Anda di halaman 1dari 2

A atualidade de Marx

A ATUALIDADE DE MARX
Adriano Pereira SANTOS1

Aps a derrocada do socialismo realmente existente, pautado na experincia sovitica, os apologetas do sistema caram bastante vontade para decretar o m da histria e, com isso, declarar a vitria total do capitalismo. Desde ento so incansveis e cada vez mais agressivas as ofensivas do capital sobre o trabalho cuja estratgia se baseia, sobretudo, na instalao de novos padres de acumulao, na incorporao de novas formas de organizao do trabalho e novas tecnologias aplicadas ao processo de produo. O custo social desse processo a fragilizao preocupante da classe trabalhadora, situao que, no plano imediato, parece dar razo queles que conclamam a morte da radicalidade marxiana. No entanto, as contraditoriedades decorrentes da hegemonia do capital no mundo contemporneo, admitindo a mescla das mais distintas formas de dominao sobre o trabalho, desde uma intensicao avassaladora da extrao de mais-valia relativa at o aniquilamento mais perverso do trabalhador pela mais-valia absoluta, permitem armar que Marx nunca esteve to atual. o que nos mostra Daniel Romero em seu livro Marx e a tcnica: um estudo dos manuscritos de 1861-1863, publicado na coleo Trabalho e Emancipao pela Editora Expresso Popular em 2005. Insurgindo-se contra alguns tericos da sociologia do trabalho, que cada vez menos recorrem a Marx para nortear suas pesquisas em geral reconhecidas armao das positividades dos fenmenos recentes do capitalismo contemporneo Daniel Romero tem como objetivo compreender, luz de um estudo rigoroso e conceitual das obras de Marx, a atual reestruturao produtiva. Segundo o autor, o signicado mais amplo deste mecanismo s pode ser entendido como a mais nova forma de subordinao do trabalho ao capital pelo uso cada vez mais freqente do aparato tecnolgico, atravs do qual, [...] o capital recompe a taxa de lucro no contexto de uma intensa luta contra a classe trabalhadora em nome da tecnicao da produo, da poltica e da vida social. (ROMERO, 2005, p.12). Nesse sentido, o estudo empreendido por Daniel ancora-se na centralidade do trabalho, fundamento mais importante da crtica de Marx instrumentalizao ideolgica do tecnicismo.
1 Mestrando em Sociologia Instituto de Filosoa e Cincias Humanas UNICAMP Universidade Estadual de Campinas 13081-970 Campinas SP Brasil.

Estudos de Sociologia, Araraquara, v.11, n.20, p.203-205, 2006

203

Adriano Pereira Santos Para tanto, questes do tipo qual a relao desenvolvida por Marx entre tcnica, trabalho, cincia e capital? compem o ponto de partida da anlise deste livro que s admite compreender a presena da tcnica e da cincia no quadro de contradies advindas da relao entre capital e trabalho. nessa esteira de indagaes que o autor persegue os clssicos de Marx, como Misria da losoa, o Manifesto do Partido Comunista, os Grundrisse, O Capital. Recorre ainda a outros textos menos conhecidos de Marx, como os Manuscritos de 1861-1863 que constituem a ligao entre os Grundrisse e O Capital, importante porque ora constitui momentos de transio do pensamento de Marx, ora anuncia a redao nal de O Capital. Tais manuscritos aparecem neste interessante livro de Daniel Romero como uma espcie de laboratrio no qual Marx realiza estudos preliminares acerca da cincia e da tcnica. Mas j possvel compreender que Marx no concebe um estudo sistemtico, exegtico sobre esses temas porque, para ele, as questes tecnolgicas, que envolvem cincia e tcnica, s aparecem quando aplicadas produo, como categorias derivadas do capital. Em outras palavras, como formas de subsuno do trabalho ao capital, isto , como meio de explorao e controle do trabalho. Portanto, a questo de fundo em que se sustentam as idias de Daniel Romero a relao desenvolvida entre trabalho vivo e trabalho morto. Essa relao aparece desde o primeiro captulo, no qual o autor faz uma exposio genrica, traando o percurso histrico e cronolgico, das formas com as quais aparecem, nas obras de Marx, alguns conceitos (categorias), tais como maquinaria, cincia, tcnica e capital. O segundo captulo tem como objetivo analisar os principais captulos dO Capital que formam a trade de estudos sobre processo de trabalho. Por meio da investigao especica desses trs captulos, Daniel Romero demonstra como a expanso do capitalismo se desenvolveu em duas fases. A primeira tem a ver com a subsuno formal, que representa:
[...] emergncia de novas relaes de hegemonia e subordinao, caracterizada pela substituio das relaes pessoais de dominao por relaes mercantis de dominao, em que a funo/posio social do indivduo (capitalista, trabalhador ou proprietrio de terra) parte da combinao dos elementos na produo (capital, trabalho e terra) (ROMERO, 2005, p.75).

A atualidade de Marx de produo. Trata-se, portanto, do surgimento do grande monstro mecnico, da fora demonaca da Grande Indstria. Assunto do terceiro e ltimo captulo, a Grande Indstria representa, na verdade, o ensejo da subsuno real do trabalho ao capital por meio da dominao surgida com o uso da aplicao tecnolgica da cincia ao processo de produo. Dito de outra forma, a tcnica no apenas um instrumento do processo de trabalho [...] mas um instrumento do processo de valorizao, implicando e determinando uma relao especica de domnio e de explorao do trabalhador.(ROMERO, 2005, p.124). Assim, com a mquina e a aplicao tecnolgica da cincia,
[...] o capital no apenas dene o ritmo de trabalho, mas materializa a presena do capitalismo no processo de trabalho. O despotismo do capital assume uma forma real, intervm concretamente numa forma automtica, a mquina ciclpica, que substitui o trabalhador enquanto responsvel pela atividade do processo de trabalho (ROMERO, 2005, p.174).

por essa razo que Daniel refuta o conceito de progresso tecnolgico no capitalismo na medida em que seu signicado real sempre se vincula maior extrao de sobre-trabalho. Anal, a autonomizao dos instrumentos de trabalho frente ao trabalhador representa de fato a sua subsuno real ante ao capital. Destarte, a relao entre cincia, tcnica e capital s pode ser entendida de acordo com a totalidade do capital, tendo em vista no apenas as suas foras despertadas durante o processo de produo e reproduo do sistema, mas as conseqncias nefastas sobre o trabalhador. Com isso, a obra de Marx, assinala Daniel Romero (2005, p. 209).
[...] nos leva a no ter nenhuma conana nas teses que armam que o futuro estar pautado por um avano inexorvel das foras produtivas, processo em que a transio aparece esvaziada e alheia s contradies entre capital e trabalho, apenas preparando o terreno para a permanncia dessas contradies.

A segunda fase da expanso do capitalismo para Daniel Romero tem a ver no s com a subsuno formal, que a generalizao do valor e a mercantilizao do trabalho objetivado, mas com a prpria gnese do capitalismo como modo especico

Concluindo, o novssimo livro de Daniel Romero, Marx e a Tcnica: um estudo dos manuscritos de 1861-1863 alm de ser um vigoroso estudo analtico e conceitual de algumas obras de Marx, dedicando-se, sobretudo, s questes que envolvem as relaes contraditrias entre capital, trabalho, tcnica e cincia, acima de tudo uma boa provocao aos tericos da sociologia do trabalho, demonstrando-lhes a atualidade da crtica marxiana e a urgncia da transio socialista. ROMERO, D. Marx e a tcnica: um estudo dos manuscritos de 1861-1863. So Paulo: Expresso Popular, 2005.
Estudos de Sociologia, Araraquara, v.11, n.20, p.203-205, 2006

204

Estudos de Sociologia, Araraquara, v.11, n.20, p.203-205, 2006

205

Anda mungkin juga menyukai