Anda di halaman 1dari 2

Leia o Artigo Cientfico, faa uma anlise crtica do mesmo, seguindo o seguinte roteiro: 1) O artigo apresenta um ttulo original

ou uma contribuio de assuntos j existentes? Ele descreve a essncia do artigo? Justifique. O artigo apresenta ttulo original e descreve objetivamente sua essncia, porque a partir do ttulo tenta expor e discutir o tema abordado. 2) A identificao do (s) autor (ES) e a respectiva filiao (instituio a que pertencem) esto indicadas? No. Todos os autores esto referenciados, porem suas respectivas filiaes no so obrigatoriamente apresentadas, salvo os casos eu tiveram seus trabalhos publicados pela instituies da qual fazem parte. 3) O resumo descreve adequadamente os objetivos e os resultados obtidos? Atende quantidade estipulada de palavras? complementado com uma lista de palavras-chave? Sim. 4) O artigo apresenta o resumo e as palavras-chave em lngua inglesa (Abstract e Keywords)? Sim. 5) O artigo estabeleceu e manteve um nico foco? O tema relevante? Por qu? Sim. Porque a necessidade de um estudo de mtodos cientficos de qualidade nas universidades amplia as possibilidades de uma maior exposio e divulgao de trabalhos j produzidos. O qu, certamente diminuiria as duvidas de quem o produz, fazendo da abordagem o foco do trabalho, em vez de ter nas normas a maior preocupao de quem produz um trabalho acadmico. 6) O artigo est bem organizado quanto disposio dos elementos que o compe? Apresenta relao entre as informaes dos pargrafos? Absolutamente. 7) O texto agradvel e interessante? O vocabulrio claro? Sim, as escolhas das palavras foram feitas a fim de manter o interlocutor interessado no assunto, sem que se tornasse maante ou rebuscado de mais com expresses especificas ou, ainda desconhecidas, para as mais diversas reas que o estudo acadmico de ramifica. 8) Os autores se utilizaram dos diversos tipos de citao: direta e indireta conforme as Normas Tcnicas vigentes? Utilizam linguagem gramaticalmente correta? Alm de apresentar os diversos tipos de citaes, a estrutura gramatical formal.

9) Quais os mtodos utilizados pelo autor, e estes so descritos com bastante detalhe? O mtodo utilizado pelo autor o indutivo, que a partir dos dados coletados, assim como na matemtica e estatstica, generaliza os resultados ao meio todo. E para que estes possam ser verossmeis, alm de apresentados na metodologia, segue-se a discusso dos resultados. 10) A metodologia est apropriada pesquisa? Por qu? Sim, porque o espao amostral analisado pelo autor est inserido no contexto que o tema foi abordado. 11) Qual o objetivo do estudo? Eles foram alcanados? Os resultados mais importantes esto realados? As questes propostas foram respondidas? O objetivo do estudo chamar a ateno na necessidade de aprender produzir trabalhos acadmicos de qualidade. Ao demonstrar os pontos falhos do ensino e a dificuldade na aprendizagem, as solues se tornam mais claras e fceis de serem extintas. 12) O que os autores sugerem para a resoluo do problema da pesquisa? Que o acadmico possa se reconhecer, inserido no meio acadmico, como aquele que por meio do estudo e reflexo critica tem maior oportunidade de adquirir, expor e valorizar o privilegio da razo entre os demais seres vivos. 13) Os autores apresentam a discusso dos resultados? Apresentam. 14) As concluses so claras? Certamente. Inclusive porque tenta desmistificar as normas regulamentadoras como as vils nos trabalhos acadmicos, quando na realidade o mais complicado aos estudantes, simplesmente, manter o hbito da leitura. 15) Os autores fazem sugesto de temas relacionados para a realizao de trabalhos futuros? Explicitamente no. 16) Todos os autores citados esto referenciados? Sim. * no tenho ctz... Confere com o pessoal!!!!

Anda mungkin juga menyukai