Anda di halaman 1dari 12

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Mdulo1:: CAPTULO 2: Epidemiologia do uso de substncias psicoativas no Brasil: peculiaridades regionais e populaes especficas
Jos Carlos Fernandes Galdurz

Antes de conhecer algumas informaes fornecidas pela Epidemiologia, vamos relembrar alguns conceitos:
Epidemiologia

A palavra vem do grego, Epedemion (aquele que visita) - Ep (sobre) - Dems (povo) - Logos (palavra, discurso, estudo) Etimologicamente, "epidemiologia" significa: "cincia do que ocorre com o povo". Por exemplo: quantas pessoas esto infectadas com o vrus da AIDS, ou quantas so fumantes, ou ainda quantos ganham salrio mnimo, so questes com a qual se preocupa a epidemiologia.
Prevalncia

a proporo de casos de certa doena ou fenmeno, em uma populao determinada, em um tempo determinado. Por exemplo: Quantos fumantes havia entre os moradores da cidade de So Paulo em 2001. ( Casos existentes) (populao determinada) (tempo determinado)

1. Epidemiologia do uso, abuso e dependncia de substncias psicoativas

Alguns conceitos de epidemiologia

No mdulo 3, voc ver com detalhes como diagnosticar o uso abusivo e a dependncia, mas para que voc possa entender os dados das pesquisas epidemiolgicas considere:
Uso na vida - qualquer uso (inclusive um nico uso experimental) alguma vez na vida; Uso no ano - uso, ao menos uma vez, nos ltimos 12 meses que antecederam a pesquisa; Uso no ms - uso, ao menos uma vez, nos ltimos 30 dias que antecederam a pesquisa; Uso freqente - uso, em 6 ou mais vezes, nos ltimos 30 dias que antecederam a pesquisa; Uso pesado - uso, em 20 ou mais vezes, nos ltimos 30 dias que antecederam a pesquisa; Uso abusivo - padro de uso que tenha causado um dano real sade fsica ou mental do usurio, mas a pessoa ainda no preenche critrios para ser considerada dependente; Dependncia - conjunto de sinais e sintomas que determinam que a pessoa est dependente da substncia.

2. Objetivos dos estudos epidemiolgicos nesta rea:

Diagnosticar o uso de drogas em uma determinada populao Possibilitar a implantao de programas preventivos adequados populao pesquisada

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento. Tipos de estudos

1. Levantamentos epidemiolgicos (fornecem dados diretos do consumo de drogas):


Domiciliares (pesquisa o uso de drogas entre moradores de residncias sorteadas) Com estudantes (alunos do ensino fundamental, mdio ou de cursos superiores) Com crianas e adolescentes em situao de rua (informaes colhidas entre crianas e adolescentes que vivem a maior parte do tempo na rua) Com outras populaes especficas; como exemplos: profissionais do sexo; trabalhadores da indstria; policiais, etc. 2. Indicadores epidemiolgicos (fornecem dados indiretos do consumo de drogas de uma determinada populao)

Internaes hospitalares Atendimentos ambulatoriais Atendimentos em salas de emergncias Laudos cadavricos de mortes violentas (fornecidos pelo IML - Instituto Mdico Legal) Apreenses de drogas feitas pelas polcias Federal, Estaduais e Municipais. Prescries de medicamentos (ex: benzodiazepnicos e anfetamnicos) Mdia (notcias veiculadas pelos meios de comunicaes sobre as drogas) Casos de violncia decorrentes do uso de drogas Prises de traficantes

3. Dados recentes sobre o consumo de drogas no pas Agora voc ir conhecer alguns dados sobre o consumo de lcool e outras drogas no pas. Os dados diretos que sero apresentados a seguir foram obtidos a partir de trs levantamentos: domiciliar, com estudantes do ensino fundamental e mdio, e com crianas e adolescentes em situao de rua.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

I Levantamento Domiciliar: englobou as 107 maiores


cidades do pas (aquelas com mais de 200 mil habitantes). Foram utilizadas amostras representativas de cada cidade, com base nos dados do IBGE. Foram entrevistadas 8.589 pessoas, selecionadas por sorteio, na faixa etria de 12 a 65 anos de idade.

V Levantamento Nacional com estudantes do ensino


fundamental (a partir da 5. Srie) e mdio, de escolas pblicas das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal: amostra representativa, com base em dados das Secretarias de Educao. Os questionrios foram aplicados em sala de aula, garantindo-se o total sigilo e o anonimato das informaes. No total, foram pesquisados 48.155 estudantes, entre 11 e 18 anos de idade.

Levantamento com crianas e adolescentes em


situao de rua: foram entrevistadas 2.807 crianas e adolescentes que vivem em situao de rua, isto , vivem a maior parte do tempo na rua e freqentemente recebem assistncia do governo ou de organizaes no governamentais (ONGs), na forma de refeies e roupas, porm no se encontram em abrigo permanente. A pesquisa abrangeu todas as capitais do Brasil, incluindo jovens de 10 a 18 anos de idade. Os dados indiretos (indicadores epidemiolgicos), que sero apresentados adiante, foram obtidos a partir de levantamentos realizados nos pronturios do Instituto Mdico Legal; de apreenses feitas pela Polcia Federal; de internaes hospitalares por dependncia de drogas; de dados do Detran-SP (Departamento de Trnsito) e de dados sobre vendas de medicamentos ansiolticos (aqueles que diminuem a ansiedade e o nervosismo) e anorexgenos (aqueles que diminuem o apetite, usados em regimes).

4. As drogas mais usadas no pas lcool Na pesquisa domiciliar, o resultado encontrado para uso na vida de lcool foi de 68,7%, porcentagem prxima encontrada no Chile, com 70,8% e menor do que a dos Estados Unidos da Amrica (EUA), onde 81,0% da populao j fez uso de lcool. O menor uso na vida de lcool foi relatado na regio Norte (53,0%) e o maior no Sudeste (71,5%). A estimativa de dependentes de lcool foi de 11,2% para o Brasil, sendo que no nordeste e no norte as porcentagens atingiram cerca de 16%. Em todas as regies observaram-se mais dependentes de lcool do sexo masculino, numa proporo de 3 homens para cada mulher. Na faixa etria de 12 a 18 anos, a estimativa de dependentes de lcool na pesquisa domiciliar foi de 5,2%, sendo que nas regies norte e nordeste as porcentagens atingiram 9,0%.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Aproximadamente 29% dos estudantes mencionaram que j haviam usado bebidas alcolicas at o ponto de se embriagar, ou seja, indicando que quase 1/3 deles j fizeram uso abusivo do lcool. Alm disso, 15% deles fazia uso freqente de bebidas alcolicas, o que significa dizer que 15 em cada 100 estudantes poderiam ser includos na categoria de usurios abusivos. O lcool foi responsvel por 91% das internaes hospitalares por dependncias e 70% dos laudos feitos pelo IML (mortes violentas) detectaram a presena de lcool nos cadveres. Estudos pesquisando a relao entre beber e dirigir mostraram que 27,2% das vtimas de acidentes tinham alcoolemia (quantidade de lcool no sangue) superior a 0,6 g/l, limite mximo permitido pela legislao brasileira. Outro estudo mostrou que 37,7% dos motoristas beberam antes do acidente. Tabaco Estima-se que existam 1,2 bilhes de fumantes, no mundo. O Tabaco provoca a morte de 6 milhes de pessoas por ano, no mundo. O uso na vida de tabaco foi relatado por 41,1% no levantamento domiciliar, pela populao de 12 a 65 anos de idade, porcentagens inferiores s do Chile (70,1%) e EUA (70,5%), porm maiores do que as observadas na Colmbia (30,7%). Quanto dependncia de tabaco, 9,0% preencheram critrios para um diagnstico positivo. As maiores porcentagens de dependentes de tabaco foram encontradas na regio Sul (12,8%) e as menores, foram observadas no Nordeste (8,3%) e Sudeste (8,4%). O uso freqente de tabaco entre os estudantes do ensino fundamental e mdio foi maior na regio Sul, com 4,6% dos alunos relatando o uso de cigarros em seis vezes ou mais no ms, sendo Porto Alegre a capital com a maior porcentagem: 7,2%. O uso pesado de tabaco, pelos estudantes, tambm foi o maior do pas em Porto Alegre, com 4,8% dos estudantes relatando fumar vinte vezes ou mais no ms. Maconha

O uso na vida de maconha foi feito por 5,9% dos estudantes nas 27 capitais brasileiras pesquisadas; sendo que em Boa Vista essa proporo foi de 8,5%, e em Porto Alegre 8,3% (curiosamente, uma na regio Norte e outra, no Sul do pas). A distribuio do uso de maconha, segundo as regies brasileiras, pode ser vista na Figura abaixo. A regio Sul apresentou as maiores porcentagens de uso na vida (8,4%) e a maior prevalncia de dependentes de maconha (1,6%). A menor porcentagem de dependentes foi observada na regio Sudeste.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Maconha O uso na vida de maconha, nas 107 maiores cidades brasileiras que integraram o estudo domiciliar, foi de 6,9%, resultado prximo ao observado na Colmbia (5,4%) e na Alemanha (4,2%), porm abaixo do de vrios outros pases, entre eles os EUA (34,2%) e o Reino Unido (25,0%). A comparao do uso na vida de maconha no Brasil com outros pases pode ser vista na Figura a seguir:

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento. Maconha

As apreenses de maconha, feitas pela Polcia Federal de 1987 a 2003, no Brasil, (dados indiretos) podem ser vistas na Figura abaixo. Note que houve crescimento das apreenses, ao longo dos anos avaliados, passando de 31.703 quilos em 1997, para 167.220 quilos em 2003. O grfico mostra as apreenses em milhares de quilos.

Solventes

Os solventes continuam sendo as drogas com maior uso na vida, entre os estudantes do ensino fundamental e mdio, quando no consideramos lcool e tabaco. Teresina foi a capital que apresentou a maior porcentagem de uso (19,2%) e Aracaj o menor, (6,4%). O Brasil apresenta um dos maiores ndices de uso na vida de solventes entre os estudantes (18,0%), no sendo ultrapassado por nenhum outro pas, tanto das Amricas quanto da Europa. A Figura compara os dados obtidos no Brasil com os de outros paises, em relao ao uso de solventes.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Benzodiazepnicos Na pesquisa domiciliar, o uso na vida de benzodiazepnicos foi relatado por 3,3% da amostra, um ndice inferior ao observado nos EUA (5,8%). A dependncia de benzodiazepnicos foi estimada em 1,0% para o Brasil; estando as maiores porcentagens na regio Nordeste, com 2,3% de dependentes. As mulheres relataram usar trs vezes mais ansiolticos que os homens. Cocana / Crack O uso na vida de cocana foi mencionado por 2,0% dos estudantes. A capital com a maior incidncia de uso foi Boa Vista (4,9%). O relato de uso na vida de cocana por estudantes brasileiros menor do que o de pases como EUA (5,4%), Espanha (4,1%) e Chile (3,7%), porm superior ao do Paraguai (1,6%), de Portugal (1,3%), da Venezuela e da Grcia (1,0%). O uso de cocana sob a forma de crack foi mencionado por 0,7% dos estudantes do Brasil, porcentagem inferior relatada por estudantes dos EUA (2,6%) e Chile (1,4%). Em Joo Pessoa, foi encontrada a maior porcentagem (2,5%) de uso na vida dessa droga, no pas. Isto refora a idia da necessidade deste tipo de estudo para conhecer melhor a realidade de cada local. No estudo domiciliar, a prevalncia de uso na vida de cocana, nas 107 maiores cidades do pas foi de 2,3%, sendo este ndice prximo aos de Chile (4,0%), Espanha (3,2%) e Reino Unido (3,0%), porm inferior ao dos EUA (11,2%). Na regio Sul, foi encontrada a maior porcentagem (3,6%) e na regio Norte, a menor (0,8%). O uso na vida de crack foi de 0,7% para as maiores 107 cidades do pas (domiciliar), cerca de 3 vezes menor do que o obtido no estudo americano. O uso de merla (um subproduto da cocana) apareceu na regio Norte, com 1,0%, a maior do Brasil. O uso pesado de cocana (20 vezes ou mais no ms), entre crianas e adolescentes em situao de rua, foi citado em 2,4% da amostra, no estudo de 2004.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Anfetamnicos O uso na vida de anfetamnicos (medicamentos para tirar a fome), na pesquisa domiciliar, foi maior entre as mulheres do que entre os homens, em todas as faixas etrias estudadas. O uso na vida destes estimulantes foi relatado por 1,5%. Na pesquisa entre estudantes, o uso na vida de anfetamnicos foi de 3,7%. A regio com maior porcentagem de uso foi a Centro Oeste, com 4,6%. A capital com maior uso registrado foi Joo Pessoa, com 6,6%, e a menor, Macei com 1,6%. Vrios pases relataram porcentagens de uso na vida maiores do que o Brasil: Nicargua (10,4%); Reino Unido (8,0%); Venezuela (6,4%); Uruguai (6,2%); Paraguai (5,9%) e Chile (5,8%). A Figura a seguir mostra a proporo de prescries de anfetamnicos entre mulheres e homens. Note que as mulheres recebem bem mais prescries desses medicamentos do que os homens. Estes dados foram obtidos pela anlise dos receiturios especiais que so necessrios para comprar este tipo de remdio. Esse receiturio denominado Notificao B e conhecido como "receiturio azul".

Anticolinrgicos O uso na vida de anticolinrgicos (Artane e Akineton, medicamentos usados no tratamento da doena de Parkinson) entre os estudantes foi de 1,2%, no Brasil; na regio Nordeste, foi encontrada a maior porcentagem: 1,5%. Recife foi a capital com o maior uso na vida desse tipo de droga, com 2,3%, seguida de So Luiz, onde 2,1% dos estudantes mencionaram j ter feito uso desse tipo de medicao. Entre crianas e adolescentes em situao de rua, o uso de Artane foi mencionado por 1,6% dos entrevistados.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

Alucingenos Diferentemente dos Estados Unidos, onde o uso na vida de alucingenos entre estudantes foi relatado por 6,4% e do Chile (1,9%), no Brasil, este uso foi de 0,6%. O Rio de Janeiro foi a capital com a maior porcentagem de estudantes que relataram uso na vida de alucingenos (1,1%). Herona O uso na vida de herona, uma droga freqentemente citada na mdia, foi relatado por apenas 0,04% dos entrevistados na pesquisa domiciliar de 2001, ou seja, apenas quatro pessoas, sendo 3 relatos no Nordeste e um, no Sul. Embora essas porcentagens estejam muito abaixo da mdia americana (1,2%) e da relatada na Colmbia (1,5%), 21,1% dos entrevistados relataram a percepo de que obter herona era fcil. H discrepncia entre o nmero de pessoas que mencionaram o uso (4) e as porcentagens obtidas para facilidade de obteno, provavelmente pelo imaginrio popular criado pela mdia, inclusive pela facilidade com que a populao acredita ser possvel obter drogas nas grandes cidades brasileiras. No houve nenhum relato de uso de herona entre os estudantes pesquisados. 5. Outras Drogas Nas pesquisas realizadas, ainda foi detectado o uso de algumas outras drogas, com porcentagens significativas. Esses resultados servem de alerta para provveis problemas futuros, decorrentes do abuso dessas substncias. Entre elas, destacam-se: Energticos O uso na vida de energticos por estudantes foi expressivo em todas as capitais, 12,0% no total, sendo maior na regio Sul (16,6%) e na cidade do Rio de Janeiro (17,8%). Estas substncias merecem ateno especial, pois segundo alguns estudos elas podem prolongar o efeito excitatrio do lcool. Esterides anabolizantes O uso na vida de esterides anabolizantes obtido na pesquisa foi de 1,0% no Brasil, tendo o Rio de Janeiro a maior porcentagem: 1,6% dos estudantes relataram j ter feito uso dessas substncias. Estas drogas so usadas para aumentar a massa muscular, porm trazem graves efeitos colaterais - entre eles, arritmias cardacas e cncer de fgado. Adicione-se a isso, o fato de algumas delas serem produtos de uso veterinrio e empregadas em dosagens muito acima da indicada para animais. So comercializadas clandestinamente, sem o necessrio controle de qualidade, o que aumenta em muito os riscos para a sade. Orexgenos Na pesquisa domiciliar, o uso na vida de orexgenos (medicamentos utilizados para estimular o apetite) foi relatado por 4,3% dos entrevistados. No Nordeste, as porcentagens atingiram 11,2%, as maiores do Brasil, e as menores foram observadas no Sul (1,0%). Esses resultados merecem ateno especial dos estudiosos sobre o abuso de drogas.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

6. Consideraes Finais Pode parecer estranho que, para uma mesma droga, apaream porcentagens diferentes. Isto ocorre porque cada tipo de levantamento estuda uma determinada populao com particularidades prprias. A Tabela abaixo ilustra este aspecto. possvel notar, por exemplo, que na pesquisa domiciliar (incluindo pessoas de 12 a 65 anos de idade), o uso na vida de solventes foi relatado por 5,8% dos entrevistados, enquanto entre jovens (estudantes e crianas e adolescentes em situao de rua) as porcentagens foram bem maiores. Isto significa que, quando se pretende aplicar um programa preventivo ou uma interveno, importante conhecer antes o perfil daquela populao especfica, pois suas peculiaridades so relevantes para um planejamento adequado. Tabela - Comparao do uso na vida de algumas drogas em trs diferentes populaes pesquisadas. Dados expressos em porcentagens.

LEVANTAMENTOS DROGAS Domiciliar Maconha Solventes Cocana 6,9 5,8 2,3 Estudantes 07,6 13,8 02,0 Crianas e Adolescentes em Situao de rua 40,4 44,4 24,5

preciso lembrar ainda que, embora j existam estudos sobre o panorama do uso de drogas no Brasil, os dados disponveis nem sempre so suficientes para avaliaes especficas, alm do que, o uso de drogas algo dinmico, em constante variao de um lugar para outro e mesmo em um determinado lugar. Por estas razes, h necessidade de programas permanentes de pesquisas epidemiolgicas, para que novas tendncias possam ser detectadas e programas de preveno e interveno adequadamente desenvolvidos. Bibliografia consultada: 1. 2. ASSOCIAO BRASILEIRA DOS DEPARTAMENTOS DE TRNSITO (Abdetran). Impacto do uso do lcool e outras vtimas de acidente de trnsito. Braslia: Cetad/ Raid, 1997, 87 p. CARLINI, E.A.; GALDURZ, J.C.F.; NOTO, A.R.; NAPPO, S.A. - I Levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrpicas no Brasil - 2001. Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas, Departamento de Psicobiologia, UNIFESP, 380 p., 2002. 3. CONACE - Consejo Nacional para el Control de Estupefacientes, Ministerio del Interior. Quinto 4. Informe Anual sobre la Situacin de Drogas en Chile, 2005. http://www.conacedrogas.cl Curso de Formao em Preveno do Uso Indevido de Drogas para Educadores de Escolas Pblicas. Volume I: O adolescente e as drogas no contexto da escola. Secretaria Nacional Antidrogas e Ministrio da Educao, 2004. 84p.

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

5. 6.

E.M.C.D.D.A. - European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction, 2005. http://www.emcdda.eu.int/index GALDURZ, J.CF; NOTO, A.R.; FONSECA, A.M.; CARLINI, E.A. - V Levantamento nacional sobre o consumo de drogas psicotrpicas entre estudantes do ensino fundamental e mdio da rede pblica de ensino nas 27 capitais brasileiras - 2004. CEBRID - Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas, 2005. 398p.

7. 8. 9.

NAPPO, S.A.; TABACH, R.; NOTO, A.R.; GALDURZ, J.C.F.; CARLINI, E. A. - Use of anorectic amphetamine-like drugs by Brazilian women. Eating Behaviors, 2: 1-13, 2001. NIDA - National Institute on Drug Abuse. High School and Youth Trends, 2005. http://www.drugabuse.gov/about/roadmap/index.html NOTO, A.R.; CARLINI, E.A.; MASTROIANNI, P.C.; ALVES, V.C.; GALDURZ, J.C.F.; KUROIWA, W.; CSIZMAR, J.; COSTA, A.; FARIA, M.A.; HIDALGO, S.R.; ASSIS, D.; NAPPO, S.A. - Analysis of prescription and dispensation of psychotropic medications in two cities in the state of So Paulo, Brazil. Revista Bras Psiquiatr., 24(2): 68-73, 2002.

10. NOTO, A.R.; GALDURZ, J.C.F.; NAPPO, S.A.; FONSECA, A.M.; CARLINI, C.M.A.; MOURA,Y.G.; CARLINI, E.A. - Levantamento nacional sobre o uso de drogas entre crianas e adolescentes em situao de rua nas 27 capitais brasileiras, 2003. CEBRID Centro Brasileiro de Informaes sobre o Uso de Drogas Psicotrpicas, Departamento de Psicobiologia, UNIFESP, 246p., 2004. 11. SAMHSA - Substance Abuse and Mental Health Services Administration. - Office of Applied Studies: 1999-2000 National Household Survey on Drug Abuse. U.S. Department of Health and Human Services, 2001. (consulta feita atravs do site http://www.samhsa.gov).

Atividades Teste seu conhecimento 1. As porcentagens de uso de drogas variam de levantamento para levantamento e de indicador para indicador epidemiolgico. Isto se deve a: a) Metodologias inadequadas b) Cada populao tem suas particularidades de uso de drogas c) preciso cuidado ao comparar dados de levantamentos com dados de indicadores d) Todas as anteriores esto corretas e) Apenas as alternativas b e c esto corretas 2. As mulheres usam mais medicamentos como anfetaminas e ansiolticos do que os homens. A afirmao est: a) Totalmente correta b) Parcialmente correta c) Totalmente errada d) Esta afirmao somente est correta quando se analisam os indicadores epidemiolgicos

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

SUPERA Sistema para deteco do Uso abusivo e dependncia de substncias Psicoativas: Encaminhamento, interveno breve, Reinsero social e Acompanhamento.

e) Esta afirmao somente est correta quando se analisam os levantamentos epidemiolgicos 3. Epidemiologia a cincia que estuda: a) O uso de drogas de uma populao b) O uso de drogas e de certas doenas, como a AIDS c) O que ocorre com o povo d) Apenas as epidemias e) Nenhuma das anteriores 4. A finalidade da epidemiologia do uso de drogas : a) Fornecer subsdios para campanhas preventivas b) Conhecer o consumo de drogas numa determinada populao c) Conhecer dados da evoluo de uma determinada doena ou consumo de drogas d) Conhecer novas tendncias de uso de drogas e) Todas as alternativas anteriores esto corretas 5. Solventes so: a) Drogas de abuso exclusivamente utilizadas por crianas em situao de rua b) Drogas de abuso usadas somente por estudantes c) As drogas mais usadas por crianas em situao de rua d) Drogas de abuso com porcentagens de uso insignificantes e) H duas alternativas corretas

Copyright 2006, SUPERA. Todos os direitos reservados

Anda mungkin juga menyukai