Anda di halaman 1dari 6

Vernica Vaz Bottignon 6468890 Perodo Matutino Fichamento do Texto Conceitos Fundamentais, de Sandra Nitrini.

As discusses em torno do conceito de influncia, palavra que melhor traduz a concepo do sculo XIX no mbito da Literatura Comparada, so inmeras. Cionarescu, um dos tericos da Literatura Tradicional, admite duas acepes diferentes para o conceito de influncia. A primeira indica a soma de relaes de contato de qualquer espcie, que se pode estabelecer entre um emissor e um receptor. A outra de ordem qualitativa, segundo a qual influncia o resultado artstico autnomo de uma relao de contato, entendendo-se por contato o conhecimento direto ou indireto de uma fonte por um autor. Resultado autnomo seria uma obra literria produzida com os mesmos procedimentos da obra literria em geral, com personalidade prpria e caractersticas prprias de seu autor, mas na qual se reconhecem, ao mesmo tempo, em um grau que pode variar, os indcios de contato entre seu autor e um outro. * Fonte como origem ou como presena (de outro autor). Influncia seria, ento, a ao de uma obra ou autor sobre outros; no algo muito claro. O parentesco um pouco vago. Autor que recebeu a influncia pode trabalha-la sua maneira, no algo necessariamente negativo. J a imitao, para este mesmo autor, tem mais ligao com detalhes materiais, como traos de composio, episdios, procedimentos, ou ainda tropos bem determinados, e pode ser entendida como um contato localizado e circunscrito, enquanto a influncia denuncia a presena de uma transmisso menos material, mais difcil de se apontar, cujo resultado uma modificao da forma mentis e da viso artstica e ideolgica do receptor, como uma aquisio fundamental que modifica a prpria personalidade artstica do escritor. * Houve pocas em que a imitao era visto como algo bom (Cames imitou Petrarca). Atravs do cotejo de textos possvel perceber as semelhanas; algo mais material. Se no h recriao da apropriao feita, pode-se falar tambm em plgio. Na influncia toma-se um ou outro aspecto. Cionarescu aponta quatro sentidos para imitao. O primeiro se refere mimesis, imitao da natureza como fonte de arte. Esta imitao no a representao de uma ao, mas a idealizao de uma experincia geral ou comum, de acordo com a prtica dos antigos e

com a viso do escritor que prpria de seu tempo. O segundo sentido vincula-se retrica do Renascimento que aconselhou a imitao dos grandes autores antigos, por meio de uma espcie de adaptao aos cnones e s formas e ao estado de esprito contemporneos, e aos gneros literrios em vigor. O terceiro sentido liga-se ao processo de adaptao renascentista que apresentava como resultado um produto literrio, uma obra escrita, cujo ttulo remetia sempre ao de seu modelo. O quarto sentido seria aquele utilizado pelo comparatismo e por meio do qual se verifica uma equivalncia entre imitao e influncia, como decorrncia da prpria concepo de imitao do incio do sculo XVII, quando a imitao livre constitua a emulao de grandes modelos do passado como instrumentos pelos quais o escritor podia mostrar sua originalidade. Ainda sobre o conceito de influncia, nos anos 60, Cludio Guilln trabalha com duas acepes da palavra: como parte reconhecvel e significante na origem de uma obra literria e como presena na obra de convenes tcnicas, pertencendo ao equipamento do escritor e s tradicionais possibilidades de seu meio. Ele contribuiu para a ampliao universal nos estudos comparatistas, estendendo seu foco de ateno a obras de diferentes procedncias. Deslocando o significado de influncia para uma perspectiva esttica, Guilln conectou esse vocbulo ao processo criativo de composio, banindo sua concepo tradicional. A metodologia que o estudioso espanhol prope critica a idia de transmisso e mostra uma necessidade de comprovao de influncia. J Paul Valry renovou o conceito de influncia literria, revertendo quase completamente o sistema de valores. Os problemas de emprstimo, considerados, at ento, dependncia de um autor em relao a outro, no aparecem mais como uma imitao, mas, ao contrrio, como fonte de originalidade, como a intruso do novo na criao. A influncia, para Valry, cujo processo no se limita a simples modificaes intelectuais, resume-se ao estudo de uma misteriosa afinidade espiritual entre dois espritos ou temperamentos. O essencial desta relao o carter emocional. * No h mais a ideia de dvida em relao ao emprstimo. No mago da concepo de influncia de Valry existe a convico de que o escritor atinge sua identidade valendo-se dos exemplos dos outros, e, tambm, de que ele tem necessidade de se distinguir dos outros de alguma maneira. A influncia recebida no minimiza em nada a originalidade que, no fundo, uma das formas de influncia. A originalidade , pois, um caso

de assimilao. A qualidade da digesto da substncia dos outros que define os limites entre a originalidade e o plgio. A maior originalidade, segundo Valry, garantida quando uma obra age sobre o escritor, no por todas as suas qualidades, mas apenas por algumas delas. Para Harold Bloom, defensor do cnone universal, o mecanismo de influncia faz-se absolutamente necessrio para se atingir a originalidade dentro da riqueza da tradio literria ocidental. Suas formulaes podem ser vistas como manifestao de resistncia s novas postulaes e como reiterao da visada humanista. O autor assinala ainda que a influncia potica no acarreta necessariamente a diminuio da originalidade. Com a sua Angstia da Influncia, Bloom defende a tese de que a histria da poesia se confunde com a das influncias poticas, pois os poetas fortes, ou seja, aqueles que combatem seus precursores (tambm poetas fortes) at a morte, fazem a histria deslendo-se uns aos outros, de maneira a abrir um espao prprio de fabulao. Os poetas fortes criam, assim, a partir de uma desleitura de outros, a partir de um processo que envolve vrias modalidades de apropriao. A base da teoria da Angstia da Influncia incide na tese de que a relao entre os poetas fortes conflituosa. Trava-se uma verdadeira luta entre eles como poderosos opostos, num contnuo processo de desleitura, isto , de correo criativa, concretizado por meio de movimentos revisionrios. A angstia da influncia instaura-se, sobretudo, com a paixo ps-iluminista pelo Sublime e pelo Gnio, concretizando-se no sentimento espantoso, torturante, arrebatador da presena de outros poetas no seu eu. Enfim, os desejos do poeta forte so vivenciados atravs da experincia de outros eus. A partir da segunda metade do Sculo XX, a teoria da intertextualidade, concebida por Julia Kristeva, propiciou um avano nos estudos dos conceitos de fonte e de influncia. A intertextualidade se insere numa teoria totalizante do texto, englobando suas relaes com o sujeito, o inconsciente e a ideologia, numa perspectiva semitica. Kristeva identifica completamente sujeito e processo de significao. Resolver o problema das relaes entre texto e processos semiticos que a se articulam explicar como se constitui o sujeito ou a sua ausncia.

Para chegar elaborao do conceito de intertextualidade, Kristeva apoia-se em reflexes e proposies do formalista russo Mikhail Bahktin, apresentados em "La potique de Dostoievski", onde prope um modelo, segundo o qual a estrutura literria se elabora a partir de uma relao com outra. Isso foi possvel graas concepo dos conceitos de "palavra literria" (ideia de enunciado), "dilogo" e "ambivalncia". A palavra literria, ou seja, a unidade mnima de estrutura literria, no se congela em um ponto, num sentido fixo; ao contrrio, constitui um cruzamento de superfcies textuais, um dilogo entre vrias escrituras: a do escritor, do destinatrio (ou personagem), do contexto atual ou anterior. O texto, portanto, situa-se na histria e na sociedade.

O estatuto da palavra define-se horizontalmente, a palavra no texto pertence simultaneamente ao sujeito da escritura e ao destinatrio, e verticalmente, a palavra no texto est orientada para o corpus literrio anterior ou sincrnico. Estes dois eixos so chamados por Bakhtin de dilogo e ambivalncia. O dialogismo de Bakhtin concebe a escritura como subjetividade e comunicabilidade ou, no sentido de Kristeva, como intertextualidade. J o termo ambivalncia implica a insero da histria e da sociedade no texto e do texto na histria.

Segundo Kristeva, "todo texto se constri como mosaico de citaes, todo texto absoro e transformao de outro texto. Em lugar da noo de intersubjetividade, instala-se o da intertextualidade e a linguagem potica l-se, pelo menos, como dupla". Pode-se dizer que a j est elaborado o conceito de intertextualidade.

Nos anos 60, na Universidade de Constana, foi fundado o primeiro departamento de Cincia da Literatura por um grupo de fillogos, na Alemanha. Entre os estudiosos, destacam-se os nomes de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, os quais se dedicaram ao estudo da esttica da recepo e do efeito.

A esttica da recepo surge em um contexto marcado pelo questionamento do paradigma dominante do estruturalismo, e acabou se transformando em uma teoria da comunicao literria. O objeto de suas pesquisas a histria literria definida como um processo que envolve trs actantes: o autor, a obra e o pblico. Trata-se de um processo dialtico, no qual o movimento entre produo e recepo passa sempre pela comunicao literria. Por esse motivo, a noo de recepo tem duplo sentido: acolhida/ apropriao e troca/ intercmbio. A noo de esttica no se refere nem uma conscincia do Belo nem antiga questo sobre a

essncia da arte, mas procura apreender algo sobre a arte por meio da experincia da prpria arte, pelo estudo histrico da prtica esttica.

Os estudos da recepo procuram destacar a atividade daquele que recebe mais do que a atividade potencial do objeto recebido, de modo que a relao obra-leitor passa a constituir um carter fundamental do fato literrio.

A esttica da recepo restitui ao leitor seu papel ativo na concretizao sucessiva do sentido das obras ao longo da histria e mantm uma concepo dialtica: a histria das interpretaes de uma obra de arte uma troca de experincias, ou um dilogo, um jogo de perguntas e respostas.

30-04-13 Conceitos Fundamentais de Literatura Comparada Ponto de vista histrico e terico. Cionarescu: Influncia qualitati a soma das relaes de contato entre emissor e receptor (autor que escreve e um que l). Ex: Goethe e suas relaes com a Frana. algo mais vago. Influncia

LER: A mulher ao espelho, de Ceclia Meireles e Leila Perrone VER: Histria da Literatura Universal Otto Maria Carpeaux Dicionrio de Mitos Literrios Pierre Brunnel

Anda mungkin juga menyukai