Anda di halaman 1dari 10

Nvel rea de competncia chave UFCD Contedo Tema

B3 Linguagem e Comunicao LC3D Interpretar e produzir linguagem no verbal adequada a finalidades variadas LC3C - Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos A comunicao de massas A publicidade Associar a manipulao das diferentes linguagens mensagem que um dado discurso pretende transmitir (discurso persuasivo argumentativo). Distinguir smbolos universais relativos a diversos tipos de linguagem e analis-los mediante valores tnicos e culturais. Apreender criticamente o significado e a intencionalidade de mensagens veiculadas pela publicidade. Publicitar um produto. Proceder reviso do material produzido.

Objectivos especficos

Pr-requisitos: Saber usar os articuladores de discurso. Utilizar correctamente o cdigo escrito de modo coeso e coerente. Conhecer os mecanismos da linguagem persuasiva. Espao e materiais: Sala de aula; ficha de trabalho; quadro-guia dos articuladores de discurso.

FASES CONTEDOS/MTODOS/MATERIAIS Introduo Dilogo sobre curiosidades publicitrias. Sistematizao das caractersticas e funes da publicidade. DesenvolAnlise e interpretao de anncios publicitrios. vimento Publicitao de um produto (real ou imaginrio). Correco dos exerccios de aplicao. Avaliao Aperfeioamento de texto: reviso do anncio produzido.

TEMPO 10 130 40

Sumrio da aula: A publicidade.

Didactizao: Jos Carreiro

Nvel rea de competncia chave UFCD Contedo Tema

B3 Linguagem e Comunicao LC3D Interpretar e produzir linguagem no verbal adequada a finalidades variadas LC3C - Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos A comunicao de massas A publicidade

FICHA DE TRABALHO

Leitura para informao e estudo


Qualquer que seja o meio de comunicao de massas por que veiculado (jornais, revistas, rdio, televiso, internet), o texto publicitrio tem como objectivo principal provocar o leitor/espectador, despertando-o da sua rotina quotidiana para algo que lhe pode captar a ateno, seja no domnio da publicidade comercial seja na esfera da publicidade no comercial. Conseguida a ateno do receptor (com uma imagem ou frase, por exemplo), a publicidade cumpriu a sua primeira funo. O receptor mostrar interesse e desejo em adquirir um produto ou aderir a uma causa. Memorizar o anncio e passar aco (aquisio). A frmula AIDMA A sigla AIDMA sintetiza as vrias etapas do processo publicitrio: A I D M A Ateno (captar a ateno do receptor) Interesse (despertar o interesse pelo produto/servio publicitado) Desejo (desencadear a necessidade de possuir o produto ou beneficiar do servio publicitado) Memorizao (potenciar a reteno da mensagem na memria atravs de determinados processos: slogans curtos e originais, recurso rima, etc.) Aco (mobilizar o pblico destinatrio para a aquisio do produto/servio publicitado)

Instintos profundos Para provocar o desejo de compra, a linguagem publicitria apela aos instintos profundos do pblico destinatrio: instinto maternal epaternal (amor, ternura, carinho, etc.); instinto de conservao (desejo de economizar, desejo de juventude, aspirao ao conforto, sade e felicidade); instinto de domnio (desejo de aquisio de bens ou xito, necessidade de prestgio); instinto de diverso (necessidade de viajar, de evaso, de mudar, de sonhar e de distraco); instinto sexual (desejo de criar, construir, agradar, etc.).

Direito contra a publicidade enganosa e abusiva Publicidade enganosa aquela que mente sobre produtos ou servios ou deixa de dar informaes bsicas ao consumidor, levando-o ao erro. Pode ser encontrada na televiso, no rdio, nos jornais, em revistas, na internet, etc. Publicidade abusiva a que pode provocar o medo, a discriminao, a violncia ou prejudicar a sua sade ou segurana.

Didactizao: Jos Carreiro

1. Estrutura do anncio publicitrio Para que um anncio funcione, activando o desejo de aquisio, dever conter, bem combinados, diversos elementos: Ttulo - suporta 50 a 70% da eficcia da mensagem; utiliza vocabulrio de conotao positiva; atrai a ateno, cria interesse e permite que o consumidor se reveja no anncio. Slogan - curto, original, sugestivo e de fcil memorizao; mantm-se ao longo de vrias campanhas publicitrias. Texto de argumentao: - apresenta o produto; - expe as suas vantagens; - apela ao consumo, utilizando as funes apelativa e potica da linguagem e um discurso sedutor e persuasivo, rico em recursos estilsticos. Marca - identificao do produto/servio; aparece geralmente associada ao logtipo). Imagem - a imagem publicitria cuidadosamente preparada para nos prender o olhar. Atravs da cor, da originalidade, da associao inesperada, daquilo que nos mostra e sobretudo daquilo que nos sugere.

2. Caractersticas da linguagem publicitria A linguagem publicitria utiliza um conjunto de recursos para dotar o texto de expressividade, expor as vantagens do produto/servio e implicar o consumidor no processo publicitrio. Recursos para implicar o receptor: - diferentes tipos de frases: . frases imperativas (Ex.: No saia de casa.; Descubra a diferena.); . frases interrogativas (Ex.: Foi voc que pediu?; a tua primeira vez?); . frases exclamativas (Ex.: Pelos vistos, no bastou dizer no!); - marcas da segunda pessoa: pronomes pessoais e possessivos; verbos (Ex.: Faa uma pausa.; Para ti e para a tua famlia.); - marcas da primeira pessoa do plural, que implica o receptor (Ex.: O automvel com que todos sonhamos.; A nossa cerveja.). Recursos para elogiar a qualidade dos produtos: - gradao de adjectivos e advrbios (Ex.: O melhor bife da cidade.; Mele, sempre melhor); - outras formas de exprimir o superlativo: . prefixos (Ex.: extrafino; superconcentrado; ultra-suave); . repetio da mesma palavra (Ex.: Branco mais branco no h.). Outros recursos expressivos: - rima (Ex.: H mar e mar, / h ir e voltar); - aliteraes (Ex.: Quem tem Philips tem tudo); - hiprboles (Ex.: IPSTM. O sistema de segurana que reage mais depressa que o perigo); - repeties (Ex.: Viva bem, viva com Becel); - antteses (V para fora c dentro.); - metforas e comparaes; - adjectivaes (Ex.: Dercos. Um tratamento verdadeiramente completo que torna por mais tempo os cabelos saudveis, limpos e sedosos); - jogos de palavras (Ex.: Prova nas mais duras provas. Tintas Hempel, prova do tempo); - expresses populares e provrbios transformados (Ex.: Po, po, queijo, queijo ZECA.; No melhor sangue cai o HIV.; Quem sabe, sabe e o BES sabe.; Mais molhos que barriga.).

Didactizao: Jos Carreiro

Aplicao
Exerccio1

1. Identifique o slogan utilizado. 2. Para alm do slogan, que outros elementos formam este anncio? 3. Que argumentos so utilizados para convencer o pblico a adquirir este produto?

Exerccio 2 1. Escolha dois dos chamados instintos profundos do pblico para os quais este texto publicitrio parece apelar e justifique a sua escolha. Gula Afectividade Desejo de poder Sexo Snobismo Vaidade Curiosidade Humor Conforto Amor Paternal/maternal 2. Indique os elementos do anncio que desencadeiam cada um dos momentos do processo AIDMA e explique a sua escolha. 3. Analise a imagem atendendo relao com o produto anunciado. 4. Identifique o slogan e analise-o, tendo em conta todas as suas caractersticas. 5. O texto apresenta palavra Famlia com valor subjectivo. Porqu? 6. Identifica um adjectivo volta do qual gira esta publicidade. 7. Em que modo se encontra a forma verbal Visite? Explicite a sua expressividade.

Didactizao: Jos Carreiro

Exerccio 3

Didactizao: Jos Carreiro

1. Identifique o slogan na primeira pgina do anncio e relacione-o com as fotografias utilizadas.


Didactizao: Jos Carreiro

2. Apresente uma razo para a escolha da cor utilizada no anncio. 3. Concentrando-se no texto includo ao lado da imagem do produto, indique trs argumentos a apresentados para a aquisio do mesmo. 4. Atente nos quatro adjectivos qualificativos destacados na segunda metade do anncio. Justifique esse destaque dado aos adjectivos. 5. Indique o gnero e o nmero desses adjectivos. 6. Por que razo so os adjectivos apresentados com esse gnero e esse nmero?

Exerccio 4

Business Intercontinental da Iberia. Mais espao entre as poltronas. Viajar virou sinnimo de relaxar. Principalmente quando voc tem sua disposio uma poltrona de design ergonmico com maior capacidade para reclinar e 132 cm de espao entre a sua poltrona e a da frente. Alm disso, voc conta com mais de 300 salas VIP em aeroportos no mundo todo e pode acumular e utilizar pontos no seu programa de milhagens voando com qualquer linha area da aliana oneworld. Business Intercontinental da Iberia. Sorria.

1. Neste anncio, a imagem fotogrfica associa-se mais directamente palavra sorria e expresso a) mais de 300 salas VIP. b) acumular e utilizar pontos. c) Mais espao entre as poltronas. d) aeroportos no mundo todo. e) programa de milhagens. 2. No mesmo anncio, a relao entre o texto e a imagem fotogrfica caracteriza-se principalmente a) pelo sarcasmo. b) pelo sentimentalismo. c) pela incoerncia. d) pelo humor. e) pelo sensacionalismo. 3. Entre os recursos de persuaso usados no texto do anncio, s NO ocorre o uso de a) termos tcnicos. b) trocadilhos. c) apelo directo ao leitor. d) enumerao acumulativa de vantagens. e) expresses em ingls.

Didactizao: Jos Carreiro

Exerccio 5 O atalho abaixo indicado diz respeito a um anncio publicitrio da Sony Bravia que levou 10 dias para ser filmado por uma equipa de 250 pessoas. Foram gastos 70 mil litros de tinta, e s a limpeza, depois da filmagem, foi feita por 60 pessoas durante 5 dias. http://www.youtube.com/watch?v=A08HQP_SlOA&feature=player_embedded 1. Depois de visualizar este anncio publicitrio da televiso, redija um texto, com cerca de 180-300 palavras, onde: - faa a sua descrio; - apresente uma reflexo fundamentada acerca da sua capacidade de prender a ateno do espectador. 2. Crie um slogan para o anncio visualizado.

Exerccio 6 Elabore um anncio publicitrio sobre um produto sua escolha (real ou imaginrio), conjugando de forma apelativa os seguintes aspectos: Elementos estruturais do anncio Ttulo Slogan Texto de argumentao Marca Imagem Tom do anncio ( o registo da expresso utilizada): - Demonstrativo - Emotivo - Humorstico - Autoritrio - Grande espectculo - Esttico - Alegre - Dramtico Sentido da mensagem: - Objectivo - Subjectivo, simblico Frases exclamativas, interrogativas e imperativas Marcas da primeira pessoa do plural e da segunda do singular e plural Recursos expressivos Formato das letras Espaos em branco Cor Estrutura grfica

Caractersticas do anncio

Bibliografia/Webgrafia
Curso de Redaco I, J. Esteves Rei, Porto, Porto Editora, pp. 148-150 http://portugues3c.cvg.com.pt/portugues/testes/testepublicidade3.pdf http://turma8e.wordpress.com/lingua-portuguesa/ http://www.seduc.pa.gov.br/ http://www.youtube.com/watch?v=A08HQP_SlOA&feature=player_embedded Ponto e Vrgula 7, Constana Palma e Sofia Paixo, Lisboa, Texto Editores, 2006, p.52. Ponto por Ponto 8, Maria C. Ribeiro e Jos F. Ribeiro, Porto, Edies Asa, 2003, p. 30 www.escolavirtual.pt, 2006

Didactizao: Jos Carreiro

Nvel rea de competncia chave UFCD Contedo Tema

B3 Linguagem e Comunicao LC3D Interpretar e produzir linguagem no verbal adequada a finalidades variadas LC3C - Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos A comunicao de massas A publicidade

FICHA DE TRABALHO CRITRIOS DE CORRECO


Exerccio1

1. Identifique o slogan utilizado. R: Descobrir nunca foi difcil. Basta explorar. 2. Para alm do slogan, que outros elementos formam este anncio? R: Este anncio , tambm, constitudo pela imagem do computador Magalhes. 3. Que argumentos so utilizados para convencer o pblico a adquirir este produto? R: Os argumentos residem na associao da facilidade de utilizao deste computador, pois descobrir nunca foi difcil, vida do descobridor Ferno de Magalhes, cujos sucessos residiram na contnua vontade de explorao.

Exerccio 2

Exerccio 3

1. Identifique o slogan na primeira pgina do anncio e relacione-o com as fotografias utilizadas. R: Slogan: Smart forfour. a sua cara. De acordo com o slogan, as fotografias mostram quatro caras de pessoas, cuja expresso sugere satisfao. De notar tambm que, tal como referido no slogan, o automvel o Smart forfour, pelo que as fotografias apresentadas so as de quatro pessoas diferentes. 2. Apresente uma razo para a escolha da cor utilizada no anncio. R: A cor utilizada no anncio uma cor viva e alegre, caractersticas que, certamente, se pretende associar ao produto publicitado. 3. Concentrando-se no texto includo ao lado da imagem do produto, indique trs argumentos a apresentados para a aquisio do mesmo. R: Argumentos: motorizaes e tecnologia avanada; baixos consumos; excelentes condies de financiamento. 4. Atente nos quatro adjectivos qualificativos destacados na segunda metade do anncio. Justifique esse destaque dado aos adjectivos. R: Os adjectivos esto destacados porque correspondem a caractersticas do automvel, funcionando como mais-valias desse produto. 5. Indique o gnero e o nmero desses adjectivos. Gnero: masculino. Nmero: singular. 6. Por que razo so os adjectivos apresentados com esse gnero e esse nmero? R: Os adjectivos so apresentados no masculino, singular, porque tm o mesmo gnero e nmero do nome a que se associam (carro ou Smart). De facto, o produto publicitado um carro (masculino, singular), logo os adjectivos que o qualificam assumem o mesmo gnero e nmero.

Didactizao: Jos Carreiro

Exerccio 4 1. Resoluo: c) Os espaos (as janelas) entre os dentes do menino banguela associam-se, comicamente, ao maior espao que haveria entre as poltronas dos avies da companhia anunciante.

2. Resoluo: d) H apenas humor na associao entre a imagem e o texto; no h sarcasmo, pois no h qualquer sugesto negativa, pejorativa, no emprego que se fez da foto do menino banguela.

3. Resoluo: d) Ocorrem no texto termos tcnicos (design ergonmico, milhagens), apelo direto ao leitor (voc, voc), enumerao acumulativa de vantagens (nas poltronas, nas salas VIP, nos pontos) e expresses em ingls (business, design, oneworld). No ocorrem trocadilhos. Exerccio 5

Exerccio 6

Didactizao: Jos Carreiro

10

Anda mungkin juga menyukai