Anda di halaman 1dari 5

Pessoal, depois de dois comentrios extensos sobre a IN 04 segue um resumo do que foi visto: O Processo de Contratao de Servios de Tecnologia

da Informao deve seguir as seguintes etapas: Elaborao da Estratgia Geral de Tecnologia da Informao, pelo rgo central do Sistema de Administrao de Recursos de Informtica e Informao (SISP), que servir de modelo com os seguintes elementos: proposta, plano de ao, modelo para os PDTI e orientao para os comits de TI; Planejamento prvio, baseado no Plano Diretor de Tecnologia da Informao alinhado estratgia do rgo, com as seguintes etapas: 1. Anlise de Viabilidade da Contratao; 2. Plano de Sustentao; 3. Estratgia da Contratao; 4. Anlise de Riscos; 5. Elaborao do Projeto Bsico ou Termo de referncia; 6. Seleo do fornecedor; 7. Gerenciamento do contrato.

No podem ser objeto de contratao: todo conjunto de servios ou produtos de TI num nico contrato; mais de uma soluo de TI num nico contrato; gesto de processos e de segurana da informao; permitido suporte tcnico aos processos de planejamento desde que sob superviso exclusiva dos servidores do rgo. Estas regras no se aplicam a empresas pblicas de TI como SERPRO e DATAPREV, criadas para este fim especfico. vedado qualquer vnculo de subordinao, identificao, remunerao dos funcionrios dos fornecedores, alm do reembolso com despesas operacionais. 1. A Anlise de Viabilidade deve: Avaliar necessidade da contratao, considerando objetivos estratgicos e necessidades corporativas do rgo; Explicitar a motivao da contratao, considerando requisitos baseados nas demandas de gestores e usurios, solues do mercado e anlise de projetos similares. Identificao pela rea de TI diferentes solues que atendam aos requisitos, considerando soluo existente: Administrao Pblica Federal; Portal de Software Pblico Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). Incluindo conformidade com polticas, premissas e especifaes dos padres e-PING e e-MAG, aderncia ICPBrasil, quando necessrio e o custo estimado. A justificativa da soluo deve ser sucinta, precisa, suficiente e clara, indicando os servios componentes, alinhada com as necessidades e identificao dos benefcios alcanados com a contratao em relao eficcia, eficintia, efetividade e economicidade.

A anlise ser aprovada e assinada pelo Requisitante do Servio e pela rea de TI.

O requisitante do servio deve especificar requisitos bsicos:

de software, independentes da arquitetura tecnolgica e aspectos funcionais; treinamento com carga horria e material didtico; legais, em conformidade com normas que a TI deve respeitar; manuteno independente da configurao tecnolgica, especificando necessidade de manuteno preventiva, corretiva, evolutiva e daptativa; prazo; segurana; respeito s necessidades especficas relacionadas a costumes e idiomas, e ao meioambiente.

A rea de TI especifica os seguintes requisitos tecnolgicos: arquitetura tecnolgica; projeto; implantao; garantia e manuteno; treinamento; experincia profissional; formao; metodologia de trabalho.

2. Plano de sustentao abrange: segurana da informao; recursos materiais e humanos; transferncia de conhecimento; transio contratual; continuidade dos servios em eventual interrupo contratual.

3. Estratgia da Contratao composta por: Indicao do tipo de servio, considerando o mercado e solues existentes no momento da licitao; Especificao de: o procedimentos e critrios de mensurao dos servios prestados, com mtricas, indicadores e valores; o definio da metodologia de avaliao de acordo com as especificaes funcionais e de qualidade dos servios; o quantificao ou estimativa prvia do volume de servios demandados para analogia e controle;

regras para aplicao de multas e sanes administrativas; definio de direitos autorais e de propriedade intelectual; o termo de compromisso, mantendo sigilo e cincia das normas de segurana do rgo, assinado por representante legal e empregados envolvidos do fornecedor; o cronograma de execuo; o forma de pagamento condicionada aos resultados obtidos; o definio de mecanismos formais de comunicao entre contratante e contratada(o). Definio de independncia tecnolgica em relao contratada, contemplando a transferncia de tecnologia e os direitos de propriedade intelectual e autorais, justificando quando estes no pertencerem Administrao Pblica; Indicao pela TI do gestor do contrato; Elaborao de oramento de oramento detalhado com base em pesquisa de mercado; Indicao da fonte de recursos para contratao; Definio de critrios tcnicos para julgamento da proposta: o utilizao de critrios vigentes no mercado; o anlise a viabilidade da contratao; o no pontuar o desempenho com a durao dos trabalhos realizados; o no permitido especificar entidade certificadora, tampouco pontuar progressivamente com mais de um atestado; o a pontuao deve estar justificada pelos benefcios contratante o aferio por homem-hora deve estar justificada e vinculada entrega de produtos de acordo com prazos e qualidade previamente definidos.

Deve ser aprovada e assinada pelo Requisitante do Servio e pela TI. 4. Anlise de Riscos O gestor do contrato tem como subsdio para realizao da anlise a Estratgia de Contratao. Deve ser elaborada pelo Gestor do Contrato com apoio da rea de Ti e do Requisitante do Servio, considerando: Identificao dos principais riscos do processo; Indentficao dos principais riscos com os servios prestados, podendo gerar novo contrato; Identificao das propabilidades e impactos; Definio das aes de tratamento de riscos; Definio de aes de contingncia; Definio de responsveis pela preveno e contigncia.

5. Elaborao do Projeto Bsico ou Termo de Referncia

Construdo pelo Gestor do Contrato, com apoio das reas requisitante e de TI, a partir da Estratgia de Contratao, contendo pelo menos: definio do objeto; fundamentao da contratao; requisitos do servio; modelo de prestao dos servios; elementos para gesto do contrato; estimativa de preos; indicao do tipo de servio; critrios de seleo do fornecedor; adequao oramentria.

Poder ser usada a consulta ou audincia pblica para avaliao da completude e coerncia da especificao dos requisitos e adequao da exequibilidade dos critrios de aceitao. 6. Seleo do fornecedor Deve estar em conformidade com: Lei 8.666, de 1993; Lei 10.520, de 2002; Decreto No 2.271, de 1997; Decreto No 3.555, de 2000; Decreto No 3.931, de 2001; Decreto No 5.450, de 2005.

7. Gerenciamento do Contrato Tem como objetivo acompanhar e garantir a adequada prestao dos servios durante todo o perodo de execuo do contrato, compreendendo: No incio do contrato: elaborao, pelo gestor do contrato, de um plano de insero da contratada contemplando o repasse de conhecimentos necessrios execuo dos servios contratada e a disponbilizao da infra-estrutura necessria; Deve ocorrer reunio entre requisitante, TI e contratada com a pauta: o assinatura do termo de compromisso de manuteno do sigilo e cincia das normas de segurana vigentes no rgo; o esclarecimento sobre questes operacionais e de gerenciamento do contrato. O encaminhamento formal das demandas pelo Gestor do Contrato ao preposto da Contratada por meio de Ordens de Servio, contendo: o definio e especificao dos servios a serem realizados; o volume de servios solicitados e realizados segundo mtricas definidas; o resultados esperados; o cronograma de realizao dos servios, incluindo tarefas significativas (marcos) e prazos; o avaliao da qualidade dos servios realizados e justificativas do avaliador;

identificao dos responsveis pela solicitao, avaliao da qualidade e ateste dos servios realizados, sem vnculo com a contratada. Monitoramento da execuo, pelo Gestor, com apoio do requisitante e da TI: o recebimento diante da anlise de avaliao dos servios, com base em critrios previamente definidos; o ateste para pagamento; o identificao de desvios e necessidades de correo; o encaminhamento de glosas e sanes; o verificao de aderncia s normas do contrato; o verificao da manuteno de necessidade, economicidade e oportunidade; o verificao da manuteno das condies classificatrias, pontuadas e de habilitao tcnica; o manuteno do plano de sustentao; o comunicao, com antecedncia de 60 dias, s autoridades competentes sobre a proximidade do trmino do contrato; o manuteno dos registros de adivitos; o encaminhamento s autoridades competentes dos eventuais pedidos de modificao contratual; o manuteno de registros formais de todas as ocorrncias de execuo do contrto, por ordem histrica; o encerramento e transio contratual observando o plano de sustentao. O registro das tarefas deve estar no Histrico de Gerenciamento do Contrato.

Os softwares resultantes de desenvolvimento devem estar publicados no Portal do Software Pblico Brasileiro. A vigncia da Instruo Normativa a partir de 2 de janeiro de 2009, no se aplicando aos contratos em andamento e seus aditivos. Grande abrao a todos,

Anda mungkin juga menyukai