Anda di halaman 1dari 15

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL


CICERO MARTINS JUNIOR

ANLISE DOS ITENS DA NR-18:


ELEVADORES E ANDAIMES

Ponta Grossa 2009

CICERO MARTINS JUNIOR

ANLISE DOS ITENS DA NR-18:


ELEVADORES E ANDAIMES

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliao da disciplina de Engenharia de Segurana, do quinto ano do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Professor: Ubiratan Martins

Ponta Grossa Junho - 2009

SUMRIO

1 Introduo A garantia das condies mais adequadas execuo dos trabalhos, produtos e servios de engenharia o objeto maior do estudo da Engenharia de Segurana. H diversas normas reguladoras, com fora de lei e fiscalizao por parte do Ministrio do Trabalho, que estabelecem quais as medidas que devem ser observadas pelos empregadores para garantir ao mximo as condies desejadas de segurana no trabalho. Para as atividades relacionadas construo civil a norma reguladora a NR-18, intitulada Condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo. Esta NR estabelece diretrizes administrativas, organizativas e de planejamento, para o estabelecimento de medidas de controle e sistemas de preveno nos processos, condies e meio ambiente da construo civil. O presente trabalho tem por objetivo analisar dois itens de grande relevncia desta norma: andaimes e elevadores. Buscar-se- pontuar e discutir os preceitos a serem observados para cada tipo destes equipamentos de trabalho na obra, segundo esta norma.

2 NR-18 Como dito anteriormente, a NR-18 estabelece as diretrizes a serem seguidas a fim de estabelecer medidas de controle e preveno de acidentes no ambiente da construo. Considera-se como Indstria da Construo as atividades especificadas no quadro 1 NR4, bem como toda atividade relacionada a demolio, reforma, pintura, limpeza e manuteno de edifcios em geral, de qualquer nmero de pavimentos ou tipo de construo, inclusive obras de urbanismo e paisagismo. Esta norma veda a entrada ou permanncia de trabalhadores em qualquer obra sem que estejam devidamente estabelecidas as medidas por ela previstas para cada fase da obra. Demonstra, portanto, o quo importante a observncia de todos os preceitos por ela indicada.

3 Elevadores As medidas a serem observadas no que tange ao uso de elevadores nas obras esto delineadas no item 18.14 na NR-18, que trata da Movimentao e transporte de materiais e pessoas. Em primeiro lugar a norma denota a importncia da qualificao dos profissionais envolvidos no dimensionamento, montagem, desmontagem, manuteno e operao dos equipamentos de movimentao e transporte. S profissionais devidamente habilitados ou qualificados podem ser designados para cada uma destas tarefas. A operao destes equipamentos deve constar inclusive como funo anotada na Carteira de Trabalho do respectivo operrio. 3.1 Torres de elevadores O subitem 18.14.21 trata exclusivamente de Torres de elevadores. Ressalta que as torres de elevadores devem ser dimensionadas conforme as cargas a que estaro sujeitas, devem ser montadas e desmontadas por trabalhadores qualificados, o mais prximo possvel da edificao, e devem estar distantes de redes eltricas ou isoladas conforme normas da concessionria. Tambm a base onde se instalar a torre e o guindaste deve ser nica, de concreto, nivelada e rgida. Quanto aos elementos estruturais laterais e contraventos devem estar em perfeito estado. Para elevadores de caamba, a torre deve ter dispositivos que mantenham o equilbrio na caamba. 3.2 Transporte de materiais O subitem 18.14.22 trata de Elevadores de transporte de materiais. O subitem ressalta que no devem ser transportadas pessoas nos elevadores de materiais, informao que deve estar em placa no interior do elevador, junto com a informao da carga mxima suportada pelo elevador. O guincheiro profissional responsvel pela operao do elevador deve ter seu posto de trabalho bem protegido contra queda de materiais e dimensionado conforme as normas de ergonomia.

Quanto aos sistemas de segurana, os elevadores de materiais devem ter frenagem automtica, segurana eletromecnica no limite superior (2 metros abaixo da viga superior da torre), alm do freio motor, deve dispor de trava de segurana que o mantenha parado em altura, e tambm um interruptor de corrente que impea sua movimentao com portas ou painis abertos. Alm disso, para evitar queda livre da cabina, deve haver dispositivo de trao na subida e descida. Painis fixos devem ser dispostos nas laterais, com altura de um metro, nas demais faces dever haver painis ou portas removveis, e a cobertura deve ser fixa, basculvel ou removvel. Quanto comunicao para acionamento do elevador, cada pavimento deve ser provido de boto que acione sinal luminoso ou sonoro junto ao guincheiro, de forma que haja comunicao nica. Qualquer problema no elevador, de manuteno ou funcionamento, deve ser anotado pelo operador em livro prprio e comunicado por escrito ao responsvel da obra. 3.3 Transporte de Passageiros O subitem 18.14.23 trata de Elevadores de passageiros. Estabelece que nos edifcios em construo com mais de doze pavimentos ou altura equivalente obrigatria a instalao de pelo menos um elevador de passageiros que alcance toda a extenso vertical da obra. Da mesma forma, em edifcios com mais de oito pavimentos ou altura equivalente e caso o canteiro possua nmero de trabalhadores maior ou igual a 30, deve ser instalado o elevador a partir da execuo da 7 laje. O elevador de passageiros somente pode ser utilizado para o transporte de cargas e materiais se este transporte no for simultneo. Nesse caso o comando do elevador deve ser externo, e no interior do elevador deve haver sinalizao que indique de forma clara e visvel a proibio do uso simultneo para transporte de cargas e passageiros. Sendo o elevador de passageiros o nico da obra, e sendo usado para transporte de materiais no simultaneamente, o mesmo deve ser instalado a partir do pavimento trreo, obrigatoriamente. Como dispositivos de segurana, o elevador deve ter: interruptor nos fins de curso superior e inferior com freio automtico eletromecnico, sistema de frenagem automtica que evite queda livre da cabina em qualquer situao, sistema de segurana que impea o choque da cabina com a viga superior da torre, interruptor de corrente que

impea funcionamento com portas abertas, freio manual na cabina interligado ao interruptor de corrente, que desligue o motor quando acionado. A cabina deve ser metlica, com porta, deve ter iluminao e ventilao natural ou artificial e indicao do nmero mximo de passageiros e carga mxima suportvel. O elevador deve ter um livro de inspeo, no qual o operador diariamente anotar as condies de funcionamento e manuteno do mesmo. Este livro deve ser visto e assinado semanalmente pelo responsvel pela obra.

4 Andaimes O item 18.15 da NR-18 estabelece as condies a serem observadas para a instalao e uso de andaimes nas obras. Ressalta primeiramente que os mesmos devem ser dimensionados por profissional legalmente habilitado. O dimensionamento e construo dos andaimes devem considerar devidamente as cargas a suportar. Os materiais utilizados na confeco dos andaimes devem ser de boa qualidade, sem quaisquer defeitos que possam comprometer a sua resistncia. O piso de trabalho deve ter forrao completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado com segurana e resistncia. Nenhum dispositivo de segurana dos andaimes pode ser retirado nem anulado. Dentre estes dispositivos constam o guarda-corpo e rodap, inclusive nas cabeceiras, em todo o permetro exceto na face de trabalho. O acesso aos andaimes tambm deve ser devidamente seguro. Ressalta-se que nenhum tipo de escada ou meio para se atingir lugares mais altos deve ser instalado sobre os andaimes. A NR-18 elenca vrios tipos de andaimes encontrados nas obras, conforme o tipo de fixao. So os seguintes: simplesmente apoiados, fachadeiros, mveis, em balano, suspensos mecnicos e motorizados, e as plataformas de trabalho. 4.1 Andaimes simplesmente apoiados Este tipo de andaimes devem ser apoiados por meio de sapatas, sobre base slida capaz de resistir aos esforos solicitantes e cargas transmitidas. Probe-se o trabalho em andaimes apoiados sobre cavaletes com altura superior a 2 metros e largura inferior a 0,9 metro. Tambm proibido o trabalho em andaimes na periferia da edificao sem que haja proteo adequada fixada estrutura da mesma. Da mesma forma, no deve-se deslocar as estruturas dos andaimes com trabalhadores sobre os mesmos. Devem haver escadas ou rampas em andaimes cujos pisos de trabalho estejam a mais de 1,50 metro de altura. Qualquer aparelho de iar materiais deve ser instalado de modo a no comprometer a estabilidade e segurana do andaime. Andaimes de madeira no podem ser utilizados em obras com mais de 3 pavimentos, ou altura equivalente. A estrutura dos andaimes deve ser fixada construo por amarrao e entroncamento, de

10

modo que resista devidamente aos esforos a que estar sujeita. Enfim, torres de andaimes no podem ter altura maior que 4 vezes a menor dimenso da base de apoio, exceto quando forem estaiadas. 4.2 Andaimes fachadeiros Em primeiro lugar, observa-se que tais andaimes devem ser carregados seguindo estritamente as observaes do fabricante dos mesmos. As cargas no devem ser superiores s especificaes, e devem ser distribudas de modo uniforme, conforme a resistncia da forrao da plataforma de trabalho e de modo a no obstruir a circulao de pessoas. O acesso vertical ao andaime deve ser feito por meio de escada incorporada estrutura ou torre de acesso. Na montagem ou desmontagem deve-se utilizar cordas ou meio prprio de iamento para efetuar a movimentao vertical de acessrios e componentes. Os encaixes dos montantes dos andaimes, bem como os painis destinados a suportar pisos ou funcionar como travamento, e ainda as peas de contraventamento devem ser fixados por meio de parafusos, contrapinos, braadeiras ou similares, de modo que assegurem a estabilidade e a rigidez necessrias ao andaime. Por fim, os andaimes fachadeiros devem ser protegidos, desde a primeira plataforma at pelo menos 2 metros acima da ltima plataforma de trabalho, por tela de arame galvanizado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes. 4.3 Andaimes mveis Sobre este tipo de andaimes a norma estabelece que devem ser providos de travas que evitem deslocamentos acidentais. Outrossim, somente podero ser utilizados em superfcies planas. 4.4 Andaimes em balano Tais andaimes devem ser fixados estrutura da edificao, por sistema capaz de suportar a 3 vezes os esforos solicitantes. Para evitar oscilaes de quaisquer tipos, tambm devem ser contraventadas e ancoradas adequadamente.

11

4.5 Andaimes suspensos mecnicos Os andaimes suspensos mecnicos devem ter projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado, no que tange aos sistemas de fixao, sustentao e as estruturas de apoio. A instalao e a manuteno devem ser feitas por profissional qualificado, devidamente supervisionado. Dever tambm ser afixada placa de identificao no andaime, em local visvel, identificando a carga mxima de trabalho permitida. Entre os equipamentos de segurana obrigatrios aos trabalhadores nesse tipo de andaime, constam o cinto de segurana tipo pra-quedista, ligado ao trava-quedas de segurana, este ligado a cabo-guia fixado em estrutura independente da estrutura do andaime. Quanto sustentao dos andaimes, a norma estabelece que deve-se dar por meio de vigas, afastadores ou outras estruturas metlicas de resistncia equivalente a no mnimo 3 vezes o maior esforo solicitante, bem como devero ser apoiadas somente em elemento estrutural da obra. Caso tal sustentao tenha de ser feita sobre platibanda ou beiral da edificao, dever ser precedida de verificao estrutural sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado, e tal verificao e as especificaes tcnicas dessa sustentao devero permanecer no local de realizao dos servios. A norma probe a sustentao dos andaimes por meio de sacos com areia, pedras ou qualquer material similar como contrapeso para a fixao da estrutura do andaime. Para o sistema de contrapeso, as especificaes exigem que o mesmo seja invarivel, fixado estrutura de sustentao dos andaimes, seja de concreto, ao ou outro slido no granulado, com peso conhecido e identificado na pea, e ter contraventamentos que impeam deslocamento horizontal. Probe-se tambm o uso de cabos de fibras naturais ou artificiais para sustentar os andaimes suspensos. Os cabos devem trabalhar na vertical e o estrado na horizontal. Os dispositivos de suspenso devem ser verificados diariamente antes do incio dos trabalhos, pelos usurios e pelo responsvel da obra, devidamente treinados para efetuar esta verificao. Quanto aos cabos de ao dos guinchos tipo catraca dos andaimes deve-se observar para que o comprimento seja suficiente para que na posio mais baixa do

12

estrado ainda restem pelo menos 6 voltas sobre cada tambor; e para que os cabos passem livremente na roldana. Probe-se acrescentar trechos em balano ao estrado dos andaimes, bem como interligar andaimes para a circulao de pessoas ou execuo de tarefas. Sobre eles deve haver somente materiais para uso imediato, bem como se probe o uso para transporte de pessoas ou materiais que no estejam vinculados ao servio em execuo. Devem haver dispositivos para a fixao de sistema guarda-corpo e rodap nos quadros dos guinchos de elevao. O estrado do andaime deve estar fixado aos estribos de apoio e o guarda-corpo ao seu suporte. Quanto ao guincho de elevao para acionamento manual, deve-se observar a existncia de dispositivo que impea o retrocesso do tambor para catraca, o acionamento deve ser por meio de alavancas, manivelas ou automaticamente, na subida e descida do andaime, e deve haver segunda trava de segurana e capa de proteo para catraca. Quanto s dimenses, a largura mnima til da plataforma dos andaimes ser de 0,65 metros, e a largura mxima til quando usado um guincho em cada armao ser de 0,90 metros. Em qualquer ponto a plataforma de trabalho deve resistir a uma carga pontual de 200 Kgf. O estrado pode ter comprimento mximo de 8,0 metros. Observa-se ainda que quando utilizado apenas um guincho de sustentao por armao obrigatrio o uso de um cabo de segurana adicional de ao, ligado a dispositivo de bloqueio mecnico automtico, observando a sobrecarga indicada pelo fabricante. 4.6 Andaimes suspensos motorizados A norma determina que nesse tipo de andaime sejam instalados: a) cabos de alimentao de dupla isolao, b) plugs e/ou tomadas blindadas, c) aterramento eltrico, d) dispositivo Diferencial Residual (DR), e e) fim de curso superior e batente. O conjunto motor deve possuir dispositivo mecnico de emergncia,

automaticamente acionado em caso de pane eltrica, de forma a manter a plataforma parada em altura bem como permitir a descida segura at o ponto de apoio inferior, quando acionado.

13

Tambm deve haver dispositivo que impea a movimentao sob inclinaes superiores a 15 C, mantendo assim nivelada a plataforma no ponto de trabalho. O equipamento deve ser desligado e protegido quando fora de servio.

14

5 Concluso A NR-18, enquanto norma reguladora das condies e meio ambiente na construo civil mostra-se como um documento bastante rigoroso, pela quantidade de aspectos que aborda e pela mincia com que cada um destes aspectos destrinchado. Constata-se isso pela simples observao da extenso de pontos ressaltados no escopo deste trabalho, to somente dois dos mais de trinta itens da norma. H uma grande preocupao em no deixar em aberto nenhuma recomendao de segurana, e a bem da verdade no poderia ser diferente. Ao falarmos de segurana do trabalho estamos falando no de uma srie de equipamentos que devem manter-se rgidos e estveis, mas sim da vida dos trabalhadores, de cuja sade e segurana dependem tanto o sucesso da obra em curso, quanto o sustento de muitas outras vidas.

15

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Ministrio do Trabalho e Emprego (1995). Norma Regulamentadora NR 18 Condies e meio ambiente de trabalho na indstria da Construo . 48p. Ministrio do Trabalho e Emprego (2001). Recomendao Tcnica de Procedimentos RTP 02 Movimentao e Transporte de materiais e pessoas . 39p.

Anda mungkin juga menyukai