Anda di halaman 1dari 5

A ANLISE DE DISCURSO DO/NO ENSINO: por n o v a s prticas d e l i n g u a g e m n a escola* Raquel Goulart Barreto**

fundamento e/ou ao, reduzidos condio de artifcios retricos, dificultando, ainda, a integrao de ensino e pesquisa. Enfim, uma lacuna feita de desconfianas entre "os que pensam" e "os que fazem" a educao. Ao propor que se utilize, na escola, instrumental terico-metodolgico fundado no discurso, este texto sintetiza provocaes, em pelo menos trs sentidos: o de lugar para o qual as provocaes convergem; o de/por extenso: resumo; e o de ruptura com a lgica formal, na direo da dialtica. Em busca de snteses no contidas entre tese e anttese, mas que recusando ambas, tentem ir "alm, mais longe" (Bakhtin, 1990, p.109).

Linguagem: lugar de mltiplas r e l a e s Prtica social indissocivel das demais, a linguagem o lugar das mltiplas contradies: confronto de imaginrios institudos e instituintes; matria e instrumento de trabalho; reflexo e refrao; excesso e falta; incompletude dimensionada pela histria e pelo silncio, que tambm significa (Orlandi, 1992). Na relao linguagem-silncio, o imaginrio como mediao, projeto do dizer: nos silncios que as palavras carregam e nos outros sentidos, em silncio, nelas.

A anlise de discurso 1 A Anlise de Discurso (AD), aqui circunscrita vertente brasileira liderada por Eni P. Orlandi (1987, p.12), definida como "teoria crtica que trata da determinao histrica dos processos de significao". Partindo da constituio simblica do homem, da busca (inevitvel) de sentidos, a AD situa as prticas de linguagem no eixo tempo-espao. Horizontalmente, estas prticas se referem a lugares sociais e verticalmente, ao processo histrico-discursivo. Na interseo, o dizvel, entre o j-dito e a-se-dizer, retomando e remetendo a outros dizeres, na tenso constante entre o mesmo (a parfrase),

A r e l a o teoria-prtica Historicamente, esta reflexo parte da quebra da unidade teoriaprtica na formao social brasileira, expressa por Trigueiro Mendes (1983) como "o desencontro das paralelas". Desencontro mantido pela produo de discursos no compromissados com

* Resumo adaptado da tese: Da leitura crtica-ensino para o ensino da leitura crtica, defendida na Faculdade de Educao da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em maio de 1994. ** Doutora em Educao, professora adjunta da UFRJ e pesquisadora do Laboratrio do Imaginrio Social e Educao (LISE).

Este artigo trata exclusivamente da vertente brasileira da Anlise de Discurso, liderada por Eni P. Orlandi.

Em Aberto, Braslia, ano 14, n.61, jan./mar. 1994

garantia de inteligibilidade; e o diferente (a polissemia) que, resignificando o j-dito, desloca e aponta para o novo. A partir do fundamento parfrase-polissemia, a AD focaliza o discurso, instncia histrica da linguagem, nas suas condies de produo: os processos e os produtos em contnua reposio como processos; e os seus modos de processamento, na sua relao com o contexto histrico e o situacional. No quadro terico do materialismo histrico, dimensiona os nveis macro e micro, atravs dos lugares do dizer: assimetrias e simetrias (posies possveis), representaes e antecipaes, polifonia, e t c , na dinmica da produo e da circulao dos sentidos. Com base nas relaes dos interlocutores mesmos e com o objeto da interlocuo, uma tipologia discursiva expressa tendncias: o ldico (ruptura), o polmico (possibilidade), e o autoritrio (dominncia). No discurso ldico, os interlocutores se expem presena do objeto, numa relao simtrica que favorece a polissemia. No discurso polmico, a pretenso de dominar o objeto, direcion-lo a partir das perspectivas prprias, supe simetria relativa, j que tomar a palavra um ato social com as suas implicaes. No discurso autoritrio, a presena do objeto se oculta no dizer do detentor do poder que, supondo-se agente nico faz, dos seus possveis interlocutores, ouvintes e/ou repetidores.

coisas mesmas e por usar a assimetria como "justificativa" para no ceder a palavra ou censur-la, na circularidade que fortalece a perspectiva institucional: a valorizao da uniformidade (mesmo que superficial), confirmando o j-dito, seja com outras palavras (via parfrase), seja como mera repetio. Em geral, por escrito, formalismo fundado na quebra de teoria-prtica e resistente s evidncias do fracasso que produz. Formalismo descrito por Lefebvre (1983) como um mximo de abstrao com um mnimo de significado que, no ensino da lngua (parte formalizada da linguagem e suporte para a aprendizagem dos diferentes contedos), sustenta e sustentado pela normatizao, pela segmentao, e pelo efeito de completude produzido pela organizao textual: presena de incio, meio e fim. No contexto da escola, a AD no apenas permite romper com estes pressupostos e implcitos, mas instaurar outros princpios: centrando as condies de produo das prticas de linguagem, focalizando a situacional idade na dimenso do recorte, e devolvendo aos textos a sua incompletude, reinscrevendo-os no processo discursivo. Em outras palavras, a AD, instrumental terico-metodolgico que permite analisar as t r a m a s do dizer, pode re-significar o ensino, a partir de novas condies de produo das prticas pedaggicas: descentrando as normas e trabalhando os modos de produo, negociao e instituio ou excluso dos sentidos, garantindo, no interior da luta de classes, espao para a circulao de sentidos outros. Porque a AD opera a partir da unidade contedo-forma, sua aplicao ao ensino no proposta em nvel de transposio didtica

O d i s c u r s o p e d a g g i c o e o e n s i n o da lngua A escola um dos espaos onde o discurso autoritrio se manifesta mais concretamente, por falar "sobre" as coisas e no "das"

Em Aberto, Braslia, ano 14, n.61, jan./mar. 1994

de conceitos. Pelo mesmo motivo, esta proposta implica desinterdies vrias. Sem ignorar a intencionalidade e a assimetria constitutivas do ensino, aponta caminhos como o da relativizao da ltima para o fortalecimento da primeira. Tambm aponta para o contato cotidiano dos sujeitos com diferentes linguagens que, na/pela sua articulao (mdia), produzem efeitos especficos de sentido, tendendo a circular oralmente. Em outros termos, a AD pode sustentar prticas escolares mais atentas ao mundo extra-muros, onde os caminhos tambm podem ser circulares mas, h muito, se afastaram da rbita que parte do escrito para o escrito. Enfatizando a unidade contedoforma, a sustentao discursiva tem sentidos bastante diferentes das propostas que, centradas na aproximao do ensino da lngua s prticas de linguagem socialmente desenvolvidas, tomam as ltimas como horizonte, deixando de considerar seus limites.

Em ltima anlise, preciso situar a escola socialmente produzida para apreender a constituio do formalismo criticado: assumi-la como instncia em que se manifestam interesses sociais conflitantes. Caso contrrio, propostas de mudana continuaro articuladas na/pela perspectiva hegemnica, como crticas que se enredam na linguagem mesma. H milnios, os detentores do poder esto convencidos da necessidade da palavra que convence. E a concepo instrumental da linguagem, comumente expressa na metfora da chave que abre as portas para o conhecimento, supe a distribuio democrtica da cultura, via transmisso do saber. Estes movimentos so descritos por Geraldi (1991) e remetidos distino entre instncias privadas e pblicas de uso da linguagem, acentuando a similaridade no processo da sua constituio, e estabelecendo a funo da escola: permitir a circulao entre estas duas instncias. Mais uma permisso a ser negada, num enredo social onde:

As prticas de l i n g u a g e m s o c i a l m e n t e d e s e n v o l v i d a s Sem negar este deslocamento enquanto condio necessria, importante discutir as razes pelas quais ele no suficiente para promover as mudanas pretendidas. Antes de mais nada, fundamental dimensionar horizonte e limite: analisar as condies de produo destas prticas, referindo-as histria do seu consentimento. Em nossa formao social, merecem destaque: o entulho autoritrio, o iderio (neo)liberal e a "democracia" (participao nos prejuzos?), no jogo entre calar (impedir a fala) e silenciar (afastar sentidos indesejveis, no ato mesmo de estimular as falas desejadas).

para alm da alfabetizao, o ensino (e o aprendizado) de lngua materna tem, no mnimo, mais um sentido: assegurar a prpria existncia da ideologia e do grupo social que se beneficia dela: o dominante. Nesse sentido, a ineficcia constitutiva dessa prtica e at mesmo desejvel, pois o aprendizado, ou melhor, a apropriao da "lngua culta" se dar efetivamente, entre seus detentores, para alm (ou aqum) da Escola (Gallo, 1992, p.12; grifos meus). Neste enredo, e pelo lugar atribudo (consentido) escola, as instncias e as distncias so detectveis em nvel formal,

Em Aberto, Braslia, ano 14, n.61, jan./mar. 1994

principalmente como "negociao de formatos" (Barreto, 1994), j como manifestao de perspectivas diferentes e/ou desiguais. Portanto, para que as mudanas atinjam os pressupostos e os implcitos das prticas escolares, preciso demarcar e confrontar as perspectivas que as sustentam com as que, no sendo sequer reconhecidas (explicitadas e assumidas), esto alijadas de quaisquer encaminhamentos.

Referncias bibliogrficas BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: HUCITEC, 1990. BARRETO, R.G. Da leitura crtica do ensino para o ensino da leitura crtica. Rio de Janeiro, 1994. Tese (Doutorado) Faculdade de Educao, UFRJ. GALLO, S.L. Discurso da escrita e ensino. Campinas: Ed. UNICAMP, 1992. GERALDI, J.W. O ensino e as diferentes instncias de uso da linguagem. Em Aberto, Braslia, v . l l , n.52, p.3-12, out./dez. 1991. LEFEBVRE, H. Lgica formal, lgica dialtica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1983. MARX, K. Contribuition Ia critique de 1'conomie politique. Paris: Ed. Sociales, 1957. ORLANDI, E.P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987. . Discurso e leitura. So Paulo: Cortez: UNICAMP, 1988. . Terra vista! Discurso de confronto: o velho e o novo mundo. So Paulo: Cortez/UNICAMP, 1990.

A s n t e s e da AD c o m o p r o p o s t a crtica Na medida em que dimensionada pelo contexto histrico e pelas condies de produo especficas, a AD rompe com a prepotncia da crtica nica. Alm de no absolutizar uma perspectiva supostamente correta, permite explicitar os lugares do dizer, constitutivos das crticas mesmas. Esta explicitao extrapola os limites postos na escola, trazendo tona conflitos sufocados, num exerccio polmico to difcil quanto novo. Um movimento que pode ser favorecido por prticas ldicas orientadas por e para propostas crticas, referidas a diferenas relativizveis ou a desigualdades constitutivas, mas sempre mediadas por representaes sociais. Portanto, especialmente importante a diferena instaurada na dinmica do alegrico (o "como se fosse") e o cotidiano ("o que est sendo"): no modo de se dizer a ruptura e no lugar de onde se a diz. Sem o romantismo da empatia, com a possibilidade de ruptura em relao s prticas autoritrias, atravs do confronto de perspectivas. Confronto que pode ser realmente duro e duramente real, mas condio imprescindvel a produes nas quais os sujeitos possam sustentar discursos, sem imp-los.

Em Aberto, Braslia, ano 14, n.61, jan./mar. 1994

.As formas do silncio: no movimento dos sentidos. So Paulo: Ed. UNICAMP, 1992. (Org.). Discurso fundador. Campinas: Pontes, 1993.

ORLANDI, E.P., GUIMARES, E., TARALLO, F. Vozes e contrastes: discurso na cidade e no campo. So Paulo: Cortez, 1989. TRIGUEIRO MENDES, D. (Coord.). Filosofia da educao brasileira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1983.

Em Aberto, Braslia, ano 14, n.61, jan./mar. 1994

Anda mungkin juga menyukai