que voce acredite que ele e um ser fictcio para continuar cometendo cri mes sem ser descoberto. Para se proteger de Satanas, voce precisa primeiro reconhecer que ele existe.

A serpente original, o chamado Diabo e Satanas, . . . esta desencaminhando toda a terra habitada.
Revelac ao (Apocalipse) 12:9.

Encontre mais respostas a perguntas bblicas no site www.jw.org

Onde Satanas mora?


O QUE AS PESSOAS DIZEM Muitas acreditam que Satanas mora num inferno de fogo no centro da Terra. Outras acham que ele existe dentro das pessoas mas. O QUE A BIBLIA DIZ Por ser uma criatura espiritual, Satanas vive num plano invisvel. Por um tempo, ele tinha acesso ao lugar ha bitado por Deus e seus anjos fieis. (Jo 1:6) Mas depois foi expulso da presenca de Deus. Agora, ele e outras criaturas espirituais perversas estao restritos aos arredores da Terra. Revelac ao 12:12. Sera que isso significa que Satanas esta confinado num lugar es pecfico da Terra? Por exemplo, voce talvez ja tenha lido que a antiga cidade de Pergamo foi descrita como onde Satanas esta morando. (Revelac ao 2:13) Na verdade, essa expressao se refe` ria a concentrac ao da adorac ao satanica ali. Satanas nao vive num lugar especfico da Terra. A Bblia diz que todos os reinos da terra habitada sao dele. Lucas 4:5, 6.

Ai da terra . . . porque desceu a vos o Diabo.


Revelac ao 12:12.

Satanas pode prejudicar ou controlar as pessoas?


O QUE A BIBLIA DIZ A maior parte da humanidade tem sido desencaminhada por Satanas, ficando assim sob sua influencia. (2 Corntios 11:14) Isso ajuda a explicar por que os humanos nao conseguem melhorar as condic oes mundiais. A Bblia tambem fala de casos mais extremos em que Satanas ou outros anjos rebeldes assumiram o controle de pessoas, ate lhes causando ferimentos. Mateus 12:22; 17:15-18; Marcos 5:2-5. O QUE VOCE PODE FAZER Voce nao precisa ficar apavorado por causa do poder de Satanas. Para nao ficar sob a influencia ou controle satanico, voce precisa conhecer bem os planos dele e como ele manipula as pessoas. (2 Corntios 2:11, Bblia Facil de Ler) Por ler a Bblia, voce pode aprender informac oes fundamen tais sobre as taticas de Satanas e assim evitar ser uma vtima dele. Livre-se de qualquer objeto relacionado a atividades demonacas. (Atos 19:19) Isso inclui amuletos, livros e revistas, vdeos, musicas e aplicativos de computador que promovem o espiritismo ou predic oes do futuro. A Bblia diz: Oponde-vos ao Diabo, e ele fugira de vos. (Tiago 4:7) Voce pode se proteger de Satanas e suas taticas malignas por seguir os sabios conselhos da Bblia. Efesios 6:11-18.

O mundo inteiro jaz no poder do inquo.


1 Joao 5:19.

Despertai! junho de 2013 7

M AT E R I A D E C A PA

Por que compramos?


Num estudo realizado no mundo todo em 2012, metade dos entrevistados admitiu que compra coisas que na verdade nao precisa. Dois tercos acham que os consumidores estao comprando demais. Essa preocupac ao faz sentido, visto que muitos consumidores estao se afundando cada vez mais em dvidas. Segundo pesquisas, altos nveis de consumo resultam em mais estresse e infelicidade, nao em mais satisfac ao. Entao, por que estamos comprando tanto?

OMO consumidores, somos alvo de uma contnua enxurrada de propa gandas. Qual e o objetivo dos publicitarios? Transformar desejos em necessidades. Eles sabem que a maioria dos consumidores se deixa levar pela empol gac ao. E por isso que as propagandas e cada aspecto do mundo das compras sao projetados para estimular ao maximo essa empolgac ao nos consumidores. O livro Why People Buy Things They Dont Need (Por Que as Pessoas Compram Coisas Que Nao Precisam) diz: Ao planejar uma compra, um consumidor geralmente cria fantasias detalha-

das e se imagina procurando, encontrando e levando um produto para casa. Alguns especialistas suspeitam que as pessoas ficam tao euforicas ao fazer compras que seu corpo chega a liberar mais adrenalina. Jim Pooler, especialista em marketing, explica: Se um lojista percebe esse estado emocional, ele pode ex plorar a empolgac ao e a vulnerabilidade do cliente. Como voce pode evitar cair nas armadilhas de uma publicidade bem elaborada? Compare friamente o que as propagandas prometem com a realidade.

PROMESSA: Melhore sua qualidade de vida

E normal querer uma vida melhor. Os publicitarios nos bombardeiam com mensagens de que, se comprarmos as coisas certas, todos os nos sos desejos saude melhor, seguranca, alvio do estresse e relacionamentos mais proxi mos poderao ser realizados. REALIDADE: A grande quantidade de bens materiais

PROMESSA: Ganhe status e prest gio Poucas pessoas admitiriam que compram para impressionar os outros. Mas Jim Pooler comenta: Uma das razoes principais de as pessoas com prarem e competir com amigos, vizinhos, colegas de trabalho e parentes. E por isso que as propagandas costumam mostrar seus produtos sendo usados por pessoas

PROMESSA: Defina sua identidade O livro Shiny Objects (Objetos Reluzentes) explica: Um ` jeito comum de dizermos as pessoas quem somos (ou quem gostaramos de ser) e usar e exibir bens materiais. Os publicitarios sabem disso e procuram relacionar marcas principalmente marcas de luxo a certos valores e estilos de vida. Como voce se ve e como quer que os outros o vejam? Elegante? Atletico? Nao importa como quer ser visto, as pro pagandas prometem que voce pode adotar a imagem da marca so por comprar um dos seus produtos. REALIDADE: Nenhum produto pode mudar quem realmente somos ou nos dar qualidades como honestidade e integridade. Princpio: Nao seja o vosso adorno . . . o uso de ornamentos de ouro ou o trajar de roupa exterior, mas, seja a pessoa secreta do corac ao. 1 Pedro 3:3, 4.

A grande quantidade de bens materiais adquiridos pode na verdade diminuir a qualidade de vida
adquiridos pode na verdade diminuir a qualidade de vida. Quanto mais bens materiais a pessoa tem, mais tempo e di nheiro sao necessarios para cuidar deles. A preocupac ao com as dvidas aumenta o estresse, e acaba sobrando me nos tempo para a famlia e amigos. Princpio: Mesmo quando alguem tem abundancia, sua vida nao vem das coisas que possui. Lucas 12:15. bem-sucedidas e ricas. A mensagem transmitida para os consumidores e: Voce tam bem pode ser assim! REALIDADE: Definir nosso va lor por meio de comparac oes cria um ciclo interminavel de insatisfac ao. Em outras palavras, uma pessoa mal conse gue o que deseja e ja passa a querer algo melhor. Princpio: O mero amante da prata nao se fartara de prata. Eclesiastes 5:10.

Um conceito equilibrado dos bens materiais


O que as propagandas prometem quase nunca se torna realidade. Mas existe uma fonte confiavel de conselhos para uma vida equilibrada e feliz. Todos os princpios citados neste artigo foram tirados da Bblia, a Pa lavra de Deus. A Bblia nao diz que e errado ter bens materiais, mas ensina que a verdadeira felicidade vem de um modo de vida livre do amor ao dinheiro. Hebreus 13:5.

Despertai! junho de 2013 9

Como controlar seus gastos


Alem da pressao externa feita pelas propagandas, podemos acabar gastando demais por causa de nossos proprios sentimentos e habitos. Veja seis sugestoes que podem ajudar voce a controlar seus gastos.
1. Evite comprar por impulso. Voce gosta ` da euforia de ir as compras e encontrar uma boa oferta? Entao, voce talvez te nha a tendencia de comprar por impulso. Para resistir, acalme-se e pense fria mente no que esta envolvido em comprar o que deseja, como o dinheiro e o tempo gastos para adquirir, usar e cuidar do pro duto. Tente se lembrar de ocasioes em que comprou por impulso e se arrependeu. Espere passar a euforia antes de to mar sua decisao. 2. Evite comprar para melhorar seu hu mor. Comprar pode ate dar uma sensa c ao de bem-estar temporaria. Mas depois, quando os sentimentos negativos voltam, voce pode sentir uma necessida de ainda maior de buscar alvio nas compras. Em vez de comprar para se sentir melhor, procure o apoio de bons amigos ou faca alguma atividade fsica, como sair para caminhar.

Estrategias do marketing moderno


Alem da TV, livros, revistas e internet, os publicitarios hoje usam um numero crescente de estrategias sofisticadas. COLOCAC AO DE PRODUTO: Pro dutos e marcas famosas sao sutil mente includos em programas de TV, filmes e videogames. MARKETING INVISIVEL: Agentes pagos para representar empresas usam e elogiam produtos em si tuac oes do dia a dia sem parecer que foram contratados para fazer isso. PROPAGANDA BOCA A BOCA: Agentes publicitarios sao estimu lados a fazer comentarios sobre certos produtos a seus amigos ou por meio de redes sociais. Esses agentes podem receber amostras do produto ou outras formas de recompensa como incentivo.

Encontre mais ajuda para a famlia no site www.jw.org

3. Nao compre para se divertir. Shopping centers luxuosos transformaram o ato de comprar em diversao. Mesmo que voce so va ao shopping para passear ou navegue na internet para passar o tempo, mui tas coisas que vera foram criadas para estimular seu desejo de comprar. Assim, compre apenas quando tiver um produto especfico em mente e nao compre nada alem disso. 4. Escolha bem seus amigos. O estilo de vida e as conversas dos amigos influen ciam muito seus desejos. Se voce esta gastando demais para competir com seus amigos, entao procure a companhia de pessoas que nao dao tanta importancia para o dinheiro e bens materiais. 5. Tenha bom senso ao usar cartoes de credito. Com os cartoes de credito, e facil comprar sem pensar nas consequencias. Tente pagar o valor total da fatura todo mes. Conheca as taxas de juros e outras taxas de seu cartao e compare as ofertas de credito para encontrar os cartoes mais em conta. Tome cuidado com car toes classificados como premium que cobram taxas de juros mais altas e ofere cem benefcios que voce nao precisa. Ao comprar produtos mais caros, economi` ze para pagar a vista em vez de comprar a credito. 6. Esteja ao finan a par de sua situac ceira. E mais facil exagerar nos gastos quando voce nao sabe ao certo como esta sua situac ao financeira. Mantenha registros atualizados e tenha uma visao geral de quanto voce ganha e gasta. Faca um orcamento realista do que pretende gastar todo mes com base em sua renda e despesas anteriores. Da, acompanhe seus gastos e veja se estao dentro do orcamento. Procure um amigo de confianca que possa ajuda-lo a entender assuntos financeiros que voce acha difceis.

Como proteger as criancas do consumismo


As criancas sao um alvo especial das propagandas, e e facil entender o porque. O publico jovem esta comprando e gastando mais do que nunca. Nos Estados Unidos, os adolescentes compoem uma fatia do mer cado que movimenta muitos bilhoes de dolares por ano! No entanto, a pesquisadora Juliet Schor observou que criancas muito consumistas tem mais chances de ficar deprimidas e ansiosas e costumam ter dificulda des no relacionamento com os pais. Como voce pode proteger seus filhos? Veja o que alguns pais fizeram. ENSINE: Nao da para proteger totalmente os filhos da propaganda porque ela esta em todo lugar. En ` tao nos explicamos as nossas filhas que o trabalho dos publicitarios e convencer as pessoas a comprar e que as empresas que os contratam estao atras de dinheiro. Eles nao estao interessados no que e me lhor para nos. James e Jessica. ` NAO CEDA A PRESSAO: Os filhos pressionam os pais a comprar e fazem de tudo ate conseguir o que querem. Mas e importante nao ceder. Com o tempo, eles aprendem que nem sempre vao conseguir tudo que desejam. Nos dois conversamos muito so bre como manter o equilbrio e que limites deveramos definir ao criar nossa filha. Scott e Kelli. LIMITE A INFLUENCIA: Nossa famlia quase nao ve televisao. Ela nao faz falta na nossa rotina, porque preenchemos esse tempo com outras ativida des. Nos cozinhamos e comemos juntos, e os meninos amam ler. John e Jenniffer.

Despertai! junho de 2013 11

PAI S E S E P OVO S  PA NA M A

Uma visita ao Panama

O
Arquipelago San Blas Canal do Panama

CIDADE DO PANAMA

PANAMA e bem conhecido por causa de seu ca nal que liga o oceano Atlantico ao Pacfico. Mas, por ser uma ponte entre a America do Norte e a do Sul, o pas tambem liga pessoas, abrigando uma grande variedade de racas e culturas. Boa par te da populac ao tem sua origem numa mistura de n dios e europeus. Em 1501, quando exploradores espanhois che garam ao Panama, eles encontraram varios povos in dgenas, alguns dos quais ainda existem, como os gunas (antes chamados de kunas). Muitos gunas vi vem nos territorios indgenas do arquipelago San Blas e ao longo da costa caribenha perto da frontei-

VOCE SABIA? Uma especie de sapo dourado do Panama (Atelopus zeteki) acena com as patas dianteiras para atrair um parceiro ou afugentar rivais

Uma mulher guna usando uma mola, um tipo de blusa bem colorida com aplicac oes sobrepostas, e segurando um sagui de estimac ao

ra com a Colombia. Ali, eles cacam, pescam com ca noas e plantam o proprio alimento. Na cultura guna, quando um homem se casa, ele vai morar com a esposa e os parentes dela e, a par tir de entao, trabalha para eles. Ele so podera morar em outro lugar com a esposa depois que ela tiver uma filha. Da, o casal podera formar sua propria fa mlia. Existem cerca de 300 congregac oes das Testemu nhas de Jeova no Panama. Alem do espanhol, elas realizam reunioes em chines, crioulo do Haiti, guzera te, guna, ingles, ngabere e lngua de sinais panamenha.
Paginas 12 e 13: Canal do Panama: 5 Alvaro Leiva/age fotostock; mulher guna: 5 Wolfgang Kaehler/SuperStock; sapo: Cortesia de Brian Gratwicke; barco: 5 Michel Renaudeau/age fotostock

DADOS GE RAI S
Populac ao: 3.629.000 Capital: Cidade do Panama Idioma oficial: Espanhol Governo: Democracia Clima: Tropical Geografia: Bosques frescos nas montanhas, savanas e florestas tropicais. Mais de 1.600 ilhas estao espalhadas ao longo de ambos os litorais

Despertai! junho de 2013 13

LIC OES DO PASSADO  O REQUERIMENTO

Um ultimato EM NOME DE DEUS?


Se nao o fizerdes, . . . com a ajuda de Deus, invadir-vos-ei poderosamente e far-vos-ei a guerra de todos os lados e de todos os modos que puder, e ` sujeitar-vos-ei ao jugo e a obediencia da Igreja e de Sua Majestade. Capturarei a vos, vossas mulheres e ` filhos, e reduzir-vos-ei a escravidao. . . . Tomarei vossos bens e far-vos-ei todo o mal, todo o dano que puder . . . As mortes e os danos sofridos por esta ac ao terao sido por vossa culpa e nao de Sua Majestade, ou nossa.

5 INTERFOTO/Alamy

CU RI OS I DADE S
( O Requerimento foi um ultimato dado pelos conquistadores espanhois ` quando chegaram a America no seculo 16. ( Exigia-se que os ndios reconhecessem a autoridade da Igreja Catolica. ( O texto do ultimato era lido em espanhol ou em latim para os nativos, que nao entendiam nenhum dos dois idiomas. ( Essa foi uma das proclamac oes mais chocantes da historia da America.

E TODAS as declarac oria, essa tal oes oficiais da Hist vez seja uma das mais absurdas. Ela e parte de uma proclamac ao conhecida como o Requerimento (el Requerimiento, em espanhol), que era lida em voz alta por con ` quistadores espanhois do seculo 16 quando chegavam as Americas para coloniza-las. O que exatamente os espanhois diziam aos ndios e com que objetivo?

Conversao forcada ao catolicismo


` Pouco depois de Colombo ter chegado a America em 1492, tanto a Espanha como Portugal reivindicaram posse sobre os novos territorios. Visto que as duas na c oes consideravam o papa como o representante de Cristo na Terra, elas recorreram a ele para resolver o impasse. Sob a orientac ao do papa, a Igreja dividiu as terras recemdescobertas entre a Espanha e Portugal com a condi c ao de que os dois pases enviassem missionarios para converter os ndios. Com o avanco da colonizac ao, a monarquia espanhola procurou justificar as explorac oes dos conquistadores. Os espanhois afirmaram que, visto que o papa agiu em nome de Deus quando lhes concedeu as terras, eles tinham o direito de fazer o que bem entendessem com os ndios e seus pertences, incluindo tirar sua liberdade.

A violencia era justificavel numa causa justa, pelo menos era assim que eles pensavam. Por isso, a Espanha teve de inventar causas de teologia justas. Francis Sullivan, professor jesuta
Os espanhois elaboraram um documento para in formar os nativos sobre a decisao do papa. Exigia-se que os nativos aceitassem o cristianismo e se sujeitassem ao rei da Espanha. Em caso de resistencia, os espanhois se sentiam no direito de travar uma guerra justa contra os ndios em nome de Deus.

LINHA DO TEMPO
1492 ) Colombo chega ` a America Cercade 1493 ) O Papa Alexandre VI ` concede as monarquias espanhola e portuguesa domnio sobre territorios disputados na America

Injusto, mpio, escandaloso


O Requerimento era lido para aliviar a consciencia da Coroa espanhola e justificar as conquistas coloniais. Antes de iniciar uma invasao, esse documento costumava ser lido a bordo ou em terra firme para os nativos, que nao entendiam nenhum idioma europeu. Houve ocasioes em que ele foi lido em frente a ocas vazias que haviam sido abandonadas por ndios apavorados. Essa tentativa de conversao forcada resultou numa ma tanca muito grande. Por exemplo, cerca de 2 mil araucanos foram massacrados numa batalha no Chile em 1550. Referindo-se aos que sobreviveram, o conquistador Pedro de Valdivia disse ao rei: Mandei cortar as maos e os na rizes de duzentos deles para puni-los por insubordinac ao, ja que varias vezes tinha enviado a eles mensagens e lhes tinha transmitido as ordens [o Requerimento] de Vossa Majestade.1 Ler o Requerimento pode ate ter aliviado a consciencia dos invasores, mas nao ajudou em nada a promover a re ligiao dos espanhois. O frei Bartolomeu de las Casas, mis sionario do seculo 16 que testemunhou os horrores do Requerimento, escreveu: Quao injusto, mpio, escandaloso, irracional e absurdo foi esse decreto! Sem mencionar ` a infamia que causou a religiao crista. O cronista Gonza lo Fernandez de Oviedo lamentou que as atrocidades co metidas contra povos indgenas da America tenham dado a eles uma pessima primeira impressao do cristianismo. Sera que Deus e culpado por essas barbaridades cometidas por poderes polticos e religiosos supostamen te em Seu nome? A Bblia diz: Longe esta do verdadeiro Deus agir ele iniquamente, e do Todo-poderoso agir injus tamente! Jo 34:10.
1 Segundo algumas fontes, o Requerimento foi abolido em 1573.

Papa Alexandre VI: 5 The Art Gallery Collection/Alamy; ndios: 5 SuperStock

1513 ) O Requerimento entra em vigor

1550 ) Cerca de 2 mil araucanos sao mortos no Chile 1573 ) O Requerimento e oficialmente abolido pela Coroa espanhola

Despertai! junho de 2013 15

TEVE UM PROJETO?

A nadadeira da

baleia-corcunda

MA baleia-corcunda adulta e maior e mais pesada que um onibus. Ainda assim, esse mamfero gigante e incrivelmente agil ao mergulhar e fazer curvas. Como ele consegue ser tao ligei ro? Parte do segredo esta nas saliencias de suas nadadeiras.

Analise o seguinte: A maioria das baleias e outros cetaceos possui nadadeiras com bordas frontais lisas. Mas nao a baleia corcunda. Ela tem saliencias bem grandes (chamadas tuberculos) na borda frontal de suas nadadei ras. Quando ela nada, a agua flui sobre as saliencias e forma um grande numero de vortices. As saliencias canalizam o fluxo de agua e criam turbulencias. Esse efeito proporciona mais forca de ` sustentac ao a baleia, permitindo que ela incline bem suas nada deiras sem perder sustentac ao. Nessa inclinac ao, as saliencias tambem reduzem o arrasto um benefcio importante para suas longas nadadeiras, que individualmente correspondem a um terco do tamanho de seu corpo. Pesquisadores estao usando esse conceito para aprimorar le mes de barcos, turbinas hidrauli cas, moinhos de vento e helices de helicopteros. O que voce acha? Sera que a nadadeira da baleia-corcunda e resultado da evoluc ao? Ou teve um projeto?

n o

g13 06-T

Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores

Bblia disponvel on-line em cerca de 50 idiomas

Acesse www.jw.org ou capture o codigo

Anda mungkin juga menyukai