Anda di halaman 1dari 4

Nome: ______________________________________________ Nmero: _____ Data: Escola Bsica de Canidelo Ficha de Avaliao Cincias Naturais 5.

M Ano Letivo 2012/2013 _____ / Dez/ 2012 No Satisfaz


(20-49%)

Apreciao: Fraco
(0 -19%)

Satisfaz
(50-69%)

Bom
(70-89%)

Muito Bom
(90-99%)

Excelente
(100%)

Professor:

Enc. de Educao:

I Alimentao
A - Assinala com um x a opo correcta

1. A alimentao uma funo indispensvel vida dos animais porque:


a) Os animais vivem no deserto. b) Os animais produzem o seu prprio alimento. c) So os alimentos que fornecem a energia necessria e permitem a construo do seu organismo.

d) So os alimentos que fornecem as asas e permitem a locomoo.

2. O Regime Alimentar dos animais:


a) o conjunto de alimentos que ele come e muito diferente dentro de cada espcie. b) o conjunto de alimentos que ele come e semelhante dentro de cada espcie. c) Constitui a forma como ele se move.

d) o seu habitat.

3. Um animal herbvoro:
a) Alimenta-se apenas de outros animais. b) Alimenta-se apenas de insectos. c) Alimenta-se apenas de plantas.

d) um animal que vive no mar.

B Assinala as palavras que correspondem a cada uma das seguintes frases. 1.Regime alimentar dos animais que se alimentam apenas de plantas. 2. Regime alimentar dos animais que se alimentam apenas de outros animais. 3. Regime alimentar dos animais que se alimentam apenas de insectos. 4. Regime alimentar dos animais que se alimentam quer de plantas, quer de animais. 5. Regime alimentar dos animais que se alimentam apenas de gros e sementes. 6. rgo das Aves fundamental para a sua alimentao. 7. Tipo de dente fundamental para rasgar os alimentos.

C Associa as imagens ao regime alimentar

Carnvoro | Piscvoro | Granvoro

D Escreve um pequeno texto para explicar o seguinte conjunto de imagens, em que uses as palavras ateno, descoberta e captura. ___________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ E - Coloca uma cruz no regime alimentar correspondente a cada animal:

Herbvoro Lobo Camaleo Pombo Coelho Esquilo Ovelha Homem

Insectvoro

Omnvoro

Granvoro

Carnvoro

Frugvoro

F - A dentio dos mamferos est adaptada aos regimes alimentares. A B

1. Indica a funo dos dentes representados pelo nmero 3. _______________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2. Qual o regime alimentar do animal A? E do B? Justifica a tua resposta. _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

II Reproduo A - Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). 1. A reproduo:


V V V V V F F F F F uma funo dos seres vivos que lhes permite originarem outros seres vivos semelhantes. pode ser sexuada ou assexuada. sexuada implica a interveno de dois progenitores de sexo diferente. contribui para a extino das espcies. assexuada origina descendentes atravs da fecundao.

2. Nos gatos:
V V V V V F F F F F existe dimorfismo sexual acentuado. consegue distinguir-se facilmente o macho da fmea, atravs de caractersticas externas visveis. as fmeas so mais bonitas do que os machos. a reproduo sexuada, havendo indivduos de dois sexos, os machos e as fmeas. os progenitores prestam cuidados parentais s suas crias, por exemplo, no que se refere alimentao.

B - Existem dois grandes tipos de reproduo- a reproduo sexuada e a reproduo assexuada. 1Qual a grande diferena que existe entre estes dois tipos de reproduo?

______________________________________________________________________________________ 2O Homem um animal que possui uma reproduo sexuada. Concordas com esta afirmao?

Justifica. _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 3- Indica o nome de um animal para cada um dos tipos de reproduo indicados. -Reproduo Assexuada:_______________________________, -Reproduo Sexuada:_________________________________,

C- Na Figura est representada uma me golfinho com a sua cria. L atentamente a legenda.

O meu filho desenvolveu-se dentro de mim. Enquanto pequeno, vai alimentarse mamando o meu leite

1- Transcreve expresses do texto que permitem dizer que o golfinho: 1.1. um mamfero: ____________________________________________________________________ 1.2. vivparo:_________________________________________________________________________

D- L o texto que se segue e observa a figura, referente a comportamentos dos mergulhes de crista, durante a poca de reproduo: O macho e a fmea do mergulho de crista no se distinguem facilmente. Durante o namoro, o mergulho de crista fmea responde ao grito de chamamento do macho, aproximando-se dele. Frente a frente, os mergulhes, macho e fmea, sacodem a cabea. A seguir, exibindo a plumagem colorida, executam uma srie de movimentos que mais parecem um bailado.

1 - Diz se os mergulhes de crista apresentam ou no dimorfismo sexual. Justifica a tua resposta, com uma expresso do texto.

2 - O texto indica um conjunto de comportamentos que os mergulhes de crista apresentam na poca de acasalamento. 2.1. Dos termos abaixo indicados, selecciona aquele que se refere a esses comportamentos.

acasalamento

Dimorfismo sexual

parada nupcial

2.2. Indica qual a finalidade desse conjunto de comportamentos dos mergulhes de crista.

E-

Alguns animais quando saem do ovo so muito diferentes da sua forma adulta, passando por um conjunto

de transformaes desde que nascem at atingirem o estado adulto. 1. Diz que nome se d a esse conjunto de transformaes. __________________________________________ 2. A r um anfbio que tem preferncia por guas doces e lmpidas. As suas transformaes duram cerca de 3 meses. Ordena as seguintes imagens, de acordo com as transformaes sofridas pela r. ____________________

Anda mungkin juga menyukai