Anda di halaman 1dari 4

Introduo

A Lei da utilidade marginal expressa que em uma relao econmica a utilidade marginal decresce medida que se consome mais uma unidade. A utilidade total de um bem cresce quando se consome maiores quantidades dele, mas a utilidade marginal cada vez menor. O consumidor tem satisfao com um bem, mas a unidade seguinte j no tem tanto prazer como a anterior.

Utilidade Marginal

Pgina 1

Conceito de Utilidade Marginal


A expresso "marginal" muito utilizada em economia e pode ser apresentada como significado acrscimo. Desta forma, utilidade marginal o acrscimo de utilidade que se verifica quando consumida mais uma unidade do bem. Enquanto no atingida a saciedade, a utilidade marginal sempre positiva, ou seja, existir sempre algum acrscimo de utilidade quando consumida mais uma unidade do bem. A Lei das Utilidades Marginais Decrescentes, este acrscimo de utilidade cada vez menor. Por exemplo, quando se consome a primeira ma, retirada uma determinada utilidade; ao consumir a segunda ma a utilidade total aumenta mas a vontade de comer a ma no mais a mesma; quando se consome a terceira ma, supondo que ainda no se atingiu a saciedade, a utilidade volta a aumentar mas o incremento volta a reduzir-se, e assim sucessivamente. Ento Utilidade Marginal nada mais do que o acrscimo da satisfao percebida pelo consumidor quando ele compra mais uma unidade de um produto qualquer. . Suponhamos que voc gosta muito de chocolate, ento compra um chocolate e compra outro e sua satisfao maior ainda. E outro e outro. Porm, voc verifica que o aumento da sua satisfao j no mais o mesmo que o da primeira vez. Se voc ficou extasiada com o primeiro chocolate, no dcimo voc fica s feliz. Chega um ponto tal que voc j no tem mais satisfao com o chocolate adquirido. Isso o que se chama de Utilidade Marginal. Por definio ela decrescente chegando a ser negativa a partir de um determinado ponto.

A curva de Utilidade essa do grfico. Essa curva chamada de Isoquanta. (Temos duas curvas de utilidade a, U1 e U2). Isoquanta uma curva em que a quantidade igual ao longo da curva. Isso representa a Utilidade constante ao longo da curva. Nessa curva "Isoquanta" a Utilidade sempre a mesma. Ou seja, ao longo da curva U1, qualquer combinao de produtos X,Y gera a mesma satisfao no consumidor. Exemplificando fica melhor: Imaginemos o nosso chocolate(X) e coloquemos sorvete(Y) do outro lado. Suponhamos que a nossa curva U1 tenha Utilidade 3. Se voc comprar 5 barras de chocolate e 5 de sorvete ter a satisfao 3. Ainda de acordo com ela, voc pode mudar essa combinao, desde que permanea na curva, que ainda assim ter a mesma satisfao,

Utilidade Marginal

Pgina 2

mesmo que no seja proporcional. Uma outra combinao de chocolates e sorvetes dentro da a curva resulta em uma mesma satisfao, que pode ser 2 chocolates e 6 sorvetes e a Utilidade ainda assim 3. isso que a Isoquanta diz, a utilidade a mesma, mesmo com combinaes diferentes de X,Y. A quantidade de curvas infinita, e elas vo se afastando da origem a medida que a Utilidade aumenta. Ou seja, a U2 gera uma satisfao maior do que a U1. Uma propriedade interessante a de que duas isoquantas nunca se cruzam. Isto porque uma combinao especfica de X,Y no pode te proporcionar duas satisfaes diferentes. isso que significa Utilidade Marginal e Utilidade. Todas as duas esto na Teoria do Consumidor.

Utilidade Marginal

Pgina 3

Concluso
Utilidade marginal que o fator que o produto tem em um determinado momento, em um determinado local. Como o exemplo da gua em relao ao diamante se d da seguinte maneira: a gua barata porque sua utilidade marginal muito pequena, devido abundncia de sua produo. Em contrapartida, o diamante raro e, portanto, sua utilidade marginal grande. Agora em um deserto a gua seria mais cara que o diamante, pois sua necessidade por gua e maior e a gua no deserto no e fcil de se encontrar.

Utilidade Marginal

Pgina 4

Anda mungkin juga menyukai